🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
Foi o primeiro carro a ter o nome Porsche escrito. O número um tinha um motor central. E olhe aqui, o Moby Dick! Conhece o Moby Dick? O 911 mais potente de sempre. Portanto, serjam bem-vindos! Diretamente do armazem super secreto da Porsche, algures em Zuffenhausen e temos aproximadamente 350 carros, 140 são matriculados
E cerca de 100 que estão sempre na estrada. Chamamo-lhe Porsche Heritage Experience. Participamos em corridas históricas, eventos, exposições a volta do mundo. E aqui temos diferentes secções. Então, primeramente temos os carros de produção me série, carros de corridas, e protótipos, muitos deles. Pronto, agora é consigo, por onde quer começar?
Você lidera e eu sigo-o. Certo, então eu sugiro que começemos por ordem cronológica, pelo primeiro Porsche de sempre Não é o original mas é um carro de exposição, feito o aniversário em 2018 dos 70 anos de carros desportivos. Celebramos há 4 anos. E no próximo ano vamos celebrar 75 anos.
Então o primeiro Porsche a ser matriculado foi em 8 de Junho de 1948 e foi fabricado em Gmünd, Áustria. Nós comprámos o primeiro armazém em 1938, a fábrica número um em Zuffenhausen Então quando você compra um Porsche novo e quando vem levantar na fábrica, está a levantar na fábrica número um.
Mas acabamos por sair de Estugarda em 1944 devído à Segunda Guerra Mundial, Estugarda estava muito bombardeada, e então fomos para a Áustria em Gmünd, Kärnten, uma pequena vila. E sim, contiuamos a construir como antes mas foi aí que Ferry disse: “Eu quero constuir um carro desportivo.” E assim o fez.
E este é um carro de exposição feito para o aniversário há quatro anos, os 70 anos de carros desportivos. Mas o carro parece exatamente como saiu da fábrica em 8 de junho de 1948 Este também é feito de alumínio?
Sim! Todos os carros que foram construídos em Gmünd eram feitos à mão em alumínio, Construímos um total de 52 carros. E o número um foi o primeiro carro que teve Porsche escrito aqui no capot Mas o importante é que os carros constrídos na Áustria eram feitos à mão e em alumínio,
Mas o número um ainda tinha uma especificação técnica muito especial! Sabe do que estou a falar? Não. Não. Então, o número um tinha um motor central E todos os 356 têm motor traseiro, apenas o número um tem motor central.
Vendemos os carros para a Suiça, os primeiros 5 Porsche foram vendidos para a Suiça. E 10 anos depois recuperamos o número um, o orignal, e agora é possível de ver o número um em exibição no nosso museu.
Eu disse-lhe a primeira vez em que se escreveu o nome da família no carro, e em 1950 vendemos as primeiras unidades nos Estados Unidos O importador era Max Hoffmann de New York. E ao passar do tempo os clientes americanos começaram dizer:
“Os carros são incríveis mas está escrito Porsche, o que é um Porsche?” Ninguém conhecia a Porsche. E esse foi o motivo pelo que Max Hoffmann ligou a Ferry e disse: “Tens que desenhar um emblema que toda gente conheça” Para quemeus amigos de Portugal ou Estados Unidos ou qualquer outro país saibam
Que estes são os carros desportivos de Zuffenhausen. E então, tínhamos um engenheiro na empresa, Franz Xaver Reimspieß, e ele desenhou o emblema. E eu quero mostra-vos nos 356 A e B em que peças foram colocados primeiro e explicar-vos o significado. Vamos a isso!
Então, temos os 356 A e B. E como podemos ver aqui, já no capot por exemplo, o emblema. A primeira vez que tivemos um emblema foi em 1952 sabe em que parte do carro? Não. Não? Então, pela primera vez foi colocado no volante. Como podemos ver aqui.
De certeza que se tiver o emblema no capot quer dizer que também terá no volante. Dois anos depois, portanto em ’54, foi adicionado ao capot como podemos ver aqui Mas repare, nos 356 A, naquele também. Ainda não tinham o emblema nas rodas. O motivo é que só o tivemos em 1959
Apenas em ’59. Sim! Portanto podemos ver neste aqui… E isso foi quando também deixaram de escrever o nome da Porsche no capot, e passaram a ter apenas o emblema? Aqui podemos ver o nome e o emblema juntos Mas depois de ’59 deixou de ter.
À frente, não me recordo de ver outros 356 escrito Porsche à frente. Não. Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa em relação ao significado do emblema. Claro! Então, como podemos ver temos as riscas vermelhas e pretas e os cornos de veado. Vamos ver neste aqui porque tivemos pequenas diferenças ao logo das décadas.
E este é um bom exemplo porque o 991 Speedster Heritage Edition Perdão, o 992 Target Heritage Edition tinha o mesmo emblema que este Em homenagem à primeira geração do 911 Certo! Então, primeriamente temos aqui as riscas vermelhas e pretas juntamente com os cornos do veado. Eu não sei, quantas regiões têm Portugal?
Temos algumas mas muito pequenas comparadas à Alemanha Ok! Na Alemanha temos 16. No passado tínhamos Baden e Württemberg que eram regiões separadas Mas há 70 anos que ambas se juntaram. Mas antes de se juntarem essa é a razão pela qual temos aqui representado a região de Württemberg,
No nosso dialecto chamamos-lhe Schwabenländle. Mas é muito difícil de dizer para si penso eu. E no meio temos o emblema de Estugarda. Que é uma espécie de um cavalo? Sim, é um cavalo! E o nome Estugarda vem de “Stute” e “Garten” Portanto o “Garten” significa jardim. Essa é facil!
E “Stute” significa égua Ahh! Certo! E essa é a razão pelo que temos o cavalo ao meio, e por cima temos o nome da família para mostrar que somos fortes unidos. E é isso! Estou certo que gosta! Portanto, eu posso falar um pouco sobre o Targa, a primeira geração, esta aqui.
E o que é interesante é a introdução da roll-bar pela primeira vez, nós queríamos vender uma versão aberta do 911 nos Estados Unidos mas a lei não permitia ter um carro aberto sem a roll-bar então essa é a razão pela qual desenhamos o Targa. Sabia que Targa vem do Italiano?
Sim, Targa Florio? Sim, a Targa Florio. Mas inicialmente eles queria nomear este carro de Florio mas depois chegaram à conclusão que iriam utilizar a alcunha “Flori”. E isso não soa assim tão bem Então optaram pela palavra Targa. E a tradução de Targa significa escudo. Oh, OK. Eu não sabia disso
Não sabia? Ok, eu acho que soa melhor assim. E toda gente conhece o 911 Targa. É um carro muito popular. Os primeiros não era em vidro. Correto! Os primeiros eram em plástico. Foi lançado em ’67 e mais tarde passou a ser vidro que para mim é a melhor versão.
Sim, penso que foi logo no segundo ano de produção… Sim, aglo do género, eles corrigiram rapidamente. Vamos ver, eu quero mostra-lhe o 550 Spyder, isso! Portanto o primeiro carro feito para corridas, desenhado apenas para corridas, foi o 550 Spyder. Eu tenho uma miniatura deste carro na mesa do meu computador.
Como disse, o primeiro carro desenhado para correr portanto é um carro que pesa entre os 550kg e 600kg com 110cv e uma velocidade máxima de 220km/h. Por isso que ele voa! No início dos anos ’50! E o nome da corrida “Carrera” que significa corrida em espanhol,
Foi daí que veio o nome “Carrera”? Exatamente! Sim! O que tem que sager é que é que se um 356 tiver no nome “Carrera” era porque tinha um motor “Carrera” Ok. Sabe o que significa um motor “Carrera”? Não. Também é chamado de “Fuhrmann”
E a razão por ser chamado assim é que normalmente a cambota está conectada com a árvore de cam por uma corrente, mas aqui nã otemos corrente, temos eixos com uma engrenagem em forma de coroa e essa é a razão de também chamarmos “Kingshaft” ou motor Königswelle em alemão.
Por isso, consegui atinvir rotações mais altas com muita durabilidade. Mas era caro. Muito caro, sim. E ainda tem uma característica muito especial! Qualquer fã da Porsche sabe que o conta-rotações tem que estar posicinado no meio. E a primeira vez que utilizamos o conta-rotações ao meio foi no 550 Spyder.
Sabe qual é a motivo? Porque o pilo tinha que se concentrar nas mudanças portanto tinha que ter o conta-rotações no seu campo de visão. Sim, isso mesmo! Para saber o momento perfeito mudar de relação.
E depois se formos falar de Le Mans e pelo motivo que a chave é do lado esquerdo mas isso é outra história. Mas estas são o tipo de tradições que a Porsche mantém até aos dias de hoje E é muito importante. É muito importante, sim! E olhe para aqui, o Moby Dick!
Conhece o Moby Dick? O 911 mais potente de sempre. 840cv Ok. E em homenagem ao 935 Moby dick construímos o 935 em 2008, uma edição limitada a 77 carros. Sabe qual foi o preço? Não. Eu ainda me lembro porque era muito fácil de memorizar para mim
Porque foi em 2018 e celebrámos 70 years de carros desportivos e o primeiro carro foi construido em 1948. Então o preço era €701,948. Sim. E aqui temos os 919, no fim do projecto ficamos com todos os carros de LMP1
E no nosso museu temos o 919 EVO, o carro mais rápido do mundo na pista de Nürburgring Nordschleife E é bom de o ver aqui porque tivemos outro recorde em 1983 Stefan Beloff com o 956. Sim. De certeza que se lembra não? Eu recordo-me muito bem dele. 6m11s Em Nürburgring. Sim!
E manteve o recorde de carro mais rápido durante 35 anos Wow. Ok. Ele era um piloto muito talentoso mas infelizmente faleceu num carro destes. Sim, absoluamente, absolutamente. E no 956 usamos pela primeira vez refrigeração a água nas cabeças dos motores refrigerados a ar. Optimizamos o downforce porque utilizamos difusores pela primeira vez
E este é o carro de corridas mais bem sucedido de sempre, ganhámos 7 vezes à geral em Le Mans. Foi mais bem sucedido do que o 962C? Quando falamos de 956 está incluído o 962. Estão ligados. Porque houve uma pequena evolução. Sim. Com o eixo dianterio
Por causa da homologação. Os pés do piloto não podiam estar à frente do eixo dianteiro. Yes the the food had to be behind front not in front of the front. Como já lhe tinha dito, com base no 991 GT2 RS aqui temos o 935 Este carro é lindo
Seria ainda mais lindo se o podessemos conduzir na estrada, mas não é permitido. Seria muito giro! Sim. Apenas uma vez para ir ao pão? Sim! Sem chance… Mas aqui temos o GT1 de 1998, portanto o nosso último vencedor de Le Mans no milénio anterior
Foi algo de especial porque foi o primeiro Porsche com o chassis e a carroçaria completamente em fibra de carbono O primeiro? O primeiro de todos, sim. Mais tarde numa produção em série tivemos o Carrera GT portanto o nosso segundo super desportivo mas aqui temos o primeiro em 1998.
Sabe sempre bem tocar em um bocado de história! Sim! E eu recordo-me que a caixa ainda era em H que era diferente da concorrência mas era muit fiável e foi isso que os ajudou a ganhar. Eu recordo-me muito bem deste carro e desta vitória.
E aqui com a cor vermelha no espelho. O vencedor. Olha está escrito aqui! 6 e 7 de Junho de 1998. Vamos ver outra coisa muito gira! Portanto aqui, deixa-me mostra-lhe. Conhece o Bergspyder 910/8 Isto, isto é mesmo muito giro porque foi mantido intocado há 55 anos
Está preservado pelos nossos colegas da oficina, muito giro mesmo! Repare na condição em que estava em 1967. Portanto está completamente intocado? Nunca foi restaurado? Nunca restaurado e preservado. Repare no emblema Sim. É realmente autêntico e original. É muito bom! Foi do género, eles parara-no estacionaram-no e está feito?
Isso mesmo há 55 anos! Portanto é uma homenagem ao protótipo do Boxter que lançámos em Detroit, 1993, no ano passado celebrámos os 25 anos, e temos algumas características especiais como por exemplo o motor atmosférico boxer de 6 cilindros. Agora sabe o que estou a falar, e alguns outros pormenores especiais,
Como podemos ver aqui no para-choques, nas rodas ou nas entradas de ar aqui na cor especial “Neodyme” e com os interiores bi-color with a special red aqui, todo em pele e está escrito aqui. E é uma edição limitada, produzimos exatamente 1250 unidades. Exatamente. Eu recordo-me disso na altura.
Ok, agora dê-nos a sua perspectiva acerca deste carro. Portanto, vamos regressar ao ano de 1988. A ideia era construir um carro desportivo de quatro lugares. Portanto aqui temos o 989, eu diria que o carro é muito bem conseguido para a altura, para o final dos anos ’80.
É um design muito giro e a Porsche teve essa ideia e como todos sabemos neste milênio tivemos o lançamento do Panamera portanto este é como se fosse o antecessor, não é mas a ideia está lá. Era uma ideia, com 4 lugares. Você gosta do 989? O que tem para dizer?
Bem, vamos colocar da seguinte forma o que eu vejo aqui é que vocês estavam a experimentar outros designs que mais tarde vemos no 996 Sim, sim, sim, por exemplo! Estas jantes são parecidas com as do 993 certo? É uma bom mistura! Sim, é uma boa mistura!
E eu acho que basicamente inspirou o Panamera Sim, sim! E foi por isso que eu me recordo que depois do lançamento quando eu escrevi o artigo eu disse que se Ferry Porsche teria visto o Panamera teria ficado muito orgulhoso disso. Sim, não tenho dúvidas, sim!
E sim, a ideia de ter um desportivo com quatro lugares já vem há muito tempo como pode ver e finalmente realizar essa ideia com o Panamera. E aqui por exemplo, portanto o mercado mais importante é o chinês. E aqui temos a edição de 20 anos no mercado chinês
O Turbo S como pode ver. É muito diferente do europeu, o gosto e o nível de equipamento? O gosto é outro, sim. E temos que ter em conta que a idade média dos clientes na Europa é mais para o final dos 40’s
E na China a idade média ronda os 32, 33, por aí.c E essa é a razão… Eles têm dinheiro. Sim, e isso também a razão pela qual eles têm outro gosto. Claro, claro. É outra razão, sim. Mas tem uma boa aparência! Tem uma boa aprência, sim?
Mas se quiser comprar um 911 pode escolher entre 120 cores. Isso é de loucos! É de loucos, sim! Eu estava curioso acerca deste, O que é isto? Este é uma mistura especial! É algum estudo para um Cayenne 2 portas? Ou melhor 3 portas? Ahh! Descapotável! Uma versão aberta, descapotável!
Sim, é uma mistura gira, no interior consegue ler, está escrito Cayenne. Sim, é um Cayenne normal. Sim, muitas ideias. Podemos ver protóripos, conceitos, designs realizados, não realizados, é realmente aqui que temos muitos carros para ver e mostrar-vos. Muito interessante mas, deixe-me mostrar-vos aqui
O 959, temos aqui com a tampa do motor aberto para vermos. Nós usámos tecnologia do 956 para o 959 que temos aqui. E foi em 1986 ou ’87 o carro de estrada mais rápido do mundo. Refrigerado a ar mas como já disse anteriormente, as cabeças são refrigeradas a água.
Tração às quatro rodas eletrínica, sistema de elevação. Isto era mesmo muito giro para a os anos ’80. Eu recordo-me que era um carro muito sofisticado para a altura Era um super desportivo. E sabe quantos é que construímos? No 292 carros. Com 450cv incluído 29 unidades da versão sport com 515cv.
Com dois turbos, um grande e um pequeno Ok. Em alemão chama-se “Register-Aufladung” portanto, um turbo grande e um pequeno Basicamente, este carro apenas foi fabricado para homologação no Grupo B correto? Sim, está correto! Ok, está correto! E o motor tem bom aspecto não?
Tem muito bom aspecto para a idade que tem. Está bom até demais E tem um som incrível. Claro que sim, lindo! Eu só ouvi uma vez e achei lindo! Lindo, lindo E deixe-me mostra-lhe aqui, temos os GT aqui nesta área é sempre bom ver o 991 GT3 RS Weissach Package
É muito giro, capot em fibra de carbono ou o 997 Mas o meu GT favorito, veja lá ao fundo à direita. O GT do agricultor! Consegue ver o GT do agricultor? Ok. O último à direita! Eu chamo-lhe o GT do agricultor, o tractor! Está a falar deste aqui?
Não, o tractor! Ahh!!! Ok, ok. Bem, é o primeiro Porsche a diesel a ser construido Sim, foi o primeiro diesel, e você sabe onde eles era fabricados? Eles não eram fabricados em Zuffenhausen. Onde eram fabricados? No Çago de Constança há uma pequena cidade chamada Friedrichshafen.
E eles fabricavam lá os Porsche Diesel este está equipado com o motor pequeno, o Junior com 1 cilindro, havia o Standart com 2 cilindros, havia também o Super com 3 cilindros, e o topo de gama, o Master com 4 cilindros Então havia quatro versões? Sim, quatro versões!
Bem, pode sentar se quiser! Não? Só uma vez no GT do agricultor? Não? Ok! Então eu vou O sénior no Junior. Boa! E esta é a versão de estrada do GT1? Sim! Como pode ver, é uma matrícula! Como eu já o tinha dito temos 140 carros matriculados.
E vejamos aqui, temos um GT1 pronto para a estrada. Mas este carro era em fibra de carbono? Ainda não era completamente Eu disse-lhe, em 1998 fabricamos alguns então, no total constuímos 25 GT1 na versão de estrada. 3 em 1996, 21 em 1997, e apenas 1 em 1998 Que é aquele que está…
Nós temo-lo agora em exibição no museu, sim! Ok! Eu ainda quero mostrar-vos alguns protótipos. ou alguns estudos muito interessantes. Por exemplo aqui, temos um 924 vermelho e à frente temos um 944 são conceitos com motores na traseira um trans-axle com motor traseiro este 924 e este 944 eram conceitos
Como pode ver, com motor traseiro. Pois é! Tem mesmo! Dá para ver tudo aqui, o carter e etc… Este era um conceito interessante, um trans-axle com motor traseiro. Incrível mas é verdade! Vejamos aqui, isto é a parte de entro de um 919 é giro também! É o carro todo despido
Sim! Devia ser algum carro de teste ou algo do gênero. Sim, algo do gênero mas é interessante não? Sim, sim! Porque podemos ver o motor e como o motor faz parte da estrutura. É um motor V4 combinado com o motor elétrico.
O EVO como eu já disse temos em exibição no nosso museu. Mm hmm. Não há homologação para a volta recorde e por essa razão o carro pesa apenas aproximadamente 760kg e um potência de 1160cv É de loucos! Sim. Foi com o Timo Bernhard certo? Sim, com o Timo Bernhard. Sim, eu lembro-me disso.
E agora, o Carrera GT Portanto, o Carrera GT, como já disse todo em fibra de carbono É visível em todo o carro, o monocoque, aqui, também é possível retirar o tecto e guardá-los debaixo do capot Tal como o Targa? Sim, tal como o Targa! E aqui, eu gosto desta função aqui
É para o chapeu de chuva? Ou para o dinheiro! Rolos de dinheiro! E o motor! O motor é a característica principal! Sim! O motor e o som do motor, um V10 atmosférico, e olhem para isto! Ele tem esta estrutura que ajuda a dar mais rigidez. Sim, sim, sim!
E o motor tem um “Wolfgame” fixo portanto não funciona com a pressão do óleo. E eu fazia parte do projecto na montagem do motor E um dos meus trabalhos era instalar o “Wolfgame” E agora o carro tem que ser levado à marca e à manutenção para instalá-lo
Não sei passado quantos kilometros, 20, 30, 40 mil ou algo do gênero. E depois tem que ser instalado. Mas o som! O som do V10 é espetacular! 612cv! E utilizamos pela primeira vez aqui os travões carbo-cerâmicos numa produção em série, em todos os carros. Porca de roda central, jantes em magnésio,
Um carro realmente fantástico! Todos com caixa manual Eu gosto dos pedais fixados no chão, como nos carros de corridas. E você sabia que também era uma edição limitada? Eu disse-lhe quantos 959 fizemos, sabe quantos Carrera GT fizemos? Sim, eu lembro-me! Ainda se lembra? Eu lembro-me, era algo como…
Vocês acabaram por produzir menos do que estava planeado. Era suposto ser algo como 1500 e só foram produzidos 1200, ou algo perto disso. 1270! Ok! Era algo relacionado com os Air Bags no mercado americano. E o Dr. Wiedeking disse já chega, vamos parar por aqui.
Se Wiedeking disse que chegava era porque chegava e ponto final. É giro não é? E aqui está escrito o número de série mas está escrito 0000 porque é uma unidade de pré-produção. Os carros eram fabricados em Leipzig no leste da Alemanha Na fábria onde hoje são fabricados os Macan e os Panamera
Sim. E os motores eram montados em Zuffenhausen Estes carros são lindos! Sim, são maravilhosos! Portanto, eu ainda quero mostrar-vos o primeiríssimo Taycan de sempre fabricado em Zuffenhausen Há 3 anos, nós lançámos o primeiro Porsche completamente elétrico, o Taycan Nós produzimos o Taycan em Zuffenhausen,
E fizemos uma nova fábrica onde era a antiga fábrica. Eu vi-a a ser construida! Você viu? Sim, temos duas oficinas para os motores, temos duas, linhas de montagem, duas oficinas de carroçaria, temos duas estufas de pintura. E estamos muito felizes por produzir o Taycan em Zuffenhausen, porque contratámos mais de 1500 colegas.
Tivemos um investimento de aproximadamente mil milhoes de euros em Zuffenhausen portanto foi uma coisa muito boa para nós. E este é o primeiríssimo Taycan construído de sempre em Zuffenhausen. Parece bastante com um carro “mula” Sim! Mas isso também é importante para as nossas emoções… Sim.
…estarem conectadas com o Taycan e ter aqui o primeiro de todos. Pode espreitar por dentro também Sim, era isso que estava a fazer. Foi aqui que percebemos pela primeira vez como iria ficar E isto aqui também é muito importante para as ponteiras de escape! É porque foi bastante inspirado no panamera
E também para enganar a imprensa. Sim. Por causa das fotografias espiãs, etc… Sim, isso é uma peça, um pedaço de história. Sim, claro! É muito importante! E agora deixe-me mostrar-vos ainda… Oh, whoa. Eu li sobre este caro! Li sobre o desenvolvimento deste carro, e sobre Walter Röhrl
E de como eles ganharam a sua classe naquele ano Sim, aqui está escrito o seu nome, é muito importante! É, eu lembro-me de ler sobre isto e agora ver o carro aqui é de loucos! Sim, pode abrir! Eles ganharam a sua classe em Le Mans com este carro. Oh! Ahh sim!
O 928 quatro lugares. Sabe quantos construímos? Não, apenas este? Dois! Um ficou com Ferry Porsche no seu aniversário E o mais giro é que uma vez numa conferência de imprensa houve um jornalista que colocou a seguinte questão: “Mr. Porsche, eu tenho uma pergunta” “Compraria um Porsche também?”
E ele respondeu: “Para que? Se eu recebo um todos os anos no meu aniversário” E o 928 de quatro lugares ele também recebeu um Vamos ver, sim é aqui! Deixa-me sentar Sim, sim, sim, sim. Tem espaço suficiente! É muito fixe! Parece um Panamera aqui atrás.
Sim, especialmente porque tem os bancos especiais e isso é importante. Este é o tipo de carros que eu apenas lia sobre ou vi aglumas fotos e pronto. Nunca temos a oportunidade de ver estes carros Sim, como eu disse, só foram construidos dois, é muito interessante
Um 928 com quatro lugares woof. E é isto! E aqui temos um 968 Roadster Portanto, no início dos anos 90, não era a melhor altura da Porsche como deve saber Sim, sim. E tivemos, como poderei dizer… Não problemas, mas tínhamos coisas importantes a fazer
Primeiramente, tínhamos os carros trans-axle e os 911, portanto o 928, 968 e o 911 mas não tínhamos carros com peças parecidas que poderiam ser usadas por vários carros e essa foi a razão pela qual havia muitas ideias. E uma das ideias era o 968 roadster Ok, porque…
Como pode ver aqui o conceito aproximadamente pela mesma altura nós tivemos o lançamento do Boxter Não o lançamento mas apresentamos o conceito em Detroit como já tinha dito e os visitantes da feira adoraram o carro e disseram “Vocês têm que fazer este carro!” E assim foi!
E essa foi a razão pela qual parámos a produção de todoos projectos trans-axle. E óbviamente este projecto do 968 também foi interrompido Mas ele tem bom aspecto, um 968 roadster Sim, porque eu me lembro do 944 cabrio foi um carro bem sucedido Sim, claro!
Mas de facto eu gosto do 968 mas nunca chegou a avançar. Sim, sim. E o mais importante é que o 968 era construido em Zuffenhausen Ahh, ok! Porque o 924, o primeiro trans-axle foi fabricado na fábrica da Audi em Neckarsulm aproximadamente 40-50km daqui
E o 944 também era construído na fábrica da Audi mas os motores eram montados em Zuffenhausen pela Porsche e o 968 era completamente construído em Zuffenhausen Sim. E ainda quero mostra-vos mais um carro muito especial. Portanto, já vos mostrei o 989, a ideia de um carro de quatro lugares
E em 1991, tivemos um modelo especial, o 932 Já ouviu falar dele? Não Então vou mostra-vos! 1991? Este aqui! Outro quatro lugares, outra ideia, outro projecto Sim, está escrito aqui 932 E sim, outra ideia de um quatro lugares. Ok, portanto o 989 was in 1998 E três anos depois este aqui.
Quando olho para esta traseira, vejo o Seat Toledo Um bocadinho. Não sei, não me pergunte porque. Não mas sim, não é um design típico de um Porsche, não. Não. Mas não deixa de ser interessante nem toda gente ouviu falar do 932 E se quisermos mover o carro, ele não tem motor
Mas tem um volante que se enfia aqui e podemos manobrá-lo como quisermos É fixe não? Eu estava a pensar para que era este buraco porque é um modelo em argila? Acredito que sim! Sim, olha aqui. Sim, é um modelo em argila.
Portanto eu dira que vamos melhor mais logo Você pode ficar com o 918 e eu fico com o Carrera GT Sou modesto, sabe! Este é o melhor carro de estrada que já conduzi Sim, o 918 é… O que eu posso dizer são 887cv, dois motores elétricos o V8 atmosférico.
É realmente… E é um plug-in nem toda gente sabe disso aqui temos o depósito de combustível e do outro lado temos a ficha plug-in Eu fiquei boqueaberto com a aceleração que este carro tem. É de loucos! Ainda me lembro, nós temos uma vez por ano no verão
Uma festa especial para todos os funcionários da Porsche no verão E eu ainda me lembro, era 2011 não tenho a certeza porque a produção iniciou em 2013 até 2015 mas em 2011 eles apresentaram o protótipo na festa Quando vi o carro com a minha esposa na festa
E eu disse: “Isto é um Porsche! O que é que se passa” Foin incrível! Portanto foi uma surpresa total Sim! Foi completamente surpresa para mim! Eu não sabia… Era um projecto super secreto em Weissach sabe. E aqui temos outro e o que é importante…
O que é imporante tal e qual como no museu, nós temos aqui os colegas, os mecânicos da oficina para fazer a manutenção, para restaurar e reparar os carros. Como já falei, nós chamamos Porsche Heritage Experience. Em que participamos em corridas, eventos e exposições
E os nossos colegas levam os carros nas perfeitas condições. Portanto, estas são as pessoas que cuidam destes carros especiais Claro! De todos os carros! Todos os carros, sim! Eu quero dizer por exemplo, se quiser tratar de um carro de corridas teria que chamar alguém da Porsche Motorsport para o fazer?
Não, eles têm o know-how para os carros de corridas também. Ok, se eles precisarem de alguma informação específica eles podem falar com os nossos colegas em Weissach sem problemas. Mas eles têm mesm um grande conhecimento Não temos apenas os carros do museu,
São mais de 70 anos de carros desportivos Portanto mesmo quando Ferdinand Porsche era empregado de empresas como Billa Egger ou Lohner, Austro-Daimler Temos que saber, isso também é importante Portanto eles precisam de muito conhecimento Nós temos um carro muito interessante na oficina do nosso museu
Um Austro-Daimler Sacha, Já ouviu falar desse carro de corridas? Não. Não? Ganhou em Targa Florio e é um carro da Austro-Daimler Ferdinand Porsche era o diretor técnico da Austro-Daimler e esse era um projecto de 1922 faz este ano, 100 anos. Eu sei que ele fez parte de bastantes projectos
Mesmo antes de fundar a Porsche como uma empresa de design e engenharia. Muito antes de ser uma construtora de automóveis Mas sim, ele participou em muitos projectos. Projectos pré-guerra, projectos de corridas. Sim, sim. Ele começou a trabalhar em 1893
Numa empresa de no ramo eletricista Billa Egger na capital da Áustria, em Vienna até 1923 depois veio para Estugarda pela primeira vez trabalhou como diretor técnico na Daimler Estugarda.. Ok. Durante quatro anos e depois ainda voltou para a Áustria
Mas em 1931 ele abre a seu p róprio escritório de design e construção Na cidade de Estugarda E construiu o primeiro edifício em Zuffenhausen em 1938. Então era mais ou menos isso que euria… Eu estou mais do que satisfeito! Estou mais que satisfeito com aquilo que temos
Se é o suficiente para vocês para mim também é. Está feito então! Obrigado pessoal!
32 comentários
Já vi este vídeo 7 vezes e não me canso! A Porsche é mesmo A MARCA!!!
adoro ouvir falar pessoas que estudam extensivamente a história de alguma coisa. Mesmo não sendo um real apaixonado por Porsches fiquei completamente colado ao ecrã durante os 42m.
What colour was the China Anniversary 911 please?
Martin's enthusiasm is great! 😍
O apresentador deveria ter feito um pouco o “trabalho de casa”… não conseguiu responder a praticamente nenhuma pergunta 😱… nem mesmo quantas regiões tem Portugal 🤔… fica a sugestão… um pouco de investigação “à priori”… dá outro profissionalismo… fica a sugestão.
Fiquei sem palavras, obrigado por darem a oportunidade de ver tantos carros especiais juntos.
Two guys who literally inhaled the spirit of Porsche! 👍
Estes vídeos nestes armazéns de grandes marcas deixam-me sempre completamente deliciado, sem dúvida alguma incrível. Que venha a Ferrari
Que delicia de video… como sempre! Grande Cónico!
Martin Radi 🥰🥰🥰 The Best
Como já tinha saudades de vídeos teus 😍
Que experiência fantástica. Parabéns.
Que conteúdo sensacionalmente diferenciado!
que regalo. não só para os olhos mas também para o coração. obrigado pela partilha!
Isto sim !! Porschegasmic !
Minuto 36:27, pensei exatamente no mesmo. Excelente conteúdo! Foram longe mas valeu a pena.
Obrigado!
Brutal! Fantástico! Muito obrigado por este conteúdo!
Este vídeo é bom demais! Parabéns!
Ja estavas gordo, agora tas mais velho moço 😂
As coisas que o Bernardo Gonzalez não sabia sobre a Porsche. Nem eu e muitos…
Trabalho incrivél
Melhor conteúdo português de sempre parabéns
Que conteudo! Incrivel!
Muitos Parabéns pelo vídeo, completamente fantástico com um conteúdo e informação brutal 👌🏼 Obrigado
Cumprimentos
What a gentleman!
F****e o alemao parece um radio🤣
Por mais vídeos que existam de armazéns raros de marcas tu foste ao armazém DA MARCA.
Não é há palavras para descrever 🤤🤤🤤
Mas uma produção incrível!!!!!
Continuem produzindo, assim vocês vão longe!!!!
Perfeito <3
Não se esqueçam de deixar o Like e ajudar a partilha! Para quem não percebe inglês, recordo que é possível ativar as legendas no leitor do YouTube!
Meu deus, depois do museu da Peugeot no canal razão automovel, você brinda-nos com isto 🙏 obrigada