🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
[Música] This Is It This is happening não são só os os que estão de regresso o encontro com a beleza está de volta à rádio observador para uma segunda temporada com o Martim Sousa Tavares Olá Martim Olá Martim bem-vindo tchã tã surpresa eu sou o Nel S Ferreira e temos connosco o André Maia ilustre representante do programa da manhã da Rádio OB durante o f de semana tive algumas saudades na Ótica do ouvinte não é pois na Ótica do utilizador do utilizador exato É verdade como é que foi este tempo sem nós Martin foi Olha foi fui ali escrever um livro e voltei basicamente coisas importantes sim coisas que acontecem mas isto já estava previsto desde o início não é havia aqui um wink e eu já não me lembro ao certo mas acho que o último programa portanto agora passa a ser o penúltimo programa eh diz que isto é um até já uma coisa assim portanto Pois é é como aquelas coisas vês um filme e Há ali um elemento ou outro que te diz Isto vai ter sequela certo ponta solta eles vão pegar nisto Isto vai continuar é e de facto pegaram olha para este regresso só dar conta de que o encontro com beleza está sempre disponível também nas nas redes sociais do Observador no nosso site nas plataformas de Podcast e vai para o ar na rádio observador a partir de agora nesta segunda temporada aos domingos às 10 da manhã vai ter repetição à segunda-feira às 4:45 da tarde se Claro se o Martim a provar certamente Tá certo muito bem vamos a isso e hoje vamos começar com o west side Story traz traz C C música musicais É verdade traz tudo é um é um traz tudo é quase um Tragam pão Como diz a Noélia e se quiserem Tragam o vosso pão também a partir de agora e comemos enquanto enquanto ouvimos música Exatamente isto porquê Porque em setembro de 1957 abria na Broadway o west side Story e eu pensei eu quero qualquer coisa não vou fazer dde meu regresso uma coisa muito Épica porque também não foi assim tanto tempo eu sinto que foi ontem mas cria cria esta sensação de que boa estamos de volta rant trê o verão passou vamos a isto o novo um novo podcast ou um velho podcast para voltar a ouvir e portanto lembrei-me de uma canção que é do webside story que é o something’s coming que em 2 minutos e meio para mim transmite muito este entusiasmo de alguma coisa boa que vai acontecer e que vai mesmo acontecer portanto não é aquele desejo tomar que não é vai mesmo acontecer porque sabemos de facto que o Tony e a Maria se vão apaixonar e portanto Queria falar um bocadinho deste West west side Story porque não quero mais falar do Bernstein que é o meu herói adorava que ele fosse o meu pai o meu avô o meu mentor o meu professor tudo Exatamente tudo no Bernstein é pá não vi o filme com Bradley Cooper acel O maestro aconselho sim porque é Netflix não é Porque burnstein para mim é é vida portanto Deus Deus no céu burnstein na terra Maestro exat chama examente e agora um um remake também wests Story teve tudo já já já lá vamos é uma história curiosa o original do West Side Story é o Romeu Julieta de Shakespeare portanto para quem não viu está feito o spoiler eles morrem no fim o que num num musical da Broadway não é normal portanto já isto estamos a falar de uma peça que no primeiro ato já temos dois cadáveres em palco não é normal normalmente é um teatro mais do feel good eh o texto é transformado numa letra para ser cantada pelo stepen sonheim a coreografia ensen nação é do Jerome Robbins e a música Claro é do Bernstein assim que esta peça abriu na Broadway toda a gente reconheceu que estava aqui uma coisa que mudava o Paradigma e isto é não é todos os dias que acontece muitas vezes as grandes obras de arte só vêm a ser reconhecidas como tal vários anos depois ou assim eu não sei se conhecem bem o o formato da Broadway Mas eles têm uma coisa muito gira que é fazem os chamados pre runs que é antes do espetáculo abrir na Broadway que é o grande palco fazem uma espécie de um Trial noutras cidades Boston Washington sempre ali na na costa leste e experimentam aquela peça para públicos menos seletos entre muitas aspas e aquilo que não corre bem eles têm algum tempo de rever Antes de irem para para para a cidade neste caso para para Nova York e aqui o problema era que em 1957 o grande foco das tensões sociais nos Estados Unidos eram as lutas de gangs tínhamos alguma Imigração dos países latinos a começar a fazer-se sentir contra as velhas comunidades eh italianas polacas etc e Nova York tem tudo isso a acontecer e esta peça é sobre isso mesmo é coloca os jets que são os locais os brancos contra Os Sharks que é uma comunidade porto-riquenha onde o Tony que é dos jets se apaixona pela Maria que é irmã do líder dos Sharks portanto em vez de termos os montech e os capoti exato agora e tudo um bocadinho mais mais sofisticado nomes com nomes de equipas de futebol americano não porque eles não conseguem como é que vamos chamar aos porto-riquenhos Sharks Claro eras um Shark tio e e bom o o o processo de ensaio foi um bocadinho difícil para todos porque de facto era uma peça muito sofisticada a fasquia estava muito alta H é preciso cantar é preciso dançar é preciso representar basta pensar que o papel principal estava pensado para o James Dean e quando ele soube da dificuldade daquele papel ele decidiu ter um acidente de carro e portanto não é sério o papel não foi não foi para ele porque ele morreu pouco antes de de irem para para ensaios mas Ou seja é muito difícil porque como é que tu arranjas alguém que é bom a cantar e a dançar mas também a representar é um bocado um tripé é muito difícil arranjar as canta bem pois provavelmente não pois e portanto quando quando ele recebeu o guião disse não isto não dá mas o engraçado e aqui tira tira-se o chapéu ao Bernstein é que ele consegue ao mesmo tempo fazer música muito sofisticada portanto orquestrações à série estamos a falar de um músico com background ou seja líder da orquestra filarmónica de Nova York tudo isso portanto uma coisa que é muito sofisticada do ponto de vista estético mas ao mesmo tempo é um Crowd pleaser em que as pessoas vão ficam com aquilo na cabeça voltam é fácil de ouvir Isto É extraordinário isso é da pop não é isso é do domínio da pop é um bocadinho é é é como aquelas tipo os Pink Floyd né que são aquelas bandas que agradam universalmente porque os entendidos Dizem Não realmente Isto é música complexa riquíssima e os que só ouvem as coisas orelhudas conhecem o rif do o crazy diamond porque fica de facto no ouvido e portanto H Vamos ouvir este something’s coming numa gravação original eh que é a voz do tipo que substituiu o James Dean chama-se Larry KT e o e o curioso para mim não sei como é que eles fizeram isto o espetáculo estreou e três dias depois foram todos para estúdio gravaram Aquilo em disco que eu acho uma coisa muito curiosa Já devia estar tão sólido o espetáculo que que foram gravá-lo fizeram aquela como é que chamas o pre Run OS pre runs os pre runs já sab bem já exatamente vamos isso [Música] [Música] [Música] It’s Only Just out of reach down the block on a beach under a tree I got a feeling there’s a Miracle do GNA come come in to [Aplausos] me Could It Be Yes it could something’s coming something good If I can wait something’s coming I don’t know what it is but it is GNA be great with cck with Shock jle the something coming don’t know when but it soon Catch The Moon One handed [Música] Catch The cor WH riv come oniv [Aplausos] [Música] to me will it be Yes It Will maybe just by holding still It Be There come on something come on in don’t be Shy me a gu pull up a [Música] ch the [Música] is and something great com Who only justock on beach May May to May [Música] [Aplausos] [Música] por acaso fiquei curioso quando dizias há pouco que a peça era inovadora até pela forma como começava isso encaixa também no que Bernstein fez em relação à dizias Ah isto é muito inovador a melodia a própria forma como ele fez isto é é de forma alguma forma encaixa no no na própria Peça também não é completamente é é uma coisa está tão bem vestido que tu não dás pela sofisticação Mas ela está lá agora para os cantores que estavam habituados a cantar coisas muito mais simples e os músicos e tudo quando receberam aquilo ficaram com com os olhos em bico eu estava-me a lembrar de algumas situações em que acontece de filmes Eu acho que isso acontece algumas vezes no kubric que é eu acho que o cubric às vezes vai buscar músicas que não foram propriamente feitas para aquelas imagens Mas elas encaixam neste caso o BN terá feito foi Foi sim foi completamente a meias ele e o Steven sonheim tinha uma relação muito próxima em que o burnstein também contribuí para as letras o sonheim também contribuí para a música e portanto está aqui uma coisa incrível tão incrível que de facto já deu dois filmes há há o filme dos anos 60 de 1961 que foi muito famoso e em 202 21 teve um remake feito pelo Spielberg foi foi um fracasso financeiro foi um buraco gigante mas curiosamente serviu para o Spielberg ficar com o topo das nomeações para Óscar melhor realizador ele é o mais nomeado foi graças a este filme foram 11 nomeações e as músicas eram também do bnst er exatamente e o mais engraçado é que ele tornou-se o único realizador a ter nomeações ao longo de seis décadas diferentes anos 70 80 90 2000 2010 e agora nos 20 que é achas que vai chegar aos 30 quem sabe porque nãoe parece parece bem e de cabeça está ótimo n costumas dizer é só é só ele querer enfim queria só terminar despedindo-me dizendo por favor não digam que o teatro que o parque maer é a Broadway portuguesa porque uma coisa não tem nada a ver com o outra o teatro de revista ouve-se o teatro de revista não tem nada que ver com o teatro musical da Broadway Se quiserem saber porquê perguntem é muito bem ou são os próximos episódios sãoos do encontro com a beleza eu sou o Nelson Ferreira está comigo o André Maia e o Martim Sousa Tavares com este Regresso do encontro com a belesa tivemos hoje a música de Leonardo Bernstein para west side Story de hoje é uma semana estamos de volta até lá Martin [Música]