🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
[Música]
e para esta manhã de sexta-feira Que
honra ter aqui diante dos meus olhos
grandiosos dois convidados Manel AZ el
Gonçalves bem-vindos antes de mais Olá
bom dia Desculpem a maldade matinal de
aqui estarem neste estúdio em direto
comigo eu tenho de vos perguntar isto
está a ser obviamente um brilhante 2024
mas primeiro Vamos à parte dos sorrisos
Grande Aventura que vocês se propuseram
abrir assim a família dos clã ou parte
da família dos clã esta Aventura de
novas voz os novos talentos uma espécie
de polifonias que que queos vão
acontecer aqui na próxima semana como é
que isto aconteceu este is isto tudo
aconteceu com um convite muito simpático
e generoso do CCB para que eu e o Helder
construíssemos com carta branca um
concerto comemorativo dos 50 anos da da
nossa revolução pronto e é é um é uma
responsabilidade grande s prto é uma
data bonita e e é uma revolução muito
importante e o que para nós nos parecia
também importante a fazer nessa
celebração é que fosse algo coletivo e
que esse coletivo fosse também Numa
família um clã por por assim dizer que
tivesse muitas formas de expressão e
muitas cores na sua na sua invenção
musical muitas vozes também por isso e
que e que de alguma forma trouxesse esta
celebração dos dos 50 anos não para um
olhar para o passado para as canções que
fizeram a a revolução mas para para a
necessidade de manter vivo esse espírito
revolucionário e por isso é que gostamos
do do título a luta contínua e e essa
ideia de poder fazer conviver canções de
de autores mais históricos que vão estar
presentes no palco mas que ainda hoje
são canções necessárias e urgentes e
prementes com novas canções que foram
surgindo durante durante estes últimos
anos e com novos protagonistas dessa
vontade de manter a luta acesa é
incrível essa essa vossa
generosidade chamá-la assim a vossa
generosidade de abrirem aqui e o palco e
cirem o palco a novos protagonistas eh
essa luta necessita de ar novo de ar
fresco constante para para ser efetivada
com aquilo com os desafios do do futuro
e do presente já na vossa opinião para
nós precisa nós sentimos muito isso não
não é esquecer o passado nem nem deixar
de ouvir coisas do passado Claro mas
acho que é muito importante estar toda a
gente sintonizada e e a pensar nestes
nos novos tempos não é e temos todos a
sensação que os tempos estão tão
confusos e tão H tão
tudo nem sei dizer mas e que é é mesmo
importante que que que novas vozes se
juntem com com vozes que já estão cá há
mais tempo e neste caso para fazer
música não é acho que é para fazer arte
seja o que for sim falas em generosidade
mas na verdade eh para nós é um é mesmo
um grande privilégio
a Sim esta partilha este encontro com
outros artistas com outras maneiras de
pensar a música de estar em palco é
curiosidade também sim é muita
curiosidade e e também perceber que que
essa que essa vontade de falar do que se
passa de de ter a vida de todos os dias
nas canções que se faz na música que se
faz não é algo que pertence a um passado
que veio da dos primeiros anos da
revolução ou da da antecipação da
Necessidade dessa revolução é algo que
que nos artistas continua muito muito
muito vivo muito presente e por isso é
que
foi fácil
encontrar gente para estar connosco que
tinha canções compostas sobre assuntos
que são prementes hoje e por isso não
foi nesse sentido eu acho que os
artistas continuam bastante antenados
com o radar muito afinado para aquilo
que se passa no mundo à sua volta isso
acaba sempre por por aparecer na música
que fazem e por isso para nós e para os
clã que também são a banda suporte desta
desta luta contínua mais o Kari flores
que também está está connosco na na na
Banda suporte é é mesmo um privilégio
ter estas vozes
esta multiplicidade de vozes a cantar o
que o que é preciso continuar a fazer é
engraçado temos aqui gente de diferentes
quadrantes mas há aqui uma espécie de de
chão mais descarado que é o Hip Hop pelo
menos assim as águas da capicua o
próprio clides não sendo hip hop mas
também anda por aí navega por aí h
obviamente hiop sim vocês têm revisto no
hip hop enquanto melômanos H uma espécie
de premência também de de uma espécie de
Nova Canção da revolução quero isso
dizer o que for sentem isso enquanto
ouvintes de de uma cena que não é a
vossa enquanto criativ será quer dizer
eu acho que que que de facto no no
hiphop e na no na música que tenha na
palavra uma um um destaque muito
importante é óbvio que aí se calhar há
há um um palco mais mais interessante
para
para se fazer intervenção para se para
se mostrar as inquietações sobre o sobre
o mundo mas mas mais do que do que serem
hip hopers a capicua e o shaji são dois
autores
muito muito importantes da maneira como
eles pensam a o mundo a forma como não
se Calam também em relação a tudo o que
se passa no mundo e no nosso país muito
concretamente tornou-os quase
inevitáveis neste espetáculo foi uma
sorte para nós eles estarem Livres nesse
dia coisa complicada
Pois havia realmente muita gente que
podia estar em palco se nós fizemos
alguns convites e as pessoas felizmente
estavam com já com coisas para fazer no
dia 24 de Abril conseguimos este
eh guardar estes assim porque também
como o convite já foi feito com quase um
ano de antecedência conseguimos ir à
procura das pessoas com alguma
antecedência também mas mas pronto mas
foi muito bom para nós ter ter estes
dois m
connosco porque pela maneira como eles
falam também mais isso propriamente por
eles serem do universo do do hiop fos
mais procurá-los a eles ao seu
pensamento à sua crítica à sua escrita
são poetas
efetivamente é essa é essa a causa
poetas com com coragem determinada
determinada todos os dias pela pela sua
arte é muito curioso estamos estamos
obviamente num momento de felicidade de
comemoração mas não podemos acar Aqui o
sol com a peneira porque estamos num
momento também de desafio e de alguma
vou chamar só para min para a minha
palavra e para a minha causa de alguma
tristeza do que estamos aqui com uma
espécie de grande ponto de interrogação
diante dos nossos olhos meus amigos
músicos criativos como é que se sentem
em cima daquele palco com com aquilo que
vão fazer na próxima semana e com este
Portugal que que habita dentro de nós á
com ainda com mais ganas de cantar mais
vontade mais agora agora que dá mais
vontade
agora sim é
temos quer dizer tudo H Há muitas nós
quando começamos a pensar no alinhamento
deste espetáculo foi há foi praticamente
há um ano atrás sim e e ele ficou
definido ainda o ano passado portanto em
termos políticos por exemplo não não
havia sequer a ideia de que o governo ia
mudar portanto
hh na realidade devemos dizer que
repensamos algumas coisas depois desta
desta alteração eh política ajustes
fizemos uns pequenos ajustes porque
porque é isso mesmo porque as coisas têm
os seus contextos e e acho e acho que é
aí que é preciso também ter
muito muito cuidado para fazer as coisas
de forma mais eficaz não é
hum mas mas é foi todo foi todo um um
trabalho pensado já já nessa altura e e
nunca imaginávamos que que que o
contexto político iria minar de alguma
forma aquilo que que nós estávamos a
fazer em palco não dá para imprim
abilizar não é é uma cena ficar quieto
que que não é possível não é não pode
ser uma resposta ficar quieto não não
pode ser mesmo há tanta coisa
inquietante à nossa volta que que é que
é mesmo é impossível não ficarmos
contaminados por isso mas o que é muito
bom também na na construção deste
espetáculo eh e no encontro com estes
músicos e é é perceber que que que há
muita Apesar de todas as diferenças que
temos entre nós e em termos artísticos
há há Mesmo muitas pronto muitas muitos
universos diferentes aqui mas que nos
tocamos todos nesta neste prazer de
fazer música e juntos e de nos
descobrirmos juntos mas principalmente
nessa importância de de no palco
defendermos causas maiores e e o mundo
melhor sim e uma defesa vocal
efetivamente vocês que já tinham Na
última conversa eu fiquei eu ando há
alguns anos com alguma pancada na cabeça
com a primeira canção que abre o véspera
que é este sinais que eu acho que foi
uma canção Profética que vinha a sim nem
vocês próprios enquanto pais dessa dessa
mesma canção tinham percebido que havia
uma espécie de de grande navio de para
levar-nos para um outro sítio
completamente diferente foi o covid h
recentemente as alterações políticas que
que nos aconteceram H os clã obviamente
enquanto turma criativa que estão cá há
tantos e bons anos não podem não podem
ficar imunes este este este mundo que
nos está a acontecer não é como é que
como é que se distingue como é que Trava
a ideia de Ok isto tem que ser uma
canção isto queres ser uma canção
Hã mas eu tenho que colocar aqui as
minhas ansiedades eh sobretudo para a
parte lírica tenho muita curiosidade
como é que como é que é feito este esta
quase que moralidade da canção como é
que como é que vocês ficam imunes a não
cantarem só um h da desgraça daquilo que
que nos está a
acontecer isso nós temos a sorte de ter
parceiros incríveis na na escrita um
diso muito colaborativo véspera não sei
sim a letra dos sinais da canção que
abre véspera do Samuel úria Ah mas a
capicua também escreveu foi a primeira
vez que colaboramos com a capicua foi no
no véspera Ah mas temos letras de Carlos
Ted Sérgio Godinho ou não outra vez por
exemplo é uma letra do Sérgio Godinho
que fala sobre o facto de nunca
aprendermos com com a história e as
guerras estão sempre a regressar e a
desgraça está sempre a regressar e a
gente olha para o mundo é isso H pronto
temos esse essa grande sorte esse Grande
privilégio de de trabalhar com com
autores muito antenados mais uma vez com
um radar muito afinado mas eu acho que
também o que é importante
aqui não é que não é que nós nós não
estamos assim ligados a nenhum canal
deum Manifesto sim e não e
nenhuma nenhuma previsão do futuro
portanto não temos não temos ess esse
tipo de para nós para vocês próprios mas
o que é o que é impossível ter enquanto
se é gente é é estares ests um bocado
permeável ao que o mundo traz e eu acho
que também com a idade parece-me Acho
que cada vez estamos mais mais
preocupados com que está à nossa volta
menos com o nosso amigo e mais com com o
futuro e com os nossos filhos e com com
tudo isso e isso acaba por contaminar o
que fazes e o teu trabalho e poder ter a
sorte de ter gente que escreve connosco
e que consegue pôr em palavras ess isso
que nos atrapalha o estômago e os nervos
é é mesmo uma sorte dos raios eu posso
dizer que os clã estão apaixonados pelo
teatro é atrevido a minha parte vocês
agora as últimas colaborações como é que
como é que como é que vai esse Mambo do
do teatro na vossa na vossa vida vai bem
vai muito bem já começou há algum tempo
temos feito já muita coisa no ú nos
últimos anos Sim nós a primeira aventura
assim mas a série foi com o fã com o
Nuno carinhas Ah foi o primeiro grande
desafio para trabalharmos no no teat
infant juvenil sim muito muito divertido
e depois eh encontramos a formiga
atómica que realmente mudou a nossa vida
termos de relação com o teatro fizemos a
montanha russa foi muito fixe depois
tivemos o grande privilégio de de
trabalhar no cerejal com a ensinação do
Tiago Rodrigues que que nos trouxe
também assim muito muita aprendizagem
muito mundo e h e mais recentemente
estamos e envolvidos no no terminal o
estado do mundo é a última criação da
formiga atómica estreou eh no dia 6 de
Abril em Ourém e agora a partir de Maio
naal nacional e internacional Vamos à
avinhão e tudo a Festival da avinhão
agora em Julho mas esse processo de
criação do do terminal que foi bastante
intenso obrigou-nos a estar aqui tipo
lisboetas durante meses a viver cá em
ensaios e lamento
Desculpa era lamentar mas mas foi mas
foi um trabalho mesmo muito intenso
assim de de criação e de e de partilha
com uma equipa incrível atores
maravilhosos uma equipa técnica e
criativa extraordinária e t assim é uma
mecânica muito diferente não é e daquilo
que é a criação pura e dura musical
parece que é assim uma espécie é preciso
ir lá ao barómetro da banda e dizer Ok
isto tem que ficar aqui o potenciómetro
estão a ver a cena Ok fica aqui mas ao
mesmo tempo parece que as palavras e vão
mesmo efetivamente para outros lugares
com a identidade sonora assinada por uma
determinada banda como é que é esse jogo
Helder musicalmente Sonic Pois eu acho
que
é um bocadinho como quando tens uma
letra de uma canção e andas ali à
procura do que que é que pode servir
aquela letra eu acho que nesse sentido é
é mais ou menos idêntico quando tens um
guião à frente e tentar perceber o guião
aquilo que se quer dizer para onde é que
a coisa vai E no caso do trabalho que a
gente faz com a formiga atómica há aqui
ainda o trabalho todo de pesquisa em que
eles nos envolvem portanto nós por
exemplo nesta nesta peça tivemos mais de
um ano só em pesquisa só só em palestras
e a ler livros e uma série de coisas que
tensos a ver filmes e pronto muitas
conversas ah adoro as mesas redondas do
teatro não é toda a gente a equipa toda
reunir sempre sempre Isso isso isso é
diferente da música Na realidade na eh
neste caso aqui houve bastante mesmo
bastante tempo e bastante pesquisa isso
também contamina muito também logo a tua
forma de pensar aquilo que tu achas que
deve ser o correto ou não pronto Daí até
chegares a uma música que seja certa
Pois boa sorte é é é outra questão hum
mas mas pronto Mas vais Vais criando
assim umas umas Barreiras uns umas
direções que que são são importantes
para quando começas a compor perceberes
que isto isto vai funcionar isto não vai
isto vai pronto e e normalmente é sempre
um bocadinho Até à última sempre na nos
últimos 15 dias ainda estava a fazer
música ainda estávamos a meu Deus que
nervos há assim pono esse stresse final
mas mas mas também já já começa ser
habitual não é Norma já começa a ser
porque aquilo é mesmo um corpo que que
mexe que que que vai movendo e nesse
aspecto também não é muito diferente da
música bocadinho depois tu vais em
digressão de um concerto e também vais
mudando de coisas e no teatro também
acontece isso na realidade nós estreamos
esta peça mas tenho a certeza que daqui
a
ah alguns meses já está num outro ponto
que que que evoluiu com com toda a gente
né que tem a ver com isso com com a
relação com o público também a nossa
relação com a prpria P mas mas
musicalmente é isso acho que é um é um
trabalho apesar de
tudo muito idêntico ao que se faz para
um disco sendo que há esse trabalho mais
profundo de de pesquisa que Que adorava
que ouvesse na música também ponto de
situação próxima semana eu acho que mais
do que justo dizermos quem vai estar
convosco nesta luta contínua noitada de
quinta-feira CCB certamente ainda há
bilhetes digo eu estou estou em
território pantanoso já está escutado Ok
esqueçam o que acabei de dizer esta
parte da entrevista por favor H quem é
que vai estar em palco com v com vocês
na na quinta-feira à noite nesta luta
contínua já falaste da da capicua e do
solag nossos mestres de cerimónia nesta
neste espetáculo vamos ter e vou vou
tentar dizer por ordem alfabética porque
é muito difícil colocar aqui prioridades
Ana Lua caiano que é uma força da
natureza maravilhosa ah
Euclides que que além de ser uma voz
extraordinária de ser um guitarrista
incrível é também um músico super
generoso e esteve connosco nos ensaios e
e e pronto percebemos logo depois que
íamos ter quase como guitarrista da
banda também porque ele ia tocando tudo
connosco portanto vai estar também no
palco a acompanhar-nos no no que ele
canta mas noutras canções também Jonas
que é outra força da natureza ah além de
pronto de ser um fadista maravilhoso e
de e e no fado trazer uma uma energia
nova uma linguagem nova que também é
muito salutar de encontrar na na escrita
principalmente o do fado dos dias de
hoje é um performer extraordinário
também portanto estamos e muito
contentes e deu grandes contributos
também para para as canções que que que
trouxemos para o espetáculo uhum o
grande e extraordinário Paulo Flores
fogo que pronto nós nós tivemos eu tenho
que dizer isto porque é é mesmo
importante contar isto nós tivemos uma
uma fase de ensaios em Dezembro porque
como eu e o estávamos perdidos no teatro
fomos encontrando assim os buraquinhos
Livres adoro perdidos no teatro e então
tivemos esse mês de dezembro focados em
Sea com todos os convidados à exceção de
Paulo Flores que estava muito ocupado
com muitos concertos nesse nesse mês e
então só em janeiro é que conseguimos
estar com o Paulo e e e o primeiro
encontro que conseguimos ter com o Paulo
Flores foi em Lisboa na na nossa no
nosso pequeno apartamento que tínhamos
de residência aqui ah ali perto do caixo
de Sodré então ele apareceu lá com com o
com o Kar e o seu filho pá e tivemos Nós
os dois assim a cantar com o Paulo
Flores à frente a cantar ouvi-lo cantar
e pá e foi das das experiências mais
fortes e incríveis que eu tive na minha
vida ninguém gravou isso ninguém gravou
isso não porque aquilo não é mesmo uma
coisa extraordinária met total é é uma é
mesmo incrível foi assim dos momentos
mais
felizes este ano para mim ISO foi o
melhor teaser de sempre foi o melhor
teaser de sempre a luta continua quem
não pode lá Estar pode ouvir através da
antena 3 aliás vamos ter uma transmissão
que vai começar precisamente nesse dia à
tarde em direto do CCB para fazermos
também nós a nossa boa corridinha pela
Liberdade que nos interessa a todos 50
anos depois talvez como nunca de antes a
importância da liberdade e de tudo todos
esses satélites em torno desse conceito
mágico que muda determinantemente a
nossa vida as nossas vidas muito
obrigado Elder Manela por terem vindo cá
e por esta maldade
deste loriano que