🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
deputada Marisa Matias agradecer-lhe o tema que trouxe hoje para a declaração política do bloco de esquerda e no início deste meu pedido de esclarecimento neste enquadramento eu quero me concentrar naquilo que que penso que temos em comum não apenas o deputado Rodrigo Saraiva e a deputada Marisa Matias ou a iniciativa Liberal o bloco de esquerda mas aquilo que eu acredito que há mesmo que é mais consensual entre na sociedade o primeiro ponto em comum é a condenação pela morte de civis a condenação pela morte de funcionários humanitários a condenação pela morte até de jornalistas e que acontecem quando existem conflitos em segundo e gostei de ouvir na sua intervenção que não se deve confundir eh povos com Estados povos com governos governos com Estados cada coisa é a sua coisa essa confusão não deve ser feita porque para alguns é conveniente e essa separação tem que ser feita depois também o reconhecimento ou a defesa pela existência do dois dois estados é a postura mais consensual e e mais comum e também o recente apoio que felizmente o governo Português teve e nas Nações Unidas pelo reconhecimento da Palestina como membro pleno das Nações Unidas inda ao encontro daquilo que é o artigo quto da carta das Nações Unidas reconhecendo a admissão de Estados e povos que são amantes da Paz a a questão é que neste momento não há paz naquele território a há um conflito não entre dois estados a mesmo que a Palestina Já fosse um estado aquilo que está a acontecer não é um conflito entre os dois estados é um conflito entre um estado democrático e uma organização terrorista e que organização terrorista e gostei agora quando estava a responder aos outros Deputados de reconhecer algo que eu tinha aqui escrito para lhe dizer para dizer neste pedido esclarecimento que para além dos 250 refes que foram feitos no 7 de outubro para além dos mortos no Festival Nova o amas tem o povo palestiniano refém e isso é uma das características que impede que avancemos para aquilo que é o reconhecimento do do estado da Palestina neste momento e eu vou terminar agora vou terminar com uma pergunta que talvez aqui tenhamos aqui uma divergência de timing e é essa a minha pergunta porque para haver o reconhecimento do Estado Já que é algo que nós desejamos que venha a acontecer obrigado se está no timing vou terminar senhor presidente não há fronteiras acordadas não há um interlocutor que represente todo o povo e território não há um estado coerente e estruturado não há pazina nem paz negociada a questão é reconhecer agora não seria começar a casa pelo telhado Muito obrigado senhor Deputado João Paulo
10 comentários
Neste momento, o Estado que participa no conflito é igualmente terrorista. Legitimar assassinatos em massa de civis, ignorar crimes de guerra e contra a humanidade não pode ser o caminho da IL…vão se afundar no charco lamacento de defender e apoiar a brutalidade desse Estado.😢
Ocupado por uma organização terrorista? Sim é verdade. Mas nós anos 50 60 70 80 90 e 2000 não era o Hamas que ocupava o território. Mas sim Israel. Faz diferença agora? Reconhecer o direito a liberdade dos palestinos não faz a IL ser de esquerda nem tampoco ser anti Israel ou convidados ou zionista. O povo palestino existe, e reconhecido pela ONU. Israel está obrigado a abandonar os territórios ocupados e a desmantelar os colonatos. Tudo isto é imposição internacional e cumprindo leis internacionais. E até Israel não cumprir com isso qualquer povo tem o direito a se defender. E se para a IL entender isso estás difícil, difícil vai ser ganhar uma posição mais forte além da já existente. O direito internacional não está em primer lugar? Então estão a espera de que?
A Corrupta e Mentirosa Comunicação Social(ista) é o "braço armado" da Extrema-Esquerda. Mentem DELIBERADAMENTE, escondem a Verdade e perseguem quem tenta mostrar a Verdade. É preciso uma profunda e séria investigação a TODOS os Directores, Editores, Jornaleiros, Comentadeiros de TODAS as TVs e Jornais,começando pela SIClixo.
Para mim era ao contrário. Reconhecer Israel como estado terrorista assim como o Hamas
Muito bom
"Eu espero que isso não seja um engano"
Esses seres do bloco têm umas palas nos olhos vomo os desgraçados dos burros,incapaz de ver a verdade dos factos!!!!@
IL deveria vincar a sua posição no assunto da palestina. É uma boa posição mas o povo não conhece e a esquerda vai ganhar o eleitorado porque o partido está ausente neste assunto.
E como princípio fundamental, não se negoceia com organizações terroristas.
Tudo dito e bem dito