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[Música]
[Música]
é mais um episódio do rock and Rio ont
Stories com rfm sejam muito bem-vindos
nesta Temporada do untold Stories para
além de sabermos as histórias de
bastidores histórias inacreditáveis dos
músicos que tocaram no rocking Rio desta
vez abrimos também a porta às outras
pessoas que fazem o festival
patrocinadores parceiros e hoje
exclusivamente neste Episódio
jornalistas aqui à minha esquerda ten a
Rita Carmo uma das mais prestigiadas e
melhores fotógrafas de música em
Portugal temos o Mário Rui Vieira
jornalista do Blitz e do Expresso e a
Graça Costa Pereira Editora cultural da
SIC muito obrigado por terem vindo o
vosso trabalho normalmente é um
bocadinho mais sóbrio aqui vivemos de
intriga e de fofoca são aquelas
histórias que vocês não partilharam eh
nos vossos trabalhos e que vão partilhar
aqui agora pode ser tentar começamos por
ti Rita Qual foi a pessoa mais difícil
de fotografar no palco nos palcos do
rocking real
eh olha na verdade quando me fazem estas
perguntas tenho sempre assim uma corento
na minha uma branca grande
mas sempre que nos mandam lá para o
fundo para fotografar é complica sempre
bastante até porque o palco do Rock and
Rio já é muito grande e muito fundo
portanto eu lembro-me que o Bruce
springin foi daqueles que estava lá no
fundo e nós havem portanto normalmente
os os jornalistas ficam ali naquelas
primeiras filas tem acesso às primeiras
três músicas repóter sim os jornalistas
da escrita não não é só nós Graças ainda
assim já somos muitos e e e no início
então no início da da história do
rocking Rio em Portugal eh até estávamos
mesmo muito próximos mais próximos do
que às vezes nos outros festivais
portanto eles chegavam se mesmo ao pé de
nós e era ótimo eh com o tempo isto
começou a mandar-nos cada vez mais para
longe e muitas vezes há assim só
selecionados dois ou três ou quatro ou
cinco para fotografarem lá do fundo
porque portanto é assim estão a
complicar noos bastante a vida mas isso
é uma exigência do artista e não dos
organizadores dos ar não tem nada a ver
com a organização do ro o que é que tu
achas que é que BR Perino tá velho e
quer sim é também é pela questão que já
não estão tão em forma como estavam ou
já estiveram para se protegerem para
controlarem a imagem tá ali muitas
Porque quanto mais longe eles nos
colocarem mas o ângulo está limitado
eles sabem exatamente o ângulo em que
são apanhados e tudo isso fica com o
controle deles mas eu não sei se a Rita
tem essa noção e o Mário mas a noção que
eu tenho é que são 20 anos de rocking
Rio e este fator tem vindo a piorar ou
seja os artistas há 20 anos eram muito
mais permeáveis muito mais permissivos
do que são hoje em dia e hoje não tens
só os velhos a dizer eu não quero ser
filmado tão de perto Tens os novos Tens
os ediran desta vida tens ainda são mais
divas eu não sei se são eles que são
divas são são os managers e tudo o que
está à volta dele que faz deles faz
deles divas porque na verdade eu não
acredito que que seja o próprio artista
a dizer de vez em quando eh tivemos um
exemplo com o Ed shiran há pouco tempo
que é um dos que vem este ano ao rocking
rio não foi por causa do rocking rio mas
por causa de um disco novo perguntas por
favor d-nos perguntas que ele depois
responde e é uma coisa que eu já não
gosto muito de fazer eu acho que o
jornalista é que tem estar lá a fazer
perguntas receber a reação e depois
fazer a pergunta a seguir mas como era o
Ed shiren era um disco novo disseram-nos
que iam gravar as respostas Ok e
mandamos três perguntas e dessas três
duas foram devolvidas e disseram Não
façam mais duas e Eu recusei disse então
ok nós não queremos entrevistar o Eder
nestas nestas condições H enfim eu
felizmente posso posso me dar esse luxo
porque porque ninguém me diz como assim
não temos o Ed shiran a ser entrevistado
Mas eu sinto muito que cada vez mais os
artistas têm tudo muito muito focado
sobre eles e nós este ano
temos temos visto desculpem se calar
estou a falar de não não vai graça Vai
tu espaço aberto não se estamos a ver
por exemplo como é que se vendem os
bilhetes para a Taylor Swift eh ou como
é que se vendem para Olívia Rodrigo e as
pessoas têm de se inscrever e tens de
ser mesmo fã e vão ver à tua página se
tu és mesmo fã e se não fores mesmo fã
se calhar não vais ao concerto Portanto
o que os artistas estão a fazer é
eh se não gostares de mim não venhas
querem controlar a narrativa toda mas
isso é uma coisa que vem efetivamente
era o que a graça estava a dizer não não
sabemos muito bem é dos Artistas mas
maior parte das vezes eu acho que não é
porque na verdade já me aconteceu em
entrevistas isto não no Rock and Rio
noutro noutro noutras ocasiões eu falar
com o artista e e a pessoa o manag
mantis tens 10 minutos para fazer esta
entrevista e eu estou a falar com estou
a fazer as perguntas eu próprio já tenho
naquela de estou a acelerar aqui as
perguntas porque só tenho 10 minutos e
faço uma pergunta e aquilo começa a
esticar-se um bocadinho a pessoa o
Management já está lá atrás a fazer
sinalefas e o artista diz-me tipo não
continua a fazer as perguntas que tens
para fazer porque eu continuo a
responder portanto muitas vezes não são
os próprios artistas que têm essas essas
limitações e que impõem esse tipo de
esse tipo de regras é o outro lado e eu
percebo que tenho de haver regras e este
esta questão dos timings tem tempo muito
muito limitado se calhar para fazer as
as entrevistas portanto eu percebo que
haja limites mas maior parte das vezes
não é o próprio artista que impõe essas
que impõe essas essas regras no início
deste destes episódios eu digo sempre
que isto é para a fofoca e para a
intriga Claro tinha umas também conta
vai vai Rita vai vai vai estamos a abrir
e não é só rocking Rio Olha o nosso
amigo Brian Adams que é fotógrafo
atenção e é bom fotógrafo e que e que
vai voltar cá em breve é dos piores em
termos de controle de imagem para além
de controlar e normalmente só tem três
fotógrafos portanto controla quantas
pessoas é que lá estão põe-nos assim num
quadrado de 1 m portanto não podemos
sair dali e é no ângulo que ele quer põe
a luz e depois obriga-nos a enviar as
fotos nós a última que ele me fez foi
porque já Houve várias vezes esta
situação e a última que ele fez foi eu
enviei cinco fotos e ele disse Só podes
publicar esta e eu fico portanto para
além de restringir tudo ele tem lá uma
pastinha no Gmail com o teu nome Rita
não e é ele o editor portanto é ele que
diz o que é que sai não não pode ser não
pode ser Mas voltando ao rocken Rio e há
uma outra forma por exemplo em televisão
nós temos uma vantagem na na Sic que é
de termos a transmissão dos concertos n
alguns casos mas para informação às
vezes só nos deixam usar as duas
primeiras músicas ou as três primeiras o
que seja e o que acontece muitas vezes
para para mal fício digamos do do
público é que como somos nós depois
também muitas vezes estamos a dar as
imagens para os ecrãs porque são os
nossos eh câmaras que estão a fazer
aquele trabalh eh de vez em quando fica
preto e branco o que significa que o
artista autorizou as três primeiras
músicas ou antor RJ do artista as três
primeiras músicas e estava tudo muito
bonitinho cores e tal e de repente toda
a gente só tem acesso às imagens a preto
e branco ou então às vezes simplesmente
cortam noos o a via e nós deixamos de
receber as imagens no carro para nós que
estamos em direto muitas vezes é uma
complicação porque eu não escolho a hora
em que estou indireto e eu não posso
dizer ao Jornal da Noite que vamos
entrar no ar às 8:37 porque é a hora que
eu tenho autorização para fazer uma
determinada música que está a dar
portanto vai ter de ser a música que vem
atrás de mim se isto é para dizer
confidências eu raramente cumpro e
aquilo que me é dito não não sim e
portanto a partir de agora vou ser
bastante observada mas mas é a única
maneira é a única maneira é a única
maneira de fazer o nosso trabalho
porque é isso ou não fazermos diretos eu
não faz muito sentido estar a fazer um
direto em qualquer emissão da pic ou da
siic notícias e dizer tá aqui a haver um
concerto mas nós não vos podemos mostrar
mesmo nada porque o artista não deixa há
casos em que isso até pode acontecer e
agora há uma nova modalidade que se
calhar vocês também já já sentiram no
rocking Rio ainda não aconteceu a nova
modalidade que é apaguem tudo aqui no
recinto não queremos ver uma única luz
aqui no recinto e portanto nós nem
sequer podemos fazer o nosso direto
Enquanto estamos no nosso platz inho
montado com iluminação para televisão
etc e de repente assim ai agora têm de
pagar tudo senão eles não sobem ao palco
e eles não sobem mesmo ao palco então
nós temos de apagar tudo E o nosso
trabalho foi tudo à vida e não podemos
fazer absolutamente nada e isto é mal
para todos é mal para nós que não
fazemos o mal o nosso trabalho é mal
para o promotor porque na verdade o seu
parceiro e não não mostra aquilo que ele
gostaria que fosse mostrado em última
análise também é ma para o artista
porque depois tudo isto está nas redes
sociais filmado com telemóveis pois pois
Claro verdade e talvez a Roberta fosse a
pessoa indicada para responder à
pergunta que eu vou fazer a seguir que
veem no seguimento daquilo que estavas a
dizer Mas pode ser que vocês saibam
porque tu hás de sentir isso na pele
porque há contratos que dizem que o
artista vai deixar transmitir o concerto
ISO está contratado com o rocking Rio a
televisão tá à espera e depois à última
da hora o artista diz que não vai
transmitir o concerto como é que vocês
eh tomam conta dessa situação no isto no
nosso caso é uma situação que
normalmente a CIC radical é que tem de
gerir porque nós informação não
transmitimos não transmitimos concertos
mas isso acaba por nos prejudicar porque
sab temos que depois não podemos usar
boa parte daquele material e é verdade
que é possível fazer peças sobre um
festival sem praticamente ter música Nós
temos
uma inventamos uma espécie de fórmula
que é está a haver ali um concerto e não
podemos filmar para o palco mas podemos
filmar as pessoas a dançar as pessoas a
filmar no seu telemóvel nós próprios
podemos filmar no nosso telemóvel e
depois usar essas imagens se for uma
coisa que valha imensa pena se isto é
benéfico para algém não sei nós temos
mesmo de fazer o nosso trabalho ou então
não vale a pena sermos Mia Partner de de
nada mas também compreendemos que às
vezes o promotor não consegue gerir isso
que é uma coisa de um determinado
artista e pronto por isso vamos vamos
gerindo o o dia a dia e vamos tentando é
jog a jogo mas ISO mesmo mesmo do nosso
lado acontece também já aconteceu a
ritel a ir para já aconteceu chegares
mesmo ao local e o artista em cima da
hora diz que não se deixa fotografar e e
muitas vezes quando quando é um artista
assim importante importante importante a
Rita acaba por ir para fotografar o
público também apesar do artista não
deixar fotografar fotografar o ambiente
do é as pessoas com os t-shirts a dizer
o nome do artista Às vezes isso é
suficiente para ilustrar um mas também
já aconteceu um artista em específico
deixar fotografar mas proibir
jornalistas não deixar jornalistas
escreverem sobre o Conce fo só uma vez
aconteceu uma vez um artista que eu não
sei eu não sei se já foi ao rock and rio
se não foi não acho os Marone five
pronto já já já já fo já já foi pronto
não foi no rocking Rio no rocking Rio eu
eu até acho e acho que escrevi sobre o
sobre o concerto mas depois eles vieram
cá sozinhos acham conceito só deixava
fotografar mas não deixava não mas isso
mas mas isso parece que até anti
inconstitucional não é tipo ahi a
fotografia não é e pá porque não sei
porque a porque a imagem deles é uma
coisa a tua opinião questão A questão
aqui Quest Ainda bem que não concordas
que é daí que nas a discussão mas
percebes o que eu estou a dizer o faz
mais confusão nestas situações é que
maior parte dos artistas tem muita
aquela aquela ideia do liberdade de
expressão e liberdade de imprensa e
vamos defender mas depois na verdade tem
este tipo de questões que tu pensas
então pensas uma coisa mas depois na
verdade não praticas não é porque se
estás a tentar restringir o trabalho do
jornalista é porque se calhar não
acreditas assim tanto na Liberdade de de
imprensa at nós fotógrafos cada vez
acontece mais Adel ou seja grandes
artistas por is simplesmente negarem no
mundo inteiro não é em Portugal não é
naquela té a Adel é fotograf fada só
pela fotógrafa dela e depois é essa
fotografia que vai aparecer pronto seja
o que for e eu só eu acho que isto Só
muda e hoje é um dia de
luta nos jornais e na imprensa em geral
estamos só fazer aqui à adenda estamos a
gravar isto no dia da greve dos
Jornalistas dia 14 de Março de 2024 ex
eu acho que isto mas isto é uma coisa
pequenina é só diz respeito aos
espetáculos e é sempre uma coisa muito
divertida então a Malta não liga mas
isso só muda quando eles começarem a
fazer também na escrita começar a dizer
olha ponham lá o meu press release e
umas fotos de Promoção e tá feita a
promoção do espetáculo e nós maior parte
das vezes recusamos publicar fotografias
que venham dos fotógrafos dos Artistas
só quando é um artista demasiado grande
para nós recusarmos usar mas há muitas
vezes que nós nem sequer vamos se
proíbem a fotografia nós há muitos
artistas já aconteceu várias vezes nós
não irmos porque sen não nos permitem
ter imagem também não vamos em festivais
não é tão frequente mas na na imagem
para televisão em concertos acontece
muitas vez mas tem sido cada vez mais
requente para nós
fis eh para nós na imagem Acontece muito
em concertos eles terem a sua própria
equipa para filmar sendo que no rocking
Rio acontece Às vezes trazerem o seu
realizador e portanto até estão a
trabalhar com a nossa equipa no terreno
mas é o realizador deles que está a
escolher o que é que vai para o ar eh e
e e o nosso Daci radical tem tem de sai
naquele momento mas isso é tudo
previamente combinado H Mas acontece
muito muitas vezes eles trazerem uma
equipa que filma e nós depois só temos
acesso à forma como eles filmaram temos
acesso ao material normalmente tem boa
qualidade mas é exatamente da forma como
eles programaram que que ia ser
distribuído e tu apõe a isso ou seja
imag eu eu imagino que um realizador que
venha filmar um um espetáculo do do
artista que é dele já sabe onde é que a
ação principal vai acontecer pode ser
benéfico não eu não me oponho a isso
porque não estamos a falar de informação
se estivéssemos a falar de informação
claramente não não tenho a menor dúvida
sobre o trabalho dos Jornalistas só
poder ser feito por por jornalistas Hum
mas eu mas em relação a isso
especificamente não me choca percebo
isso percebo que sabem exatamente o
timing da música O que é que o cantor
costuma fazer naquele momento para onde
é que ele se vira etc porque normalmente
são as coisas são todas muito
cronometradas e são todas muito eh
coreografadas portanto já se sabe o que
é que eles O que é que eles vão fazer em
que ponto do palco é que vão estar por
isso entendo que seja benéfico até para
o público se calhar esse esse trabalho
mas no J no jornalism seria impensável
CL faço vos uma pergunta Rita Eu imagino
que que tu estejas no rocking Rio desde
2004 desde a primeira edição tirar
fotografias desde o segundo fim de por
acaso no primeiro fim de semana ou seja
o primeiro início início não estive
porque estava Primavera sound em
Barcelona em Barcelona muito bemas na
concorrência este este este é o palco
onde podem e devem-se assim sentirem
falar mal do rocking r e ao longo destes
anos todos de rocking R como é que são
as condições para os jornalistas no caso
da s Eu presumo que seja uma condição
diferente que tem o vosso tem o vosso
cantinho próprio não é sim são condições
que somos nós que criamos e portanto
trabalhamos em contentores e Mas
normalmente criados por vocês criados
por nós tem refas com eu eu eu também
refilo com o Rockin Rio sim nomeadamente
pronto para mim o eterno problema eu sei
que isto é um pouco parece Parece
pequeno mas o eterno problema para mim
no nos festivais e em todos chama-se as
casas de banho de plástico OK são um
terror para quem está a trabalhar eu
passo 16 horas no terreno por dia e
portanto nessas 16 horas e se nós
tivermos um mínimo de condições era
extraordinário Mas também percebo que
não seja possível e que isso que cada
que cada meio que cada que cada ponto do
recinto tenha essas condições com casas
de banho de loça esse esse
luxo por nós melhorou Melhorou tem vindo
a melhorar eu sei que no não o última
edição eu sei que no geral as pessoas
pensam que nós temos um acesso
privilegiado nos festivais e que temos
um sítio magnífico ou que vamos para
atend VI para assistir aos concertos mas
nós jornalistas que escrevemos estamos
efetivamente no meio do público não há
eh por muito que as pessoas e há muita
gente que quando eu digo Isto fica super
mas vocês não têm um sítio específico
não nós estamos no terreno a assistir
aos concertos como qualquer outra pessoa
escrever em pé à sempre foi assim é
complicado é complicado muitas vezes e
em alturas em que o Rockin Rio e já
escutou várias vezes ao longo destes 20
anos não é H acontecer nós demorarmos a
área de imprensa ser muito perto do
palco e geralmente é demora Demoramos
dois 3 minutos a chegar ao palco se
calhar nem tanto h e demorar muito tempo
a cons ir sair de junto do palco e
chegar à área de imprensa quando aquilo
está escutado é impossível de certo mas
há uma área de imprensa há uma área de
imprensa onde nós escrevemos mas não é o
sítio onde nós assistimos aos concertos
nós assistimos aos concertos no terreno
junto com o públ ok portanto casas de
banho de loiça e uma e e uma bancada
para jornal eu não estou eu não estou a
exigir uma bancada para o jornalista Na
verdade até às vezes e para nós que
fazemos reportagem É bom estarmos no
meio do público para sentir um pouco a a
pulsação O que é que tá a acontecer se
as pessoas estão a gostar se não estão a
gostar e isso foi par particularmente
foi particularmente interessante ou não
no concerto da Emy Wine House que foi um
concerto que eu acho que a nós todos nos
marcou porque não foi o rocking R estava
escotado e e ela também infelizmente ela
também e a verdade é que eu acho que
estava escotada porque as pessoas Muitas
delas Amy House na altura já não estava
numa numa boa fase aliás eu acho que ela
estava numa fase muito má porque o
marido tinha sido presa há pouco tempo e
ela tava tava destroçada isso
percebeu-se logo assim que ela entrou em
palco atrasada até ficamos à espera dela
ainda durante um tempo e a verdade é que
o recinto estava escutado e grande parte
das pessoas estavam efetivamente para
ver o a tragédia e e e olhando à minha
volta e estava bem no meio do público
via pessoas a rirem e eu pensei mas não
dá para perceber que esta mulher tá
completamente destroçada e que não está
isto achei muito triste essa postura do
do público h para quem não viu Só podia
ser razão para riso porque ela trope
Eh tava parava às vezes de cantar depois
ia lá um um dos músicos dela ajudá
salvar o concerto era visível que ela
não estava nas suas condições normais
nós a fotografar com as teleobjetiva eu
estava al a ver as nodoas negras os
arranhões é seja nós estávamos a ver
coisas a mais que eu preferia não ter
visto eh para além da espera que tivemos
de fazer que tivemos para aí uma hora à
espera em frente ao palco eh ela aí por
exemplo tu estavas a falar da questão
das das condições que eles nos impõem
Muitas vezes os músicos mas aí Acho que
são os músicos pedem para não ter
fotógrafos à frente e nós só estarmos de
lado para eles não não nos olharem de
frente pronto eu percebo porque nós
movimentamos e distraí-los portanto é
normal e mas nesse caso ela pediu para
nós estarmos e um grupo do lado esquerdo
e um grupo do lado direito e era e era
visível mesmo o ma estado em que ela
estava e isso a mim entristeceu imenso
por acaso não sabia que havia pessoas a
rir mas de facto olhando ao longe
poderia pensar-se que ela só estava
bêbada mas não estava estava muito mais
coisas além disso Qual foi o espetáculo
que deu mais prazer fotografar no
rocking R Olha Há muitos e e lá está
quando por acaso o rocking R é dos
sítios e ten tenho de dizer isso apesar
de termos algumas condições que até lá
está que foram piorando por exemplo
foram piorando Ou foram minorando não
não foram piorando para nós fotógrafos
que ficamos mais longe Ah tá bem mas
isso tem a ver com os músicos está bem
certo sim por exemplo não mas mesmo lá
condições por exemplo nós deixemos umas
escadinhas nós fotógrafos que você eu eu
estou à espera do dia em que haja um que
caia com um equipamento de 10.000 €
assim à volta dele e hja assim uma mesmo
uma desgraça mas pronto porque tem é um
escadinhas que são que dá para fazer uma
rampa de lançamento mas se calhar neste
novo recinto não vai acontecer isso as
escuras sim é verdade est a esquecer
isso pode pode melhorar Pronto ah a
salvação para o rocking r o que é que tu
me estavas a perguntar para perguntar os
conceitos que deram mais prazer
fotografar no rocking são muitos por
precisamente já os concertos são sempre
bem iluminados ok nós muitas vezes temos
noutros sítios concertos às escuras
coisas assim muito e ali é sempre tudo
para cima portanto Essa parte é boa bem
eliminados os artistas mexem-se quando
os concertos estão a ser filmados
normalmente as condições de luz são boas
também portanto tudo isso no rocking Rio
é sempre garantia de que vai correr bem
e que vai ser bom em termos fotográficos
portanto tenho muitos mesmo pá Rolling
Stones que até estávamos quase debaixo
deles H imensos concertos muito bons com
eles ali Rio graça se eu disser que
nunca havia um concerto inteiro no
rocking rio não vou não estou a men
acredito perfeitamente quem tá a
trabalhar não tem essa sorte n eu vou ao
rocking Rio desde 2004 sendo que em 2004
eu ainda não estava na equipa do rocking
Rio a editoria de cultura da Si nasce em
2005 portanto em 2004 eu fui como como
cidadã comum e foi no dia do Sting e o
Pedro abrunhosa que foi um concerto até
de madrugada eh bastante tarde eh
portanto estou no rocking Rio a
trabalhar desde 2006 e em todas as
edições inclusive em 2019 ali na Torre
de Belém eh e também fui ao de Las Vegas
e também estive na naquele evento enorme
Na Amazónia portanto eu tenho o Rockin
Rio eu Isto é um é um pouco estranho
porque a música do Rockin Rio irrita-me
tanto quanto me encanta
porque di a música no geral não a música
o hino o hino do Rockin Rio é uma coisa
nós na semana passada tivemos no
programa no todas as artes uma direção
exato tivemos no programa A Roberta
Medina no todas as artes que é que é o
programa que nós temos agora de cultura
no ar na Sic e e tínhamos um clipe era
sobre os 20 anos do rocking Rio e eu
pensei caramba É já este ano outra vez
como é que é possível mas ao mesmo tempo
aqu Aquilo é significa que abriram as
portas e significa que é mais um dia a
começar e que temos que ter tudo
preparado e que tem e ao mesmo tempo é é
tão é emocionante tenho de admitir e o
Rockin Rio é um festival do qual me
sinto muito próxima também porque As
equipas com quem nós trabalhamos são
normalmente muito próximas de nós tem
enfim e nós somos parceiros desde o
primeiro dia portanto assim que
naturalmente tem sido tem sido bem
tratada e acho que também tratamos bem o
Rio portanto assim como é que como é que
tu dizias no início fofocas fofocas nós
nós nós não temos mas mas uma das coisas
estávamos há pouco a falar do terreno
para para quem está no terreno para os
jornalistas que vão fazer a peça no
terreno este ano vão ter a vida muito
mais facilitada eh Porque apesar de ser
um terreno muito maior apesar de ser um
recinto muito maior este ano aquele
terreno de andar para baixo e para cima
e e pá aquilo era tremendamente cativo
com o tripé às costas muito cansativo
aquele aquele terreno para trabalhar
eh Mas voltando à tua pergunta que é eu
lembro-me o o Bruce Springsteen não sei
se foi na primeira ou na segunda vez que
ele foi eu ele terminou tão tarde o
concerto que eu depois da emissão que
era às 2 da manhã portanto às 2as da
manhã nós estávamos despachados
finalmente da nossa emissão e eu pensei
assim olha ele ainda tá a tocar eu tenho
de ir lá ver e no Há dois anos e pensei
assim olha nunca vi o zar Rá como é que
eu nunca vi o zará ao vivo eles nunca
tinham estado cá não é E pensei não
tenho de ir tenho de ir ali espreitar às
vezes eu tenho a necessidade de sair eu
vivo numa numa carrinha pois Claro não é
portanto estou no carro de exteriores
que é uma carrinha que é toda ela
montada com uma Regi lá dentro e nós
todos en cavalitas uns em cima dos
outros e e eu sinto muito a necessidade
de de vez em quando ir ver vou sozinha
sempre e vou sozinha experimentar o que
é que se está a passar nos recintos no e
e pelo meio do das pessoas claro que
pronto tenho ali os meus tempos muito
contactos contados porque normalmente
entramos de H a hora no ar H mas aquilo
que eu é tudo tudo nos Bastidores toda a
minha vida é passada dentro dentro de de
de de um de um gradeamento e de uma
carrinha mas sabes que a ivet sangal tem
uma paixão pelo câmara da CIC que é o
jel pois tem pois tem ele é da ele é da
da produção Não é não é da informação e
mas olha por exemplo a ivet de sangal É
verdade fica maluca eu entrevistei a
ivet sangal uma vez no no rocking Rio
Las Vegas porque eu era jornalista da C
que tava lá portanto ela vem cá tantas
vezes e nós estamos com ela tantas vezes
e eu nunca tinha estado com ela foi foi
a única vez porque cá a minha vida
é fechada num carro e ela Pergunta logo
pelo Joel ela perg da s conhece o Joel
exato e tu Mário Qual foi assim eh o
concerto que mais impactou no Rock and R
é assim há há várias formas de me
impactar não é e eu acho que é me house
é um que me fica muito gravado na
memória lembro-me bem eu estava lá a
Rita não estava mas eu estava no
primeiro fim de semana do rocking R 2004
lembro-me do concerto do Paul macart e
de abertura lembro-me de de perceber que
era um festival diferente eh assim que
começou eu percebi isto isto é há muito
aquela ideia que o rocken rio é um
festival de família eu acho que isso
notou logo desde desde início que era um
festival mais familiar e e e eu acho que
esse concerto do Paul macarte marcou-me
porque foi a abertura não é a abertura
do rocking R foi a chegada a aterragem
do rocking R em Lisboa e e depois há há
vários eu lembro-me de um de um concerto
da Lord uhum uhum que do qual gostei
bastante e não estava à espera acho que
foi assim mesmo visualmente foi foi
bastante impactante e acho que eu acho
que não foi um dia que tenha corrido
particularmente bem ao rock and Reel
aquilo estava até até estava acho que
foi um dia mais alternativo e acho que
não resultou assim tão bem mas o
concerto dela foi incrível e ficou-me
sem dúvida mercado mercado memória que
não é bruo foi bom as duas vezes Arcade
Fire também tiveram um eu não sei se não
foi esse não sei se não foi nesse dia da
Lord eu acho que era Lord e Arcade Fire
e acho que é o momento que vocês devem
concordar comigo que foi extraordinário
tambm
chutem cena da chuva foi homenagem a o
Presidente da República ex sim aquela
gente toda mas nem é só isso eu acho que
foi o facto da chuva começar ali mesmo
no início do espetáculo dá deu assim
arrepiou mesmo por acaso verdade é
verdade esse momento foi foi foi foi foi
marcan mais um go nós notamos nós
fotógrafos que estamos com as
teleobjetiva notamos que a Britney
Spears não estava a cantar na totalidade
ou seja tinha lá uma back vocal bem alta
n a cantar nem uma altura que Ela Sentou
ao piano e começou a tocar eu pensei
tipo uau e depois ela levanta-se e o
piano continua pensei Ok mas já
hav exato podia podíamos perceber que
tínhamos descoberto um segredo a Britney
Spears mas descobrimos que ela estava 20
anos à frente porque hoje em dia Ninguém
canta nem ninguém toca muito tempo foi
para foi na primeira edição foi nem SPE
foi em 2004 foi na primeira logo foi foi
log foi no segundo fim de semana lá está
esse eu estava lá mas também eu desculpa
Coitadinha porque est a dançar andar ali
em cima dos bailarinos e e tudo aquilo e
cantar bem e afinado e sem sem estar
ofegante não é fácil toda chão de não eu
gostava gostava de fazer aqui um
exercício convosco eu sei que nem sempre
é fácil e é muito difícil de de
entrevistar os cabeças de cartaz do do
palco não é porque não dão assim
entrevistas com essa regularidade mas se
pudessem escolher um artista para
entrevistar deste deste cartaz de 2024
no teu caso fotografar qual seria temos
Z shiren temos dod Cat temos Jonas
Brothers os Scorpions os evess Camila
cabelho bom se fosse para pensar no
público
e que na verdade é um bocadinho a minha
perspectiva eu não tenho muito assim
sonho de falar com ninguém eu sei que é
estranho mas não não sonho muito l
entrevistar não se qu não tenho Ídolos
mas o Edir naturalmente seria uma
entrevista que eu enquanto editora de
Cultura gostaria de ter e a primeira
pergunta que tu lhe Farias era porque é
que me recusasse aquelas duas perguntas
que eu te mandei ele que não ele não
deve fazer ideia dizes controlar
ah de resto eu diria que entrevistar os
Scorpions é se eu fosse se fosse uma
coisa a título do que eu os Scorpions e
os Europe eu acho que faz parte faz
parte perguntava aos Scorpions se a
teoria de que o Wind of Change foi
escrito pela CIA se é verdade ou mentira
conheces essa teoria Não conheço essa
teoria é Épica hum não conheço essa
teoria dizem que foi a ciaia que
escreveu a letra do Wind of Change para
Scorpions eu pux eu puxaria a coisa mais
para para o presente e gostava de
entrevistar a a doja cat acho que ela
deve ser uma personagem interessante se
calhar até difícil de entrevistar e eu
gosto quando eles são assim mais mais
difíceis porque eu acho que ela não é
muito não é muito certa daquilo que eu
conheço dela ela tem assim umas
mas portanto eu acho que gostava de e tu
Rita diz onte assim Rita olha preciso
Que vás ao camarinho deste artista
fazer-lhe um retrato para o bi dela eu
confesso que fotografar em camarins não
é o melhor sítio pronto mas não podendo
ser noutro sítio a gente às vezes
arranja ali um cantinho assim com umas
palhotas por trás o Ed Shiron também o
Scorpion só é pena eles já não estarem
na sua forma assim não é já passa para
todos verdade eu sei também
e o podia ser interessante até pelo lado
que ele tem da eh da questão da doença
mental dele porque ele ele é um
bocadinho aberto sobre esse tema nas
redes sociais portanto e hoje em dia eu
acho que é muito important entrevista
para a sessão fotográfica pois Claro
exato para para entrevista porque exato
mas tem ali um lado de exemplo digamos
de das pessoas de poder dizer um self
também verdade dizer aluma coisa às
pessoas Acho que podia ser agora a
questão é se ele responderia a esse tipo
de perguntas se calhar não aliás uma das
perguntas
era mais ou menos nesse sentido sim mas
isto nós pedirmos muito vai acontecer é
sim Isto é um programa de desejos a
Roberta mesina vai deixer por estas
escadas e vai vos conceder todos os
todos os nossos desejos géo da lâmpada H
A cobertura e a promoção a cobertura do
do do rocking Rio nós já falamos aqui um
bocadinho mas o rocking Rio eu tenho
ideia Apesar de eu estar aqui com o
rocking Rio e com a rfm Eu também vejo
de fora e tenho a ideia que sinto que o
rocking Rio está sempre a arranjar
argumentos para se falar do rocking Rio
como é que vocês
queres desabafar graça queres deitar cá
para fora também quero não eu felizmente
desabafo os próprios mas sim
é Ah nós isto isto é é um equilíbrio
muito difícil eh porque o rocking Rio
apesar de tudo agora está mais mais
limado e nós isto também é um trabalho
conjunto E nós também lhes fazemos ver
assim olha oje são isto não é notícia
Isto não vale as pessoas às vezes ficam
chocadas até da maneira como eu disse
mas isso isso isso não é nada mas é não
sei quem sim mas as pessoas não sabem
quem é esse não sei quem eh portanto há
anúncios ou alguma alguma ação que que
muitas vezes por causa das marcas e nós
temos muito cuidado com isso porque eu
eu costumo dizer pode-se dizer tudo aqui
não é eu espero que sim eu costumo dizer
que trabalho para a CIC eu não trabalho
para as marcas e portanto
e não estou aqui para facilitar a vida
às marcas também não estou para
complicar lhes a vida
cer então cada um tem de fazer muito bem
o seu trabalho e e o nosso não é puxar
por uma coisa que em si não é essencial
para o conteúdo que nós estamos a a
falar até porque vai um bocado contra as
regras do jismo não cont é uma maneira
simpática de dizer mas mas há formas de
fazer as coisas marcas acabam por estar
sempre presentes não é na imagem muitas
vezes é inevitável cada vez mais as
entrevistas são no sítio onde nos
permitem que sejam as entrevistas que
diz roquin Rio e tudo o resto e tudo o
resto à volta não é portanto às vezes é
não temos não somos nós que escolhemos
sempre onde é que queremos fazer uma
determinada entrevista H mas há muitas
ações eh e houve em tempos há mais há
mais anos diria muitas ações que nós os
meus jornalistas saíam iam de lá e
diziam e pá eu não sei o que é que de
fazer com isto isto isto não tem
conteúdo isto não é nada eu acho que
essa aprendizagem foi feita não tem
conteúdo adaptado ao
prog não é
jornalismo certo jornalístico conteúdo
jornalístico E sendo que com o passar
dos tempos eu acho que as coisas foram
melhorando E hoje há um cuidado maior de
perceber eh que ações é que podem ser
feitas e coisas complementares Ok temos
aqui um nome menor para anunciar não é
sozinho sozinho vale muito então vamos
juntar aqui uma ação sobre como é que
vai ser o palco não sei das quantas e
portanto isso pode ser há pessoas da
equipa da comunicação do rock and Reel
que muitas vezes falam comigo e que
propõem coisas e dizem logo à partirda
eu sei que isto não é muito aquilo que
vocês costumam fazer E tipo E a resposta
não é de todo portanto se houver um
grande anúncio de um artista se houver
muitas vezes nós Dios pá por isso nós
não vamos deslocar noos para para fazer
uma reportagem sobre isso porque isso
não tem a ver com com aquilo o trabalho
que nós faz temos e aquilo que que o
nosso público também tá à espera de há
coisas que não fazem sentido
efetivamente mas já essa do lado da
comunicação já há um pouco essa já sabem
que é isso propõem na mesma T de propor
eu percebo perfeitamente é o trabalho é
o trabalho deles mas já sabem à partida
que aquilo não vai com a blitz e com o
expresso não vai não vai acontecer não
vai acontecer eu da rite e da Graça não
sei mas sei que tu já estiveste no Rock
and re Brasil o que é que você já
estiveram no Brasil não em Las Vas em
Las Vegas o que é que tu gostavas de
trazer do rock and re Brasil para aqui
para para para
Portugal essa é uma pergunta complicada
na verdade
porque eu eu não não sei a
pink Mas isso é isso é o maior desejo da
Roberta há anos não é eu cada vez que
entrevista ela fala da Pink da Pink há
anos que anda a tentar e não consegue e
na verdade eu sei que há muita gente em
Portugal que a minha irmã incluída que
está sempre a falar quando é que a Pink
vem por causa das acrobacias todas que
ela faz Tu viste lá a pink não foi
não foi Espetacular Foi incrível ela
voou por cima da da plateia uma coisa um
bocado lá está a cantar e a voar por
cima do público e ela estava
efetivamente a cantar e não tin uma Bing
lá atrás não não acho tinha foi bem
feito né mas mas em termos de recinto
quer dizer lá está eu não sei como é que
vamos como é que vamos encontrar o
rocken re este ano a verdade é que este
recinto há de ser mais próximo do
recinto do rocking Rio do Rio de Janeiro
portanto porque é mais é mais plano eh
portanto não sei mas não em termos de
condições para para para nós que estamos
a trabalhar eu não vejo assim grandes
diferenças de um de um de um sítio para
outro se calhar comidinha
melhor e não e não haver 80 fotógrafos
em frente ao palco também só Rita não
não
não não não a questão não é Olha tu há
pouco perguntaste à graça a diferença é
verdade que quando o rock and Rio veio
eh quando chegou em 2004 há houve um
toda uma forma de de ver os festivais
que mudou
H ou seja de repente quando eu vi para
já quando vi a quantidade de fotógrafos
que estavam ali e e nós muitas vezes
vemos a lista dos fotógrafos porque
depois há uma ordem mais ou menos de
poder entrar ou não no palco no na
frente do palco e quando eu via eu vi 60
fotógrafos estamos a falar em 2004 Ok o
mundo era muito diferente não há 60
meios de comunicação Neste País como é
que é possível tava à bola tava ao rec
cor tava a junta de Estavam estavam
câmaras municipais portanto e tudo isto
foi
atenção toda a equipa do rocking Rio
foram Geniais que foi qu quando há
muitos fotógrafos quer dizer que o
evento é muito grande não é é nós somos
sinónimos de quando há muitos flashes e
muita coisa não é muitas luzes quer
dizer que a coisa é grande e e toda a
gente quer ver portanto eu percebi Nessa
altura e muito espertos mas olha que a
edição de Las Vegas que só teve Só houve
uma não é e e não não foi depois não
teve continuidade teve duas grandes
diferenças o o o recinto era muito mais
pequeno e era plano havia uma grande
diferença mas houve duas
grandes diferenças que que me que me
marcaram uma foi a inexistência de
marcas eh que os americanos usam isso
muito na parte de do futebol americano e
nas nas coisas desportivas não é mas mas
na música não então eh não havia
praticamente nenhuma menção a marca
havia um uma marca presente nos poos
para mim para mim foi foi fácil mas
também se calhar seria mais fácil ainda
porque eram marcas norte-americanas
portanto não tinha implicação connosco
mas a outra questão foi até onde é que
nós podíamos ir e olha que nós vimos lá
Bruno Mars e Taylor Swift e nós podíamos
ir qualquer eu eu estava a filmar Taylor
Swift quase quase em cima do palco també
não é verdade eu não me lembro em Queen
é que foi o roquin rio Las Vegas O que é
o que é diz muito sobre a minha cabeça
mas na verdade eh não estava quase
ninguém mais ainda eu tenho um Vivo
final na peça que fiz na altura durante
o concerto da Taylor Swift com as
pessoas a virem-se embora durante o
concerto na altura ela fez um concerto
muito pouco presente em palco e não é e
não é e não é e não tinha o sucesso que
tem hoje estamos a falar para 2008 ou
completamente diferente eu acho que foi
Não não foi depois foi depois foi depois
não diria que foi 2015 ou 17 por aí e e
e é extraordinária a diferença que de da
forma como como o público 2015 2015
h a maneira como o público estava nesse
concerto e não tem nada a ver como com o
sucesso que ela hoje que ela hoje
alcançou mas sobretudo até onde é que
nós podíamos ir com as nossas câmaras
até onde é que nós estávamos com as
nossas câmaras e e era próximo muito
mais próximo do que aqui em Portugal eu
não tive essa experiência mas no rocking
Rio Brasil a como estava lá a trabalhar
de outra maneira porque aqui temos os
estúdios da rfm também temos condições
diferentes no rio lá no Rio de Janeiro e
tu saberás se aqui é igual ou não as
pessoas vão para vão para a fila da
acreditação dos fotógrafos ganham
coletes e quando os coletes acabam
acabou-se os fotógrafos talvez no Brasil
seja uma escala maior e haja muitos mais
fotógrafos não sei como é que funciona
aqui área de imprensa no Brasil é muito
maior do que área de imprensa em Lisboa
não cá há uma lista E e essa lista de
fotógrafos não não quer dizer não para
quando não há coletes ou seja
e é são aqueles que estão lá na lista e
são esses que têm colete portanto não
tem a ver com o chegar a tempo mas sim
eu confesso que eu não costumo usar o
colete portanto eu ponho o colete de
lado porque tá sempre muito calor e
andar a osar coletes que dizem rocking
Rio atrás nas costas é uma parte que me
dá alguma confusão porque eu trabalho
parait e não e não para o rock and R
Então se dissesse press estou a tirar
notas pois pois eu faço faz o relatório
e as reivindicações É mais esse sentir
da marca de novo ou seja eles são
espertos eh porque de facto se o colete
dissesse press não havia mal nenhum o
facto da de estar ter lá a marca que é
uma que o rocking R é uma marca eh já
cria para mim eticamente não faz sentido
até porque depois o público vai ter
contigo trabalha para o rocking Rio nós
lamos muito com essa tipo de coisas às
vezes às vezes também nos perguntam
trabalho para o Facebook pronto também é
outra porquê porquê porque estamos
porque vamos vamos fazer uma reportagem
de público e vamos vai a Rita fotografar
Isto vai para onde vai para o Facebook
agora já não acontece tanto porque os
mos já nem sequer saber o que é o
Facebook não é agora se calhar será mais
o tiktok ou o Instagram o que quer que
seja mas aconteceu noos isso durante
muito tempo viremos perguntar se nós
trabalhavam para o Facebook é verdade
sem nenhum sem nenhum foco direcional Há
alguma história Qualquer que seja o
ângulo que vocês gostassem de partilhar
que tivesse a ver com o com o rocking
rio se calhar quando foram convidados
para este para este unt Stories pensamos
nisso não nisso e Ah tenho que contar
aquela eu eu lembrei-me do episódio que
foi na verdade a única vez que fui fazer
uma entrevista no rocking Rio em Lisboa
porque pronto estou sempre nos
Bastidores e e tenho a equipa etc
portanto não me normalmente Quem faz as
entrevistas é a minha equipa não vou eu
mas houve um dia eh foi no dia em que
estava o Mika e o Mika tinha convidado a
Marisa para para ir palco com ele e de
repente eh disseram Ah nós conseguimos
aqui uma entrevista com a com a Marisa
Consegues Consegues alguém e eu liguei
para toda a gente e acho que já havia
não me lembro se já havia grupos do
WhatsApp acho que ainda nem havia grupos
do WhatsApp e e Tentei encontrar
qualquer alguém da equipa e ninguém
estava disponível não sei quem estava a
jantar não sei quem estava a fazer não
sei quê eu pensei Olha que se liiz tá
aqui um repórter de imagem vamos embora
vamos lá e pronto foi uma entrevista à
Marisa eh mas foi no dia do Queen com
Adam Lambert então foi assim lembro-me
de ter visto o Brian me pensado caramba
este aqui é o Brian May e e é uma
sensação de mesmo como eu vos disse eu
não não Considero que tenha Ídolos Mas
sentir que que estás com um bocadinho da
história da música e portanto eh foi foi
um um momento assim mais stressante mas
ao mesmo tempo agradável depois tivemos
que estar à espera tiveram fecharam
disseram assim agora não podem passar
daqui porque os cuin vão entrar portanto
eles depois iam entrar em palco Ah e e
nós tivemos de ficar
bastante arredados para eles poderem
passar completamente à vontade e não sei
quê E nós e como é que é o BR May é
gigante como é que é a figura dele C
ajuda lembro muito só do cabelão do
cabelão mas é engraçado teres falado do
do do mik porque eu estava a tentar
fazer um esforço para me lembrar quem é
que eu tinha entrevistado no rocking Rio
porque lá está e entrevistei tu tava
foste fotografar também porque não é não
é muito normal nós conseguirmos fazer
entrevistas com com artistas grandes
especialmente no festival às vezes em
antecipação pode acontecer mas lá no
festival É muito raro Geralmente os
artistas grandes quando dão uma ou duas
entrevistas em festivais geralmente é
para a televisão e não para paraa
imprensa mas o Mika concedemos a
entrevista não vi o Brian May mas
lembro-me de ver a fgy que estava lá eu
acho que a sola acho que não era com
acho que já nem seer estava com os Black
he Peace que estava muito entrada com
uma série de bailarinos à volta assim
muito seic um bocadinho alterada já
sério for exatamente eu acho que ISO
também diz muito sobre sobre aquilo que
as pessoas imaginam que é o nosso
trabalho e aquilo que é o nosso trabalho
eh e o nosso trabalho não é viver o
glamour e viver e conhecer os artistas e
conviver com os artistas e e em
festivais então às vezes fazemos
entrevistas a condições muito estranhas
já me aconteceu uma vez num outro
festival estar a entrevistar um artista
dentro de um contentor ao lado de um
Palco onde estava a haver uma atuação e
e nós não nos conseguíamos ouvir ele
estava à minha frente o contentor estava
a abanar por todo lado nós estávamos a
berrar as perguntas um para o outro Eu
eu gravei e eu lembro-me depois de
tentar de transcrever aquilo e e e não
não esta a conseguir perceber
praticamente nada do que ele dizia
porque tínhamos música a bombar ali ao
lado e não conseguíamos ouvir-nos queer
um ou outro quase e a Rita tem
fotografei acho que foi também na
primeira edição não é metálica ou foi
segund metálica vieram mais vezes sim
eles vieram mais vezes mas essa
entrevista acho que foi foi a Ana
Ventura até que que fez a entrevista eu
fotogra fiz metálica depois de repente
estava lá o chipe noto ao lado ainda sem
as máscaras e portanto não lhes fiz umas
fotos eles deixaram pronto fiz um uma
mas nunca divulgasse não sem as máscaras
não estão no ou seja ten uma parte sem
máscaras e uma parte com máscaras tens
um arquivo pessoal mas eles não te
fizeram assinar um não já Fei há tantos
anos olha na altura não havia toda essa
não era tão estava a nossa palavra é sim
e eu sou uma pessoa de palavra também
não somos assim tão tempo depois estava
a nossa palavra foi Não não mas mas a
verdade é que somos fos bem a ver qu já
foi há muitos anos foi eu é que tento
negar que dado avança também para mim
antes de concluirmos este episódio do
rock and real and told Stories com rfm
gostava só de pedir rapidamente uma
mensagem de parabéns ao rocking Rio
pelos 20 20 anos aqui em Portugal e
podemos começar pela Rita que está já
aqui à minha esquerda ah parabéns
rocking Rio porque ali não podes olhar
para ali Estou a olhar para a câmara
certa não a câmara certa é ali Parabéns
rocking rio que continuem Espero que
este ano ainda seja melhor mais plano
vai ser mais suave é bom porque estamos
a ficar já com algumas algumas
escolioses
hh mas espero que continue porque essa
parte é importante porque o antigo
recinto era ao mesmo tempo muito bonito
portanto espero que essa parte não não
seja seja tido em conta é muito
importante a parte estética do do do
recinto é isso pronto Parabéns ao
rocking Rio Eu acho que eu acho que é um
festival que veem e acho que toda a
gente tem noção disto que veio mudar um
pouco o panorama dos festivais em
Portugal acho que veio melhorar muita
coisa acho que veio H alterar mesmo O
Impacto é é grande mesmo na forma como
se fazem os outros festivais porque
houve muita coisa que o Rockin Rio
trouxe e e aliás eu já tive eu já Eu até
já disse isto à Roberta uma vez eu acho
que ela tem uma forma muito desprendida
de falar desprendida no sentido de é
muito mais livre para falar sobre as
coisas que se passam no festival mesmo
aquelas que não correm bem do do que
muitos outros promotores em em Portugal
e isso acho que traz uma humanidade à
organização de um festival que Mas às
vezes não e não vemos assim tão
tão tão vincado noutras noutras noutras
pessoas eu acho isso eu acho isso
importante portanto Parabéns rocking Rio
continuem e espero que o recinto este
ano seja seja nos Surpreenda pela
positiva com casas bem de
lça isso agora parecia uma marca
então eu para onde é que eu falo para
ali Parabéns Rockin Rio e E obrigada
obrigada porque fazem parte da minha
vida e fazem mesmo mas também porque
fazem parte muito da vida da editoria de
cultura da SIC e e é bom saber que a
também tem uma editoria Desde
2005 e que é muito também Graças aos
festivais que continua a fazer sentido
existir e muito graças à música e
obviamente o rocking Rio teve um papel
muito importante naqueles primeiros anos
e na formação e e de continuarem a
acreditar que faz sentido numa redação
aver uma coisa tão importante como uma
editoria de Cultura de qualquer forma
não façam isto todos os
anos ai resta-me agradecer aos nossos
incríveis convidados e também a quem
esteve a assistir a este episódio até
aqui já sabem
Instagram Instagram da rfm sites
oficiais comprem bilhetes esperamos por
vocês há mais rocking real and told
Stories com rfm para ver aqui no YouTube
ou no Spotify onde tiverem a ver e a
ouvir até a próxima
[Música]