🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
A iniciativa Liberal fez algo que nenhum outro partido tinha feito nesta casa até hoje uma fixação da Ordem do dia dedicada ao tema do centralismo pela primeira vez por vontade iniciativa Liberal passamos duas horas e meia nesta casa a discutir um dos principais problemas deste país no final deste debate
No final deste debate houve uma coisa que ninguém conquistou temos um país centralista e se tem consequência na vida das pessoas e na desigualdade Regional ninguém conseguiu conquistar também que a forma de organização do Estado contribui para isso Apesar de reconhecerem que o problema existe e que as decisões políticas contribuem para
Isso quase ninguém trouxe propostas e muitos muitos partidos já afirmaram que nem sequer acompanharão as nossas propostas recorrendo a várias desculpas farrapada sobre detalhes essas propostas foram submetidas há muito tempo todos os partidos tiveram oportunidade de apresentar alternativas complementos podiam ter proposto outras localizações organismos podiam ter sugerido mecanismos nativos ou outros
Modelos de decisão podiam ter apresentado alguma coisa qualquer coisa mas não o fizeram em vez disso demonstraram desinteresse e ignorância demonstraram ignorância sobre aquilo que já existe nós vimos o cego o b o livre a perguntar existentemente sobre o processo de mobilidades demonstrando a sua ignorância sobre uma
Canismo de mobilidade e funções públicas que já existe desde 2017 senhores deputados é esse já esse mecanismo já existe desde 2017 as críticas do PS são particularmente contraditórios porque até já apresentou nesta casa propostas de deslocalizações no passado com exatamente o mesmo formato que as nossas exatamente mas mais do que ignorância
Senhor deputados aquilo que demonstraram foi acima tudo de interesse pelo tema preferiram imobilismo recorrendo a várias desculpas Porque apesar dos discursos bonitos não se importam assim tanto como o centralismo se se importassem viabilizariam as propostas o que achassem que devia ser alterado na discussão em especialidade mas não em
Vez de propostas o que vocês devem dar hoje a explicações se o PS chumbar terá que explicar a população do Porto porque é que depois prometer várias vezes aqui desta casa a mudança do infarmed para o porto hoje irão rejeitá-la terão também te explicar a população do touro Porque
É que o Instituto vinha e do vinho deve estar em Lisboa e não em Vila Real mas não é só o PS tem que explicar o chega terá que explicar a população de Porto Alegre porque é que escolheram que a agência para o desenvolvimento de coesão
Fiquem em Lisboa e não em Porto Alegre o PCP existe um bar terá que explicar à população de Beja porque é que preferiu que isso é tudo financiamento de agricultura e festas fiquem Lisboa e dá uma inveja o o bloco esquerda terá que explicar à população de Aveiro porque é
Que escolheu que o Instituto do Mar irá atmosfera fiquem Lisboa e não em Aveiro para onde até já deslocalizou muitas das pessoas atividades eu espero que em geral todos os deputados aqui quando regressarem hoje no final deste cenário ao Senhor distrito explicam as pessoas lá porque é que rejeitaram mais
Oportunidades da empresa porque é que rejeitaram mais oportunidades de carreira para essas pessoas nos últimos 20 anos a área metropolitana Lisboa acumulou mais de 200 mil pessoas numa população Nacional em decréscimo temos um país centralista e a maioria desta casa não se importa que continua assim nós continuaremos a ter um país
Centralista porque vocês assim eu querem porque vocês assim escolheram hoje mais uma vez porque vocês preferem o imobilismo ao centralismo Mas podem ter a certeza de uma coisa de que nós não desistiremos de combater o centralismo mesmo que façamos sozinhos nós Não desistimos não abandonamos o nosso país
E Voltaremos como hoje a trazer tema para debate Muito obrigado [Aplausos]
7 comentários
Obrigado Carlos.
O problema esta nas camaras das pequenas freguesias que não urbanizam terrenos rusticos nos suburbios, não ha terrenos urbanos acessiveis em canto algum. E sabemos bem que o futuro da economia Portuguesa esta em povoar as pequenas freguesias. Nas camaras das freguesias ninguem trabalha ou não sabem trabalhar.
IL ganhou um voto;)
Tanto trabalho pela frente, daqui a 20 anos existe Portugal, força iniciativa liberal. A teia dos últimos 40 anos PS/PSD é tão grande, que se em 20 anos houver alguém que traga mais economia e menos estado, já fico contente. Porque o estado em Portugal, não está só no estado , está também nas grandes empresas que os governos dos últimos 40 anos ajudaram a crescer, algumas que eram do estado e que agora acolhem os amigos que vêm do estado, nada de novo mas lesa o povo. Força IL.
Mais uma excelente intervenção ! Vamos Carlos !
PORTUGAL SAQUEADO – Sobre os custos elevados da eletricidade em Portugal, tenho a dizer, que privatizar monopólios e oligopólios, não é ser liberal e nem defensor da eficiência económica e do bem-estar social de todos, mas é apenas ser ladrão político, financeiro e comum?
E é obrigar todos os cidadãos e todos os consumidores a pagarem qualquer preço pela eletricidade e pelo fornecimento de serviços e de bens básicos e indispensáveis à vida de todas as pessoas?
E é falta de vergonha e de bom caráter de quem defende e ganha com esta política e é cinismo e é ser claramente mentiroso, burlão e ladrão político e comum?
Mas é também ser inconsciente, egoísta e míope cultural, pois esta política de privatizações de monopólios, em benefício de interesses económicos privados e minoritários, prejudica toda a economia, todas as empresas e todos os cidadãos e sejam eles ricos ou pobres?
E nós pagamos o couro e o cabelo pela eletricidade e estamos apenas a contribuir para o empobrecimento das pessoas e das empresas e para a perda de competitividade do país e para o enriquecimento dos Chineses e para o de alguns artistas do conto do vigário portugueses?
E um país periférico e ultra-periférico como Portugal, cujos os políticos insistem em manter e aumentar a sua dependência externa, financeira, económica, comercial, tecnológica e política está condenado ao subdesenvolvimento económico e social e governado por ladrões políticos e financeiros que espoliam o Povo português e que vão gastar e investir o valor do furto noutras partes do mundo e que entristecem, desanimam e roubam também a esperança aos mais novos está condenado ao empobrecimento e à miséria geral e ao sofrimento e à morte prematura e de doenças curáveis de milhares e de milhões de pessoas, tal como, qualquer país subdesenvolvido de outra parte do mundo?
E Moreira da Silva está a manipular os portugueses, dado que o Estado português sempre foi e continua a ir aos mercados financeiros para obter financiamentos.
E agora continua a ir aos mercados, mas paga taxas de juros mais elevadas e porque os bancos, as seguradoras e os fundos de investimento, os chamados mercados financeiros aproveitam o estado de necessidade do Estado Português, para lhe cobrar mais juros e o explorar e se aproveitarem da sua dependência externa e financeira e porque o Estado português, não tem liquidez financeira, dinheiro e porque também não tem uma moeda própria, para poder imprimir e para pôr a circular mais dinheiro, para poder pagar as suas despesas e porque a moeda externa que entra no país para empréstimos sai logo de imediato para o estrangeiro, para pagar juros e empréstimos antigos e para investimentos no exterior dos privados e para consumo privado de produtos estrangeiros e para importações de carros, de alimentos, de energia e um pouco de tudo.
E os bancos portugueses e as empresas e as famílias portuguesas é que não têm dinheiro e nem financiamento dos mercados financeiros.
E isto dá um circulo vicioso sem fim de aumento da nossa dependência externa, financeira, comercial, económica e política, que vai conduzir à pobreza do país e de todos os portugueses, a um ritmo acelerado até ao abismo e até à pobreza e à morte de milhões de portugueses, que não têm dinheiro para fugirem do país com ele e para investimentos noutros países, com crescimento económico estabilizado, regulado e controlado…etc.
E se Portugal não sair rapidamente do EURO, os portugueses vão todos ser depenados e espoliados até ficarem todos sem nada e sem empregos, sem negócios, sem salários dignos, sem lucros, sem poupanças, sem propriedades, sem casa, sem subsídios dignos, sem família, sem crianças, sem honra, sem dignidade e sem vida e Portugal vai ficar empobrecido e despovoado, tal como já está a acontecer nas regiões do interior e da periferia e com milhares e milhões de portugueses?
E para que o mal triunfe basta que os Homens bons não façam nada!
"Mais importante que encontrar um professor é encontrar e seguir a verdade do ensinamento." (Sogyal Rinpoche)
É preciso mais sabedoria para aproveitar um bom conselho, do que para dá-lo!
E não se juntem e não gritem apenas. Façam algo que seja eficaz. E deixam-te gritar, criticar e denunciar, mas não te ouvem e não te ligam e não resolvem os teus problemas e dificuldades e enquanto continuares a votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos.
E acordem e votem em novos partidos e em novos políticos, se querem que algo melhor e exijam eleições de 2 em 2 anos, para avaliarem e mudarem de pessoas, caso estas não tenham sido honestas e não tenham cumprido com os compromissos assumidos com a sociedade e com os eleitores.
" E o poder em si mesmo é neutro. Nas mãos de uma pessoa boa será uma bênção. Nas mãos de uma pessoa inconsciente será uma maldição." (OSHO)
E mudem de atitudes e de voto e deixem de votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos e votem em novos partidos e em novos políticos.
E não votem sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos, que nos mentem, nos enganam, nos roubam e nos traem e exijam eleições de 2 em 2 anos.
E quando todos pensam o mesmo, ninguém pensa muito!
E tudo é uma escola e tudo são ensinamentos!
E por uma pequena parcela podemos julgar a peça inteira!
Parabéns Carlos! Excelente intervenção