🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
sejam muito bem-vindos a mais um popup o mais clássico dos programas sobre cultura popular na rádio portuguesa sempre aqui para vocês com Maria Ramos Silva Bruno ver Amaral e Pedro bucher Mendes Esta semana vamos vamos mesmo falar sobre isso sobre Um clássico a um dos nomes históricos do cinema americano a propósito da estreia de megalopolis nos cinemas portugueses neste pop-up vamos falar do filme e do realizador Francis Ford coppola o cineasta americano e queria fazer este filme há mais de 40 anos pelo menos é essa a história que tem chegado até nós e para o conseguir teve mesmo de juntar para lá de 120 milhões de dólares e h teve de vender parte do seu negócio de vinho californiano que deve ter sido uma facada no coração digo eu eh achas que não acho que não acho que não achas que foi só uma parte da vinha não é não é trágico Sim foi assim um uns cachos de uvas não é trágico h o filme e estreia-se esta semana megalopolis é a história é difícil descrever a história deste filme e é um visionário artista arquiteto é uma espécie de homem do renascimento mas também tem ali uns toques de magia pelo meio que tem uma visão muito particular eh de uma cidade que se chama New Rome H que parece eh Nova York menos no nome de resto é tudo igual hum ele luta contra poderes instalados contra quem tem dinheiro contra as mulheres que o atormentam eh istoo na visão grandiosa para uns de cpula exagerada para outros o filme tem dividido a crítica h h quem o chame de reinventor clássico e outros que que que se perguntam Que raio de filme é este Eh Maria Ramos Silva juntamo-nos aqui e esta semana e estás com dificuldades no microfone eu penso que não Estou ligada Pois é nem eu nem o Pedro não o Pedro tá que eu já o ouvi achas que sim tá a luz dele é que não tá a funcionar Espera aí foi lá ah pronto não tinha não tinha reparado N A Gente corta isto e volta ora o que interessa aqui é saber Maria o que é que tu achaste do filme vais ser a primeira Eh eu quero saber a que equipa pertences tu aqueles que elogiam o realizador ou que estão um bocadinho perdidos com este filme eu não desgostei ser muito sincera eu eu calculo que eu que eu V Estás a dizer isso como como se eu estivesse a esperar que tu tivesses odiado não porque eu sei que tu estavas muito desejoso que alguém tivesse gostado não não eu eu sou sempre desejoso que vocês tenham opiniões completamente diferentes bom então vamos a isso não não desgostei e eu confesso que há há um pouco aquele sentimento do do clássico do acidente mas eu de facto fiquei à espera que o inem chegasse e fui ficando e fui esperando e e acabei por por ver o filme todo eu não acho que seja hã como é que eu vai te explicar isto vamos já ver se consigo eh para já todo o processo de eh concretização do filme é só por ele um épico não é eu acaba por ser um pouco contaminarse um pouco a própria história do do do copola aliás H aquele detalhe surreal foi absolutamente atribulado não é eh aquele detalhe dees chegarem a Atlanta para rodar e não havia alojamento para a família e ele decidiu bem vou comprar aqui um motel para a família toda renová-lo eh introduziu bastante mais caos numa rodagem que já estava a ser bastante caótica e portanto só isso acho que eu até creio que está a ser feito ou foi feito também um documentário sobre isso não é portanto nós haveremos de ter mais mais detalhes sobre tudo o que se passou e depois não deixa de ser um filme eh Independente de daquele que já foi um herói independente só que gastou 12 120 milhões do bolso dele que também é importante que se di is não podia ter gasto do do do bolso de outro que seria um pouco mais desagradável desagradável não é que não não haja outras pessoas a fazerem o mesmo e fazerem filmes muitíssimo piores Mas neste caso ele pode de facto talvez recuperar essa essa esse espírito jovial e criativo e portanto eu não eu de facto não desgostei eu acho que tens ali uma série de ingredientes que sendo muito parece assim uma espécie de Utopia Marvel mas tens muita coisa shakespeariana não é completamente sim sim sim não é nada ouco e e se quiseres e talvez se habilita a ser uma espécie de Apocalipse Nal 2.0 ou seja sear daqui a 10 anos estaremos a falar deste filme e como a 40 e começamos a falar do Apocalipse Não não é que que que vence Mas depois só passado uma década é que é que as pessoas começam a olhar para aquilo como um filme de culto eh talvez ter aqui alguma algum distanciamento será bom e portanto Ah e outra coisa também também me fez reconciliar muito com o Adam driver que era uma pessoa que eu que eu não achava assim autamente Espetacular estava difícil essa estava difícil e eu gostei muito dele a fazer de César ele está ótimo gostei muito dele sim eu eu ele a mim vendia-me qualquer coisa H Bruno veira Amaral eh já confesse antes de abrirmos estes microfones que se calhar não é má ideia ver o filme outra vez é eu preciso de ver o filme outra vez vi e li algumas críticas eh que dizem precisamente isso e algumas que de de de de críticos que que já tinham visto entretanto o filme mais do que uma vez h e não sei se não vai não vai ser preciso passar alguns anos para para se perceber o que é que é este filme porque H tenho algumas E H reservas quanto a opiniões muito taxativas sobre o filme uns Eh claro a elogiar a a a escala a dimensão a ambição do do filme e e e a pô-lo imediatamente nos píncaros como se a ambição eh tivesse de coincidir eh necessariamente com um resultado à altura dessa dessa ambição e e e outros que acham que o filme acaba por ser S sobrar sob o peso e dessa D dessa ambição eu eu estou dividido na verdade eu estou dividido porque eh percebo eh que há ali um rasgo essa ambição que é frequente na obra do do do coopolo no Apocalipse Now muito muito claramente no one from the art também também no Tucker que talvez seja um filme e Tucker o homem e o seu sonho eh que seja um filme com com pontes para a história deste deste sim que tem aqui algumas ligações Sim sim e é um e é um pouco se calhar a forma como e daí também ser bastante pessoal a forma como o próprio copol se como um visionário dentro de uma indústria como a do cinema que tem a sua história da qual ele também faz parte mas a qual ele quer acrescentar coisas que são pessoais mas a uma grande escala há Ali há ali umas quantas mensagens pelo menos muito autobiográfico sim e muita coisa e isso eu acho que nesse sentido é um filme completamente pessoal Apesar não é pesar porque é assim os filmes do copola São pessoais mas a grande escala respeitando também a própria dimensão do do do cinema e tem e tem mais uma vez uma coisa que é ainda que possa não parecer à primeira vista tem muita família questão o centro ISS isso é sempre o núcleo não é deste jogo de poder se calhar foi da da das primeiras coisas que me ocorreu a ver o filme Como como aquilo eh é é é tão como para o filme é tão importante a família se calhar Como como no no Padrinho um filme sobre a família depois por outro lado havendo reconhecendo essa essa essa ambição esse lado visionário e também pessoal eh presente no no filme falta eh alguma Coesão e e mesmo algumas dessas citações e dessas alusões e referências por exemplo a à história a Roma a shakespear América também também à América mas e acho que muitas vezes o o a pincelada é é demasiado óbvio sim é a alegoria é é demasiado óbvia a comparação com Roma é ali e pouca subtileza não sei se se era esse o objetivo que houvesse subtileza mas talvez fosse necessário e e este é outro dos aspectos interessantes que se pode discutir sobre a obra do do copola talvez fosse ali necessário um produtor Hum eu eu acho que o grande foi que não é el próprio exato que não é ele próprio exato não é ele próprio o grande filme continua a ser o grande filme para mim e acho que é a obra prima do do do do do copola é o é o padrinho uhum eh que não é um filme pessoal é um filme em que ele conseguiu mesmo assim introduzir elementos elementos pessoais porque Conseguiu perceber porque Ele resistiu um bocado a a contar aquela história hh mas percebeu que havia ali elementos até da da da sua da da história da da da comunidade italiana Italo Americana eh que eram também as questões dele as questões e as questões familiares dele e e foi isso que tornou possível que o o padrinho seja não apenas um filme de gangsters e sobre a América e sobre a ambição e sobre os negócios mas também um filme sobre profundamente pessoal sobre a família eh e Mas para que isso também fosse possível havia um estúdio a produzir e havia uma exigência e ele lidou teve dificuldades para lidar com essa exigência mas no final mas o resultado final mostra e se calhar se calhar mostra que eh é preciso pôr baias a estes talentos e este visionaris chegar a compromissos é porque aquilo não não se desconjunto e eu acho que este filme por vezes e espalha-se um bocado dito isso eh ver uma segunda vez Talvez seja uma eu acho que sim eu acho exato exato e Pedro bucher menes eh obviamente quero saber a tua opinião e quero saber se eh continua a ser melhor opção mesmo depois de lermos críticas irmos nós ver o filme e tirarmos as nossas conclusões H há uma série na Sky showtime chamada the offer Uhum que é só sobre a feitura do padrinho que de facto é uma é um é um filme sobre o é um desculpa é uma série em episódios são as memórias do produtor do padrinho e vemos lá o o copol ou copola H portanto essa coisa que o Bruno diz é completamente verdade é um filme produtor é um filme de estúdios é um filme aqui sim eu acho que valerá a pena ver uma segunda vez o filme eh é o é às vezes é colada a fita colola à sequências não é assim um bocadinho atabalhoada assim um bocadinho Tosco eh tem muito tem muita coisa Junta um pouco como aquelas pessoas que não sabem cozinhar e desatam a pô todos os condimentos que TM no no na prateleira dos condimentos no não é no sim uma uma caldeirada Vá então às vezes não sei se acontece na vossa vida na minha acontece mais do que não e e depois alguém diz isto tem um sabor um sabor estranho se calhar é bom se calhar é da canela se calhar Não posto de canela sim eh eu eu achei o filme longo ambicioso gostei imenso do Citroen daquele caso mas acho que não é acreditado como o Citroen não sei gostei imenso é muito bem filmado H alguma lascívia não é o tipo tipo tem vai a caminho nos 90 anos enfim se carar gosta de Recordar H certas coisas eh é muito centrado num numa ideia r Diana da não sei se conhecem o livro The fountain Head ein ran sim que ele quis adaptar que que é precisamente um arquiteto que é vontade indómita do kingd que é um arquiteto lá está que é um arquiteto eh dito isto fez-me lembrar portanto nós vimos o filme para preparar este programa Não vimos o filme ou quer dizer eu não vi o filme porque porque fazer ou por enfim vi filme trabalho na tua vida normal espectador lembrei-me ali dos anos 80 90 do Oliveira porque de facto o Oliveira também o Manuel Oliveira o nosso cineasta também supostamente fazia filmes O Oliveira pá sim discutíveis não é fazia filmes muita gente eram discutíveis ninguém os quer dizer nós não os víamos mas não gostávamos n éum h exato e e e lembrei-me se certos cineastas incluindo o Oliveira e o e o copola não têm o direito a ser idiossincráticos a fazer uns filmes no fundo à maneira deles Claro que tem desde que tenham 120 milhões de não mas um direito uma espécie de direto artístico perceb que dizer eu eu há há um filme que saiu há bastante pouco tempo chamado Babylon é do Buzz não sei quantas do buzzman Ah sim o Brad Pitt que tem umas teve umas críticas péssimas olha não vi não sei se vocês viram não vi agora tá num dos streamers e eu vi e não é nada Malu pronto pronto tá bem filmado conta uma história tem um bom ritmo este não tem um bom ritmo não é há outro filme que tem acontecido isso agora Ultimamente eu ainda não vi não sei se vocês viram que é o segundo Joker que também tem não vais verok nem vi Quanto Mais acho já não me lembro e eu não tenho muita paciência para não estou a dizer é em relação à crítica não é e também tem mas normalmente o crítico deixa-me só dizer o crítico do público da C estelas O luí Miguel Oliveira que eu conheço e que eu cuja opinião eu respeito portanto Ou seja eu eu se ele deu cinco estrelas ou nota máxima não foi por acaso ele não é doido digamos assim e isso merece algum crédito ou seja há ali coisas no filme Eu não sou crítico de cinema não não tenho a compreensão nem o entendimento de cinema um crítico mas há ali coisas que de facto e pá aqui de facto tipo sabe o que faz mas eu diria que é um filme colado a fita col e que exige talvez demasiado o espectador pronto em 2024 nós temos tanta coisa e tanta oferta que se calhar já não temos a paciência que Devíamos ter né Eh é uma boa questão mas a gente já vai falar de paciência H entretanto e antes de Chegamos aqui ao fim da primeira parte vamos lançar as sugestões da semana com o postit Maria Ramos Silva hum Tu que habitualmente fazes tão bem trabalho de casa H pela segunda semana consecutiva eu não sei qual é a tua sugestão eu acho que eu acho que é um novo méo para criar aqui alguns eu acho que é um novo método e então então conta lá então trago uma série portuguesa um policial com com Margarida Vila Nova e o Rafael Morais que destru esta semana coalização já já depois não não enfim depois tive que fazer trabalho de casa para vós Desculpa deixei a coisa meio pendurada mas retomarei isto é realizado pelo Bruno gascon e hum enfim Olha eu acho que a Margarida Vilanova é sempre um belíssimo cartão de visita portanto bem ela é ótima podia estar em todas as séries acho que depois o o enredo vem vem a seguir de facto mas este também parece bastante promissor estamos a falar aqui de de facto uma história policial ela é Ela é uma psicóloga Depois temos um inspetor isto passa-se Há ali um homicídio numa cidade Costeira e portanto olha eh rtp1 não é uhum eh se ainda não viram é andar para trás na Box que é uma coisa maravilhosa conseguimos fazer ou também disponível Live exatamente portanto é ver muito bem sim senhora Brun ver Amaral Mr mcmahan mman é assim que se eu diria M mas faz lembrar o Isto é é tipo o apelido do Milo do do amigo do ripo é do Milo MCM é Mc Quem É Esta personagem isto é uma série é um documentário Isto é true crime não é não não é É também um bocadinho não é um documentário sobre o tipo que inventou eh o Wrestling quer dizer o Wrestling já existia mas tal como nós o conhecemos aquele modelo de wrestling foi inventado foi criado como forma de entretenimento de alcance Global por este Vince MCM o pai dele já era promotor eh de luta livre só que na altura nos anos 60 70 eh tudo estava dividido nos Estados Unidos por regiões por poros estados cada estado tinha a sua própria luta livre e e o que ele fez foi eh H eh englobar na sua empresa todas essas pequenas ligas vá de de luta livre e transformar aquilo na na WWE que nós nos lembramos no final dos anos 80 que também chegou a Portugal ele é o criador de disso e e esta é uma série sobre sobre ele é uma série documental sobre ele eh eu acho que é um bocadinho longa demais acho que creio que tem nove episódios podia ter metade eh porque acho que estica estica ali um bocadinho a massa Hum e torna-se um bocadinho repetitivo e e e a certa altura desinteressante mas é muito interessante perceber como é que ele conseguiu eh Reinventar e inventar quase de raís aquele aquele negócio aquela indústria eu aqui há uns anos estava no no no Autocarro e Ouvi uma conv lá que vais contar não ouvi a conversa entre um rapaz que já deveria ter os seus 28 29 anos eh com a namorada e ele estava a explicar-lhe eh o que era porque é que ele via o Wrestling E porque é que ela também devia ver o o Wrestling eh eh ele dizia porque aquilo tu eh As pessoas dizem que aquilo é falso não é que tá tudo combinado mas aquilo Ok mas aquilo é uma telenovela ok certo aquilo tem um enredo tem um enredo e e que e a e ao ver a série percebe-se claramente como é que aquilo funciona como é que aquilo e foi sendo eh eh projetado foi sendo pensado concebido também à medida que ia avançando e como é que se tornou este fenómeno eh global e que deu que deu origem e e que lançou várias carreiras incluindo por exemplo a do The Rock que talvez hoje seja a maior estrela cía dos ringos Exatamente exatamente portanto é é a minha sugestão para esta semana esta série de documentários documental que está na Netflix muito bem e Pedro bueres Vamos guardar a tua sugestão não fiques assim chegamos algum dia tinha ter acontecido exato chegamos ao final da primeira parte do popup voltamos depois de um curto interval at já não havia mulheres assim havia muito poucas mulheres assim em Portugal Esta é a história de Vera Lagoa a Muler mais temida pelos poderosos de todos os regimes afrontou Salazar desafi os militares de abril e ridicularizou os que se achavam donos do país episdio 3 a segunda mulher mais Bon de Lisboa a grande provocadora é uma série para ouvir em C episódios faz parte dos podcast do Observador narrada por mim José Mat com banda Son original de os assinantes obsesso antecipado a todos os episdios desta srie podador Bruno viira amarel e Pedro bucher mentes é sempre aqui na rádio observador e também sempre em podcast siga-nos na sua plataforma favorita vamos hum puxar aqui a fita do tempo como se costuma dizer atrás e até ao Pedro banimentos porque não ouvimos a tua sugestão desta semana que é um clássico mas em banda desenhada uma um livro de banda desenhada como se dizia no meu tempo e agora diz-se Graphic novel não é o Deus das Moscas a primeira adaptação a a BD da da da obra de William golding um escritor inglês que foi Prémio Nobel o o o Deus das Moscas é aquela série em que os Miúdos há um naufrágio os Miúdos vão ficam numa ilha é o é uma espécie de de pai de todas as séries Survivor e Perdidos na ilha e alones e não sei isso h e é aqui adaptado por uma por uma artista uma não sei como é que se diz num sim artista artista eu acho que é uma boa solução holandesa ID Amy de Jong Suponho eu que é assim ae de Jong é Suponho que é assim que se pronuncia há uns videozinhos no YouTube para onde podemos ver a desenhar e de facto ela fez um trabalho magistral eu tenho vindo a reconciliar com as Graphic novels Sobretudo o do o o trabalho inacreditavelmente bom do Emil brav com o spidu com o personagem spidu não sei se conhecem ditado pel aa uma coisa incrível h e este Deus das moscas da edições asa em Portugal também é uma excelente Graphic novel mesmo e enfim reconciliou me agora que já só cinquentão aliás e reconciliou de tal forma que que já dizes Graphic nov nem dizes B desenhada Exatamente é preciso ver isso olha já agora vai começar o o amador BD portanto para quem for exatamente este final de semana este final final de semana muito bem Ora bem e esta semana estamos aqui à conversa a propósito do filme megalopolis E que se estreia esta semana nos cinemas portugueses hh Maria Ramos Silva eh esta esta pergunta eu eu trago a emprestada de um texto qualquer que li algun mas achei achei muito pertinente achaste tão boa que isso não não fiquei a pensar nisso até que ponto a pessoa que fez a pergunta de facto não tinha razão que é será que estamos eh eh não não estamos disponíveis para filmes que exijam muito de nós exijam atenção e concentração e agora vais ficar aqui 2 horas me focad dissimo nisto que está a acontecer para não perder bom se cá não são só os filmes não é nós hoje não estamos muito disponíveis ho estamos menos disponíveis porque clar está somos muito solicitados por tudo e e a qualquer momento depois repar aqui um um uma coisa importante porque este e Desculpa porquê porque este filme exige um pouco não é sim depende também de como tu partes para este filme Era que que eu também queria chegar que é eh nós na realidade quando a maior parte de nós quando quando vamos ver um filme destes destes ou outros qualquer não estamos a vê-lo como e crítico de cinema como clar CL estamos a usufruir estamos enfim numa versão mais trabalho como foi o caso mas ou mais lazer estamos a consumir ent estamos consumir de uma forma até de diferentes formas Nós voltamos aos filmes neste caso em particular e e vemos outras coisas e temos outro tipo de leituras e portanto isso é sempre muito relativo o que eu acho é que quer dizer não não há muito volta a dar para o bem e para o mal o Pedro há pouco falava de uma coisa engraçada que é será que uma um realizador como estes tem o direito de colocar todas as suas idein projeto como est eu diria mais eu acho que não só te o direito como te obrigação porque eu espero isso não eu espero genuinamente isso como artista não é só não é só quando vou ao cinema quando vou ver uma exposição quando leio um livro eu quero que eh o o artista quando está a criar não pense em mim pense naquilo que ele quer fazer até porque depois quando põe isso cá fora é um bocadinho como os filhos quer dizer eles são nossos até certa altura mas depois são deles próprios e s Senhor e não podemos fazer grande coisa em relação a isso né viste isto ISS concordância quando o meu filho me pedir umas massas para qualquer coisa vou me lembrar desta Ah para se fazer a vidinha não é exato ex não não mas e tens toda a razão acho que não podemos nem devemos porque imagina e no A Arte precisa dessa barragem de que o Bruno falava e bem não é precisava de precisa de um produtor mas não precisa de estar sempre de estar contida tão ao ponto de nós sentirmos que está ali estrangulada não é e eu não quero sentir isso eu prefiro que seja um filme que chega cá fora e que goz estas leituras estas estas disputas todas até porque em última instância aquilo que que nós vamos reter nós espetador comum é uma coisa que está muito para lá dessa tal crítica o Pedro apouco falava do do Citroen eu passei a minha infância no banco de trás de um Citroen igualzinho àquele o meu avô tinha um boca de sapo e portanto o momento em que eu vi aquele carro sim e abriu-se de repente uma caixa ess carro ainda existe na tua família é um Um clássico foi foi vendida há muitos anos de uma forma que não devia ter acontecido mas não vamos estou a sentir estou a sentir que estou a tocar um assunto sensível vamos avançar h e na prxima neste filme acaba destruído não é porque depois não não querendo fazer grande spoiler mas pronto ai ai mas mas isto para dizer o quê que que há ali um momento que eu vou sempre Recordar e associar este filme por uma por uma questão que é mera é pessoalsaúde isso já conseguiu tudo perceb já não me interessa se há pessoas que gostam se não gostam se eu acho que ele conseguiu e e acho de facto o o copol há pouco também falávamos de de projetos como o padrinho eu acho que na verdade ele conseguiu estar sempre a fazer a mesma coisa que é o que normalmente os artistas também estão a fazer mas com uma uma roupa diferente não é isto não nunca são as mesmas obras mas fazendo exatamente aquilo que era e portanto quando chega a este ponto e esta idade e é um senhor de 80 e tal anos a acordar todos os dias de manhã com entusiasmo para ir para o trabalho penso que às vees também send um pouco chato não é porque também há caixas disso mas pronto H chato exato mas querendo fazer isto e querendo fazer isso ao mesmo tempo com aquela inocência da ausência do Produtor que te faz parecer que é um primeiro filme porque se calhar um miúdo que veja este filme hoje pensa que ele está a começar E isso também é extraordinário pensar que alguém que fez o Taxi Driver que fez o Apocalipse não que fez que fez o padrinho depois está o Lu driver do do SC do scor desculpa mas mas que que masal pessoas mais porque eu vejo do scores é fazer a mesma coisa mas aí aí tens dou-te toda a razão quando quando dizes da desta sensação desta sensação de de um primeiro filme eh os primeiros filmes há sempre a tendência para certa ingenuidade até mas mas para para experimentar é quase como se estivesse a mexer na plasticina a ver como é que funciona deix cá ver como é que isto res resulta e e e às vezes saem assim uns uns objetos estes elementos qumicos a ver se isto explode e eu acho que sim H há este lado experimental não não não aquele sentido vá quase mais erudito até da não é o grande artista experimentalista com Rumble Fish por exemplo eu estava a pensar no Rumble Fish e aqui aqui ele ele parece que está mesmo a pôr as mãos na massa e a experimentar para ver o que é que sai daqui não sabendo muito bem o que é que vai sair o que vai sair exato H Bruno veira Amaral e quer dizer vocês podem pôr a vossa colherada a Maria já falou disso mas e Adam driver é ou não um grande ator é eu acho que é mas já era já era já era antes e eu quer dizer eu gosto e aqui está reconfirmado ISO eu gosto dele eu gosto muito do do do Adam driver acho que e tem um daqueles e rostos eh estranhos eh que tem uma grande força por isso porque não é ah não é um um menino bonito exato aques como nós né como nós por exemplo não não é não tem aquele não tem aquele ar de All American Boy não é do dos não sei aqueles alig não é não é um CR Brad p não é um tipo que te leva a dizer como é muitas vezes acontece mesmo que seja injusto mas às vezes dizemos ah este este moço só tá aqui porque de facto é lindo e tem um corpo maravilhoso não é não Ali há há qualquer coisa de único naquela configuração na na fisionomia dele e e eu acho que esse é um pouco magnético não é é aquilo é é diferente é está a rir é verdade não é porque é diferente é o rosto tem Star Qual é isso isso é daqu aquele rosto Espera aí há aqui qualquer coisa que te faz olhar concentrar-se no que é que ele está a tentar transmitir Eu acho que já era um bom ator antes antes deste e acho que aqui também que não não não não eu eu por acaso tinha tive alguma dificuldade a chegar até o a Eden BR é aquela coisa é do do primeiro estranha-se e depois ótimo no Girls não é na série Girls exatamente Aliás foi bom muito muito bom deu nas vistas fo foi militar não é foi foi militar é uma coisa sim ele é é é uma coisa que que te toca sempre lembras-te logo do jinman Não mas ele tem de facto uma uma uma é rude não é assim umas pensões rudes H pronto como como todos os grandes atores faz sempre dele próprio faz sempre de adan driver né Eu tava a ver quando é que ele sacava do sab de luz neste filme também eu gostei muito dele no no marriage story Acho que sim sim ah sim s sim acho que acho que é um grande um grande muito bem vai muito bem H Pedro buxer mentes eh ele é o dar Vader né é o ele é o ele é o dar até no ferrar Eu acho que ele também vai bem no muito bem ele não é o Dart Vader el ou é o pai do Dart assim eu acho que ele é o Dart V não então ele é o filho do do solo e da princesa Leia é não como é que ele chama pois kylo ren Ken acho eu que não ligo nada a isso Como assim não bomem é o mcgregor Não não ess é oobi era aquele gajo christenson não é ah oen chens pior à toda a história coitado à giro mio tu não te lembras daquele Eu gostei muito de de eu ver naquele filme O chads Glass achas que alguma vez ia ver outro filme com ele nunca na minha vida esse filme até anterior Eu por acaso não percebo porque é que rebentaram com a carreira do rapaz é pá ele ele autor rebentou quer dizer aquilo não lembra a ninguém os filmes também são péssimos mas mas ele a fazer pá tá bem pronto eu peço imensa desculpa por vamos prosseguir por ter interrompido este momento não correspondia à imagem do que as pessoas tinham não não era não tinha era talento e Pedro entos o que é que eu ia perguntar-te ia perguntar-te este novo filme do do Francis coola como se diz porque eu fui ouvir correta pronunciation éa é porque é italiano colola é assim que se diz não sei é colola é e os americanos é que dizem colola sei lá o que é que os americanos dizem o Pedro este filme onde é que onde como é que vai encaixar na na filmografia do realizador e está entre os melhores está entre os piores está mediano faz sentido inevitavelmente vai estar ligado ao seu final de carreira não é e ou seja vamos falar de imenso do do realizador depois e depois aos 86 acho eu n é 8 85 lançou ou megalopolis megalópolis megalopolis Ah e agora pronto fez 85 em abril o o é assim um filme meio onírico não é assim meio que te faz umas Pontes com One from the heart talvez H percebo e não sei também não não me sem querer fugir à pergunta ISS é quer ser engraçadinho que é uma coisa que eu procur sei muitas vezes Mas desta vez não eu não sei se isso é importante integrá-lo na obra se é importante ver uma obra assim como como se fosse uma coisa se calhar aliás iso se calhar é um dos defeitos Quando vamos ver um filme é vamos sempre exatamente e eu eu tenho mixed Feelings em relação ao ao realizador eu eu gosto mais quando o cinema é mais linear quando quando não tenho que estar a pensar mas espera lá aí mas isto é um sonho ou é não pronto gosto mais quando pronto por ir simplesmente há um mafioso que mata os quantos gosto mais assim portanto não sei responder muito bem muito bem Hã eu eh agora para o final do programa guardei aqui um daqueles exercícios de memória em que vos faço uma pergunta muito simples e a propósito deste filme e que tem havido além da Ai eu não vi isso Espera aí tinhas mandado no guião ah pronto então vou deixar para o fim a propósito do do do Tem havido críticas positivas e negativas parece que nos Estados Unidos o resultado de bilheteira tem sido francamente mau o filme Já estreou h j tal como o Joker 2 tem corrido muito mal H tem tem tem sido usado muitas vezes a palavra flop em relação a estes dois filmes em particular e o que Eu vos perguntava era H filmes que vocês se lembrem que sobre os quais tinham enorme expectativa e que depois foram ver e ficaram muito desiludidos Pedro se está levantar a mão queres ser o primeiro vamos a isso já falamos disso o o Star Wars o o da Phantom Man cá está mas depois mas que depois aprendi a amar a sério sim s H Portanto o o não havia um filme novo do Star Wars há 150 anos pronto Este é aquele do ex do miúdo do en kin Skywalker né com aquele cabelinho Jack qualquer coisa Jake qualquer coisa que abandonou a previção acho eu ah eu não me lembro do nome era um miúdo com ar enfim com com aquele ar amoroso mesmo tinha mesmo ar de quem é raptado numas férias de verão em Espanha nunca mais aparece em Espanha em Espanha Espanha no Algar o o Mat Este último Matrix o matrix 4 não é o Estava à espera que fosse não estava à espera Estava à espera que fosse fixe mas não é muito mal nem sequer isso ISO exato o Dune o o um e o dois não gostaste de nenhum tens que ser Cuidado que o Tiago gostou disso mes mes mesma em velocidade três vezes e depois lembrei-me para ser lá está engraçadinho esta vez é por quê Por causa do Timo shala lá hum havemos de falar olha rapaziada preparem-se porque haverá filme Bob Dylan e depois vamos ter falar sobre is Ah pois é pois é falar não vem cá também o o Nick Cave ou já veio não sei agora é no fim do mês é no fim do mês h e depois eu lembrei-me de lá está ser engraçadinho que era e um filme que eu não gostei quando vi e que agora gosto imenso e e que tinha expectativa porque eu gosto muito do ator falamos dele a semana passada que é o Ben steer A Vida Secreta do Walter m m sim e que eu quando vi Ah mas depois revi e é um dos filmes que eu mais vezes revi ex sa bem que H conta desse programa da semana passada já várias pessoas viram ter comigo dizer então mas tu não achas piada o Ben stealer como é que é possível é elam são tópicos ficaram revoltadas são tópicos delicados Mas a vida secreta do ality é um dos jos que eu mais revi na vida pronto É só isso mas eu não acho piada a Ben stila queria só reforçar Eh Maria Ramos Silva o que o que é que escolheste eu eu não fui bem por esta coisa do geraram não e até porque eu não nunca tenho assim muita expectativa tento ter a expetativa moderada da Felicidade Ora bem e mas lembrei-me assim de um título recente que nem eu estava muito preocupada com aquilo mas depois foi mais o efeito iners fiquei muito Surpreendida por ter que gerado tanto B inclusivamente ser premiado que é aquela coisa do tudo em todo o lado ao mesmo tempo ganhou o Oscar inclusive É verdade sim Mas eu continuo sem perceber assim muito bem e portanto o Pedro gostava porais gostou muito P dois pulgar para cima é assim amig exatamente e mas eu percebo isso que tu estás a dizer mas lá está se calhar olha mas sabes que eu vi eu vi na altura desculpa interromper Mas eu vi na altura o filme só vi o filme Uma vez e E logo na altura disse eu acho que tenho que ver este filme uma segunda vez e até hoje não o fiz e se calhar Devia dar se calhar isso diz muito de quê de mim de ti pois e da tua opinião sobre o filme tu gostaste do filme Eu gostei muito mas não voltei a ver também gostei muito mas também quer dizer se gostaram muito à primeira Tá feito pronto feo mas agora podem desgostar nós nunca sabemos também verade ou de gostar ou de gostar ou de gostar eh ou como eu ouv no outro dia pôr a mesa e dispor a mesa H Bruno Amaral eh filmes que geraram muita expectativa para ti e que depois olha eu estava aqui a pensar em em regressos eh quer de eh atores quer de realizadores porque para haver uma grande expectativa ou houve um grande buz toda a gente a falar do de de um filme que vem aí ou então normalmente ou são sequelas e ou ou então são regressos muito muito aguardados eu pensei numa numa sequela e num talvez a que me tenha desiludido mais porque queria mesmo muito gostar do filme que foi do Indiana Jones 4 hum em 2008 iso é o do frigorífico é isso e e nuclear na altura uma grandes ilusão isto só para mostrar como nós de facto transportamos também as nossas expectativas eh para para para um filme e e somos muito condicionados pelas expectativas que temos eu Durante algum tempo resisti a a considerar o filme a porcaria que é hum eh porque tinha investido muito havia e todos todos nós tínhamos aquele E tens um lado emocional CL Claro até aquela aquela paixão pela pela personagem não é que uma das personagens mais extraordinárias da história do cinema e que e eu queria ter gostado mesmo do filme e depois de eu ter visto eh gostava dizer que não gostei do filme Hum e até que pronto me Pacific is ser humano é muito complicado quinto Ah vi e pá mas aí já sem expectativa nenhuma e é mau é mau mas aí quer mas lá está aí já já nem estava à espera de que que fosse que fosse bom nem não é não est à espera que questão aqui é tu quereres que seja bom não é só estares à espera pá estou aqui espero que seja um bom filme não é tu desejares que aquilo seja bom Quase como se e tu tivesse alguma coisa que ver com a produção do film e de tal forma que estás disponível para pensar quando achas que o fil é mau que o problema é teu é se calhar se calhar não não há aqui ah ah isto ele tá a tentar fazer com os anos 50 e a Guerra Fria o que fez antes com os nazist mas iso tem mas isso tem muita graça porque o cinema consegue fazer isso à cabeça de uma pessoa não é de de sim dá-te ali e depois o outro era do Spielberg não é pá para o Spielberg como é que é possível para ele se pôr a fazer um quarto é porque pá isto tem que é porque tem que ser bom ele não ia fazer não se ia o homem que não quis fazer o tubarão dois e pá ele só ia fazer o Indiana Jones 4 se fosse mesmo uma história muito boa e é péssimo enfim Olha é o que é temos que saber ver com isso Chegamos Ao Final De mais um popup voltamos na próxima semana até lá h