🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
é um dos mais destacados atores da sua geração Virgílio Castelo celebra 50 anos de carreira ator ensinador apresentador autor foi produtor e consultor de ficção em estações TV e produtoras de conteúdo são mais de 70 peças mais de 30 filmes de autores nacionais e estrangeiros vem falar de uma vida de uma carreira de sonhos fala do no o livro que acabou de lançar aja Deus se Deus quiser e da peça que está em palco no teatro aberto eisenberg o princípio da incerteza em que contracena com an que oar estamos habituados a vê-lo quase todos os dias sabemos muita coisa da sua vida o que talvez não saiba é que foi modelo e ator por acaso antes disso emigrou E trabalhou nas obras em França foi preso depois do 25 de Abril a hipocondríaco não janta faz longas caminhadas verde e falo chorar e já até já mordeu uma das filhas para a pôr a dormir Olá Virgílio e bem aja ter aceitado este meu convite obrigado bem-vindo à rádio observador muitoo obrigado muito obrigado por conv com este último comentário tu se fosse há uns anos a Segurança Social vinha tirar a caar coitadinha não não mas foi foi foi uma mordida dela muito leve no Ach mordeste um ela tinha uns meses não ela tinha meses e não conseguia não conseguia adormecera a mãe não estava a mãe era era Hospedeira e eu não conseguia adormecer de maneira nenhuma estava a embalá-la à força à força e a determinada altura ela passou com a mão à frente da minha boca e tu deste boane vagarinho completamente e resultou resultou adormeceu logo sim mas é melhor não espalhar esta esta receita não pois não pois não muito bem tu tu é engraçado porque tu não tinhas sonhos tu tiveste uma infância difícil puxada tiveste trabalhar desde muito novinho com 14 anos eras paquete e eh mas não tinhas sonhos e e e o ser ator por exemplo e ser modelo primeiro eh foram por por acaso é tudo por acaso eu eu eu lembro-me sempre de uma frase de uma frase que eu unise e mhor dizia que em relação aos atores os atores podem ter muitas características podem ser muito cultos muito inteligentes terem muito talento mas ninguém explica o fator sorte que que é uma coisa que que que é muito especial e eu sou um tipo cheio de sorte de facto as coisas foram acontecendo ao longo da vida sempre por acaso portanto não houve nenhuma predeterminação em mim querer ser ator ou querer ser modelo era eram coisas que surgiam na altura e era maneira de ganhar dinheiro mas também sabias de agarrá-las e tiveste TR assim eu sou um tipo muito trabalhador Isso é verdade é verdade eu cada vez que que que que a oportunidade surge eu de facto depois agarro a e tento e tento fazê-la o melhor que sei E aí a filosofia de ser ator vem ao de simo porque um ator é julgado em cada trabalho que faz não há futuro não é É naquele momento que estás a fazer que é isso que vai determinar se alguém te chama a seguir ou não portanto para cada trabalho eu eu procurei sempre dar o máximo Portanto o Jorge cvmel tinha muitas conversas comigo em relação a isso em relação a esse tempo em que o ator mostra aquilo que que que é num determinado papel e que depois pode abrir portas ou não para outros papéis e outros ensinadores e outros diretores é falaste no Jorge Sil mel é incrível tem que fazer esta pergunta que é que é para ti o Fascino do teatro e o que é que o teatro consegue Virgílio que as outras Artes calhar não conseguem eu acho que tem diferente de único sim sim João Paulo Eu acho que isso tem a ver um bocadinho com com com com o que eu escrevi neste Último Romance eu eu acho que é uma questão de energia o que se passa no teatro não se passa no cinema nem na televisão é o contacto com o público e o contacto com o público é uma coisa que é muito misteriosa porque podem estar 20 pessoas ou 1000 pessoas eh eh todas as noites são diferentes Portanto o conjunto eu acho que a física quântica um dia vai explicar estas coisas o conjunto de energias que aquelas pessoas têm naquela noite precisa determina que a representação seja de uma maneira ou de outra e o grande Fascínio que há é que tu entras em cena tu sabes que tens que fazer aquele papel tens que dizer aquelas coisas com aqueles tempos com com com com aquelas razões mas nunca sabes como é que a verdade se vai instalar em ti percebes E é isso que é interessante no teatro e acho que isso tem a ver com a energia das pessoas que estão tu és sensível a essa energia tu sentes muito o emco eu V há pouco tempo e Há dias em que se calhar a plateia tá mais fechada ou não ri sim sim sim sim eu sou daqueles que eu sou daqueles que sei sou daqueles que pertencem a uma geração que dizia uma coisa que é e pá hoje está cá alguém para não gostar que a gente sentia sentia-se de tal maneira que depois no fim dizia pbas que estava cá fulano ou fulana e aquilo confirmava quea lá que encaixava que hav pessoas que tinham ido para não goar ah muito engraçado tu também tens um gosto muito bonito com a és um fascinado por por duas coisas primeiro é o desconhecido e ser daste a tua mãe a mãe Lucília e eh o desconhecido e e tu agarras às vezes por exento tu uma proposta e tu agarras perfeitamente sem saber e quanto mais não souberes o que é mais Tu gostas e mais e mais aceitas como desafio é eu acho eu acho que é um bocadinho a vida uhum vi traz-nos isso sim no fundo se quiseres por ter nascido pobre e com uma família com muitas dificuldades a ideia de qualquer coisa de seguro no que existiu sim eu não me habituei a isso portanto é agarrar não portanto qualquer coisa que acontecia era um caminho possível para chegar a qualquer lado percebes e portanto eu habituei-me talvez tenha sido isso que que a vida me tenha conduzido para o teatro por causa dessa capacidade de me adaptar ao desconhecido porque no fundo cada papel que eu que eu que que eu represento não é cada cada projeto que aparece ao que apareceu ao longo destes 50 anos é sempre uma coisa diferente como se imagina se fosse a andar num numa floresta seria seriam vários caminhos diferentes para chegar ao outro lado quer dizer e isso isso eu gosto eu não tenho medo eu não tenho medo e há outra coisa muito bonita que tens também Virgílio que é fascina a ideia de um de um ator Saltimbanco Tu gostas muito da ideia de digressão por exemplo ou princípio quando começaste se carar falava-se muito hoje em dia Men menos hoje em dia menos porque o o o sistema o sistem tema de eu ainda apanhei o teatro eu Estreei logo a sequ era 25 de Abril pant no primeiro espetáculo que houve em liberdade Mas portanto Digamos que a estrutura de produção ainda era a estrutura de produção que vinha do do do do 24 de Abril Portanto o que era uma que era uma uma estrutura de produção que de meu ponto de vista tinha tinha algumas coisas muito boas e que infelizmente se perderam estou a falar concretamente de quê Estou a falar do teatro chamado teatro comercial o teatro comercial tinha uma importância maior portanto havia também já havia alguns grupos Independentes quer dizer já havia a Croc cópia teatro espal de Cascais o grupo 4ro já existiam mas Digamos que o grosso da produção era um era uma produção chamada do teatro da Norma o teatro normal um Teatro Nacional um teatro municipal e companhias privadas portanto e a seguir ao 25 de Abril O sistema mudou e passou a apoiar-se muito mais os grupos independentes e menos o teatro privado Eu acho que isso trouxe problemas que até hoje não foram resolvidos e acho que faria sentido pensar-se numa remodelação do sistema repensar o sistema questão agora me lembrar que quando era miúdo também eh às vezes ia adormecer e ouvimos teatro radiofono que é uma coisa que se perdeu completamente chegaste a fazer ou não cheguei fazer muito pouco ainda apanhei ainda apanhei na na Eu lembro que ador ficamos ouvir os meus irmãos e ouvir as peças à noite muito bem ditas mas também era um bocadinho porque a televisão a televisão e a rádio cumpriam uma missão eh antes do 25 de Abril que era uma missão política também obviamente que era n é mas não deixava de ser didática pelo facto de ser política e e e a verdade é que eu ainda fizo algum teatro radiofónico mas muito pouco apanhei ainda o corado Ribeiro a dirigir portanto eh eh o Edward Street na antiga emissora Nacional ainda conhece a gente todo esses esses esses Monstros sagrados do teatro radiofónico mas fiz muito pouco muito pouco o o há uma coisa que tu dizes também da questão muito gira sobre o um ator H aquela coisa que tu dizes que o grande gosto de ser ator é é como tar de férias de ti próprio mas mas o ator esconde-se tá sempre a esconder-se ou ou não não digo nesse eu não digo nesse sentido eu não digo nesse sentido e eu sou um tipo que ao contrário daquela coisa que se diz toda a gente diz e pá não te leves muita séri as pessoas não saem eu levo e felizmente leva-me muito a sério portanto eu sou um chato comigo mesmo não é e por ser um chato comigo mesmo no sentido da exigência é estou sempre a pensar digamos nas grandes interrogações não é este livro que eu escrevi tem muito a ver com isso não é portanto tema da morte é um dos teus três fascínios não é Portugal o am morte Portanto esta coisa Tá tá sempre pensar torna-me um tipo chato não é de modo que fazer teatro é é é sair da chatia percebe eu deixo de ser eu a pensar férias me passa a pensar nos problemas daquele neste momento estou a pensar nos problemas deste Alex estee desta personagem que eu faço no no no princípio da incerteza Digamos que é é digamos a filosofia de vida dele é que me acompanha não é propriamente da minha neste momento estás a ver esta esta questão do na tua vida passa por por Hipismo passa por esgrima viola piano tocaste aprendeste a tocar Aprendi a tocar por uma razão simples eu fiz o curso do conservatório em estrasburgo portanto eu fiz ao contrário como eu fui parar o teatro por acaso sim portanto depois resolvi ir para o Teatro já depois de ser profissional estás a ver eu fui tirar o e tive uma bolsa da Go uma coisa ótima diss porque o teu amigo foste com o amigo que concorrer à bolsa ele ele queria uma bolsa para Nova York não teve bolsa para Nova York eu tive uma para estrasburgo a minha vida tem sido sempre isso e e n nessa escola uma uma Uma das uma das das obrigações que existia era um aluno durante os TR anos que clar estava tinha que aprender a tocar ah ok eu já sabia tocar violo um bocadinho desde miúdo e então resolvi pá vou aprender a tocar aproveito isto tenho professores vou e então Aprendi a tocar não toco muito mas toco um bocadinho e adoras cantar é engraçado tu é o teu treino de voz me treino de voz portanto todos os seus colegas levam contigo a cantar Tu mais alguma coisa de fados ópera e música pimba e Jazz é o que tu quiseres é tudo T est globos de ouro como como tu Levaste com o camareiro por exemplo do do com o João Mota ensinado pelo João Mota eh estes prémios Spa e tudo são muito importantes para ti os prémios são bons incentivos eh São eu acho que sim eu acho que eu acho que eh é muito difícil digamos avaliar o que é o reconhecimento não é como nós não temos como nós não temos em Portugal infelizmente porque acho que isso se perdeu e a seguir a 25 de Abril como nós não temos a avaliação tradicional que é a avaliação do público porque em todo o mundo os atores só vivem por causa do público verade portanto ou seja o público que paga bilhete para ir ao teatro que paga bilhete para ir ao cum cinema portanto a avaliação do autor é feita da maneira mais prática e e mais imediata nós não temos isso porquê porque o cinema é todo subsidiado e o teatro é maioritariamente subsidiado portanto há avaliação se tu Vales alguma coisa como ator não pode ser feita pelo público o público não vai lá portanto há há digamos a avaliação é a avaliação dos pares neste caso os prémios é um bocadinho a avaliação do meio do espao portanto é uma avaliação possível e eu fico contente com essa já porque não tenho outra pelo menos esta tenho tu tens esta esta coisa dos monólogos eu estou Estou a olhar aqui para o 2017 o último dia de um condenado Este texto maravilhoso do Vitor Hugo aqui o Paulo Sousa Costa ou contigo o grande Paulo Sousa Costa H que é um monólogo portanto E como tu dizes este este esta peça e galhar que representaram em 2017 Se não me engano os 150 anos da Abolição da pena de morte aprende-se mais e aliás o o Vítor Hugo fez um grande elogio a Portugal ter sido ter sido modelo para Europa h aprende-se mais como disseste uma vez com isto sobre a pena de morte e tal do que morte à morte não é do que do que a se calhar em com muitas aulas e muitas nós fizemos a peça na Assembleia da República Ah não sabia ainda fizemos uma representação especial para os deputados e correu muitíssimo bem portanto porque porque de facto é um tema muito muito muito importante e eu acho que aliás do modo geral não é só esse do Vitor R quer dizer eu acho que o teatro e o cinema quando são bem feitos podem tratar todos os temas importantes que existem que preocupam a humanidade e e serem mais eficazes a passar as mensagens que que é preciso passar para as mudanças de comportamento que são necessárias do que propriamente digamos a atitude pária quer dizer não funci Grand oó que eu vou falar o homem da Malia temos a falar em 2021 mas um teatro que tu escreveste H onde tu interpretas também um monólogo onde tu interpretas 12 homens ou dizer que vai voltar Sim vamos vamos vamos repor no teata da mal posta no mês de novembro ah portanto agora tá aell Star Company tá tomar conta daquilo examente e exatamente repomos a partir de Novembro estamos a falar da Amália porque tu és um homem da Amália a tua pessoa favorita tu tens este este Fascínio extraordiná P porque não a conheci eu eu adorava tê-la conhecido pessoalmente não a conheci e resolvi escrever uma peça para para homenagear portanto e esses homens que eu interpreto interpreto não só homens interpreto também a mãe da Amália portanto são várias figuras que aconteceram na na vida da Amália e que e e eu eu recrio e sem imagens portanto só só com com a minha voz e com a interpretação e e que são ilustram o percurso deste homem que esteve toda a vida apaixonado pela mala sem el um Stalker mas bem intencionado sim que ele no fundo ajudou a carreira dela que existiu mesmo não o homem o homem no qual eu me inspirei que era um senhor chamado José de Melo existiu mesmo portanto Mas e o que ele fez foi negociar ou renegociar o contrato da Amália no café lzo quando ela tinha 20 20 anos imagina tu portanto 1940 e eh eh Depois eu pego nesse nesse facto concreto e depois transformo num num homem apaixonado por ela portanto Mas isso não não faz parte outra coisa tu dizes muitas coisas bonitas outra coisa bonita que tu dizes é o significado da Amália porque tu dizes que ela é tão importante que porque nos faz hã pensar que bom que ia ser português a ideia da Pátria a ideia de do de um de uns valores exatamente e há há uma coisa que há uma coisa que eu aprendi com um amigo meu Bon há muitos anos há 50 e t anos é uma expressão que eu aplico a Amália que ele aplicava já na altura Roubei a ele aliás eu acho que quem escreve tá sempre e pilhar ideias em todo lado H esse esse meu amigo dizia que aal tinha aristocracia da raça que é uma expressão que eu acho maravilhosa que é havia uma uma uma nobreza nela uma altivez que não tinha nada a ver com com sobranceria não tinha não tinha nada a ver com com arrogância não não era uma mulher do Povo claramente mas com uma atitude naturalmente aristocrática eu acho que é isso Que é isso que para nós portugueses ou para as portugueses como eu digamos assim toca panto é sentir que há qualquer coisa em nós portugueses que tem uma uma transcendência que muitas vezes nós não conseguimos Entender tu trabalhaste com gente extraordinária Jorge Silva Mel já falá dele o Diogo dó o Filipe la féria o António feio e o Paulo mate Maria Emília Correia estou aqui a ver Fernand Lap o João moda e o João Lourenço Desde há 44 anos com o Bal no Trindade e depois disso muitos e e estou pensar também na rua em 88 e um espetáculo que foi muito violento Para ti também era muito violento era era era Talvez o espetáculo mais violento que eu fiz até hoje que não te deixava dormir não me deixava dormir eu tinha eu ficava de tal maneira Digamos que o meu metabolismo alterava-se tanto porque a personagem era era era uma espécie de sábio da Rua chamava-se Salomão portanto e era um tipo com uma vivência muito olha para teres uma ideia Quem fez a peça em Londres foi o o o vocalista do sexo do do Sex Pit estás a ver Portanto o que era uma coisa completamente punk muito muito maluca e eu ficava de tal maneira que tinha que levar três ou 4ro horas e eh antes de ir para casa tinha i a beber e a dançar e a conversar para para poder canar pedir para pedir ir parais ter dormir descansar ex engraçado falas dos Sex Pistols e desta ideia punk Mas esta atual peça do eisen que estás a fazer também este o Stevens que escreveu a peça também teve uma banda de fard rock a peça não é tanto este registro mas mas mas feliz tamb já não tenha idade para isso eu olha o que é que tu és mais feliz a fazer comédia ou drama ou tanta dade Olha é é assim eu eu eu diria que me é mais eh próximo não digo que seja mais natural mas que é mais próximo o drama e a tragédia por talvez porque foi o que eu fiz mais durante est estes 50 anos mas a verdade é é que ultimamente tenho feito comédia sobretudo na televisão eh sim sim sim mas agora nestas últimas das novelas que eu fiz e eh na na Senhora do mar que tá ainda no ar e eu que fazia de servista eram para PIS cómicos onde eu já não eu fui buscar registo que eu não usava Desde o tempo emem que eu me Estreei na revista porque eu Estreei na revista os naos na grelha doc teve TR anos ou teve não sei quanto tempo um ano e tal um ano e tal mas portanto eu fui buscar esses registros que eu já não já não usava há muito tempo lembro-me de por exemplo de uma coisa engraçada que é quando a minha filha Violeta nasceu há 20 anos eu estava a fazer uma peça com o António feio no Vil aré e acho que era o deixa-me rir com Zé Pedro Gomes e outros colegas e e e eu eu andava estás a ver nasce uma filha tu não dormes eu já tinha 51 anos quando quando ela nasceu portanto e mesmo assim eu andava com uma leveza porque a comédia permite isso a comédia como estás a fazer comédia seja no teatro mais no teatro até do que na televisão no cinema Tás com com uma disposição muito mais leve e eu como sou um tipo pesado como já te disse a bocar portanto cada vez tenho a oportunidade de fazer comédia gosto imenso aproveitas para descontrair muito bemil di uma coisa o teu o maior ilusio que tu podes receber é as pessoas da rua abordarem e darem as tuas as histórias delas ou ou garem as tuas h não sab responder não sab como é que ten de responder porque em relação ao meu trabalho de ator normalmente o que as pessoas dizem olha gosto disto gosto do seu trabalho não sei quê isso deixa-me muito contente em relação ao meu trabalho de autor já tem acontecido sobretudo que com este Último Romance aconteceu as pessoas algumas pessoas falarem comigo e virem dizer-me que partilham ideias parecidas com as que estão no livro com dúvidas que eu ponho no livro porque a questão a questão da Morte e a questão de Deus acho que é absolutamente transversal a Tod a toda a gente e ninguém tem certeza sobre isso portanto tem têm perguntas Há muitas pessoas que têm perguntas como eu aliás todas todas as pessoas só têm perguntas ninguém tem respostas mas e há há alguma abordagem mais específica e e a dizer ainda bem que F falou deste assunto eu também pensava assim nesta ou naquela naquela se exatamente muito bem estou a falar disto da abordagem porque eu lembro-me de de uma um pormenor curioso teu com a com a Cláudia cardinal por exemplo exatamente Foi a única vez sabes quei a única vez que eu Viz isso foi abaste um um porque estava é o fascínio e e e que eu tinha de Miúdo de ver CL cardinal quando quando eu não sequer sonhava ser ator e um dia encontrei-a no aeroporto em Roma e e e e fui ter com ela e disse desculpa Olhe o seu ator venho só cumprimentá-la dizer que eu gosto imenso do seu trabalho e ela foi muito simpática foi muito simpática muito querida muito bem como é que tu lidas com a crítica e com as redes sociais Virgílio tu frequentas não não tenho não tenho redes sociais nunca tive nunca Nuna nunca nunca nunca tive há há perfis que são falsos quer dizer mas nunca liguei nunca nunca liguei Nunca liguei isso acho a minha posição sobre as redes sociais é um bocadinho negativa não tenho não tenho grande opinião tal como não tenho grande opinião das caixas de comentários dos dos jornais portanto e abstenho-me de de comentar isso agora eu lido com a crítica de uma maneira H que eu penso ou melhor que eu tento ser positiva tento que seja objetiva porque e eh uma coisa é apontarem naquela peça ou naquele livro ou naquela digamos há um trabalho mal feito não é e e e outra coisa é e dizerem que não gostam daquela ideia ou não gostam do teu trabalho e ISO aí não há nada a fazer não gostam não quer não não não tem como como como como enfim como como contrapor em relação em relação a isso portanto a crítica quando é eu tendo a aceitá-la quanto mais a tendência para ser objetiva não é uhum no cinema é muito bonito diz uma coisa que é H ao cinema ao teatro São Artes a televisão entretenimento é um coisa um bocadinho diferente outro nível outra coisa mais de 30 filmes é É extraordinário filmes em Portugal em França Itália na Alemanha e na Índia Eu lembro que na internet dizia uma coisa Qualquer Tu eras descendentes também de gueses gueses católicos que eu sabe não sou por é na Índia porquê porque é um filme inglês ah ok que tem um um protagonista indiano portanto parte da história parte passa-se na Índia parte da história passa-se em Inglaterra faste lá e a parte em que eu entro passa-se em Bombaim e Goa portanto é por isso que eu viio filmar à Índia Mas tu aliás Goa é uma fascina muito também não foi também por causa do Camões exatamente por causa do Camões Eu fui a primeira vez eu já fui com com esta Foi a terceira vez que eu fui a ag portanto eu fui aga a primeira vez em 1995 e fui Exatamente porque andava como ainda hoje an afinado com Camões e leio tudo sobre ele Li agora estas duas biografias que saíam altura certa exatamente pá e e fui e fui naquela tentativa ingénua se quiseres eh romântica passar nos sítios Exatamente exatamente claro que é ir à procura da energia do cam e devo dizer-te que aconteceu uma coisa muito curiosa que é eu senti e duas vezes na minha vida uma espécie de de de Revelação Mística uma epifania epifania epifania Não essa já tive mais ao menos a a outros níveis ter ideias que que não saem da cabeça e são de tal maneira nítidas que tem que as concretizar agora uma coisa Mística tu te sentires que há um bem-estar interior que tu não Consegues explicar que te está a acontecer que não passa pela tua razão isso aconteceu em Goa da primeira vez e da segunda vez em Nova iork é que é a cidade menos suscetível de de uma experiência Mística não é mas aconteceu mas a primeira foi angoa eu fiquei completamente houve ali um momento em que completamente não fui para outra Fi para outra dimensão qualquer muito bem realizar é que ainda não que realizaste mas é um sonho ainda é uma coisa que priste gostavas de um dia gostavas gostava muito gostava muito mas muitos já por exemplo Oliveira trabal com El in eu trabalhei felizmente Leitão Lu FIPE Rocha eu não posso cajar João Paulo eu não posso cajar quer dizer trabalhas com insano não é um trabalho insano ten ten ten tenho tido convites de toda a gente muito obrigado tenho tido convite de toda a gente e Espero continuar a ter mas em relação à realização é uma cois coisa que eu nunca tinha pensado mas dá um ano para cá essa ideia anda anda cada vez mais a perseguirme e de tal maneira anda que eu neste momento estou a trabalhar num guião ah ok para no caso de conseguir concretizar o guião como deve ser ser eu a realizá-lo propor um produtor e ser eu a realizá-lo não sei se isto vai para a frente ou não mas pronto estou a dizer-te em primeira mão estou a escrever um guião para ser eu a realizar muito bem vamos esperar notícias lá este ano ou para o ano que vem não sei nãoo ideia vamos ver vamos ver tens uma grande paixão pela escrita tu em Pequenino querias ser poeta o do teatro eu não falei nisso mas no teatro também aos 4 anos eh eh já sonhavas com o tal cubo preto e que que no fundo no símbolo de um Palco talvez já tinhas essa essa cois Eu sempre me vi sempre me vi eu sempre fui um miúdo muito solitário ainda hoje acho que sou um tipo relativamente Solitário eh eh apesar de ter uma família fantástica e e estar acompanhado os três filhas tu tens duas netas chamadas flor tenho uma neta chamada flor e a outra não tem outro nome diferente é isso noa chama-se noa Ah tá bem Ok li não sei onde que era flor como como a minha mãe e as minhas irmãs ir um nome muito bonito portanto então vá tens uma vida uma vida e e e eu eu sempre me solitário e sempre me via quando pensava em mim em miúdo sempre imaginava-se sempre dentro de um cubo preto eu sentado no chão de um enorme cubo preto mas isso não era assustador para ti estavas Confort era é como se tivesse no utro no utro completamente e e depois mais tarde é que eu percebi que um que o preto é um Palco exato É completamente um Palco portanto se calhar eu já tinha que nascer para isto não faço ideia mas os poemas hos 19 anos escrevias poemas e continuas a escrever continuo continuo normalmente são coisas que te assaltam a cabeça uma frase ou uma ideia e depois tu desenvolves e tens escrever é eu e eu eu eu eu eu acho que que a a a a a a pulsão da poesia em mim é constante embora possa estar meses sem escrever um poema também L muito leio leio a poesia leio menos poesia le menos Ok L sobretudo L sobretudo poesia clássica mas o o posso estar meso sem escrever mas entre há Fases em que escreve todos os dias é muito estranho é muito estranho mas eu acho eu acho que eh o que acontece é que eu tenho uma maneira mais do que ser um poeta Quando se diz por exemplo que Portugal é um país de poetas não é que haja muita gente a escrever poemas ou escrever versos eu acho é que nós portugueses temos uma maneira de olhar para o mundo que é onírica nós lidamos mal com a realidade não é exatamente não vou tão longe não vou não vou para esse lado à espera do milagre não acho que é uní que no sentido e que tem coisas boas os portugueses conseguem ver para além do imediat em qualquer porque é que esta coisa do desarr escano O que é é tu chegares a qualquer lado e ninguém O alemão não consegue resolver o americano não consegue tu Olhas para aquilo ou seja é uma maneira nós olhamos para para além do Objetivo para além daquilo que é visível portanto há um lado isto é uma coisa poética de algum modo uma coisa mais onírica não é pant eu acho que nós nós somos todos assim e eu a partir dos 19 anos fiquei com com a ideia de que e a poesia também tinha a ver com a profecia percebes e é como se como se chegassem frases ou ideias ou ou poemas que é preciso é preciso que que nós como antenas os poetas como antenas digamos Ass exatamente expor e divulgar muito engraçado adoro quando tu dizes que eu sou um homem à antiga eu sou eu escrevo à antiga por iso é eu nunca publicarei porque eu escrevo redondilhas e e oitavas e ex Exatamente é assim sab é tudo assim não não me pergunt que ver quer dizer Sé mas hoje em dia ninguém ninguém escreve assim hoje em dia ninguém nenhum editor vai editar um livro de de um de um maluco que escreve coisas como como Tent oim que tem muitos poemas B Portugal eh e o Amor e a morte são estes facto estes três grandes temas que aliás nortearam os teus a tua escrita de ficção o Portugal tá plasmado aí no último navegador tu deitaste já há 16 anos n na Esfera dos livros h o amor portanto na despedida de casado também na Esfera dos livros e finalmente agora este haja Deus se Deus quiser uma edição de Guerra e Paz é uma uma Isto é engraçado que esta ideia surgiu-se há 40 anos estavas ainda em em em estrasburgo tal anos e Ficou ali marinado 40 anos até tu pegares e começares a escrever esta ideia que o tema central digamos é a morte é o Fernando Pessoa que morre e vai para o céu exatamente e o o dono da casa não está exatamente É extraordinário não a Primeira ideia que a ideia que eu tive quando estava a estar em strasburgo era e eh esta pareceu-me que digamos de um modo geral a humanidade anda numa espécie de invocação do Santo Nome de Deus em vão quer dizer de se Deus Deus serve para tudo portanto e e serve desculpa para muita coisa e eu achei que são disparado quer dizer não se pode estar a invocar o nome de Deus assim não é E então Imaginem se o céu fosse para para ter para atender tanta gente que tá sempre a pedir coisas tem que haver uma organização qualquer invent tem um escritório há um escritório o céu é um escritório aquele tá todo organizado recebem-se as orações as preces as os rogos as é daí que veem o fando pessoa espera aí não isto isto é a primeira ideia em 1978 Ok o céu é um escritório bestial e então o que é que acontece alguém morre vai para o céu chega lá só que Deus não tá porque Deus que é o chefe do escritório Naquele dia não vai trabalhar portanto a a organização fica toda desorganizada e é o caos no mundo ok o que é que acontece isto a ideia pareceu-me boa a tal epifania isso é que uma epifania só que e agora quem quem é que eu ponho a morrer quem é que eu ponho a morrer para para para lidar com isto tudo e E durante 40 e tal anos não percebi quem era e um dia estou a assistir a uma conferência dos Z Manel Anes sobre o Fernando Pessoa e e os sítios de Lisboa onde ele morou de repente pera aí é isto Fernando Pessoa era era empregado escritório é poeta era Místico lidava com com com tudo portanto é ele Portanto o gajo morre chega lá a cima chega lá a cima tá à vontade e pronto e e é ele que tem que salvar o mundo é ele que tem que salvar o mundo Isto começa portanto no diaem que ele morre em 1935 Qual é esta tua relação e no fundo é muito ch porque o livro eu devo dizer que eu não sou andado um leitor rápido mas lias livro em dois dias e porque lê-se devor este livro É extraordinário h e o pessoa já perceberam vai vai se cruzar no céu com Confúcio e com o l Sé e com o almé e com e com profetas e o Moisés e o Elias e e é muito engraçado e claro luí de Camões parece é outro grande protagonista e out tu és grande fã dele também e h Qual é esta tua relação com o Divino Tu acreditas em Deus energia na energia sim com certeza tenho a certeza absoluta que existe mas não no Deus da Bíblia não não o Deus o Deus da o Deus das religiões monoteístas os Deus o Deus da da religião chamada da religião do livro Liv não me convenço não me convenço de maneira nenhuma porque obviamente porque primeiro porque aquilo foi escrito eh foi foi escrito 50 anos depois 70 anos depois 100 anos depois das coisas dos Factos terem acontecido portanto e como quem conta ponto eu sei eu também escrevo também acrescento pontos portanto Para mim seria muito difícil lidar com essas realidades esotéricas digamos assim digamos como como como verdades absolutas e as religiões do livro O que tendem a dizer é que aqueles deuses são mesmo Deuses absolutos sim aquil a mesmo a c portanto eu eu por aí não consigo ir e aproximo-me mais do budismo acho que o Budismo Tem coisas que já mais já já já são um apelo aí que não tem um Deus mas é o Deus está dentro de nós não dentro de nós aliás engraçado porque ponho isso no livro também quer dizer o o o o Buda aparece antes do Cristo a dizer 600 Anos Antes quer dizer e Deus está dentro de nós e o Cristo depois vem dizer ama os outros como te amas a ti próprio portanto isto está tudo ligado Como diria o outro não é portanto e eh mas para mim o o o que oente para te responder à tua pergunta o que eu acredito é que existe de certeza absoluta qualquer coisa que eu considero que que eu ao nível da energia exatamente como ch a grande sabedoria Há uma grande sabedoria para tudo para o universo para as plantas para os animais para Exatamente isto isto é fantástico agora ter a pretensão E aí agora apce fazer aqui um parêntese mais sério né ter a pretensão de ver alguém que possa dizer como temos agora neste momento a guerra no médio Oriente alguém dizer que o meu Deus é que é e o teu não é o povo escolhido ex isto é uma coisa de Malucos acho eu eu acho eu acho que isto e na fase em que estamos 2024 anos depois do Cristo ter aparecido quer dizer haver alguém que que diz voute matar Porque o meu Deus é melhor que o teu acho isto uma coisa do outro mundo e parece-me francamente uma coisa estúpida antes antes antes tudo portanto eu não posso conceber a religião como uma coisa estúpida Eu acho que o Divino tem que ser uma coisa inteligente não é Portanto tem que ser mais inteligente do que nós quer dizer senão não era Divino panto Eu acho que eu acho que há bocado Falamos assim de raspão da física quântica eu acho que a física quântica está a a pouco e pouco a explicar coisas de um modo científico que eram coisas que a religião tentava a explicar até há há pouco tempo e que são transcendências aquilo que que nos parecem transcendências mas que não são são apenas fenómenos químicos ou físicos que nós ainda não sabemos avaliar sabemos exatamente interpretar e hoje em diaan da ciência e vai explicar acho isso Isto foi outra epifania espiritual que tu tiveste a ver esta Eunice também coragem tu com ela Rui de Carvalho sentiste necessidade então de rezar tu rezas todos os dias esta grande sabedoria faz ti uma pessoa melhor de certeza rezar É sempre bom E tens medo de morrer agora fizeste 70 anos passado Sim tenho tenho não tenho medo não o ato em si talvez não uhum e eh a passagem para qualquer coisa também não não eu não sei se é medo o que eu sinto eu eu devo dizer-te que o último sim isso eu gosto há um lado meu há um lado meu que tá fascinado com com o que é que pode acontecer que a gente ninguém sabe o que é mas ao mesmo tempo é óbvio que tenho filhas ainda um bocadinho pequenas novas e netas mas e fico naquela quer dizer ca separação custa-me um bocadinho digamos Ultimamente tenho pensar muito nisso e e e e e na necessidade que há de de nós resolvermos as nossas coisas Enquanto estamos aqui eh Digamos que a ideia da morte não me assusta mas também não é uma coisa que eu levo de animo levo pass gostava de ser lembrado gío Ah não faço ideia isso não te responder não não não não não nada disso eu eu eu gostava se quiseres a minha grande ambição e volto se quiseres ao meu fundo passa e modéstia de poeta o que o que eu o que eu gostaria que acontecesse era que eu tivesse tido ao longo da minha vida uma ou outra ideia tivesse escrito uma ou outra frase eh tivesse feito uma ou outra representação que pudesse ter ajudado alguém e não quero mais do que isso giro esta esta é engraçado porque tu h a nível de próximas obras e tu tens uma série de contos sobre sobre Lisboa Porto Paris Nova Iorque Rio de Janeiro não sei o quem e h tens uma síntese também em que juntas o Portugal o Amor e a morte tudo no livro é outro livro que estás a pensar não isso isso isso isso isso já já já escrevi já escrevi não isso isso saiu saiu uma peça de teatro ah ok sai esom não saiu uma peça de teatro já escrevi é muito curta e e e e a ideia a ideia é muito ambiciosa não sei se consegui não sei o que é que vai que já representar não não não não tá escrita mas ainda não porque a ideia é é a ideia V diga rapidamente o que é a ideia é escrever um texto por que já escrevi porque o texto é curto Ok o texto é curto são 12 13 páginas só que é um texto concebido de uma maneira que pode ser dito vai ser dito Espero que seja dito por sete pessoas diferentes sete intérpretes diferentes e o mesmo texto dito por aquelas sete pessoas diferentes soa a outra coisa que engraçadoos eu também estás é muito ambicioso tu queras que ver um texto que dito por um homem do povo tem um significado dito por um um aristocrata tem outro dito por um por um sío que tem outro e são sempre as mesmas palavras escolheste já pessoas para isso Ou não pensei nelas tão pensado mas isto para quê muitoos isto tem a ver com com com com este universo que me preocupa que estamos a viver das fake News da da da informação in quet Dupa que tu não Consegues distinguir não Consegues distinguir o que é que é verdade o que que não é verdade exatamente e portanto Vale Tudo sim vale tudo e esta coisa de vale tudo eu pensei Então vou escrever um texto que as pessoas Pens pera aí isto dito por este tipo tem um significado Dito pelo outro tem outro então pera aí se calhar a coisa não é bem assim portanto é muito ambicioso Exatamente é muito ambicioso nesse s eisenberg o princípio da incerteza tanto tá no teatro aberto portanto esteve primeiro em cena de 26 de Junho a 26 28 de julho teve uma pausa agora em agosto regressou agora 6 de setembro vai estar até 27 de outubro esta peça com Ana Guiomar o encenado a versão e o cenário também é do João Lourenço é do Simon stephens ela estreou em 2015 estreia mundial no Manhattan theater Club de Nova York H é uma ligação com este princípio do deste alemão Werner Heisenberg uma quando se olha para uma partícula diz ele eh altera-se a partícula portanto essa nunca é previsível como é que a coisa está Nós alteramos É extraordinário isso também tem a ver com isto é transporto para as relações humanas será que pode haver uma história de amor verdadeiro entre um homem de 75 e uma rapariga de 38 ex metade da idade H já conhecias Este texto ou não não não conhecia de todo não conhecia todo como surpresa mas sabes que eu tenha uma relação com o João com João lourens telefona-me e diz-me estás livre e e eu se esver vou já faz várias coisas com ele sim mas mas eu não é o única ensinadora que eu nunca pergunto o que é porque tenho Tanta Confiança nele que que que avanço de olhos fechados Isto é é muito engraçado porque esta esta premissa é numa estação de comboio em Londres uma mulher que aborda de repente um homem desconhecido ela desculpa-se dizendo que o confundiu com outra pessoa mas será que foi mesmo isso que aconteceu portanto é este princípio da da Incerteza aplicado este relacionamento entre este homem e uma mulher uma peça muito física muito intensa e o Vi gostei muito Virgílio do teu registro e Dana guilmar tem que falar dela que foi é uma Peça extraordinária é fantástica um contraponto extraordinário e eh e o que é que ainda te falta fazer Shakespeare gostavas de fazer mais eu gostava de ter feito havia papéis Que adorava ter feito quando era quando era novo hoje já não vou poder fazer mas eu gostava de o o King lear ou sim po fazer também mas era preciso que houvesse dinheiro em Portugal para fazer clássicos se tu reparares bem não há não há produção Não há produção de clásico hoje em dia fazes um XX mas fazes colagens uma cena dali uma cena da clar porquê Porque não podes porque as peças do Che levam 20 e tal pessoas portanto isso custa dinheiro portanto nós estamos sempre muito limitados a esta questão da produção o o digamos o o o modo de produção Como dizia há bocado o modo de produção que nós temos atualmente em Portugal para o teatro e para o cinema devia ser repensado se tu fosses ministro da cultura por um dia tens uma grande medida podias tomar uma grande medida pelo teatro em Portugal que é que tu Farias imediatamente isto vai-me criar vários dissabores mas eu vou mas eu vou dizer eu acho que eh eh o que eu faria tanto no teatro Como no cinema Era manter os montantes mas reduzir os intervenientes ou seja eh eh em vez de dar um milhão de euros e para 15 filmes dava 2 milhões de euros para oito filmes eh mais exatamente do Na quantidade e no teatro a mesma coisa em vez de ter 200 companhias subsidiadas são teriam 50 mas com quatro vezes mais dinheiro isto era o que eu faria muito bem assusta esta questão última pergunta a ver com extrema direita que está a subir e os e os o populismo que está a crescer no mundo inteiro este este caminho que assusta-me e e e e assusta-me e desculpa A modéstia sei porque que é que está a acontecer então e está a acontecer por causa das redes sociais é muito simples digo rapidamente Humberto becco quando apareceu a internet dizia a internet ve dar voz ao parvo da Aldeia isto e e e o que está a passar é que o parvo da Aldeia quem a gente não ligava nenhuma dizer mas parviz a gente passava e se embora o parvo da Aldeia tem tem tem palco e porque o parve da Aldeia tem Palco quem vende e quem quem faz negócio o capitalismo contra o qual eu não tenho nada mas que é preciso ter cuidado é preciso regular o que pegou numa quantidade de gente que não comprava mas como tem voz passa a comprar exatamente portanto eles podem em metê-lo portanto isto está a crescer e como a maior parte das pessoas que estão nas redes sociais são as pessoas mais estúpidas do universo porque sempre houve nós sempre tivemos pessoas estúpidas não é só que era o parte da Aldeia a gente não ligava portanto agora temos os parves da Aldeia todos reunidos nas redes sociais e como a política é feita através das redes sociais Hoje em dia a Extrema direita cresce porque é é é óbvio que as digamos as noções de extrema direita são noções próprias para pessoas parvas não é portanto pessoas estúpidas portanto também há também há cínicos também há também há pessoas mal intencionadas mas a maior parte são pessoas estúpidas ou ignorantes portanto eu acho que isso as redes sociais têm uma dose de culpa enorme na asão da Extrema direitar isto não não faz parte do princípio da incerteza uma certeza que nós temos é que o tempo acabou voou foi prazer contigo agradeço aqui publicamente À vezes que que te ouvimos e que te vimos nas peças teos fizeste rir fizeste chorar foi extraordinário fica aqui estas duas dicas haja Deus se Deus quiser uma edição Guerra e Paz de Virgílio Castelo este o último livro dele e claro o aisenberg princípio certeza no teatro aberto até 27 de outubro bem ajas v e muito obrigado muito obrigado n