🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
Ricardo Ribeiro nascido no início dos anos 80 na ajuda de onde é natural e cresceu é também lá que começou a cantar e ao longo da sua carreira conta com vários discos que valem ouro muitos foram os prémios e galardões aqui e além fronteiras hoje recebemos na rádio observador no em 40 minutos o músico cantor o fadista Ricardo Ribeiro muito bem-vindo bemvindo Ricardo que gosto realmente Obrigado bem-v Ora antes de mais Parabéns 19 de Agosto portanto fizeste anos há muito Pou temp 43 tou ficando velho ah não é por isso não é por isso a festa foi boa foi foi ótima foi ótima foi ótima e mas como é que te sentes nest com 43 anos sentes que estás no pico é como o calor estás no pico não noto grande diferença quer dizer nota-se diferença em termos de amadurecimento não é e de Saborear coisas da vida que não se saboreia aos 30 nem aos 20 aos 40 saboreia-se de outra forma e dá-se valor a outras coisas mas não não vejo grande diferença em termos físicos não é mas eu vi uma notícia agora h pouco tempo Acho que foi ontem ou anteontem que que se envelhecia aos 44 e depois aos 60 portanto vou ficar preocupado ficar preocupado quando for 44 O que é que me vai acontecer será nas mãos Será nos olhos será qual coisa Pois porque era mais focado na parte física n e perguntei uma médica minha amiga disse ó Filipe O que é que o que é que isto quer dizer ah porque tem a ver com os níveis de testosteron e tal que diminui há um período que diminua e tal Tá bem então vou continuar a treinar mais para ver se há do anos não é exato sim sim sim porque assim para me sentir jovem mas é tão específico 44 eh não sei deve ser lá algum cálculo que os senhores cientistas fazem Vi sim deve deve haver uma decadência sim deve haver qualquer coisa no organismo um período é como ficar no Lux até às 9 da manhã pronto pcia não pensemos agora nos 42 nem nos 43 nem nos 44 Vamos pensar precisamente ao contrário quando eras mais pequenito pequenito sim portanto ajuda não é h começaste a cantar Aos 9 anos sim muito muito novo a tua estreia foi aos 12 anos no grupo Desportivo é a académica da ajuda sim e é o teu Barro Favorito de Lisboa a Aí será sempre de onde eu sou não é e de onde eu sou também aqui em Lisboa queer que temos este temisto em comum já agora costumo dizer que só se nas onde se diz a primeira palavra eu nasci na maternidade Alfred da Costa mas como a primeira palavra disse ali portanto Considero que nasci ali tive ali até até aos 8 anos depois voltei depois saí depois voltei andava sempre assim mas fui lá praticamente sempre criado e de quando estudava no colégio interno Ia para a casa da minha mãe para lá EA para a casa da minha tia soset aos FS de semana portanto é um é um há coisa que não se nega é o nosso chão não é e gostas de lá voltar sentes evolução nas nas na tua Freguesia Vai há algumas coisas sim há alguma evolução mas quer dizer às vezes coisas que é como Inovar não é Inovar significa verdadeiramente etimologicamente falando significa mudar de sítio e portanto nem sempre pode ser uma inovação S boa Há inovações que podem ser mais e portanto como é tudo na vida os gostos são sempre muito e como eu não estou lá não posso fazer voto dizer assim olha devia ser assim ao assado mas está lá a minha mãe portanto se tempo mas há muitos anos já alguns anos há 20 praticamente não ir lá ou não viver lá há 20 anos mas claro vou lá ver a minha mãe ia lá ver a minha tia mas já morreu também e ela e mas continua lá ir a ver a minha mãe mas mas é um bairro que eu gosto particularmente e tem tem um tem qualquer coisa de extraordin n ainda por mais ali mesmo no sítio onde eu nasti no Rio Seco que é assim uma cova e tenho grandes memórias daquele sítio e quando começaste a cantar eh como é que foi aceite lá na pelos teus pelos teus pares ou seja pel pelas pessoas pelos teus vizinhos pela tua família foi fácil gostaram logo seram e pá isto m tem mesmo talento foi muito foi uma coisa muito natural não foi porque a minha mãe cantava e ainda canta quer dizer em casa e não e achava uma imensa piada a isso e portanto nunca fui nunca foi uma coisa assim de mal vista ou com ou com alguma alguma alguma reticência nesse aspecto Até porque faz parte das GES dos bairros de Lisboa sim exatamente quer dizer e e depois também há uma uma coisa fantástica que a minha tia sosete que ajudou a minha mãe a criar não é porque eram colegas de trabalho a minha tia era uma uma grande amante de Fado e tinha poder económico ou seja Posses para podermos ir aos fados a minha mãe não tinha e portanto não havia esse problema e ela levava aos fados e toda a gente gostava muito de me ouvir cantar e como como também já nas ruas cantava com com os ciganos lá da minha criação portanto já tinha uma um hábito da música já mas foi a foi a tua foi a tua tia consideras a tua tia um a grande responsável ou uma das grandes responsáveis por teres começado a a cantar ou a ganhar ess gosto o o conceito oriental da da dualidade não é há sempre dois e eu tive dois portanto a minha mãe que cantava eu tenho a memória desde infância aquele cheiro da minha mãe a fazer a lida da casa e a cantar e depois é a minha tia a culpada também são as duas culpadas a minha tia quem me inscreve na primeira pela primeira vez para ir cantar a um concurso e quem me leva a uma casa de fatos com 9 anos onde eu cantei e portanto e que me leva eu tinha 6 anos tenho uma fotografia é uma fotografia muito muito querida e que a minha tia faz o a festa dos 50 anos de idade e convida o Fernando Maurício que é o meu mestre e eu tinha se anos e vê se eu ele apegar ao colo era muito pequeninho e tu já tinhas Ídolos Nessa altura ou seja acompanhava o Fado e e começaste a bom quando começa a ter aquele primeiro discernimento não é das coisas e a começar a sentir qualquer coisa que não sabia muito bem explicar porque o quê e o porquê não é da da da da sensação que era ouvir aquela música ou outras músicas que ouvia porque a minha tia tinha muito era uma mulher já muito refinada era uma pessoa com algum uma certa bagagem cultural e não se ouvia sofado houve esse proc cof e ficou um dos meus compositores favoritos Aliás está uma peça dele que eu que eu ouço quase uma vez por semana senão duas ou três vezes por semana que é tocata opos 11 e ré Menor da prokofiev que foi uma primeira Sonata que a minha tia me fez ouvir ao piano e porque ela tinha nos giradiscos Bach schuman schuber e prokofiev e portanto eu não tenho muito bem presente quando é que comecei a ter essa esse discernimento para mas havia qualquer coisa que me prendia e depois comecei evidentemente quando começa a aparecer essa essa Lucidez de tentar perceber o que é que se sente quando se determinada música comecei então a construir os Ídolos e que eles me construíssem a mim também quando os ouvia nomeadamente à mala à Fernanda Maria à Maria José da Guia à B3 da Conceição e o Maurício tu dizes que que és um purista do fado mas ainda não digo não não não te consideras um Não ainda não porque isso é preciso primeiro discutir o que é que é ser purista e o que que é pur po eu por acas eu queria perguntar disso O que é que é o que é que é ser purista no fado porque o que eu ia perguntar é que nota-se várias influências às vezes atéo que uma música muito mais parecida com Flamengo por exemplo do que propriamente com com f mas isto lá está Eu não eu também não sou uma uma con mas fala um bocadinho sobre isso quer dizer repara é mais eu sou muito mais ligado ao Mediterrâneo e daí Este último disco se chamar terra que vale o céu tem todas as minhas influências mediterrânicas é evidente que o meu modo de cantar é um cantar muito ibérico e muito mediterrânico e como esse esse modo de cantar Mediterrâneo que é muito mais acentuado no Flamengo é natural que se pareça quando eu canto mais o Flamenco certo o que não é evidentemente fora de de contexto dizer que eu tenho influências flamencas porque as tenho e as assumo Ainda bem que assim até quando falar etnia cigana não é exist ex pois eu tenho tenho tenho muitas influências Desde da da música árabe a música grega à música clássica tenho ouço música de Aliás o meu cantor favorito vive se chama Salim kasimov que é do Azerbaijão portanto podemos começar logo por aí ou seja não não não não tenho e depois e essa história do purismo é preciso primeiro discutir verdadeiramente e primeiro definir o que é a palavra puro não é que quer ser puro não é não há nada puro no na na terra não é quer dizer tudo tem a sua partir hoje em dia já já quando Olhas para um átomo que há átomos que já se transformam só com a sua com com a tua com com a simples observação dos mesmos portanto logo a partir daí Estamos logo à partirda descansados que a história do purismo é uma coisa que é muito discuti e não é necessariamente boa também a única coisa que eu eh e não me aroro em sêlo mas sim defendo é que há determinadas características que são precisas manter na linguagem fadista porque se não passa a ser uma música tal qual como outra qualquer e quais são ou seja bom por exemplo a maneira de cantar a maneira como se respeita as melodias de não confundir o verbo estilar com o verbo estilizar que eles são à partida primos ou quase primos e irmãos mas não são os não são o mesmo não é logo à partida o adul ento das melodias o saber poeticamente se está a cantar um Alexandrino um dec sílabo um versículo uma redondilha maior uma redondilha maior menor se uma décima at uma redondilha menor por exemplo e há determinadas características repara o Fado é como se fosse um idioma não é e os idiomas aceitam neologismos ou não aceitam Já não são neologismos não é e e e portanto um exemplo a palavra Du não é uma palavra do português mas foi adotada portanto passou a ser o neologismo e o mesmo acontece no fado ou Ou seja é um idioma que te permite algumas coisas e outras não te permite Claro que não temos tempo agora para estar a explicar isso mas o Fado evoluiu não é a consideras não sei se é uma se é uma evolução se é uma adaptação aos tempos são coisas distintas uma coisa é evoluir outra coisa é adaptar-se Mas como isso é a história dele não é desde que o conhecemos é ele adaptar-se aos tempos e o f de cantar vida portanto é natural que acompanhe a maneira de estar e de viver assim como a língua não é exatamente ela vai move-se é uma uma coisa viva mas há determinadas características na língua que não podem mudar ou pelo menos não devem e não têm mudado felizmente e o mesmo acontece na na nos fados não é e isto não é ser purista nem ser coisa nenhuma é simplesmente manter uma determinada linguagem Isto é um é um é uma é como há pessoas que acham muito que que que o tipo tem que falar português como só se fala em Lisboa quer dizer e não e o português tem regionalismos como tem o alente jês como tem o transmontano portuense como tem o assion quer dizer e tudo isso é português e uma coisa são regionalismos e mane de falar de determinado local e e até determinada classe não é outra coisa é a língua em si e o mesmo é o Fado não é imagina que o Fado é uma árvore e essa árvore tem muitos Ramos e muitos Galhos e muitas coisas todos diferentes uns dos outros mas pertencem todos ao mesmo tronco e à mesma Raiz e é exatamente essa Raiz e esse tronco que não deve ser profanado entre aspas porque se não perdes a seiva da árvore e ao perderes a civa da árvore árvore morre e E tens peridos em dizer aquilo que que te irrita um bocado na na música Podemos falar no geral não não tem que ser no fado pronto se não quiseres mas há algum Tic alguma coisa que há coisas que são um bocadinho desnecessárias mas como não quero generalizar porque não quero referir porque já tive alguns já colhi alguns dissabores até com pessoas de quem eu eu gosto não mas posso os dizer de uma forma a que não fira ninguém vou tentar ser porque eu sou um bocado bruto é um é um é um é uma característica que eu tenho é um bocado a brte às vezes ter um bocadinho o coração na boca e dizer às vezes e e e de certa maneira até eh ferir alguma suscetibilidade que não seja aqui ninguém teve Ricardo Tá bem vou confiar em ti não mas há determinadas questões que não que não que não que não são por exemplo é uma coisa que me deixa estupefacto como é que as pessoas cantam a palavra deixar com um i deixar e não é deixar desculpa vejo a palavra vejo ah vejo vejo ah ok ok quer dizer não tem lá nenhum i como a igreja como por exemplo como por exemplo a palavra a palavra des serer porque é que se canta a palavra dexer eras ótimo para fazer rádio digo já não quer dizer é uma coisa assustadora porque as pessoas e isto é só na palavra Então se formos falar nas melodias então é uma coisa que não não não não define os intervalos a articulação uma das coisas mais ricas que o fato tem são as melodias harmonicamente é muito pobre é as melodias é que são riquíssimas e interessantíssimas musicalmente melodias Ou seja a forma como isto é uma melodia é como é isto é como o cantar não é eu não nunca nunca tive particular eh sedução ou gosto por cantores que cantam sempre em cima ou no meio ou embaixo para mim o ato de cantar é como o mar o mar nem sempre está a chão H am revolta é como uma onda é como se olhares para um eletrocardiograma um cantor para mim deve ser como Olhas para um eletrocardiograma Tic tuc Tic tuc para cima para por quê Porque uma melodia se olhares para uma partitura não é a melodia tá lá escrita aquilo anda assim faz faz ondas não é e por exemplo articular uma uma melodia com os intervalos todos quer dizer e muitas vezes aquilo é pass com as emoções não é quer dizer tambm obriga a música obriga-a A isso ou pelo menos devia obrigar agora quem sou eu para estar a julgar os outros e a condenar apenas H coisas que não me e e se formos há coisas que não me não não não me não me quadram cá como se diz no alj tipo por exemplo sou sou aia fast food algo assim sim em grande parte sou soua porque não H uma quer dizer isto é como a verdade não é o o volter tem uma frase que diz o seguinte um homem deve dizer sempre a verdade mas nem todas as verdades devem ser ditas e eu há coisas que digo em sede própria e digo até mesmo às pessoas a quem às vezes chamo as à parte e digo olha não deves fazer isso porque isso está errado por isto e por aquilo outro por outro e passa às vezes por fast food porque torna-se vazio e uma das coisas mais tristes que hoje em dia nós assistimos é a banalização de qualquer coisa sim e a vulgarização de qualquer coisa como a palavra amte por exemplo é tão banalizada as pessoas dizem amte por qualquer coisa por mais por tudo e por nada mais por nada do que por tudo quer dizer e é tudo tão vulgarizado e banalizado que é uma coisa que me entristece como eu sou um tipo que não que dou muito valor às pequenas coisas Aos aos pormenores não não por comezinho por uma coisa comzinha mas S por uma coisa de Mas é porque as palavras para ti significam mesmo algo associam-se examente Palas e a música porque eu gosto muito de etimologia e fui viciado pela etimologia por Platão e portanto quando toca à palavras eu vou ser por exemplo com uma palavra respeito usamos a palavra respeito mas resp píer é significa saber ver portanto respeitar é saber ver o outro não é E tu tens essa atenção quando escreves por exemplo a tua quando escrev sim sim sim sim apesar de eu escrever pouco para cantar escrevo mais para pô lá para casa e um dia Faço o que queiram mas não não não e um dia faço o que quero qu explica lá essa não porque não tenho grande interesse em em partilhar aquilo que escrevo por agora enquant forens mas ou seja tens textos teus que estão na gaveta por enquant imagino que sim e E porque é que nunca pensaste sempre fazer um álbum por exemplo só com música composta por porque tenho uma certa suspeita acho que não não ia tem ver com o respeito que tu tens aos autores ex sim exatamente também por isso quer dizer acho que eu conheço tanto tanto poeta leio tanto puisia tanta coisa que ten um certo Um Certo complexo Depois de ler o Teixeira ou ou quer dizer o o mar saarne o Régio ou quer dizer o Rui pines Cabral um tipo tem sempre uma ou o nun Judi um tipo depois apresentar as suas coisas tem ser mas ISO não é um não é um pouco síndrome de impostor de certa forma não não é uma impostor é mesmo uma verdade quer dizer é mesmo uma honestidade não tem a ver com com com impostor eu sou impostor de outra maneira cantando sim pois tem essa vertente é uma arte explica lá essa parte é uma arte de saber mentir bem não é isso é outra coisa mas estás a estás a quer dizer que achas que não cantas bem é isso não não não não não a dizer que cantar que eras de cantar muitas vezes é uma é um embuste e como é que é fingir a dor que não sente é como a Fernando Pessoa será isso não muitas vezes não é um embuste porque muitas vezes nós estamos a dar alguma coisa que na realidade não temos dentro temos que aí descobrir em alguma parte da parte da emoção como sim da parte emoção e do etério SIM sim sim mas quando tu escolhes as músicas para os as composições para para o teu álbum para os teus álbums h não não escolhes também por te identificar de alguma forma com com a letra é porque elas me dizem alguma coisa ou alguma coisa então não é um embuste não mas depois quando é cantado por exemplo num concerto quando um cantor olha vamos falar da pergunta festa fizeste há pouco quando um cantor diz que dá sempre o litro e que vai e que dá tudo isso para mim é uma falácia Da Lógica porque ninguém nenhum cantor no mundo que em em em 50 ou 60 ou 70 ou 80 concertos que dê por ano ou 100 ou 127 ou ainda pior dá sempre tudo isso não existe porque estamos uma a falar de uma coisa que é muito física e não só física também muito espiritual isso é uma coisa de que nós não temos mão uhum e portanto essa coisa de dar tudo e não eu quando vou sou sempre isso é para mim é uma mentira uhum isso não existe o que nós temos depois é artifícios e manhas para poder parecer que se deu muita coisa agora é é enganar-te a ti próprio e ao público dizer não eu cheguei ali e dei sempre tudo não isso para mim não existe ou induzir induzir um certo contexto ou um certo Estado de Espírito Em ti não não eu falo por mim agora porque tem a ver muito com uma vertente espiritual eu quando canto fecho os olhos e e deixo de estar ali onde estou uhum há qualquer coisa que acontece que não sei o que é não Não me perguntes o que é que eu não sei mas muitas vezes esse momento não acontece daí eu dizer muitas vezes que o Fado é um fenómeno e fechas na mesma isso por exemplo e fecho na mesma isso não me acontece e muitas vezes acaba o concerto e muitas vezes acaba o concerto e poderás perguntar aos guitarristas eu digo muitas vezes hoje não morava cá ninguém e no entanto as pessoas saem felizes e não sei o quê mas não morava para mim cá ninguém não houve qualquer coisa que eu atingisse que sei que é possível atingir isso Eu Acredito que muitos músicos passem por essa por essa dor mas senão a não dizem como estavas a dizer Claro que não o admitem Talvez Mas isso é um uma questão de cada um não é eu falo por mim agora dizer que se dá sempre o lítrico é coisa Claro a pessoa dá porque é um profissional e dá sim sabe ou seja a técnica está lá exatamente tem-se técnica e tem-se ferramentas para se poder conquistar mas isto é a mesma coisa como o namoro não é quando quando se conquista uma mulher com verdade é muito diferente quando se quando se conquista com o artifício apenas isso certo e um dia correrá e um dia corre bem e outros dias e há um dia corre mal exatamente e e isso pode acontecer por exemplo por estares de alguma forma aborrecido já com com ou seja fazer a mesma coisa durante muitas vezes pode ser aborrecido não é sim tem essa vertente de facto mas depois temos aí uma uma coisa que joga muito a nosso favor que é a mudança do Repertório claro ok ou seja trocar os fados trocar os temas é pá não me aptece cantar isto não me apetece cantar aquilo portanto muitas vezes eu faço isso tenho um um alinhamento pré-definido e em palco mudo ou mesmo o Carlos Manuel e ninguém fica chateado contigo às vezes mast à última da hora pessoas vezes pem fatos que eu não me apetece cantar e às vezes não faço essa esse essa coisa porque estou a ser desonesto é uma coisa que eu sei que não vai e faço de conta que não percebo é uma é uma mal cria disso é é uma é uma arrogância da minha parte eu peço imensa desculpa mas muitas vezes às vezes pedem determinadas coisas que eu não não não para que é que eu vou estar a fazer uma coisa que tá a correr tão bem e que po querem se metam no Spotify não é exatamente por outras vezes Há outras coisas por exemplo há temas que eu por mais que eu queira não posso deixar de cantar como as mondadeiras ou fadinha lent como é que preferes que te apresentem fadista cantor Lú na tua lápide O que é que vais estar na minha lápide Ui aqui jás aqui jás fada não aqui já se f ess é olha uma bo uma pergunta que nunca me tinham feito e que era bom de perg calma mas não é para pensares para para já tá bem então até ao final temos mais um bocadinho Não é isso não não há respostas superficiais com o Ricardo mas o que eu estou a dizer É acho que não é uma coisa que te deve ocupar cabeça nos próximos anos é isso que eu eu gosto muito de pensar na morte todos os dias se pensa na morte pensas todos os dias sim e se não partir do momento em que queres deixar que morra um vício ou um um defeito em ti portanto pensas no moror tu tu já deixaste tentaste estavas a falar deixar um vício por exemplo estás algum que deixar de fumar deixar de fumar bem-vindo ao clube por casaso é bem complicado já tentaste alg uma vez tentei uma vez e não consegui mas eu consigo pois Consegues sim é só arranjar aqui o esquema Olha o meu avô fumava bastante e deixou de fumar tentou várias vezes não conseguiu só deixou de fumar quando o meu pai nasceu o nascimento da da tua filha disseste foi há dois anos filho teu filho disseste foi há do anos nem esse esse gentão conseguiu ainda deixar mas há um livro calhar se houver um próximo um bom livro que é o Easy Way do Alan carm an 44 Não te esqueças Ricardo easy Easy Way to stop smoking the Car foi é um bom livro que me ajudou sim ajudou já tive algum assim uma regía ou outra Depois volto a ler e Recomeço tudo outra vez mas mas é é de facto uma é um vício que eu quero perder e por isso eh mas mas tens essa esse lado não é de querer sempre ser melhor e ser saudável não só na tua profissão como também na tua vida até porque tu imag creste imenso Não agora já tinha emagrecido depois engordei agora voltei a emagrecer pois tu disseram-me assim Ah ele gosta muito de desportes porrada sim kickbox gosta desportes porrada desportes de combate mas praticas praticas só gostas nota-se né tens andado a a treinar agora não Não Qual o que é que estou parado no mês de agosto estou parado mas em setembro retou está muito calor uma pess o primeiro que para para estender o o que é que te chama nos desportes de combate os desportes de combate tem uma uma uma coisa extraordinária tem várias Coisas extraordinárias Primeiro dá uma é uma é uma ferramenta para que te possas defender porque Claro o mundo é uma coisa violenta n é nós é que achamos que queremos muito dourar a pílula a a nós e aos nossos filhos mas não é o mundo é uma coisa violenta ou pode ser uma coisa violenta não quer dizer que seja sempre mas e e dá ferramentas para te poderes defender e depois tem várias Coisas extraordinárias uma delas é a maneira como tu resistes à dor não é maneira como tu estás sim sim a maneira como a tua resistência a maneira como tuar foi por isso que às vez quando fechas os olhos não vem a dor tá Tod treinada essa resistência tens baixar a guarda como a maneira como como como como e depois o respeito que tens pelo pela pessoa que está à tua frente não é não falo dos eu não faço desportes do do MMA e não sei quê que a Malta tá no chão aa se bate e não sei quê eu não essa não mas no no kck e no box quando um adversário cai nós e nas osais nota-se que há um grande respeito o respeito pelo outro portanto não se a pessoa caiu eu não lhe toco mais e se for preciso vou lá levantá-la e pá mas e bom não sei terás que perguntar a quem já fez sparring comigo ou ou aos meus treinadores eu não mas não mas tenho algum tenho algum alguns trambelho como se diz no gosto e fazes lá em cabrela fazes esses faço em vendas novas em vendas novas pois Tás Tás pertinho perto 8 km e e tu estavas a fora dessa do mundo ser violento e da da da necessidade de de aut não é o mundo das pessoas é que são violentas pois sim há alguns animais também não é sim claro mas nós não somos somos animais aon já não há leões aí H solta sen mas esses não são violentos esses apenas matam para comer pois é pois é eu nunca vi um leão a matar por desporto sim quando viras al uma coisa tá mal Pois nós nós é que temos ou a matar Porque tá com raiva de alguém ou porque ficou ferido no seu ego E então vai lhe dar uma tareia sim verdade Ah quer dizer eu acho que os dentro do do Mundo Animal também existe eh mais pelas fêmeas se calhar essa luta de egos e por aí f isso é por hierarquia isso é outra coisa exatamente para sim para continuar a mas são tudo por necessidades de sobrevivência não de convivência é Ricardo H temos estado aqui no nos últimos minutos até muito mais a explorar esta parte das das emoções da parte do que é que isso te fez crescer em ti e tudo mais eh O que é que tu retiraste também da tua infância porque tiveste uma infância H alguns momentos também um pouco dura o que é que isso também te deu agora eu acho que que quando quando começas a ter algum ou seja há uma fase em que tu não Entendes o que se passa não é e tudo em ti é é é dano e dor e e e revolta demora um pouco a converter isso para outos sim e depois há uma altura eu eu eu às vezes fico quer dizer tem tudo a ver também com as pessoas que tu cruzas na vida a uma determinada idade que isso muda imenso e é uma das coisas que eu mais gostava que acontecesse à minha filha que já tem 19 e que aconteça ao meu meu Francisco quando ele já tiver 18 ou 19 em que é cruzarem-se pessoas na tua vida que te abrem o um mundo e uma e um e te dão uma perspectiva das coisas completamente extraordinária e te dizem lê isto ouve isto eh vai ver aquilo Uhum E isso transforma tudo ajuda-te a transformar tudo o resto que está para trás Uhum E eu tive essa sorte felizmente foram pessoas que me ajudaram livros eh a poetas filósofos cineastas quer dizer muita coisa muita coisa ajudou IMP e tudo o que eu sim o grande um grande impacto da cultura e as pessoas os amigos com quem me cruzei eh e a família também mas e h todo o preço que eu paguei foi barato àquilo que aprendi ah Bela frase e tu achas que isso é fruto do acaso ou tu que estavas a falar há pouco da espiritualidade dig sem eu digo sempre esta frase repito-o sempre mas tenho que ter diso dizer o acaso nada mais é que a medida da nossa ignorância hen ran carré eu não acredito no acaso para mim nada é é do acaso e como gosto muito do Jung ele tem uma coisa que é a lei da da sincronicidade ah portanto nada as coisas não não não estão estamos todos ligados toos estás ou seja se tu trabalhares para aquilo que tu gostas para para para aquilo que te faz sentir feliz mais rapidamente também vais para o caminho certo não Exatamente exatamente é porque passa por esforço não é uhum o nascer é um esforço uma árvore a crescer esforça-se tudo tem este fator do esforço e portanto se um tipo encarar o esforço como uma coisa benéfica e necessária para o seu crescimento pessoal emocional espiritual e com o outro Uhum eu acho que R tudo vencido ou quase tudo mas é preciso uma certa maturidade também para evidente eu não pensava assim com 19 anos nem 20 quando não pensavas assim não Claro que não não é as coisas depois começam a fazer-se luz não é e as coisas começam a alterar e a e a e a fazer as coisas começam a ganhar outra dinâmica dentro de ti o próprio pensamento mas se tu tiveres disposto a isso há pessoas que não estão dispostas a isso e continuam a viver com o trauma e com a dor e a masturbar a dor peço imensa desculpa do termo mas durante 50 e 60 anos e depois fazem coisas com 60 anos que era suposto terem fazer feito aos 30 quer dizer e depois acontece essas coisas mas é preciso que tu queiras não é tu é preciso que tu queiras que a luz que é que que o ar fresco entre na tua vida e é preciso também aprenderes a perdoar a sublimar e a muitas vezes às vezes dizem Ah mas o teu pai assim a tua mãe assado os meus pais foram os pais que puderam e souberam ser e foram os melhores não quero outros portanto independentemente exatamente não é porque nós Não nascemos com manuel de instruções ninguém nasce não é Taste disso também quando foste pai claro o meu filho é completamente distinto da minha filha quando eram quando com as mesmas idades que teria o o Carolina com dois anos e era completamente distinta do Francisco portanto cada ser é um mundo como uma mensagem própria portanto não agora é preciso que nós nos tem que haver uma predisposição da nossa parte para querer ser alguma coisa e para em vez de querer con jogar o verbo ter con jogar o verbo ser é é exatamente isso S não nos deixarmos a bater mas não achas que o Fado também estavas aí a falar de de andar um bocadinho naquela sopa da dor mas o Fado é um bocadinho o Fado É Uma cantiga que fala da Lucidez da dor não não porque o Fado É Uma cantiga que tem a ver com a Lucidez dolorosa da vida agora nós hoje em dia queremos qualquer coisa depois nos distrair clar o momento mas depois eu escrevi uma frase que diz assim arte o entretenimento é para esquecer a vida e a arte é para lembrar a vida e nós Hoje queremos muito pouco lembrar a vida nós queremos mais esquecer agora também Não condeno porque quem passa das 8 da manhã às 5 da tarde ou às ou às 8 às 7 da tarde a trabalhar no duro é natural que não queira mas se calhar se disponibilizar cinco ou se minutos para ler uma pequena poesia para dar atenção a alguma coisa de mais profundo se calhar a sua vida pode melhorar mas até para perceber a dor não o f tem a ver tem a ver mas sabes que o Fado muitas vezes nós temos esta ideia que é um bocadinho equivocada o Fado muitas vezes não fala de dor fala de profundidade fala de realidade que às vezes é uma realidade que não tem a ver com a dor tem a ver com como com uma lá está a Lucidez dolorosa da vida e porque tem uma mensagem e nós hoje em dia tudo o que ten a mensagem Nós não queremos daí as redes sociais passamos ali horas noos a fazer como é que se diz scroll não é para baixo e para cima para ver nada e é curioso Porque mesmo mesmo por exemplo o canto alentejano às é muito simples não é parece muito simples mas funciona quase como é tudo muito metafórico não é É mesmo profundo lá está e e pode ser visto de um lado mais divertido não é mas também há uma profundidade imensa acho que os alentejanos é dos povos que mais canta a morte não é daí também ter sido a província exatamente em modo maior é muito curioso e também era a provincia que mais suicídios tinha não é e portanto há qualquer coisa de muito particular por isso eu digo que o Fado do pai era uma a mãe era uma Alentejana e o pai era um motão transmontano portanto mas é muito curioso que os alentejanos cantam a morte em modo maior Já viste e por é que achas isso porque porque é que isso aconteceu do que é que do quê Porque é que os alentos anos viram-se tanto para a morte nos nos seus temas que solaridade com aquela largueza a perder de vista não é pois com aquela solidão imensa com aquele convívio porque não Aquilo não é solidão porque a solidão é uma coisa boa O isolamento é que é mau e durante muitos anos aquele povo era muito isolado tu achas que solidão é uma coisa boa claro que é a solidão é ótima para mim eu a solidão dá-me escrita dá-me conhecimento de mim mesmo posso pensar em mim posso pensar nos meus nas minhas nos meus posso domar o meu pensamento das minhas coisas mais ruins e mais coisas agora Evidente sou um ser humano não sou santo nenhum tenho as minhas características netiv não é to tu foste que te mudaste para o alentejo nãoé sim sim sim sim o alentejo é uma uma uma terra extraordinária não o alente pece que o vento passa a ajoelhada para nos fustigar as as dinheir adoro e quando quando quando tu muitas vezes em casa nas noites mais mais escuras em que aquele céu tá completamente estrado coisa e um silêncio inacreditável parece que tu apanhas o céu com a mão parece que tá ali no beiral tá tão pertinho e é uma uma sensação muitas vezes estou com a Diana em casa estamos em casa e o Francisco já tá a dormir e deixamos a porta aberta para se ele chorar a gente ouvir disse anda a ver este céu que tá uma e passamos Às vezes estamos ali uma hora só a olhar para o céu é uma coisa extraordinária e depois aquela terra tem uma Tem qualquer coisa magnética que eu não sei explicar tem a ver comigo se calhar na outra vida foi alentejano ou ou ou árabe não é ten esta esta coisa de as ervas aromáticas as plantas as filosofias essas coisas não mas isso bem verdade a primeira vez que eu fui de férias para alentejo Foi por causa do céu foi mesmo por causa do céu porque vi eu adoro olhar para as estrelas e vi um anúncio a dizer que o alentejo tinha um Observatório porque era o melhor céu da Europa e eu fui lá por causa disso e confirma-se não vi os outros céus da Europa eu gosto eu gosto também gosto muito de céus Eu costumo dizer que na na aldeia onde onde eu onde eu sou da Figueira da Foz Di que a cova da ser tem o céu mais bonito mas também não tem mais nada exato Ah mas o sim não mas verdade pronto eu dig Isto sim verdade não sim diga aquela p é uma aldeia perto da Figueira da foja mas mas sim mas tem mais coisas clares perdoam eles e eu costumo também e o o céu é também às vezes eu eu vejo o céu como alento ou seja sim às vezes uma pessoa pode estar mal e longe e sabemos que estamos a olhar para mesma estrela para mesma lua portanto torna-nos muito pequeninos mas ao mesmo tempo próximos ou seja tem esta coisa de aproximar e de afastar que o alest também Provavelmente tem não é e tu construíste montes de coisas em tua casa certo até até locais de convívio e de eu sei que há uns tempos estavas a a fazer uma salto de espetáculos algo do G ainda fazer isso ainda está como sabes em em em Portugal estas coisas levam sempre o seu tempo não éra e quando quando um tipo quer fazer são TR 15 dias sempre quando o tipo quer fazer alguma coisa acham sempre que que enfim E então é preciso mais um papel e depois é mais isto e depois é mais aquilo e depois Ah sim ok is E então demora sempre e mese tempo e depois tipo quer à Ach que ess mas esse essa ideia ou esse objetivo que tu tens é também e por por querer juntar as pessoas é um espaço nitidamente que as pessoas possam estar em convívio e ter acesso à cultura de uma forma em que podem ficar aou pernoitar ou não e estarem descansadamente assistir a um concerto ou uma exposição aou uma peça de teatro ou ou uma conversa com filosofia prática ou com alguma coisa ou um podcast seja o que for ser feito ali quer no interior de um de um de um antigo celeiro quer no exterior portanto Ah é Então é no iso tem m em 2021 tem bastante espaço e portanto é mesmo dentro da Vila mas é daquelas antigas casas do século X certo e portanto que tem um tem quase meio hectar dentro da vila e portanto tem muitas casinhas e muitas os antigos estaleiros e aquelas coisas e nós estamos lentamente e com muita preserverança e com muita esperança porque se eu fosse de outro tipo já tinha já me tinha borrifado e já não tinha feito nada porque as dificuldades que se levantam e as H falta também muitas vezes de de de algum interesse por parte de de quem pode Hum e mas como eu não sou assim Eu como quando me dizem que não é quando eu bato o pé para que me digam que sim então continuaremos a lutar e a cois acontecer se Deus quiser mas tudo o resto a casa foi toda recuperada por mim pelo meu sogro pelo pelo tichico e para alguns homens que lá tive a trabalhar mas grande parte fui eu que fiz ainda Tens alguma previsão de quando é que isso não sei não sei sabes que é uma obra grande ainda tambm não depende de mim depende da banca depende disto depende daquilo depende do outro e portanto é uma tarefa árdua Mas nós vamos conseguir E então tens atuado eh eu sei que temos ainda de falar deste espetáculo do dia 22 de de de Setembro eh Há assim algum sítio onde essa nunca tens de entre aspas fingir eh ou induzir algo em que naturalmente o o Fado sai sempre bem o fato de sai sempre bem eu digga é o estad espírito é sempre tá sem sempre no depende Não não é é uma pergunta não depende do sítio o fato pode acontecer até numa conversa nesta conversa pode acontecer fado não é não tem que ser só o Fado só a manifestação cantada uhum e portanto ele pode acontecer em qualquer parte Há Uma cantiga do Artur Ribeir que diz até no riso de uma criança pode haver fado portanto se quiseres ir para para para a etimologia do fatum do latim quer dizer destino portanto e o destino tem tudo podes também pirar uma palavra em árabe que é ratum que também tem mas já é outra coisa portanto e podemos ir para as duas mas o Fado para mim é uma coisa que que que tem a ver com a vida e é uma coisa que que pode acontecer aqui nós a conversar e portanto não há um sítio específico para que ele aconteça da forma certa e que te faça arrepiar e que faça ficar a pensar não é e é engraçado também as colaborações que tu já tiveste ou seja as pessoas que foste encontrando eh estava aqui a lembrar-nos a ver eh do ai do rabia khil exatamente sim exatamente Libanês eh depois ou seja também também entraste no cinema ou seja tiveste assim sempre várias e parece são encontros mas são encontros felizes não não é lá está que que não que não serão ao acaso não é Eh mas porque é que porque é que isto estas coisas acontecem ou seja até até gravastar produz ise lá o teu disas porque estas é o Fado É sim lá é destino Depois sim as coisas as coisas têm a sua o o Rabi apareceu para mudar a minha a vida completamente aos 20 e 2 anos 23 mudou completamente e e nós conhecemos pessoas muito cultas mas pessoas sábias conhecemos poucas mas esse é um deles que eu tive o privilégio de conhecer e foi cá conheceste o cá e conheci o cá por culpa e que sou-lhe grato o resto da vida ao Ricardo pais ens Senador na altura diretor Teatro Nacional Uhum em que me que me apresentou o Rabi para fazermos um projeto que que ainda se concretizou de uma outra maneira mas não da forma Inicial e que mudou completamente a minha vida o rabia rabia abriu-me os horizontes para para muita coisa quer da música quer da vida quer da compositor e al doista a laudista sim el laudista ah dis mal aa é um instrumento instrumento eu não sabia por acaso alud europeu o Ala árabe sim olha Ricardo para instrumento exord para fecharmos a nossa conversa porque Infelizmente o nosso tempo está a escutar Já sabes o que é que queres pôr na tua lápide não deu tempo para pensar não é damos 15 damos 15 minutinhos aqui Aqui já é gordo triste ele gordo triste oh Espetacular agora não tão gordo como ouvimos H bocado dizer s mas exatamente mas triste continua Sim sempre sempre eu gosto muito da tristeza era o c nome do do Afonso I do Rei Afonso i o gordo o gordo faltava a parte do triste triste não é não não sei haveria algum rei triste ignorância eu acho que com o nome triste não o Dom Sebastião se calhar não era triste porque éros Mor o desejado não é o desejado sim desejado Nós já vamos só aqui fazer uma um parêntese para falar do do espetáculo que nós jogamos a falar 22 de setembro na América Sim foi o diz que elaia na América ex um som tem um som por acaso é um título com som falos um bocadinho sobre este projeto que também juntamos foi um convite feito pela egid para para para para poder cantar juntamente com a Cristina branco e a Raquel Tavares cantarmos o repertório que a Amália cantou desse disco na na na na América á e tem sido é É extraordinário quando eu sou sabes que eu sou um amiano não é e portanto tudo o que toca aa lá estou eu quando me convidam e fico muito feliz com isso para que ela nunca seja esquecida e nunca será dia 22 de setembro sim no centro cultural do Centro Cultural não Cent exatamente agora também aproveito no dia 14 de outubro ainda há bilhetes e no dia 14 de outubro estarei com o cant lentano no teatro arol e BB em Lisboa são todos convidados dia 22 de setembro no Centro Cultural de Belém e 14 de outubro no BB muito obrigada R desculp disum dispuma vez diss obg obrigado até semana l