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Agora no ar manhãs da TRS com o Tiago Ribeiro o quê o quê manhãs da tr mudam-se os tempos mas curiosamente não se mudam as arquiteturas de o que é que é uma grande canção o que é que é um Pensador O que é que é um um ser vivo no
Meio deste mundo cheio de agitações talvez tenha sido tudo isto e muito mais o Zé Mário branco o que é que foi para ti GP Simões bem-vindo mais uma vez Z Mário branco na tua na tua vida na tua formação cívica também de alguma forma
Bom foi continua a ser uma voz não é uma voz muito muito clara esculpida assim a pedra no bom sentido o que me puxou mais naturalmente foi foi foi a música Foi foi entranhando uhum e portanto isto isto já é um processo antigo Ou seja já já não é a primeira
Vez também que que interprete Jé Mário Branco Só que desta [Música] vez já andava a tocar já desde pré-pandemia que and andava com uns bons amigos a fazer uns concertos concertos de abril e o o repertório foi foi sendo cada vez mais do Jé Mário Branco ah não
Vamos trocar esta vamos pôr esta esta é boa esta é muito esta V muito a propósito esta é muito bonita e e e às tantas agora passado este estes anos todos por isso começamos a fazer isto em 2019 e tive um proposta de um editor do do Hugo Ferreira aham para fazer uma
Espécie de uma réplica de um concerto Zé Mário branco no Gil Vicente teatro académico Gil Vicente em Coimbra Ah e que ele achou que o concerto era muito bonito mas não tinha qualidade de gravação ah ok Porque é que não não quer explicar este concerto eu sugeri o
Contrário vamos vou usar um bocado Este também trabalho anterior de interpretação do Zé Mário e vamos vamos fazer um disquinho mais mais completo tu sentes essa proximidade da tua V coma do Zé Mário um Zé Mário s- ISS digo eu talvez não sei sente essa há uma há uma
Cena qualquer estava mesmo a ouvir agora no momento ao vivo e sentia muito essa mais do que nunca talvez até essa proximidade Ei tá há um regime parecido não é o que é eu não sei isso até pode pode ser um bocado perigoso correndo o
Risco de de CL de Enfim nem ess cada um Cada Um Com os seus talentos não sei se quer dizer eu sinto muito próximo da música É verdade e e e não há des coincidência absoluta de de tons não é ya Se bem que eu consigo reconhecer
Perfeitamente o o t um pouco mais metálico da foré Mário branco e acho que o meu um bocadinho mais doce mas pronto mas adiante não é essa a questão mas mas a coisa surgiu assim também porque tanto ouvir a música Eu Não Me preocupei muito em em em interpretar no sentido de
Se lá de impor a minha presença foi foi aliás todo todo o disco foi feito desse modo foi foi feito de foi uma réplica de daquele daquele temas com com outros arranjos foi um trabalho excelente do do compositor músico Nuno Ferreira e e a aproximação de facto eu senti isso
Mas não foi uma coisa que eu tivesse querido alcançar esconder sim sim nem esconder nem mostrar foi foi foi uma Coincidência também o último disco que que fiz do do do Bloom do drafty Moon Porque toda a gente passou um tempão a dizer que pare b pronto e agora pá temos
Que livrar dessea cena fazer um disco sobre parecido com homenagem a cel Deon ao Freddy mer assim ficar agora parecido não para ficar exatamente dis sim sim sim são outros registos esta aventura e que nos toma e tu és um jovem muito jovem também obviamente o início da da
Carreira do do Zé Mário não é uma coisa que te seja familiar contemporaneamente Ou seja o Zé Mário já existia na casa com os discos do Zé Mário O Zé Mário na rádio Quais foram as primeiras memórias que tiveste desta canção que é muito particular eu acho que o Zé Mário O
Fausto também o o Godinho são figuras daquelas que não precisamos deixar para nada sabemos que quando começamos aqui a andar neste mundo sabemos que eles eles são exatamente aquilo que que nos transportam através da voz e da lírica como é que ele te apareceu os discos lá
Em casa já existiam não eu vivia com os meus avós e eles eram bastante conservadores aham minha avó gostava essencialmente de Mozart e o meu avô gostava essencialmente das orquestras de jz até aos anos 40 especialmente do Glen Miller eu ouvia rádio também e comprava
Os meus os meus singles as tuas cenas os meus vinis singles de das coisas que estavam a dar no no fim dos anos 70 Uhum mas h eu eu vi eu vi pela primeira vez pela primeira vez inquietação eu acho que foi se não foi no ano em que saiu foi foi
Pouco depois era era miúdo P 12 ou 13 anos Uhum E aquela música ficou-me pronto qualquer coisa de aqueles no se qu como se costuma dizer uhum o Zé Mário tem uma coisa incrível ontem fui rever à Bia desta entrevista um um programa obrigatório chama-se vejam bem sobre
Várias figuras da cultura portuguesa e uma delas foi e ele falava no final dessa dessa conversa sobre a paternidade das canções não sei se queres meter os fones para ouvir este ligeiro take do Zé Mário sobre as suas próprias canções eu tenho a sensação que as canções que a gente manda para o
Público deixam de ser nossas passam a fazer parte da vida dos outros eu não não tenho nada a ideia que sou dono das minhas cantigas é mentira estão aí espalhadas filhos foram viver a sua vida pronto e Estas são são as tuas paternidades espalhadas pelo mundo concordas com isto absolutamente sobre
Ti própria sobre asas próprias canções também enfim quer dizer não vamos comparar Zé Mário é uma pessoa Ah já está tá no nosso Imaginário tá no coração e na mente das pessoas uhum anda aí no ar eu não quer dizer claro que a minha atitude Com certeza que é mesmo
Que não não vou atrás das canções e tentar explicá-las às pessoas está a ouvir isto Olha este não repar nesta essa parte porque o que eu queria dizer com isto O que eu queria dizer com isto não era bem não era bem isto tem um pouco mais ou menos claro que sim e
Ainda bem que ainda bem com o suist sinto-me ainda mais feliz porque pronto é isso lembra-me o um um um tracho do do carir Pablo Neruda quando o carteiro vai vai escreve um poema à sua à sua adorada e e ela fica completamente tocada e o pao mas usaste roubaste um poema para
Dizendo que e ele disse a poesia é para quem utiliza é de quem utiliza neste caso uau e acho que é é a mesma coisa aqui crível dá para roubar a frase para uma outra ideia a liberdade é para quem a usa 50 anos depois 25 de Abril é um
Ano que está a brilhar dentre os nossos olhos com tanta coisa H como é que te sentes a interpretar esta estas canções com muita intenção elas próprias nasceram com essa com essas intenções com esses gritos com essas liberdades dentro delas eh como é que te sentes em
2024 e com o país que tens diante de ti é primeiro sinto que que estas canções me estruturam de certo modo diz est a cantar alguma coisa tomá-la como Nossa não é assim não nos transformamos nela não é estamos em constante embate em reflexão constante o que estas que estas canções me têm
Trazido é esse constante embate já me aconteceu mesmo acontece o mesmo com muitos outros com alguns outros autores e poetas mas eamos sempre em processo de transformação e e esta música está sempre a puxar pelo acima de tudo por uma Assunção e e que queremos fazer e do nosso papel
També disto tudo e é uma música que está sempre a pedir coragem esta música do Sé Mário branco e Deus sabe que eu nem sempre a Tenho mas enfim agora pronto a a liberdade de facto é é como di o Alexandro Anil é uma questão que nós temos connosco mesmos o
Fundamental é é independentemente do das da do feitio das pessoas e da sua sorte Seria muito bom que houvesse uma sociedade funcional e pacífica e mais ou menos justa para as pessoas poderem nem que seja agonizar em si próprio portanto é a liberdade nem toda a gente nasce com
Jeito para ser feliz por assim dizer portanto mas o fundamental é é enfim é é é ver É nós construirmos uma sociedade E é disso que se tem falado agora anos 50 anos de 25 de abil nós onde haja uma base do de respeito geral e algumas garantias
Eh que que permitam às pessoas desenvolverem-se viver o melhor possível na sua vida de curta duração uhum e e spoiler é mesmo curto pois o que quei dizer é que é mesmo Olha conseguiste um feito incrível conseguiste o teu talento e a tua equipa conseguiram um feito
Incrível e dia 24 de Abril vais estar ao vivo no TV al bem no olho de forcão e de Dias agitados pela pela capital portuguesa Ainda temos bilhetes como é que como é que está a rolar esse esse negócio tive ali Ah não faço ideia não faço ideia mas evera as cen Espero
Espero que espero que esteja a correr bem não é é sempre muito bom ter ter muita gente à nossa frente para espalhar a palavra do senhor e vai ser a palavra inteirinha do Senhor fio a pav este disco anda por aí GP Simões vai ter uma física isto
Ah terá Já teve já teve já está aí a s saiu Saiu em 23 de Fevereiro em vinil também não eras obrigado a saber Aliás o com mil coisas todos os dias não e o Hugo Ferreira é um homem que hoje em dia está ligado não só à
Unicord mas também à à grama que é uma casa de reprodução de vinil felizmente que já nos esta no nosso país portanto está é o and do porto não é está exato também não és obrigado a saber n não por acaso sabia não não tinha a certesa seria no porto
Emiria sim grama é no porto sim sim sim sim sim ah não e esta dependência do fabrico dos vinis em geral lá paraos países de Leste que tomaram meses e meses sim sim sim sim é é é um mercado ótimo e fizeram muito bem avançar com
Com com ISS cá em Portugal com uma casa Portuguesa de reprodução fonográfica Com certeza vamos aí ao vivo encher esse teatro tival para cantar a Fundos plenos pulmões esta Aventura do Zé Mário branco eu tenho que fazer esta pergunta muito atrevida vamos ter FMI não sou incapaz
Pá Isso é uma grande loucura não é o FMI o FMI é é do ponto de vista interpretativo sim sim é arrebatador e é eu acho aquilo tão tão pessoal quer dizer quer dizer todas as músicas se mais bem que são pessoais e mas mas particulares mas esse tema nunca tive
Coragem acho acho que nem sequer pensei muito em fazê-lo porque claramente preguiça eu tive preguiça sequer de pensar o que é que eu iria fazer se bem que eu há uns anos atrás uhum fizemos uma homenagem que saiu em disco ao José Mário Branco foi um concerto no porto
Com com muita gente e eu inclusive e h o ator João Grosso fez um feito tremendo que ele tipo atualizou mais ou menos o FMI para tempos modernos e problemas modernos portanto já não falou nas novelas que que o Jé Mário fala como entra tu Astra pela parte das estas já
Ninguém sabe quem é o Astro o Francisco oco um ator brasileiro de uma novela do fim anos 70 e ninguém sabe se calhar quem é o Pinheiro das vezes vou votar no Pinheiro das vezes se ele sair do hospital todos esses prenos impagáveis naquela música que tinha tinha tanto de
Revolta como como de de um sentido de humor sardónico e e e o João Grosso fez o fez essa coisinha não acreditável que foi ri escrever o texto para 2. para ele poder falar ou seja para não ele não ir ali fazer uma espécie de de Ah imagina
Replicar um discurso não é uma proclamação como como aquela música é Uhum mas mas ter ter a palavra dele ali dentro daquele contexto e foi foi foi foi impressionante achei a impressionante e como não ou seja como já estava feito Nem teria coragem de fazer isso de novo ou seja tentar
Reclamar para mim uma um FMI Eu acho que ele está lá muito bem muito bem feito Como está E bem gravado muito muito tá tá perfeito Aliás o próprio não quis regravar o próprio Zem Mário deixou exatamente assim ao vivo com o épico desse momento eu nunca nunca soube
Sempre me intrigou Se aquilo foi escrito se foi se foi um se Foi de repente exatamente foi assim um jorrar inacreditável e não me admiro que tenha sido era menimo para ISO não me admito não absolutamente não me admito tenha sido uma coisa espontânea e e intensíssima isto foi também ao vivo
Este momento Bel que nos aconteceu ao vivo GP Simões com Zé Mário branco é para ver ao vivo também atenção data 24 de Abril no teatro talii bpv em Lisboa obviamente e com edição física também aí nos escapados mais atentos Obrigado GP vida longa às canções e à liberdade
Bom dia das 7 às 10