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[Música] [Música] quente e boa tal como a temperatura que vai pairando no ar É assim que queremos a edição do brainstorming que agora está a começar sem esquecer o conforto que um ar-condicionado uma boa bebida refrescante e a descoberta de novas ideias nos vão proporcionando partimos para a conversa com o Miguel Saraiva arquiteto fundador e CEO da Saraiva e Associados Diogo Anor e João Pacheco fundadores da agência DJ e André Ribeiro head of Design na Saraiva e Associados com eles vamos descobrir o conceito da arquitetura de conforto arquitetura que também dá valor ao desporto e aos equipamentos que usamos para o praticar neste caso no Paddle uma raquete Premium que fecha o círculo marcas arquitetura desporto no final deste brainstorming antes disso apanhamos a melhor e mais rápida boleia até Paris com uma viagem que já começou a ser preparada pelos nossos atletas há muitos anos mas primeiro matamos a fome com uma Sand que promete ser um fenómeno [Música] viral a cadeia de restauração norte-americana McDonald’s escolheu Portugal para lançar a nova aposta internacional o Big Arch que compete diretamente com o tradicional Big Mac isto depois do restaurante ter perdido o uso exclusivo da marca na Europa nesta campanha Mila refao a portuguesa autora de um dos vídeos mais virais do fenómeno atmosférico que decorreu em Portugal na noite de 18 de Maio lembra-se do meteor que iluminou o céu na península América sim nesta campanha Mila refao descobre na companhia dos amigos o local exato da queda do meteorito encontrando na cratera o novo hambúrguer da McDonald’s o Big Art a campanha que pode vir a ser utilizada em outros países foi concebida pela tbw bbdo com a supervisão criativa de Rui Silva direção criativa de Marco Pacheco João Guimarães e Julian Bertoldi redação de João Guimarães e André águas o filme foi produzido pela Crypton films com a consultoria da proud e realizado por Pedro Pinto com direção de fotografia de eckart polak Sérgio Pedro assina a edição e a light film após produção o Big Arch quer adaptar-se às novas tendências numa combinação entre o Big Mac e o Double cheeseburger a mim parece-me bem McDonald’s podem mandar entregar aqui na redação do Observador que de certeza que não se vão estragar de onde vem a agilidade da Filipa agora rumo a Paris destaque para a nova campanha que Divulga a parceria entre o comité Olímpico de Portugal e a Taper Portugal a companhia aérea que assegura o transporte dos atletas para os jogos olímpicos 2024 no filme promocional protagonizado por três olímpicos portugueses a lançadora Liliana k o nadador Diogo Ribeiro e a ginasta Filipa Martins recordam o início da carreira desportiva Lembrando que a viagem para a capital francesa começou há já muito tempo assim além de imagens atuais dos atletas a prepararem-se para embarcar o anúncio mostra fotografias de Infância dos desportistas durante os primeiros treinos a campanha foi idealizada por Gabriel Mendes e César Silva a dupla de criativos da bar ogilvy com direção criativa de Nuno riça e João amal a realização é de Gonçalo Moraes Leitão com produção de Nuno calado da bar ogilvy e da produtora audiovisual Hand Creative chain o filme tem sonorização da estrela de Alcântara divulgada em televisão com planeamento de meios da wavemaker inclui duas versões genéricas e três versões do anúncio personalizadas uma por cada atleta que vão ser exibidas à medida que forem entrando no palco competitivo rumo a Paris seguimos juntos força [Música] olímpicos mais um brainstorming e neste temos o prazer de conversar com Miguel Saraiva arquiteto fundador e CEO da Saraiva e Associados também Dioga naori e João Pacheco São fundadores da agência DJ e ainda André Ribeiro Design na Saraiva e associad muito obrigado aqui temos casa cheia hoje neste neste brainstorming Obrigado por terem por terem vindo aqui este nosso espaço e a vossa vinda a este Episódio marca o arranque de uma nova campanha da Sara ve Associados uma campanha que se chama arquitetura confortável Por isso mesmo Miguel Saraiva começa por si uma das mensagens que pretendem passar é mesmo a importância de tornar tudo confortável para os clientes Mesmo que não seja o mais confortável para vocês enquanto empresa é assim eh E quero também perceber que de forma é que vê h a arquitetura confortável Eh boa tarde muito obrigado pelo convite H isto ainda um boinho atrás eu fundei a sará vi Associados há 30 anos eh e ela chama sará vi Associados e por isso o mundo cai em cima de mim e e tento sim dar o nome está sempre presente nãoé sempre sempre e e não torna a vida não torna a vida fácil por isso eu tendo feito já quase estes 30 anos de Atel achei que os segundos 30 anos Possivelmente poderão não vir a ser feitos por mim e e daí ter convidado a DJ para para este desafio conjunto que era olhar para a nossa marca e dar-lhe um uma abordagem distinta e aproveitar essa abordagem distinta com conceito e por isso nós passarmos muito mais a ser s mais a do que ser associad torna muito mais global e até acredito pessoalmente que o compromisso de todos aqueles que estão diariamente a trabalhar comigo aumente e depois tivemos antiidade de dar-lhe esta roupagem eh Comfort arquitetura porquê Porque nós hoje vivemos num mundo bastante desconfortável nós temos o temos guerra que é uma coisa desconfortável o clima tornou-se uma coisa desconfortável a nossa vida é povoada por imensos fatores desconfortáveis e nós achamos que através da arquitetura que é indutora de transformações sociais económicas e culturais qu também pela via da cultura uhum H achamos que teríamos que ir um pouco mais longe e e e e e dá-lhe esta este subtítulo e claro que não é a arquitetura do sofá não é isso que se pretende mas é é transformar o o o serviço da arquitetura agregado ao desenho da arquitetura uma coisa mais confortável e e isso foi O Grande Desafio ou seja mais do que a funcionalidade dos espaços e de dos sítios em que trabalhamos e em que e em que habitamos é tornar esses sítios mais confortáveis mais queos e mais personalizados até Vamos lá ver o O atelier com desenha tem como obrigação e por defeito fazer tudo confortável uhum seja ele em termos funcionais estéticos em termos de materialidade mas indo também ao encontro das necessidades e das expectativas de quem contrata os serviços da exatamente que é parte dos serviços e por isso na arquitetura existe belíssimos arquitetos há há uma ausência total do serviço prestado a quem nos contrata esses mesmos serviços e esta parte dos serviços é fundamental hoje na relação entre as pessoas que é uma relação de confiança e e e e hoje quem investe em imobiliário indiferentemente da escala e do profissionalismo e se é um investidor institucional ou ou ou um privado contratar a arquitetura muitas vezes transforma-se num grande desconforto há um desconforto porque na relação quando isso acontece quando o arquiteto trabalha para si em vez de trabalhar para o cliente bem eu acho que o arquiteto por defeito deve trabalhar sempre para o cliente e com as suas ideias e a capacidade de comunicar essas ideias é é uma arte também ela Claro eh mas essencialmente é trazer conforto a diferentes níveis e esses diferentes níveis são aquilo que há uma que são uma ausência total no no setor Uhum E é quando uma pessoa contrata um arquiteto não tem a mínima noção do que é que é a relação com uma câmara essa relação é uma relação desconfortável pelo tempo que demora pelas interações que tem e pela insegurança que traz pelas Areias na engrenagem já não quero ir tão longe mas também com certeza em alguns casos e isso é um desconforto também há um desconforto por exemplo em relação ao ao Budget quer dizer as pessoas imaginam que vão construir um determinado objeto para um determinado Budget e isso é sempre se calhar muito abaixo da da expectativa original isso traz desconforto à relação por isso quando nós somamos este profissionalismo todo trazemos conforto à arquitetura por isso o conforto dito na cabeça das pessoas como o conforto da utilização esse tem que existir por defeito na na nossa prática profissional aqui mas aqui transversal toda a interação entre cliente e no e no caso Saraiva e Associados o o Miguel falava ainda agora acerca de da Necessidade e da importância da comunicação entre arquiteto e cliente mas especialistas em comunicação Diogo e João enquanto agência que fez nascer esta campanha eh como é que foi para a DJ receber este desafio perceber os vários Passos também e trazendo aqui para a nossa realidade do brainstorming até ao produto final como é que foi todo este processo de desenvolvimento bom desde logo eh eu diria que não é usual nós sermos nós temos desafios seros desafiados P um por uma empresa de arquitetura nós eu diria que estamos mais habituados a trabalhar b2c uhum eh e portanto não é normal uma empresa de arquitetura eu diria pôr esta seriedade na procura de um de um posicionamento de construção de marca não estamos habituados a isso e talvez pel pela s+ a ser um uma empresa com a dimensão que tem mas também muito pelo pelo pelo perfil do Miguel e isso foi uma das coisas que que logo desde início nos nos nos fez ver que isto era um desafio interessante era é o próprio tu és é arquito é o arquiteto mas era o próprio Miguel Saraiva é fundador e si fundador e era o próprio fundador que que sentiu esta necessidade o que também não é muito habitual Muitas vezes estas necessidades nascem no Marketing mas depois não há um envolvimento lá acima lá em cima da da e e a verdadeira necessidade não é sentida e portanto Só o facto de ter sido um pedido do Miguel para nós passou noos logo uma uma ideia de seriedade profissionalismo Isto é isto é uma empr compromisso compromisso isto é uma empresa que olha para a comunicação E para a importância das marcas de uma forma igual à que nós também à que também vemos e portanto essa ideia de compromisso depois sabermos e sabermos que o Miguel confia que é outra coisa que também não é muito habitual ou seja tende a confiar nos profissionais das áreas que não domina Uhum E isso para nós é é absolutamente essencial talvez porque também sinta na pele O que é não sentir essa confiança não sei isso é mais que Óbvio mas mas isso do nosso para quem tá do lado de cá é absolutamente essencial e last but not least eu acho talvez até mais importante O Miguel não tem medo de arriscar uhum eh o que também não é muito usual na nossa área e portanto esta esta conjugação destes fatores todos fez com que para nós isto fosse um desafio interessantíssimo ainda por cima foi foi o primeiro projeto da DJ e portanto foi com muito orgulho que que que o abraçamos e João como é que se passa desta confiança desta determinação também desta de toda esta dinâmica de querer desenvolver uma marca como é que se passa daqui para o conforto bem eh como é que se passa daqui para o conforto é é a mesma coisa é um salto gigante não é é é um salto gigante mas que nós no processo que itivo estamos habituados a a passar de briefings que muitas vezes são incógnitas para qualquer coisa que é mais ou seja foram para além do briefing e da abordagem conceptu de do do conceito claro nós teríamos que ir para além do do briefing lógico de eh de uma necessidade eh porque a necessidade isto aqui eh vou vou transmitir aquilo que o Miguel também nos disse na primeira reunião um dos grandes objetivos era tentar extrair o Miguel da da da Saraiva associado eh e transformar as sar associadas em s+ a e numa e numa marca para além da existência do Miguel e portanto obrigou-nos a fazer um uma imersão na na na empresa e a tentar extrair o que a empresa teria de melhor clar eh e daí muito o conforto que começou a surgir eh até nas primeiras nas primeiras entrevistas começou a surgir pelo pelo lado do desconforto eh e e tentarmos transformar esse desconforto em alguma coisa positiva eh e eu acho que o papel eh da s+ a eh em todo eh em em toda a sua atividade é muito esta necessidade de gerar conforto tanto para os clientes como internamente como para o mercado é um um e vai vai um bocadinho para além da arquitetura naquilo que nós conhecemos de arquitetura ou seja nós estamos muito habituados a olhar para a arquitetura para os arquitetos como artistas para a arquitetura eh como um mero Edifício mas há muito mais envolv envolvimento com a arquitetura do que aquela que que a priori as pessoas percebem e às vezes o conforto é algo que não se que se percebe indiretamente Não é que não eh que não pensamos nisso mas que se sente quando estamos num espaço e às vezes não se consegue explicar euo eu costumo dizer que a arquitetura para o bem e para o mal tem um papel eh muito Vital nas nossas vidas eh quando temos que lidar com o edifício que nos impõem eh no nosso Panorama diário e que nós temos que lidar com aquilo todos os dias e temos que o atravessar e olhar para ele todos os dias H às vezes não não é imediato mas o papel da arquitetura influencia muito e a forma como como nós nos sentimos Hum e e por isso para o bem e para o mal e por portanto Há sempre um papel desconfortável na arquitetura e um papel de conforto na arquitetura e que não é imediato hum daí voltando à pergunta começamos com uma série de entrevistas deu-nos uma série de também de de caminhos eh nós sentíamos um bocadinho como DJ um bocadinho desconfortáveis ao princípio a apresentar este este posicionamento eh e ainda bem e foi bem recebido foi incrivelmente bem recebido foi foi acho acho que que todos sentiram que no final do dia o que é mais à entrega é este comfortable architecture e no na sua Plenitude Hum e depois obviamente começamos a desenvolver uma série de um Manifesto para para a s+ a a desenvolver campanhas e que teria que nascer muito internamente as p tinham que perceber primeiro internamente o que é que este comfortable architecture e quer dizer para depois conseguir explanar isso paraos clientes para para se sentirem confortáveis dentro do conforto e sim e para para se sentirem eh desconfortáveis a aceitarem o conforto boa bom vou chamar agora para a conversa o André Ribeiro André bem-vindo também aqui ao brainstorming e sabemos da do poder que a imagem tem mas também o copy tem que ser impactante como é que se conseguem casar a estes dois conceitos estas duas áreas para criar uma campanha de comunicação e construir esta narrativa que liga por um lado a comunidade na arquitetura mas também entra no mercado da publicidade como é que se consegue conjugar tudo isto a nível de de design também Ora bem o o ponto de partida Será sempre o conceito e a estratégia que é definida após uma análise não é necessariamente obrigatório um copy a ser acompanhado por uma imagem neste caso em específico eh quis se passar o posicionamento com principalmente através do copy Uhum E por isso numa primeira fase até se optou após alguma ponderação e em contraste com o que a maioria dos Ateliê da arquitetura faz comunicar só com texto isto para marcar por um lado a diferença para outros ateliês e também para marcar eh internamente e esta nova fase até porque arquitetura está está pejada de imagens exatamente não é praticamente incontornável portanto também aqui uma exatamente mas era isso mesmo que nós e sentimos necessidade que é se por um lado a maioria da comunicação feita por ateliê de Arquitetura baseia-se em projetos feitos baseia-se em fotografia e em comunicar a obra achamos que nesta fase não querendo comunicar a obra Mas querendo comunicar o novo posicionamento Devíamos assentar a comunicação no cor no entanto a arquitetura também não é estanque Isto é arquitetura enriquece ao englobar áreas como a fotografia como o design como bem como a palavra como o texto e nesse sentido em concreto s a cada ano e meio Edit uma revista que é des e neste caso este ano por exemplo vamos realizar esta esta questão do desconforto e conforto na própria revista em si eh Isto é passamos a ter uma revista que visualmente já engloba o texto a fotografia a arquitetura Mas neste caso englobamos também o tato O que é que isto quer dizer como assim o desconforto aqui é traduz-se ou materializa-se numa num envelope cuja superfície é feita em lixa passa Portanto o tal desconforto e ao abrir o o envelope o interior a revista em si contrasta o exterior por usar um uma superfície um papel muito suave o tal conforto e portanto transmitimos aqui o conceito do desconforto versus conforto Ok hã muito uma uma abordagem que não que não estávamos habituados e que e que leva e concretiza mesmo de uma forma física este este conceito sim quer dizer eu penso que as áreas quando não não não são estanques eh só se enriquecem usando outras áreas criar aqui uma relação quase simbiótica não é de Com certeza é assim que se consegue criar mais Impacto ser original e captar a atenção que é isso que a comunicação boa deve fazerum Claro Diogo queres acrescentar alguma coisa parecia-me que sim bom H somos esta só a ver quando quando o André falou da capa em lixa a a imaginar as pessoas a receberem e a pensar já me lixar mas depois daí o contraste mas depois quando se abre a seguir vem uma onda de suavidade que que precisamente resolve o problema a própria lixa também tem a parte de criar conforto eh porque a lixa é um instrumento da construção civil sim exato Ah sim sim sim através da lixa através da lixa que traz o conforto vou aqui tentar burilar a nossa conversa até porque somos muitos e e o tempo é sempre limitado em rádio e também nos os podcasts Miguel H quero também perceber praticamente para terminar a nossa conversa Como é que vê o papel da Saraiva e Associados no mercado em que operam o que é que vos diferencia H E qual é que é eh já que criaram também este Manifesto Como é que vê a sariva e Associados a s+ a daqui para o futuro com o legado Que tipo de legado é que querem deixar bem O Legado é só um é da qualidade e por isso eu acho que a qualidade é o único fator que pode perpetuar as marcas não é a guerra do preço não é a guerra do tempo mas sim a qualidade do produto que se põe na rua e aí a Saraiva tem que deixar um no nos primeiros 25 30 anos e nos segundos 25 30 anos o legado tem que ser um legado de qualidade como é que eu vejo a sará Associados vejo a crescer eh Obrigatoriamente devido à sua dimensão nacional com um cunho muito forte em termos internacionais nós a nossa dimensão é é é uma dimensão já desajustada só ao mercado nacional por isso nós podemos aproveitar o nosso posicionamento nacional que é bastante sólido para investir no mercado internacional e crescemos nesse mesmo mercado sabendo que ele é muito mais competitivo muito mais profissional mas temos esse temos esse objetivo nos próximos 30 anos já já tivemos uma área internacional muito mais desenvolvida as empresas não são infinitas nos seus recursos oado cresceu imenso e por isso nós focamos no mercado nacional até porque acreditamos que não há mercado internacional sem um bom mercado não há um bom mercado internacional ou não há possibilidade de desenvolver bom trabalho no mercado internacional se não houver uma boa base Nacional portanto a base da infraestrutura da também da empresa tal como na arquitetura e na engenharia a base tem que ser sólida para depois se conseguir construir algo a partir daí o grande objetivo é que se calhar de 100% da construção que existe no mundo 95% dela é construção C 5% é arquitetura eu tenho o meu foco em colocar os nossos objetos no lado da arquitetura não é fácil obrigar muito trabalho a arquitetura também tem uma área experimental muito presente a tentativa e erro está sempre presente e é esse o nosso processo criativo não podemos abandonar temos que o aperfeiçoar há fatores hoje que são muito diferenciadores como a inteligência artificial como o a questão da sustentabilidade do isg quer dizer começam a ha uma série de subcapítulos À Volta do do desenho que têm que enriquecer o mesmo e TM que contribuir de uma forma muito visível para a sociedade porque se contribuir dessa forma muito ativa para a sociedade também o próprio reconhecimento dessa sociedade sobre arquitetura é muito maior e essa clarividência será fundamental também para para este para este desenvolvimento da s+ a não podemos terminar a nossa conversa sem o desafio habitual e peço ao Miguel mas se se algum dos outros convidados tiver também uma ideia para uma música que assiria à sariva e Associados estão perfeitamente Isso é muito difícil É sempre a pergunta mais difícil do brainstorming mas podemos colocar a música Podemos colocar talvez ho Pink Floyd do Wall The Wall para mandar abaixo Claro para criar desconforto não criar desconforto para dar conforto aos outros muito bem dou All dos Pink FL aqui no final da nossa conversa estivemos estivemos aqui em estúdio para este brainstorming com Miguel Sara arquiteto e fundador para Além disso também ce da Sara Associados diog Anor e João Pacheco fundadores da agência DJ e André Ribeiro head of Design na Saraiva e Associados Aqui Esta arquitetura confortável que nos vai levares a caminho do Futuro muito obrigado por por todos aliás Muito obrigado a todos por terem estado presentes e até breve Obrigado OB obri [Música] [Música] para fechar o brainstorming de hoje e ainda com a arquitetura em mente seguimos o caminho do Paddle mas se não sabe o que é que o padle tem a ver com arquitetura Então contamos-lhe tudo a marca portuguesa Quad juntou-se ao conhecido arquiteto Álvaro Sisa Vieira numa criação única de uma raquete que se apresenta como a mais cara do mundo numa edição limitada de 90 unidades comemorativas dos 90 anos do arquiteto algumas das raquetes serão distribuídas por museus e instituições de todo o mundo as restantes estão à venda online por um valor que certamente não é para todas as carteiras são atenção 19 € Sisa Vieira desenhou e a Quad concretizou produzida com materiais reciclados na Quad Factory Braga todo o conceito envolve o futuro da ecologia olhando para a raquete podemos ver um rosto de amplo sorriso um relógio que marca o tempo e um pássaro que traça a fogo o mundo com conceitos ideias e conversas de valor incalculável o brainstorming está na rádio observador às terças-feiras depois das 3:30 da tarde e a qualquer altura em podcast ouv repetir e partilar com ajuda à produção daet e atia do Bernardo Almeida eu sou H Silva e juntos esperamos por si no próximo brainstorming até lá [Música]