🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
[Música]
rocking R untold Stories em parceria com
a rfm esta é a segunda temporada já
sabem que neste espaço ouvimos histórias
que em teoria seriam inenarráveis mas
que são narradas pelos nossos convidados
e pelos nossos intervenientes
acontecimentos épicos nunca antes
revelados tem aqui espaço e hoje é mais
um grande episódio temos a honra de ter
na casa Malta experiente Malta batida
chutos e pontapés chutos muito obrigado
por terem vindo até aqui eles são
repetentes no untold Stories e e vamos
ter também o Tomás freus que é da
agência criativa denso que é responsável
pela campanha dos 20 anos do rocking R
em Portugal Olá Tom mais Olá já sei que
temos muitas histórias para partilhar
até algumas histórias com os chutes e
pontapés que eles nem sonham não é É
verdade mas já lá iremos então no
primeiro episódio do One Stories
contamos com o TIM e com a cabira nem o
Gui Nem o calou vieram portanto Hoje
queremos ouvir a vossa verdade dos
Factos
ui vocês alg este este é um espaço em
que vocês podem dizer aquilo que
quiserem Se tiverem queixas para fazer
do rocking Rio é agora tem Tens alguma
queixa para fazer cal queixas sim não
não corre tudo bem normalmente Gui não
não tenho queixas tá tudo bem contigo
tác o tin bocado aqui em off disse que
tu roubas chocolates e bananas do
camarim é mais bananas mas também vai um
chocolatinho de vez em quando é por
causa do magnésio e pá não é é assim
tipo mesmo açúcar e tu Calu és conhecido
por roubar o quê do camarim vinho
normalmente leva S Vega n é pronto e
vocês exigem vinho dos chutes nos
camarins sim não não vinho dos chutes
não não pá
esquisitos acho que só s Eu é que tom
vinho normalmente é raro vermos que ele
leva tudo vocês vocês são históricos no
rocking Rio Vocês estão com o rocking
Rio desde a primeira edição eh
alguma vez fizeram algum pedido ao
rocking rio que o rocking rio não acedeu
ou alguma vez o rocking Rio vos fez um
pedido que vocês disseram e pá não vai
dar houve algumas houve algumas
situações mas que que não já F foram
tantas vezes né já não consigo fixar mas
houve sempre coisas com ou com horários
e ou com datas ou com como é que se ia
fazer ou não ia porque pá nós já
tocamos de toda a maneira feitio né no
rocking Rio até R mei Ah porque pá às
vezes houve uma série de tempo que nós
estávamos a tocar volta das 5 da tarde
3:30 e pedimos realmente para ver quando
é que nos davam se era naquele ano que
conseguíamos tocar à noite pá também
tínhamos luzes para mostrar e e nunca
conseguíamos pronto esse tipo de coisas
agora em termos de de condições de
camarim e coisas dessas nunca foi
necessário nem tanto no palco grande né
nem no outro palco mais pequeno mesmo
quando quando mesmo quando o Zé Pedro
fazia e lá fazer DJ e tudo Acho que ele
que toda a gente se gostava das
condições porque são realmente
diferentes este ano Vocês tocam no mesmo
dia que outras lendas como por exemplo
os Extreme e os Scorpions qual destas
bandas é que estão mais ansiosos para
ver ó pá eu nenhuma porque Eu segui vou
para
casa jás sinceramente é muito são muitas
horas nó Vamos abrir aquil lá às 5 da
tarde hor vai ficar lá até às 3 da manhã
eu depois vejo vej na televisão vej na
televisão e mas é pena porque achas que
não tem cor Eu por acaso há há alguém
que eu quero ver mas não a banda não me
interessa nada mas quero ver o o o
baterista o Micky que é o baterista que
era o baterista dos motored que agora
toca nos Scorpions no Scorpions né é
muito bem e achas que noc não te ia
pedir umas dicas de guitarra Oh pá ela é
um animal a tocar S Tomás eu há pouco
dizia que tu e tens uma história já com
os chutes que se calhar eles nem sonham
que não tem a ver com o rocking R Mas é
uma história que eu acho bonit podes
contextualizar rapidamente é enfim para
já é um prazer e um orgulho estar aqui
com com esta banda que é de facto uma
banda que acompanhou as nossas vidas faz
parte da história de Portugal e isto tem
a ver um bocadinho com Portugal e com a
história de Portugal eu fiz parte da do
grupo do Euro 2016 que fomos campeões
europeus em em França fazia parte lá da
comitiva tinha lá um papel enfim um mês
e meio em Paris a acompanhar a nossa
seleção e e havia um momento que era o
início dos jogos da seleção onde
tínhamos os os portugueses e os
imigrantes sempre naquele ali naquele
cantinho e e de repente tocava a minha
casinha e isto era um enfim era uma
adrenalina que nos dava a nós que
estávamos estressadíssima
em empate até à Vitória é verdade de
empate empate até à Vitória e Brilhante
Vitória mas aquele momento pá era um
momento de os próprios jogadores eh os
dirigentes e depois o o o público não é
os fãs os adeptos eh aquela frase no céu
era era ecoava pelos estádios de França
fora e acho que isso foi um um uma
Estelinha uma estrelinha que que que
acompanhou a seleção e e a história
curiosa também é que foram os adeptos
que escolheram as músicas ou seja a UEFA
pede ao país para escolher a música que
requer antes do jogo Os adeptos vão nos
sites e votam e escolheram a minha
casinha e portanto isto é uma história
que a mim foi a melhor experiência da
minha vida profissional porque depois
fomos campeões europeus etc e fez parte
disto e a minha banda enfim sempre bem
que me acompanhou desde puto até agora e
portanto não esqueço nunca também o
concerto de 2018 que vocês fizeram de
tributo ao a ao Zé Pedro e ver as três
figuras da Nação muito muito pomposas
sentadas e a baterem o pé e depois
Aquela aquele Public acho que é o único
acho que acho que deve ser único no
mundo ter as três figuras da Nação num
concerto numa música a fazerem parte
acho que isto é de uma criatividade
disruptiva e eu acho que nunca acho que
nunca aconteceu ISS se o pal ca isso era
um problema todos não sobrava
ninguém foi Di não estava-me a lembrar
desse momento ecima com a chuva e com
com com tudo foi uma coisa uma coisa
muito motiva e pá e queremos agradecer
desde sempre desde desde aquele primeira
daquele primeiro momento em que surgiu a
ideia e que que o presidente Marcelo te
ligou não foi foi entre o entre o
presidente Marcelo entre a Roberta e a
Malta do chut portanto E cozeu ali a
coisa
tu tens tens noção Calu do que é que do
que é que pensaste lembras-te quando
viste o Presidente da República aos
saltos no palco a Corti
jutos eu não posso dizer o que é que
pensei
no s não mas eu gostei imo pá foi mas
est acho que tava tava num estado
emotivo tão grande que pá não sei tava
um bocado fora de mim ok não estava
acreditar naquele não estavas a
acreditar uma uma da uma da Vá não vou
dizer críticas mas um dos comentários
que se faz ao rocking Rio ah porque é
que não chamam isso poping Rio porque é
que não cham isso tudo menos rocking Rio
porque parece que não há rock primeiro
há rock e é do melhor não é então estão
aqui as as provas disso mas esse foi um
bocado o desafio para a campanha que a
agência para a deno que é a agência do
Tomás teve que trazer para este ano para
para a celebração dos 20 anos do rocken
rio foi Olha eu recebi um telefonema da
Roberta que fiquei logo todo nervoso que
a Roberta disse assim Tomás preciso da
tua ajuda e eu diz pela primeira vez na
história vou pedir a uma agência que não
somos nós a fazer a a campanha portanto
tens aqui a responsabilidade toda em
cima dos hombros e eu disse aceitei log
e disse vamos embora vamos montar aqui
uma equipa isto para nós é um orgulho
uma marca fortíssima como o rock and re
Enfim uma marca que ainda tem o eu vou
ou seja um slogan de 2004 ainda hoje é
Vivo e o que nós dissemos à Roberta e
depois ao Roberto e ao Rodolfo e assim à
equipa do rocking Rio foi eh enfim o
rocking Rio há 20 há 20 anos atrás até
há mais enfim em Portugal tinha o slogan
para um mundo melhor e isso era um tema
que ninguém falava e que hoje todas as
marcas falam da sustentabilidade para o
mundo melhor e portanto é um é uma marca
que tem esse essa legitimidade de falar
de um mundo melhor através da música e
do Poder da música e o que nós dissemos
foi achamos que isto deve ser hoje os 20
anos uma campanha não de um festival em
Portugal mas de um festival do mundo e
para o mundo e portanto se é um festival
do mundo para o mundo e para todos e
criamos o conceito do rock and R all in
r e o all in R é o joing r Peace In R
amor Shut in real divertimento in real
Cops in real é tudo in real all in real
e achamos que isto é um conceito muito
elástico que dá para enfim comunicar
desde a banda ao parceiro ao
acontecimento ao evento e acreditamos
que é uma mensagem que vai trazer o
poder da música ou seja mostrar a força
que a música Tem Para Um Mundo Melhor
que isso é o conceito do rocking re é o
propósito do rocking Rio e nós enfim
fizemos essa apresentação foi aprovada a
primeira o que fácil enfim o Roberto
Medina é um publicitário de referência
do mundo e portanto de publicitário para
publicitário há sempre ali um um tema eu
estava enfim com com com a minha
convicção que era uma grande ideia a
Roberta adorou a equipa adorou e hoje
estamos a enfim a criar várias peças
coisas muito criativas a campanha ainda
não está toda revelada Só há uma
primeira fase ainda Portanto vamos ter
uma segunda fase da campanha e
acreditamos que é um Eu imagino que que
isto pode ter a força do eu vou vamos
vamos dizer assim não não quer dizer que
atá porque acho que o avô é um ícone da
Publicidade e simbólico deste deste
desta marca mas o rio comemora aos 20
anos e queremos que as pessoas continuem
a dizer eu vou ao al R para vender
t-shirts até com o nome das pessoas
exatamente ex Claro Roberto Não Anda
aqui a
dormir Tomás rio chut rio rio mar Rio
toda a gente vai a
ri estás aí mais caladinho Esta é para
ti
ser o concerto de tributo ao José Pedro
Porque como é óbvio não há nada que
consiga suplantar esse
momento qual foi o melhor momento para
ti de pontapés no Rock and r e
porquê e pá não assim melhor melhor pá
foram muitos Vocês tiveram o Mick jager
a agradecer aos chutos e pontapés e pá
eu não vi foi foi isso aconteceu Bru
prin a ver o vosso concerto no palco não
pá gostei muito do concerto com a
orquestra do do ot pá foi assim uma
coisa para mim diferente
e pá pronto os outros não não já passou
coisa muita coisa este ano vão voltar ao
rocking Rio na celebração dos 20 anos e
vão com uma orquestra também como é que
vai ser esse concerto Já pensaram em
alguma coisa ainda é cedo ah o o
concerto eu acho que é um concerto um
bocado de cerimónia porque portanto é
abertura dos 20 anos o rocking Rio faz
sempre uma abertura digamos formal não é
ah
não sei já com quem foi com uma série de
pessoas mas tem sempre assim uma
abertura formal não é e este ano a
abertura formal ficou ao nosso cargo
porque tínhamos realmente este tínhamos
feito o trabalho com a orquestra
eh
já há dois anos correu bastante bem E
era uma proposta
eh para nós diferente para roquin Rio
calhava bem e portanto vai ser vai ser
isso está claro que não vai ser vamos
escolher os os melhores momentos porque
realmente o concerto não são só 80
músicas também são não sei se 30 músicas
ou coisa que o vha Portanto vamos fazer
uma uma coisa para fazer aquilo à medida
e esperemos esperemos que corra tudo bem
e que seja um momento realmente de
grande abertura e de e que proporcione
depois a a alegria e tudo para resto
para lá deixa só dizer uma mas nós no
fundo estamos a voltar estamos a andar
para trás porque voltamos a tocar às 5
da
tarde tá bem mas é estado quase é por
causa da orquestra para abrir é por
causa da orquestra e já sabem onde é que
já sabem onde é que vão ensaiar eu acho
que vamos ensaiar no ro no Rio e eu acho
que é lá também lá como assim no dia de
manhã no dia anterior dia anterior dia
anterior portanto nós ensaiamos as
nossas partes na nossa sala a orquestra
com com os apoios e a orquestra ensaia
lá no sítio dela lá que é bem visto pela
pela Roberta porque às 5 da tarde vão os
melhores para encher log só nos juntamos
e este momento
essa
conversa acho eu sim essa conversa
também já foi feita várias
vezes não sabia não sabia H tu recebeste
um telefonema da Roberta para para fazer
esta campanha Tu também recebeste um
telefonema da Roberta em 2004 para para
os chutos e fazerem parte da Família
roquin Rio Sim Foi uma foi uma coisa que
acontece pá E desde aí né Roberto era
ainda era uma uma uma moça nova ainda
éramos todos mais novos nós éramos umas
moças há 20 anos é mesmo assim mas
apareceu com uma conversa que não não
estávamos habituados né e com uma
atitude que não estávamos habituados
eh e com todo um conceito festival que
que Portugal também não estava habituado
quer dizer aqui havia e É engraçado
porque ela veio pedir mesmo naqu bem
Quer fazer isto que vocês são são uma
banda grande como é que se pode fazer se
querem querem alinhar desde a primeira
vez porque eh vai ser importante que que
nós tinhamos os os bons nomes não vou
dizer os melhores mas bons nomes logo à
cabeça para para dar credibilidade e
pronto e nessa altura para vocês terem
ideia era quando os festivais em
Portugal e ou acabava a cerveja ou
acabavam as casas de banho ou havia lama
ou havia vento ou caí ao palco e
realmente veio veio alquin Rio e fazer
fez esta fez uma mudança radical no
perdão nos conceitos de festival em
Portugal né e passamos a ter outros tipo
de coisas e tá claro e a Roberta logo
nessa altura com o mundo melhor e com
digamos com uma uma outra facee da do
festival
perdão sem ser só o a música sem ser só
os os cabeças de cartaz mas também que
aquilo tudo fizesse sentido para ajudar
este ou outro e depois foi ao longo das
das edições foram mudando as os
objetivos os alvos por aí fora depois H
sempre para um mundo melhor ex sim sim
Sempre para o mundo melhor com a
sustentabilidade com uma série de coisas
e isso foi sempre bom e foi sempre outra
maneira também de chamar a atenção pois
com certeza para o Festival mas sem
falar só das mesmas coisas né Sem só
falar de que este este ano vai lá aquele
Senhor nunca n por exemplo com o pul Mac
carne que aquele primeiro concerto que
era o único não é que só ele é que podia
estar no palco e não sei quê Pronto
havia essas coisas e depois havia tudo o
resto quer dizer ninguém podia
entrevistar o p macar nem um mês antes
então falava-se de outras coisas mas mas
podemos dizer que o Paul macarte ganhou
a legitimidade para ter essa essa idado
Tod com certeza com certeza h eu acho
que houve um almoço correto houve um
almoço em quem é que esteve nesse almoço
um almoço tive eu teve o Zé Pedro teve a
Roberta teve a responsável da campanha
que já não sei como é que se chamava que
era uma senhora já uma certa idade que
eu lembro tinha uns óculos com
Swarovski era da agência lá da arte
brasileira óculos com Swarovski estava a
Marta Ferreira que era a nossa Manager e
não sei se mais alguém Talvez o talvez o
um senhor que que era acho que diretor
ou CEO ou qualquer coisa da dos Centros
Comerciais portanto dos olivais e depois
da era do feira noova do feira noova
qualquer coisa onde é hoje o pingo 12
porque ela Roberta e eu tive esse
contacto porque a Roberta precisava de
na altura Parque estacionamento porque
era a primeira vez e fez-se uma parceria
na altura com a j Martins para se poder
estacionar naquelas Torres que eram
novas onde é hoje o pingo doce essa Eu
também tive nesse Não nessa reunião mas
noutra onde pronto pronto hav portanto
era assim quê seis ou oito pessoas e foi
no foi Amoreiras esse almoço foi nas
Amoreiras e foi prontos e foi quando
fomos depois claro que engraçado porque
depois entretanto o Zé Pedro já era
cliente do rocking Rio porque ia ver o
rocking Rio ao Brasil e através da
antena 3 e não se sabia a dimensão fazia
Crónicas de madrugada para cá fora ele e
o Alex faziam essas coisas pronto e e
aliás ele era um grande entusiasta do
era mesmo mesmo e lembram-se o resto dos
chutes quando o Tinho e Zé Pedro chegam
do almoço e vos contam o que é que
aconteceu o que que não se lembram o
calor não se lembra que que passou pela
cabeça isto Só perguntei o que é que
tinham comido
foi foi no Madeirense portanto foi
Espado foi Espado não me lembro n não me
lembro não mas isto me diz é
importantíssimo de facto a Roberta
trouxe para Portugal e neste formato
festival que é muito mais do que um
concerto é muito mais com mas essa
ambição essa é se acreditar que é
possível fazer coisas na altura enfim
grandes bem feitas bem organizadas o
parque da Bela Vista foi uma surpresa
para todos lisboetas portugueses enfim
ninguém conhecia aquilo pant um
anfiteatro natural portanto essa visão
essa ambição eu acho que ela é
responsável por isso e nós temos que
agradecer como país a isso e não estou
aqui
a estou a dizer mesmo que que é o que eu
acho e e e e mais ela depois esta
campanha dos 20 anos tem aidade dela com
a humildade dela disse-me assim eu
estou-te a dizer a ti porque eu acho que
nos 20 anos precisamos de um toque
português e de alguém português que de
não é eu eu e a minha equipa mas isto
tem aqui Um um pensamento que é que que
é relevante que é interessante que é
eles sempre fizeram as campanhas e bem e
bem feita já Dios o exemplo do voô mas
ela sentiu que os 20 anos precisavam de
um toque de Portugal de portugueses e
daí vem oen que é uma expressão tão
portuguesa
não não daí vem daí vem Portuguesa de
que Hoje fazemos coisas para o mundo e
não só para Portugal e o rock rio é um
festival para o mundo e não só para
Portugal nem para Lisboa nem para
Porto e há espaço para todos os chutos
ao fim destes anos todos de carreira
ainda fazem soundcheck
às vezes às vezes às vezes normalmente
em situações
diferentes situações de princípio de
torneiro não é situações de di S
diferente difícil ol melhor dizer que
está complicado o c gosta nas mãos dos
técnicos né sim mas o calo gosta sempre
de de ir fazer o sal cheque dele ver ver
sim pá é um extramente mais complicado
pá tens a tua afinação
mas tem muita coisinha muito parafuso
nem para ver se os parafusos estão estão
estão todos lá mas não Consegues ligar é
pá não
consigo paro que a coisa não corre bem
depois à noite pá tem que ir lá mesmo
experimentar aquilo e tu cabira como é
que é com as tuas meninas com as tuas
guitarras
Hum permites que alguém as acaricie
digamos assim o o meu Ráo L Preto sim
ele ele é ele que Experimenta à tarde
quando quando nós não vamos e é pronto
basicamente não é mais que isso pronto é
e as palhetas do
Gui pá eu sou eu que trato das minhas
coisas tal igual como o calum mas H
normalmente à noite ou chega um bocado
mais cedo
ao palco antes de começar o concerto e
ligo as minhas coisas todas e desmonto
depois ao fim não desmonta
n no
camar tenho ali umas coisas frágeis que
o Gu às vezes começa a desmontar ainda
espetáculo pá não era para
dizer já estás a sair pel porta e o tu
és o que trabalhas és o que trabalhas és
o que viaja és o que viaja mais
levezinho sim quer dizer quer dizer o Gu
também sim os baixos também também
normalmente tá lá o o Rudi trata da por
as quadr pois em relação à à à voz e
cantar e tudo pronto tem que ser algum
algum ensaio algum cuidado mas em
relação a tudo isto Eu sou daqueles que
acha que tá tudo na cabeça Quer
dizer verdade tá tudo na cabeça Quer
dizer se vamos para um concerto a pensar
que alguma coisa com uma pedra no sapato
que alguma coisa não tá bem que não sei
quê estamos desgraçados o conto todo mal
e não conseguimos fazer eu eu basta não
ter não esquecer-me dos ténis que
normalmente toco P pronto
acabou todo a pensar não bem por caus
entanto conseguem-se dar concerto estás
a perceber com as coisas nas orelhas
enfiadas desligadas e pensar que pois
Como assim quando tem lá qu á assim tá
bem estás a perceber portanto que eu di
é tudo na cabeça quando fui desligar
para sair do palco tinha o je dentro do
bolso estava pendurado portanto os aular
tiveram o tempo todo desligados e o que
é que tens nos auriculares normalmente
mal toda pá aquilo funciona como um
tampão não tinha nada tava tapado
funcionou na mesma na cabeça não é na
cabeça e ele só deu ele diz que pedia
mais guitarra mais isto mais aquilo e lá
falava das coisas dele e quando acabou o
concerto levantou tinha aqui um en
fijado no voo quer dizer não é para
dizer isto acontece acidentalmente ele
pedia mais guitarra e acontecia na
cabeça
deleia também nós fazemos os tipo os
três primeiros quatro primeiros ensaios
com palco pois eles memorizam as sessões
aquilo tal Aquilo é mais ou menos sempre
igual varia pelo espaço que onde a Malta
está se é coberto se é não sei quê uma
tenda pá é só isso que varia resto é
tudo mais ou menos depois o resto pá mas
são noias pá é aquelas noias pois eu que
estou eu que estou lá mais à frente né e
pronto a Malta que tá um bocadinho mais
à frente quando quando se depara com a
Multi não é com o público a coisa não há
não há ensaio que te prepare que ch que
ch o público quer dizer e Então essa
sensação essa essa emoção a a a resposta
imediata que se tem que ter perante
aquela perante o que está a acontecer
quer sejam 40 quer sejam 40.000 ent essa
coisa não há como ensaiar e portanto a
melhor maneira que eu conheço é chegar
lá ver que as pessoas estão satisfeitas
e satisfazer com isso e e tentar e pá
mesmo curtir o mais possível fazer tudo
o que tem que fazer e curtir o mais
possível porque é para é para isso que
isso é é é não se ensia não se ensaia
isso eu já vou querer saber a opinião
dos chutes em relação ao novo espaço
para o Rockin rio mas perguntar ao Tomás
que é que é um homem da comunicação eh
se achas que é para o rocking Rio Um
Desafio comunicar esta nova localização
porque de facto o palco da Bela Vista já
estava estabelecido e é e é emblemático
e como é que tu achas que isso pode ser
feito não eu eu acho que já houve uma
media a do espaço com com o enfim com o
evento que houve aqui no verão passado e
portanto as pessoas já conhecem o espaço
com as jornadas mundiais da juvent
juventude houve muita mediatização e
Portanto acho que não há tema de
location de comunicação de location acho
que as pessoas vão entender rapidamente
acho que vai ser épico e eu estou a
imaginar a abertura com a orquestra e
Aquela aquele landscape aquela paisagem
linda de Lisboa do rio da ponte acho
Portanto acho que acho que é acho que
vai ser épico vai verdadeiramente ser
épico e acho que os 20
merecem este esta esta roupagem Nova em
tudo e portanto as pessoas sentirem que
estão a comemorar 20 anos junto com os
artistas junto com as bandas juntos com
com os parceiros junto ao Rio pela
primeira vez o r Rio Lisa e isso era era
o que eu ia dizer publicitariamente h
aqui o tema do Rio porque temos estamos
em frente ao Rio portanto é esta Esta
conexão mas acho que também mostra mais
uma vez o o o challenge do rocking Rio
da da Roberto e da equipa de Vamos mudar
sem medo para um espaço maior
desabituar as pessoas daquele sítio que
estavam habituadas que continua a ser
linda e que acredito que se calhar nas
próximas edições volte lá não sei mas
acho que é um acho que é Um Desafio e
para todos acho que vai ser Espetacular
acho que é acho que é uma location Épica
tão Épica como a outra e e acho que para
os 20 anos era preciso um uma novidade
destas e acho vocês já foram lá já foram
lá espreitar o o o
espaço eu só só conheço o espaço de
passar ali no ic2 Ok portanto não foram
ver o papa não não fui ver o Papa graças
a
Deus mas pronto pá esperemos que corra
tudo bem eh o único medo que eu tenho em
relação ao espaço e acho que toda a
gente topa isso é um bocado o
desabrigado da coisa que pode às vezes
vento tem um bocado de Vento a mais Em
certas ocasiões Mas isso é uma questão
que depois logo se verá não deve ser
isso que vai que vai impedir que que não
seja épic
fantástic sim mas alguma coisa lá que eu
achei que nós tocamos no no rock no Rio
de Janeiro com os titãs e o que eu
quando tocamos lá eu porrar tudo
Impecável correu tudo tudo bem só que o
sítio é completamente plano e eu achei
logo que que o nosso sítio era muito
melhor parque da Bela Vista em relação
um sítio completamente plano mas pronto
Ahá vai correr tudo bem vai ser é e tudo
mais mas o parque da Bela Vista at até
aquele anfiteatro natural é uma coisa
especial parece-me pelo que a Roberta
tem dito consistente constantemente e
ainda bem é que este este Sítio Novo
também tem um tem um declive qualquer
também tem um declive o resto do do
recinto é que é mais a direito e isso
então será o melhor dos dois mundos
portanto temos um anfiteatro para ver os
o o palco mundo E andamos mais
confortavelmente no resto do espaço
porque em termos de comunicação há aqui
um ponto importante que me esqueci de
referir que é o produto
televisivo Ali vai Mel vai ser melhor ou
seja como como marca como país como
cidade como festival como música Ok
porque acho que é um produto televisivo
mais épico digamos assim eu adoro o
parque da Bela Vista e Tecnicamente Não
faço ideia questões acústicas que vocês
também estavam a falar de ventos etc e
de abrigos acho que o parque da Bela
Vista de facto é um anfiteatro natural
ali é um acho que vai ser como produto
televisivo também vai ser muito bom para
a marca muito bom para o país e muito
bom para a projeção de quem lá está a
tocar e de quem lá está a interagir acho
que vai ser acredito que vai ser épico
dos 20 anos percebo a dimensão os ventos
etc a acústica mas isso isso é um
problema gente querir e vocês tocam
pedes mais guitarra não é mais guitarra
e aquil
li liar não ligar há pouco falamos desse
Episódio do do Calu cabira houve assim
alguma alguma coisa que tenha acontecido
em palco também assim ao nível de tares
a pedi sei o Jeck ligado
h não isso não se que ligado não mas mas
já me aconteceu entrar em palco e terme
esquecido de pôr os inos e pronto quando
reparei mas pronto depois cheguei à
mesma velocidade e depois quando tive a
oportunidade P pus um e prto e partir
cordas pá não não não não é é um bocado
raro partir cordas Mas tem dias tem dias
Ah sim mas mas é mas é raro É raro
partic cordas e Ah e quando acontece
pronto só ten porar que as minhas
guitarras tem um sistema quando uma
corta se parte a guitarra desafina toda
completamente eu não é impossível
continuar a tocar tenho que alargar logo
o Rod passa uma outra e ele também num
instante me dar corda e em princípio na
música a seguir já volto a tocar com a
minha preferida pronto que é vermho mas
sen não não parto muitas cordas no caso
do Tim que o baio tem uma corda mais
grossa ainda é mais difícil de partir
uma cordas Já parti uma a outra mas is
foi noutros tempos com com com o com o
sor e com a citação e com aquelas coisas
com exitação hoje em dia já não pronto
às vezes lá ia mas pronto eh mas não não
tem problemas não sei lá depois também
não tenho como como não uso como não uso
o apoio de das Letras Não é o também não
tem como é que chama
tonto essa cena como não tenho teleponte
também não me engano nas quando me
engano nas letras é porque me engano n é
pá o problema é que as pessoas sabem as
letras dos chutes todas quando te
enganas as letras toda a gente repar há
sempre uma frase ou outra depois sei lá
as barracas que eu costumo dar é sempre
quando é como eles sabem
duas vezes ao campo pequeno e dizer
obrigado col liseu duas
vezes duas vezes às vezes Olhas para mim
assim tipo
na aí não sei onde é que era que eu
disse obrigado mang
então esse tipo de coisas mas as pessoas
não não se irritam muito comigo às vezes
lá canta um bocadinho em
cheo para
compor mas são sempre pequenos
pormenores nunca houve assim nada de
digamos
de muito muito embaraçoso né E tu Gu
problemas com o SAC SAC é um instrumento
fiel não tenho problemas senhor houve
uma vez ouve uma vez este aqui ele toca
ao meu lado assim deste lado de repente
começa aação buho para o
lado Conta L pá o concerto começou e eu
começava com uma com pá com tecl e e a
seguir i a tocar corneta pá e olho e eu
toco com uma pá o saxofone é grande tem
pá aí quase 4 kg e tem que ser com uma
coisa ou o pescoço não é uma não sei
como uma coleira umaa pá eu olho e não
vejo aquela mas não vez a coleira não
vejo a coleira não sei onde é que estava
e não tinha nenhuma
spare e pá então fiquei pá ainda tenho
no no dentro da mala tenho uma mala E
então ainda tenho aquilo que pedi os
gajos tiveram que cortar um cabo de
microfone que eu fiz ao princípio aa
ainda fiz uma cena com fita colola com
fita gafa e mas aquilo ficou curto e tão
tava tipo na C ai me caraças pá e depois
com o o fio do do microfone Meti lá
coisas desei pá e fique Mas fiquei com
uma coisa que me trilhava ao pescoço
porque aquilo é assim finito Claro pá
passado um grande bocado olho lá para o
fundo
e lembrei-me olhei para o Nuno preto que
é o Rodi dele olhei e f e tava e já
estava mais relax olho para el e
faço-lhe assim e ele assim tá aqui
deixaste tinha deixado lá fui lá mudar
roupa tive ali com ele e deixei lá pá
Foi a única vez aqu literalmente um
menino nos braços aqu 4
kils a ver acontece a
todos estamos
quase a terminar este este episódio do
rock and Reel on to Stories em parceria
com a rfm faço a uma pergunta ao tomá
que que já revelou aqui acompanhar os
chutes desde sempre é uma a tua banda
preferida uma das bandas da tua vida em
termos de comunicação como é que tu vês
a evolução dos chutos e e os pontos de
porque H sinto que sinto que há pontto
chave de de looks de dinâmicas de de
imagem bem primeiro tenho imensa pena de
nunca ter feito uma campanha paraos
chutes ou com os chutes mas os a tempo
ainda de a fazer acho que era acho que
era não não é números não é números para
nós não tem nada a ver com números tem a
ver com poder fazer coisas e disrupções
e criatividade e prémios nós somos uma
agência muito premiada temos muitas
campanhas premiadas e gostamos de fazer
e olha o caso do rocking Rio um é isto é
pelo orgulho não é pelo não é pelo
dinheiro é porque é importante e fazer
uma campanha com os chutes é é uma
lacuna na minha na minha carreira acho
que é uma marca que tem evoluído bem ao
longo muito bem ao longo dos 20 anos
acho acho que é acho que a minha geração
pelo menos acompanhou a marca e continua
a acompanhar a marca acho que é uma
marca que vinha foi muito disruptiva e
quando apareceu com todos os seus
símbolos icónicos com a sua música com
os seus gestos com muita coisa e acho
que conseguiu que essa disrupção que
hoje não é tão disruptiva se mantivesse
na moda ou seja há uma imagem imediata
quando quando vemos chutos há uma imagem
imediata de
energia muita
energia preto o que é que isto quera
dizer há uma há uma associação a Preto
imediato e depois há uma associação a
Power a Power da música Há sempre Power
na música mesmo que sejam as músicas
mesmo o homem do lem tem Power há ali
uma uma energia é uma energia de poder
não sei se tem a ver com a bateria tá
muito
alta não faço ideia a voz do time mas
tem isso e acho que é uma marca que hoje
a o logotipo Se quisermos chamar assim
chutes e ponta p m verção do homem do
lama é acústica pá que não tem bateria
pratica pronto mas tem L
Power é este senhores aqui senh acho que
é uma marca que hoje continua a vou
dizer da forma mais simples continua a
vender merchandising e quando uma marca
continua a vender merchandising é porque
é uma marca com consistência com
notoriedade e com relação com com os fãs
e o time estava aqui a dizer que não se
ensaiam
este estas coisas quando se chega ao
palco se cantam muito se cantam um pouco
e o que é que acontece acho que acho que
a marca É isso mesmo a marca não ensaia
tudo muito natural muito Genuíno Não há
aqui o estratega publicitário a criar
muitas coisas do que eu vejo ou acho e
acho que é uma marca que tem tido e tem
talvez das marcas mais poderosas
nacionais digamos assim a gente não tem
muitas marcas o país tem esse problema o
x o x Portugal não tem muitas marcas
Esse é um problema do país como marcas
ou seja nós fazemos Vinho do Porto
Espetacular não há uma marca portuguesa
cortiça não há uma marca portuguesa Ah
há cortiça sim mas não tem marca não tem
marca falta marca e e e e se olharmos
para as marcas portuguesas Cristiano
Ronaldo é uma marca pessoa Talvez a
maior marca mas depois faltam aqui e o
chutes é uma marca nacional que que tem
potencial de de ser reconhecida
internacionalmente Claro que sim mas é
uma marca muito forte em termos
nacionais e acho que é uma marca que tem
involuído muito bem e um dia quem sabe a
gente ajudar aqui a fazer qualquer coisa
com certeza com todo o gosto fica
feit porque é sempre preciso eh Uma das
coisas que aconteceu que foram
acontecendo ao longo dos nossos 45 anos
de carreira desde o princípio foi que
sempre trabalhamos com outras pessoas e
nunca embora prás mos Isto ou Aquilo não
é sempre fomos abertos a tudo desde a
aos sei lá aos primeiros fotógrafos a
preto e branco a trabalhar com 16 e 17
anos em Portugal com ideias loucas para
fazer os primeiros gráficos mais loucos
a a e fomos sempre trabalhando com
equipas Daqui Dali sei lá Quando
apareceram os vídeos os primeiros vídeos
que apareceram em concerto fomos nós que
os trouxemos a começar a trabalhar
sempre com pessoas is e muitas vezes
dois anos com um dois anos com outro
dois anos percebes sempre Isto foi
sempre uma coisa que foi que fez ainda
hoje quer dizer nós estamos a prar o
espetáculo de 45 anos aqui um bocadinho
de conversa porque calhar não se vai ver
porque é de dia mas o quem tá a fazer os
nossos vídeos é o Pombeiro né o Pombeiro
teve uma podia dado o ano passado fez um
vídeo para o YouTube fez isto fez aquilo
e ele começou por também por fazer
vídeos para outra Malta do rock e tudo
mas começou por fazer todos os vídeos do
espetáculo do circo de feras não é e
portanto não é não é pedir pá tu que
tens jeito dá aí um dá aqui uma abita
aqui vem lá se é barato e tal não é f
bem o que é que tens aquela conversa o
que é que tens para para trazer para nós
não é para acrescentar para acrescentar
o que é que podemos todos ganhar com
isto e tem sido assim ou pá desde as
camisolas ou sim lá na padrão a fazer
assim sei lá as coisas têm vindo sempre
a acontecer e e portanto os chutes
muitas vezes são mais um
catalisador percebes de coisas do e se
calhar até do rocking Rio porque não e
do é a força da marca é do que
propriamente o pá os chutes né os chutes
fazem com que as coisas se juntem as
pessoas aconteçam Qual é a força dos
chutes força dos chutes é chegar Sei lá
uma terra qualquer Portuguesa ou até
Paris e juntar 20.000 pessoas para ouvir
O Homem do lem por exemplo clar pronto
mais nada é uma força que nasce de uma
de uma união feliz e e ulgar digamos
assim de de cinco de cinco
personalidades cinco cinco talentos
porque quem olha para o palco consegue
consegue Vocês são todos diferentes cada
um tem o tem tem o seu carisma e a vossa
imagem até o Gui com o saxofone é um é
um perfil é um recorte não diga diga até
o Gui na medida em que entrou mais t e é
o mais pronto tambm tem um perfil mais
mais calmo não gosta muito de falar como
se viu e por isso Manu é
co bom meus amigos atenção muito
obrigado por esta partilha antes de nos
despedirmos pedia que individualmente
dessem os parabéns ao Rockin Rio pelos
20 anos de de de edição em Portugal Gui
queres começar Parabéns rocking Rio para
ali para ali para aquela C Parabéns
rocking Rio então agá sou eu é Então
muitos Parabéns joquim Rio e muito
obrigado por tudo por por todos estes 20
anos e por estes 10 concertos ou mais
que eu f já fiz mais muito obrigado
continuação C Parabéns rock Rei Obrigado
por estes 20
anos bola para Tomás Parabéns roin Rio
pelos 20 anos e venham mais
20 cabira Parabéns roquim de Rio pelos
20 anos de grandes espetáculos e muito
profissionalismo e e que tem tem sido
sempre tudo muito e vai continuar a ser
Parabéns Muito obrigado é sempre uma
honra para mim estar aqui mas hoje a
honra foi especial mais uma vez
partilhar aqui o palco do rocking real
unt Stories com os homens do lem e
também com o Tomás que eu não conhecia
prazer em conhecer o Tomás e sigam mais
episódios rocking R on told Stories com
rfm os episódios estão no YouTube podem
ver o podem visitar o site oficial do
rocking rio o site oficial da
rfm comprem bilhetes encontrarnos no
Rock and Rio até à próxima
f
[Música]