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a canção que te faz sonhar tem tanto para contar pois o caminho a seguir é a missão de incluir nós vamos desvendar melodi Olá este é o desvendar melodias o podcast rfm onde falamos sobre música e inclusão das pessoas deficiência e surdas eu sou Marta Vitorino e já estou aqui como sempre para ter aquela conversa que de certeza não vais querer perder com quem bem como tu Já sabes isso eu já te conto antes deixa-me só relembrar que podes ouvir o nosso Podcast nas plataformas de podcasts no YouTube e nas plataformas de rfm é lá que tens também uma versão com legendas para que as pessoas surdas também possam acompanhar AG Agora sim vamos à nossa convidada de hoje ela é apaixonada por Leitura e começou a compor na adolescência mas nós só ficamos a conhecer mais tarde quando participou nos Ídolos Mas a vida nem sempre foi fácil publicou um CD mas não teve se calhar o sucesso que pretendia e não desistiu Por incrível que pareça foi uma surpresa que fez ao pai dos filhos que fez a carreira dela Renascer o single a vida toda tem mais de 20 milhões de visualizações no Youtube e depois foi muito trabalho e nunca mais parar muito obrigada por teres vindo Carolina do lri Marta olá tudo bem olá como uma menina que sai dos Ídolos que não ganha mas mesmo assim acreditam nela para gravar um disco tu tinhas todos os sonhos do mundo naquela altura ou ainda estavas um bocadinho com os pés na terra olha Hã eu fiz um um Talent show numa altura em que os Talent shows eram uma loucura enorme cá em Portugal nós andávamos com seguranças para trás e para a frente era um uma loucura de pessoas aos berres à porta do estúdio a qualquer lado onde nós íamos e a minha família deu-me logo a todas as ferramentas do mundo para eu não me sentir deslumbrada com aquilo explicaram que aquilo era um momento que as pessoas iam sentir aquilo enquanto nós estivéssemos a fazer o programa mas que o programa ia acabar e que poucas semanas depois iam estar a filmar o próximo e que nós íamos desaparecer e portanto eu nunca senti que ficasse deslumbrada com a parte de Ai meu Deus que a minha vida mudou e eu agora vou ser isto vai ser assim para sempre o que me deslumbrou efetivamente foi o palco o palco tocar com bandas fazer arranjos das canções começar a perceber que queria escrever cada vez mais começar a perceber que tinha coisas para dizer e mas tu já cantavas antes eu já cantava mas eu nunca tinha tido esta profissionalização de ensaios com regularidade de aprender canções de um dia para o outro de de me juntar assim a mais pessoas Nós vivíamos num hotel Enquanto estávamos a fazer o Ídolos portanto foram alguns meses fechados a viver para aquilo literalmente E então isso despertou em mim uma sensação de não querer andar para trás no sentido de eu já estou aqui e eu quero aproveitar o o que me tá a ser dado aqui o que eu estou a trabalhar aqui para andar daqui para a frente e nunca daqui para trás e então fui para Londres estudar música e depois convidaram para gravar o meu primeiro disco e nem o meu primeiro n o meu segundo diz que tiveram muito sucesso os dois tiveram cada um uma canção que teve algum sucesso o meu primeiro diz que teu não é verdade e o meu segundo disz tem o Mountains que é um doeto com o agir que também teve muito sucesso na altura mas as pessoas ainda não sabiam bem quem é que eu era havia pessoas que se lembravam do min do Ídolos outras que não ainda não tinham bem uma cara associada à minha voz e é a partir do meu terceiro disco quando eu lanço a vida toda que ganho h o reconhecimento enquanto canta autora enquanto compositora em português que era uma coisa que eu também tinha algum medo de fazer e é a partir daí que as coisas passam para outro patamar e quando acontece tu sentes de novo que é um raio de esperança ou pensas bem eu já tive tantas coisas que parecia que ia resultar e não resultou se calhar esta é só mais uma o que acontece é que eu acho que já estava mais preparada para a desilusão então Eh eu fiquei muito entusiasmada principalmente porque foi uma canção muito especial para mim que falava da minha vida em que eu sentia que estava a ser absolutamente honesta com a fase em que eu estava com a fase que eu estava a viver eu tinha 24 anos e tinha sido mãe pela primeira vez e sabia que não era muito comum H jovens da minha idade estarem a falar de assuntos tão sérios como a família e crianças e a chegada de crianças e e um amor eterno Hum E então achei que não ia haver espaço para mim achei que ninguém se ia identificar com aquilo H E foi exatamente o contrário porque quando tu dizes a verdade Tu acabas por perceber que nós somos todos muito mais parecidos do que aquilo que pensamos então aquilo que eu achei Foi OK Isto é um sinal para eu para já não desistir porque eu já estava a começar a fazer outras coisas e já estava a adiar esta coisa de fazer canções para outra fase da vida pensei isto já me trouxe tanto tanta mágoa e tanto desalento que eu prefiro não manchar mais o meu sonho que sempre foi uma coisa bonita para mim dedicar-me a outra coisa e quando voltar a sentir-me preparada volto para a música e de repente a vida toda tem esta esta explosão e eu senti que foi um sinal foi um sinal a dizer-me Olha ainda há espaço para ti ainda há um lugar para ti E então eu fui com esperança e com vontade mas com os pés bem acentos no chão e nunca pensei ai é agora que a minha vida vai mudar mas também nunca pensei que se não correr bem ou se não se mantiver neste lugar de correr bem Eu sinto que já estou preparada para isso e já sei que há mais opções na vida foi aí que o desalento se transformou em alento ou foi mais tarde foi porque é muito poderosa a sensação de tu sentires que estás a contar a história do momento mais feliz da tua vida e a eternizá-lo não é h o que fica para a vida toda é o momento em que Tu acreditas que uma coisa é para a vida toda não é necessariamente a coisa sobre a qual tu estás a falar não é e quando tu fazes uma canção sobre alguém ou sobre uma história essa história vive para sempre mesmo depois de ti mesmo depois de todas as pessoas de quem tu estás a falar uma canção eterniza um momento eterniza um amor eterniza um sonho o amor pode ser para a vida toda independentemente das diversas formas que vai vivendo não é sim absolutamente e vai se transformando mas eu acho que o que também é bonito ficar documentado é o momento em que Tu acreditas nisso ao ponto de querer pôr em canção e de querer dizer a toda a gente e acho que há essa ingenuidade e essa crença que nós sentimos quando nos apaixonamos que é uma coisa muito poderosa é mesmo uma coisa muito poderosa s e aquilo que eu senti foi que eu tinha a a oportunidade de ser narradora da minha vida e dos meus filhos daqui a uns anos poderem ter a consciência de que aquele álbum foi meio um diário de bordo da chegada deles e dos sonhos que nós tínhamos para para a nossa família e para el eles também e e isso fez-me sentir muito feliz porque eu podia estar a documentar a minha vida eles iam poder ouvir mais tarde com quanto foram desejados e sonhados e quanto nós fomos quanto nós fomos felizes com com a vida que que tivemos a vida é linda e caótica a vida é linda e caótica acho que é linda exatamente por ser caótica nós fazemos previsões e temos planos e temos desenhos e de repente a vida tem o seu próprio jeito e muitas vezes um a vida encaminha-os para outro lado e nós pensamos que o nosso plano deu errado e de repente o caminho o sítio onde nós fomos parar acaba por nos trazer coisas muito melhores e que se nós não tivéssemos lá ido parar provavelmente nunca tínhamos e tido essa descoberta e é isso que eu tenho andado a a aprender eu com 24 anos quando tive o meu primeiro filho achei que a minha vida estava escrita e desenhada para sempre e achei que já tinha o meu poiso já tinha já tinha tudo aquilo que eu queria e que eu precisava e que ia ser assim sempre e Entretanto a vida trocou umas voltas e eu aprendi que não vale aena a planear muito e fazer grandes desenhos porque nós somos só um ponto no meio de milhares de coisas que vão influenciar inevitavelmente a tua o teu contexto a circunstância que tu te encontras seja só estar sol ou estar chuva seja alguém dizer que sim ou não a proposta que tu estiveste a preparar seja uma canção correr melhor ou pior seja o amor magoar-te ou fazer-te feliz seja Desafios que os teus filhos te vão propondo e aos quais tu tentas estar à altura Mas às vezes não Consegues é tudo demasiado volátil e demasiado imprevisível para nós acharmos que conseguimos controlar e essa que é a beleza e o pavor disto tudo não é e a melhor coisa de estarmos cá e não sabermos como é que vai ser amanhã e a pior coisa de estarmos cá e não sabermos como é que vai ser amanhã não é verdade e isso leva-me à segunda parte do nosso podcast onde nós falamos aqui um bocadinho sobre a inclusão das pessoas com deficiência e surdas tu eras uma menina com 24 anos a ter o teu primeiro filho muitas coisas a acontecerem umas como tu querias outras nem tanto e de repente nasce o Santiago e sabes que ele vai ser um menino que está no espectro uhum como é que tu te sentiste enquanto mãe enquanto jovem de 24 anos enquanto pessoa que tem uma vida e que se calhar querias muito ser mãe mas não estavas à espera tá à espera de um diagnóstico destes como é que é olha em primeiro lugar eu senti-me profundamente ignorante porque eu sinto que com a quantidade de informação que nós temos hoje em dia é muito fácil Tu achares que sabes sobre todas as coisas mas sabes muito pouco e muitas vezes aquilo que sabes está errado então o que eu sinto é que o espetro foi as pessoas com autismo foram caracterizadas como génios Ah que se isolam que têm tices e manias e há filmes e há séries sobre isso e as pessoas acham que todas as pessoas no espectro são iguais e que têm e portanto não é nada disso cada pessoa é uma pessoa eu costumo dizer que o meu filho é mais do que uma estatística é tão mais do que uma estatística hum Todos nós somos um um universo com milhares de coisas a acontecer ao mesmo tempo com milhares de descobertas com milhares de estímulos com milhares de caminhos e de opções e portanto com classificar que são todas as pessoas iguais porque estão no espetro do autismo é tremendamente errado percebi que sabia muito pouco sobre o assunto quis informar-me sobre o assunto fiquei um bocadinho assustada porque me senti incapaz de ajudar tanto quanto queria pensei muitas vezes se calhar se o meu filho tivesse nascido numa casa de médicos numa casa de terapeutas seria teria outro tipo de acompanhamento e depois Percebi que os filhos nos escolhem Exatamente porque nós temos muito mais para dar do que aquilo que sabemos E também temos muito mais para aprender do que aquilo que sabemos e aquilo que acabou por acontecer foi tanto eu como o Diogo e fomos fomos informar-nos fomos à procura de todas as terapias que achamos necessárias e adequadas para o nosso filho e fomos fazendo este caminho um passo atrás do outro e eu nunca vi e o facto do Santiago estar no espetro como porque é que isto nos foi acontecer vi sempre como isto aconteceu noos e e o que é que eu não saberia da vida se isto não tivesse acontecido o que é que eu ia ficar a perder o que o que quanto de do meu filho é que eu ia ficar à margem se eu nunca o tivesse levado a este médico se eu nunca tivesse querido perceber como é que fazia o meu filho mais feliz e há coisas que eu sei que vivo com o Santiago que são oportunidades que se calhar muita gente no mundo nunca vai ter a oportunidade de viver A maneira como ele olha para as coisas a maneira como ele se aproxima das coisas a maneira como ele é absolutamente fascinado por tudo aquilo que o estimula e que o cativa pelos animais eh pelos cheiros pelo pelas texturas das coisas o tempo que ele perde e perde entre aspas muitas aspas a dedicar-se à aquilo que que o fascina a maneira como ele ama a maneira como ele observa ah a maneira como ele Comunica a forma como ele ri quando acha graça a uma coisa a forma como ele não pensa se é melhor circunstância para rir ou não porque isso também é uma alada de ar fresco sabes tu convives com uma criança que em momento algum pensa naquilo que deveria ser ou que deveria fazer em vez daquilo que sente E é verdade é a verdade em pessoa completamente e claro que nós vamos tentando e explicar que há momentos em que as pessoas estão tristes e que nós temos de ser mais sensíveis a e ele próprio também vem vem desenvolvendo isso e há muito esta coisa de ah as crianças no espetro não gostam de toque e não gostam de beijos e não gostam de abraços e não conseguem decifrar emoções e não são e como meu filho eu não noto nada disso efetivamente é uma criança que vai procurar tocar tantes de deixar que tu o toques vai vai demorar mais tempo que as outras a criar uma ponte de ligação contigo mas essa ponte é em quebrável e Portanto acho que é mesmo uma sorte que eu tenho de ter sido escolhida para ser mãe do Santiago É Para poder aprender isto na na primeira fila e poder assistir na primeira fila e poder também eu tornar-me uma pessoa mais informada mais capaz mais disposta e é isso enquanto pessoa com voz em que é que tu sentes que o Santiago te ajudou para ajudar os outros Olha eu fiz uma canção no dia em que recebi o diagnóstico do Santiago que se chama nos teus olhos faz parte do casa foi a última canção que nós pusemos no disco e por isso é que também está só voz e guitarra nós fomos para o estúdio nesse dia nós já Devíamos ter entregue o disco na véspera E então gravamos a canção e e enviamos e fala sobre o facto de eu comunicar com o meu filho invés do olhar porque o meu filho era não verbal na altura e e depois eu expliquei decifrei um bocadinho o poema dessa canção e eu acredito que Muitos pais de crianças no espetro não verbais se sentiram abraçados por isso porque há uma forma muito especial que tu tens de comunicar com uma criança que não fala há milhares de outras formas que tu desenvolves e que descobres e e é um lugar muito bonito de conhecimento que é uma coisa que eu nunca tinha experienciado na minha vida e e e ele inspirou-me a fazer esse poema e inspirou-me também a essa descoberta nós tornam-nos demasiado preguiçosos as palavras tornam-nos demasiado preguiçosos sabes porque Há outras formas de fazer o outro sentir e e de se chegar aos mesmos caminhos sem ser o discurso direto e sem ser absolutamente literal e esse caminho foi muito bonito e automaticamente sendo eu compositora e sendo eu uma pessoa atenta esse esse lugar abstrato da comunicação E e do AM am despertou para milhares de coisas que eu se calhar nunca teria descoberto se não fosse mãe do Santiago nos teus concertos isso tornou-se mais desperta olha hum eu acho que eu não não era assim tão ligada Nessas questões e Exatamente porque às vezes como uma coisa não nos é tão próxima nós não temos tanta atenção e não vou ser hipócrita dizer-te não eu sempre fui não fui não é verdade e o que é que acontece os nossos concertos ao vivo têm efetivamente som alto não não é tu tens que ter um PA a funcionar para chegar a não sei quantas mil pessoas sim e portanto há essa parte da proteção para crianças hipersensíveis por exemplo de de teres uns fones de proteção e que eu lembro sempre aos pais por favor crianças e e mesmo já adolescentes e adultos hipersensíveis que é muito importante ter essa proteção para não assustar para não ferir Hum e depois começas inevitavelmente a prestar atenção nós normalmente as pessoas que estão em cadeira de rodas que est que TM algum tipo de deficiência estão entre o palco e a baia da frente não é Sim estão mais protegidas estão cá à frente sim e acabas por eh ter mais contacto Eu costumo descer Costumo ir lá abaixo costumo passar pelas pessoas abraçar as pessoas e depois muitas vezes também eh estou no final do concerto é uma coisa que eu hoje em dia Faço menos porque comprometia muito o descanso da da nossa equipa e da nossa estrutura quando tens muitos quilómetros para fazer sim a questão de acabar o concerto e ficar horas hã nas fotografias e e nos autógrafos mas fiz durante muitos anos e conheci H muitas as crianças e por exemplo 99% das vezes que uma criança no espetro está a chegar ao pé de mim eu já sei que é uma criança que está no espetro porque estou atenta a alguma à forma de olhar e algum alguma há um há um lugar de aproximação que eu consigo e sentir também já aconteceu a enganar-me sim mas mas raramente e é uma coisa um bocadinho estranha aquilo que eu vou dizer mas eu acabo por sentir uma aproximação quase como se fossem todos o meu filho não des explicar isto de outra forma que é hã consigo perceber a conquista que é para aquela mãe e para aquele pai levarem aquela criança aquele concerto um sítio com pessoas com luzes com som alto com e consigo perceber a a emoção nos olhares deles e no minha também de daquela criança encontrar na música Um lugar de refúgio e de paz e de diversão e de e depressão E acabamos por ter ali uma troca de eu sei achas que o facto de seres também uma voz nesta causa dá também essa confiança e esse conforto aos pais de pensar Ela sabe ela tem cuidado portanto nós podemos ir e podemos ir com segurança Acho que sim e espero que sim eu não consigo controlar tudo o que se passa num recinto não é porque é muito difícil mas consigo controlar a minha forma de comunicar e consigo controlar aquilo que eu considero que são as mensagens que fazem parte de de quem eu sou porque um concerto é uma mistura das canções que tu escreveste e que tu cantas e daquilo que tu és e daquilo que tu queres dizer e daquilo que tu queres transmitir E tenho muitas crianças a ouvir e tenho muitos adolescentes a ouvir e tenho muita noção disso e dessa e fico muito contente que os pais se sintam seguros para para trazerem os filhos para pé de mim é uma uma coisa que me deixa muito feliz e os meus filhos também vão querer daqui a uns anos começar a pedir para ir a concertos e eu espero que que também sinto essa mesma segurança nos artistas que eles quiserem ouvir Qual é que achas que é o papel dos Artistas neste caminho de inclusão acho que a partir do momento em que tu tens uma plataforma tens uma redes sociais com muitas pessoas a ouvir-te tens muitos ouvintes nas tuas canções e percebes que Ok eu tenho aqui que pessoas olharem para mim e ouvirem deves tentar H chamar a atenção para o máximo de coisas que tu consigas de forma pertinente de forma informada de e de forma coerente e acho que devemos todos ter noção que as facilidades que a nossa vida e que as nossas características nos nos permitem e ter não são as mesmas para toda a gente e por exemplo no caso da das deficiências e das pessoas surdas eu no meu Altis Serena tive pessoas a fazerem linguagem gestual eh ao vivo porque eu acho super importante que toda a gente tenha a oportunidade de perceber os poemas de perceber o que é que está a a ser dito mesmo que não que não consiga ouvi-lo e o mundo não somos mesmo só nós sabes Eu acho que esta é a parte mais importante de que um um artista qualquer pessoa perceber que é o mundo não somos só nós com as nossas características são pessoas com todo o tipo de características com todo o tipo de dificuldades e se nós pudermos fazer com que a nossa música chega a todas as pessoas e podermos adaptar Principalmente as nossas Produções próprias para ter acessos para toda a gente para ter linguagem gestual para que as pessoas surdas consigam conectar-se com os poemas e conectar-se com o espetáculo se nós conseguirmos ter e cada vez mais ferramentas para que a música seja efetivamente para todos é isso que nós devemos fazer sempre e sempre com essa consciência de que há milhares de pessoas com necessidades diferentes das nossas e que são tão legítimas quanto as nossas e quem está na posição de poder dar de Poder chamar a atenção de poder arranjar ferramentas para tornar as coisas mais inclusivas por favor que se chegue à frente e que eu faça sempre que possível o que é que tu achas que ainda poderia ser feito não sei se calhar tornar obrigatórias algumas coisas sabes Ah eu toco de norte a sul do país e muitas vezes há sítios com acessos difíceis e que eu penso fog geograficamente Estas pessoas também estão um bocadinho impedidas de fazer eh de fazer grandes coisas eu não sei em em muitos sítios onde eu já fui como é que se poderia melhorar mas também não é essa a minha profissão não é sim eu acho que deveria se calhar haver um um grupo de pessoas com formação cada uma na sua na sua área juntar aqui como se fossem os Avengers da inclusão eh e arranjar aqui formas de eh dos sítios terem regras que têm de ser cumpridas de de haver quase um formulário de coisas que têm de ser cumpridas para que toda a gente se sinta bem recebida e capaz de ir assistir a um espetáculo a a assess Lab tem feito um excelente trabalho neste sentido tem o objetivo de tornar Os espetáculos mais inclusivos e a arte mais inclusiva E tem alguns glossários disponíveis Tem algumas eh informações disponíveis que podem ser usadas mas aí está Eu acho que a questão de não ser legislado às vezes também não torna fácil porque quem tem que fazer não sabe como fazer e às vezes também se coloca aqui a questão até monetária porque há muitas coisas que custam dinheiro e não Às vezes Não Há possibilidades tu recebes mensagens nas tuas redes sociais de pessoas com deficiência H recebo recebo várias de pessoas olha de muitas crianças no espetro que foram ver espetáculos meus e de pessoas com todo tipo de deficiência pessoas em cadeiras de rodas acho que faz parte em todo em todo o sítio onde onde tu vais ainda agora fizemos a madrugada que eu esperava e e tivemos um uma associação que foi lá que tinha muitas pessoas cegas e pessoas com dificuldades motoras também e que tivemos com elas a falar no fim do espetáculo e depois acabam por enviar mensagem no fim e sento Franca e honesta eu respondo mais e não respondo a todas não consigo à mensagem da pess do que da pessoa com deficiência Entendes o que eu te estou a dizer ou seja CL sim ah não não é a primeira coisa que me vai que me vai chamar a atenção nem a primeira coisa provavelmente é que eu vá reparar claro que se eu tiver uma pessoa de cadeira de rodas à minha frente é inevitável eu reparar e é inevitável eu mas tiver a falar muitas vezes só depois de responder às vezes clique no perfil da pessoa é que ah já tive com esta pessoa neste sítio e esta pessoa efetivamente está de cadeira de rodas ou esta pessoa efetivamente Ah é cega ou esta pessoa efetivamente é surda Mas isso é sempre o meu segundo plano de conhecer a pessoa não te explicar isto de outra forma eu percebo e acho que faz todo o sentido e acho que era assim que toda a sociedade deveria agir e eu acho que também fiquei mais atenta para isso quando muita gente dizia ai o filho dela aquele o autista eu pensava Oi tipo há tanta coisa sobre o meu filho meu filho tem um nome meu filho tem uma data de coisas e também está no espetro do autismo como as pessoas muitas vezes que me querem descrever eu sou a miúda gorda que canta que há tantas outras coisas por onde tu podes pegar para me descrever mas eu acho que as pessoas é que eu te estou a dizer as palavras tornam-nos muitas vezes preguiçosos e muitas vezes as pessoas se calhar Vão falar da coisa mais Evidente porque também é a única coisa que as pessoas reparam e acho que a forma como tu descreves o outro mostra muito também Aquilo em que tu reparaste não é Uhum E vai mostrar também a forma como tu observas e acho que nós observamos todos de maneira diferente eu gosto da forma como eu observo e gosto de me educar também para observar mais e mais atentamente e e com mais sensibilidade em alturas cará que estou mais cansada ou mais impaciente ou o que for mas eu sei e tenho plena consciência de que aquilo que me vai chamar a atenção no outro é outro tipo de coisas são outro tipo de coisas eu reconheço muitas pessoas que vão ver muitos concertos meus pelo perfume por exemplo há pessoas com deficiência que escrevem mesmo que tê essa deficiência e escrevem com propósito e eu tenho falado aqui muito com diversos artistas sobre a importância de mandarem mensagem para os artistas a dizer eu sou a jevana tem esta deficiência e gostei muito de ir ao teu concerto porque ou eu gostava que fosse desta maneira para ser mais fácil para mim Claro Hum quando recebes este tipo de mensagens de pessoas que assumem a sua deficiência com um propósito com o objetivo de comunicar alguma informação em relação a isso contigo como é é que como é que isso te molda enquanto artista Olha é uma coisa Sempre que nós somos chamados à atenção ou porque há alguma coisa do espetáculo que que pode incomodar as pessoas que estão à frente e que TM deficiência ou há um um olhem atenção recebi esta mensagem o que é que nós podemos fazer para que isto não sei o qu Olha isso aconteceu naquele dia porque por acaso isto acontece ou seja tu tens apesar de teres as mesm o mesmo espetáculo cada sítio onde tu vais fazer tem eh características específicas não é os recintos não são todos iguais as condições acústicas não são todas iguais pronto e então acabamos por terem Atenção se é uma coisa do nosso lado que nós podemos efetivamente mudar ou se é uma coisa que foi específica daquele dia e acho que é importante também dar uma explicação à pessoa que vem falar contigo se vier dizer olha eu gostava que tivesse sido mais olha obrigada por me dizeres por acaso nesse dia aconteceu Isto ou só obrigada por dizer já falei com a minha equipa vamos ter isso em atenção e obrigada por ter enviada Esta mensagem é só eh é preciso muita coragem para tu teres uma característica que te limita ou te dificulta a vida num em em determinadas situações e fazeres um caminho de tentar fazer com que todas as pessoas que têm características semelhantes ou iguais à tua tenha uma vida mais facilitada porque tens mesmo de dedicar a tua vida a isso um propósito dessa magnitude é uma coisa que ocupa o teu tempo a tua cabeça e é uma coisa que é uma é uma vontade tua mas é um movimento plural não é uma coisa só tua Claro e portanto eu acho que é uma responsabilidade muito grande ser o recetor de uma mensagem dessa magnitude e tem de se ter atenção e tem efetivamente de se dar resposta sempre que possível e e alterar aquilo que é possível alterar como é que achas que a inclusão também se pode refletir para lá dos concertos e das Letras olha Ah não sei acho que o facto de estar aqui eu quando cheguei e quando quando te vi aqui a começar este podcast pensei fogo H há um lado impressionante nisto tudo e eu não te estou a dizer isto de forma paternalista de Ah que impressionante tu seres invisual e estares a conseguir fazer isto tudo sozinha mas é para mim é fascinante estás a andar por este estúdio para cima e para baixo já conhece estudas os cantos à casa e estás aqui estás a deem tudo e e isto é automaticamente uma situação que me vai inspirar e despertar para coisas que antes não despertaria se calhar Entendes o que eu te estou a dizer entendo e e acho que eh deveria não só haver legislação para os acessos e para as facilidades e para a inclusão mas também para a forma como se fala das coisas acho que isso também seria importante e eu tenho mesmo que me informar mais de como é que isso é possível porque eu sei que houve uma mãe de uma criança por exemplo exemplo no espetro que escreveu a dizer que se sentia muito ofendida que no Parlamento as pessoas se ins resultassem de autistas constantemente e isso foi proibido sim e acho que a forma como tu te a forma como tu falas de uma pessoa com deficiência deveria ser limitada também mas a nível legislativo mesmo ou seja não deveria ser permitido que tu usá qualquer tipo de deficiência ou característica física de uma pessoa para a ofender ou até mesmo paraar de escrever se fosse de maneira maldosa não te sei explicar isto acho que acima de tudo esta esta coisa que eu te digo de o cuidado o cuidado é uma coisa que nós não não podemos esperar de toda a gente mas tu não podes esperar o cuidado de toda a gente e a empatia de toda a gente ao menos que possas ter o cuidado de cumprir a lei e se tiver legislado Deixa de ser uma questão abstrata e uma questão que depende da Educação de cada um para ser uma coisa obrigatória não é eu percebo mas não é triste ter que haver uma lei quando é simplesmente uma questão de educação Olha eu acho que a constituição existe exatamente para porque não é possível confiar no bom senso e na educação das pessoas porque é preciso que existam regras porque é preciso que existam limites e muitas vezes as pessoas que estão a ser cumpridoras de determinado em determinada situação estão a fazê-lo por medo e porque não querem ir contra a lei e se for assim para mim tá tudo bem também eu não quero saber se tu estás a cumprir por medo ou porque efetivamente acreditas que não se deve dizer certo tipo de coisas eu quero é que tu não as digas Esta é a minha visão eu quero é que tu não as digas eu quero é que tu não sintas que podes ofender outra pessoa e que podes fazer isso em praça pública e e sair impun é isso que eu quero como mãe de uma criança no espectro e como artista que em muitos concertos viu pessoas com deficiência e surdas Que mensagem é que gostavas de deixar aos nossos ouvintes é um assunto sobre o qual eu não estou tão informada quanto gostaria é um assunto sobre o qual eu ainda não fiz tanto como gostaria eh acho que pouco a pouco vou estando cada vez mais desperta para outras realidades e para e para outras coisas nas quais eu posso ser ativa e e perceber mais e fazer mais para ajudar e para incluir H acho que o tenho feito no meu discurso e na minha conduta e espero que vocês continuem a sentir que é um sítio seguro trazerem os vossos filhos para perto da nossa equipa para perto de nós para o nosso espetáculo e para perto das nossas mensagens e é isto e espero H que sempre que tal como fizemos nas Arenas nas nossas Produções próprias possamos ter eh o máximo de inclusão possível para que que as pessoas surdas que as pessoas com mais dificuldades de de acessibilidade consigam chegar perto de nós consigam perceber os poemas e consigam estar connosco E é isto para ti incluir é não diferenciar sabes não estar sempre a apontar onde é que se é diferente Obrigada Carolina Deslandes por teres estado aqui connosco a desvendar M dias para a semana Há mais contigo para vires comigo [Música]