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Este é um podcast de antena 3 descobre mais em antena 3. rtp.pt este programa O Catarina Palma apresenta começa com um cartão de identificação Ok para as pessoas ficarem logo a parte quem é que tu és coisas rápidas simples e que eu acho Calculo que tu sabas responder como o teu nome por exemplo Acho que sei responder o meu nome eh Marco Mendonça idade 29 redes sociais h o ar né @ mend o problema de pessoas que têm nomes não é última peça que fizeste a última peça que fiz foi o black Face neste momento estou a fazer uma mas considerando a anterior foi Black Face um espetáculo criação minha Consegues viver da tua arte Felizmente sim muito bem feliz por Palma apresenta nós estamos a meio de uma temporada de de teatro não é Class anemy eh que está no São Luís que entretanto quando este programa for para o ar que é no domingo dia 27 será o último dia portanto se ouvirem isto de manhã é um bocadinho complicado porque está tudo esgotado sim mas eu mesmo assim eu aconselho as pessoas a tentar ok Porque tem havido sempre pá pelo menos dois ou três lugares Livres OK boa bom saber bom saber isso como é que é o teu dia quando quando tens peça em cena eh depende muito Depende se eu tiver outros trabalhos para conciliar hum eh que costuma acontecer e coisas mais criativas trabalhos de escrita ou ou mesmo locuções ou qualquer coisa assim eh mas se eu tiver um dia em que só preciso de fazer espetáculo tento tento gastar o mínimo de energia possível Ok acordas Cedo ou Tarde Ah sou mais de acordar cedo ok h Hum E aproveito para ir treinar tomar um bom pequeno almoço e almoçar com alguém com um amigo h e passar a tarde também em repouso Ok com o mínimo de stresse mental e físico possível faz sentido no quando tens uma peça em cena se calhar o esforço físico ou acaba por ser um bocadinho menos exigente a nível de tempo não sei eh do que quando estás ensaios para essa mesma peça ou não eh Talvez sim Acho que sim em ensaios apesar de tudo são mais horas né são mais horas de trabalho mais horas de experimentação e também depende muito dos processos mas habitualmente sim acho que é possível que se gaste mais energia no período de ensaios também há uma maior disponibilidade para isso e na altura do espetáculo já se sabe como gerir essa energia mesmo que seja uma coisa Explosiva deora me 1:40 ah o dia antes disso já nos Vai Preparando também para essa peça empreitada muito bem Class amig fala sobre seis rapazes certo que se são sais sim que se Barrica numa sala de aula agressores mas também vítimas do sistema Black Face é uma sátira sobre a sua origem do black Face Catarina e beleza de matar fascistas é bem autoexplicativo Como é que é esgotar sempre salas de Espetáculo Ah é uma É uma sensação muito boa é muito gratificante É sempre bom fazer coisas que eh em que o feedback é é positivo e que as pessoas sentem que que o espetáculo as toca e de certa forma as transforma H é algo que tenho ouvido muitas vezes com o espetáculo Catarina e a belea de matar fascistas eu nunca consegui ver ah é possível que consigas que coisas boas a saber é possível que consigas não posso não posso revelar nada ainda mas ok É para Estar atento tanto a novidades a surgir muito em breve acho eu ya Ah e sim é é é muito bom encher salas porque para já Isso significa que as pessoas têm interesse em ir ao teatro uhum eh que é uma coisa que com a pandemia gerou algum medo né e mas eu acho que as pessoas depois da pandemia pós pandemia aproveitaram começaram a aproveitar mais a cultura Não sei isto é se calhar é uma só uma percepção que eu tenho é se calhar Sim eu também não sei efetivamente se foi o que aconteceu mas houve essa sensação Ok hou essa sensação das pessoas terem pronto aquela vontade de sair de casa e de se juntar a um grupo de pessoas para ver uma peça ou mesmo ir ao cinema acho que também pronto aquela saudade que batia durante a pandemia depois quando quando abriram H os portões às coisas tudo voltou a ser voltou à normalidade mas sim eu tenho sentido que existe uma uma grande curiosidade do público pelo menos as últimas coisas que tenho feito h não tenho sentido essa frustração de as pessoas não aparecerem as pessoas não virem Hum e pronto tenho tido muita sorte também nos projetos que que me têm calhado e de poderem de terem essa capacidade de chamar muita gente e criar curiosidade nas pessoas é que isso é incrível muito começ a achar que o problema és tu não sei não sei não sei Queres o tipo de amoleto da sorte sabes aquelas h ferraduras de cavalo que se põe à porta do das casas tu és a mesma coisa num numa peça teatro tu estás envolvido em peças textos com mensagens sociais revolucionárias tem sido eh intencional traçar assim o teu caminho ou não hum não é intencional eh quer dizer o o único espetáculo em que eu tive contol sobre isso né sobre sobre o seu carijo político social foi foi a minha criação o black Face uhum hã e na verdade partiu muito de um autoquestionamento ou seja foi mais de uma de uma necessidade de eu lidar com certas complexidades minhas ou seja numa perspectiva mais egoísta foi Vem de um sítio mais egoísta do que do que de um sítio de pronto querer falar de temas H sociais ou políticos etc obviamente o black Face é uma ramificação da grande temática né que ainda precisa de muito debate em Portugal e principalmente nesta semana que em que em que estamos agora h e pronto o o black face era uma era de certa forma um pretexto para eu para eu me debruçar sobre esse tema e muito também colocando-me no centro do problema e fazendo aqui uma uma espécie de avaliação eh do que é que mudou em mim desde os últimos 9 10 anos quando comecei a fazer teatro até agora e de que forma é que eu vejo h a evolução de práticas racistas e no no contexto cultural português e não só Hum e pronto os outros projetos que têm assim um caris mais interventivo H foi foi pronto fo foi foi obra do acaso né Foi mesmo trabalhar com o Tiago Rodrigues É sempre um prazer enorme e por acaso ele ia fazer este espetáculo com este título bastante sugestivo não é Catarina e a beleza de matar fascistas Hum E isso por si só Já já pressupunha uma um um caris político muito muito forte no espetáculo e também foi uma aprendizagem brutal eh fazer parte desse processo porque porque aprendi muito sobre sobre o panorama político português e e sobre o 25 de abril e tudo que levou ao 25 de Abril também ou seja foi foi lá está mais um pretexto para eu aprender mais sobre sobre a história de Portugal de partes da história que eu não conhecia ainda e criar esta história e escrita pelo Tiago que pronto que tem que tem tocado muita gente e que tem tem criado muita muitas reações positivas é capaz de ter sido a pesta a peça vou inventar um um dado mas é capaz de ter sido a peça mais vista em Portugal dos últimos anos não é pois eu não eu não sei porque isso também depende um bocadinho do tempo de do tempo em que a peça está em cena Mas é verdade que de todas as vezes que fizemos em Portugal e 90% das vezes que fiz Fizemos lá fora ah as salas estiveram cheias completamente cheias completamente esgotadas é impossível e já voltou uma já voltou a segunda vez e cada vez que eu me apercebo não chega tempo sim na verdade nós em Lisboa já fizemos três vezes e e uma quarta que na verdade pois era para ter sido a terceira mas nessa vez e pronto por causa do covid fizemos só estreia e depois o resto da carreira ti tivemos de de cancelar mas mas sim eh seja qual qual for o tamanho da sala eh enche sempre enche sempre como é que tu te sentes em fazer várias temporadas de uma peça de teatro porque normalmente as peças de teatro duram três dias duas semanas e sim exatamente mas e num bom num numa boa altura se calhar dois meses e de repente há três temporadas de Catarina e belesa de matar fascistas também já tiveste a oportunidade de apresentar a black Face eh mais do que uma vez em cima do sim mais do uma temporada H como é que tu te sentes sentes-te se calhar Black Face não porque é uma criação tua mas na Catarina e aesa de matar fascistas que começou antes da pandemia primeir começou era era suposto de ter começado antes da pandemia mas entretanto por causa da pandemia tivemos de adar um bocadinho o início do processo mas estreou em setembro de 2020 portanto portanto Já são 4 anos sim como é que tu te sentes em apresentar uma peça em estar em cima do palco a representar um um personagem eh 4 anos depois do momento em que tu aceitaste fazer aquele papel percebes a minha pergunta sim sim sim este espetáculo em específico eu faria para sempre Ok é é daqueles projetos em que pronto enquanto estou a fazer penso várias vezes pronto é se calhar é mesmo por isto que eu que eu escolhi esta profissão e que decidi arriscar fazer teatro H porque é tudo bom Eu sinto que o texto é bom eh os colegas Com quem estou a trabalhar eh são como uma família eh e isto pode suar clichê mas é mesmo verdade porque já nos conhecemos há muito tempo e e adoramos uns aos outros e e pronto é sempre é sempre bom o momento de regressar à aquele grupo e a este espetáculo não é que que tem um texto forte eh e que e que causa que causa muitas reações no público e e cujo feedback é sempre é sempre muito gratificante e é sempre é sempre claro que é sempre bom para o ego e uma pessoa fazer espetáculos em que tens a certeza absoluta de quando saires eh vais estar metade do público à espera eh só para poder partilhar uma palavra e dizer que loucura que rock Stars me sim é um bocadinho Às vezes dá um bocadinho essa sensação e e às vezes até penso que se calhar Estou A Ficar um bocadinho mal habituado porque é mesmo um privilégio muito grande poder fazer este espetáculo ultimamente tem sido mais fora de Portugal do que em território português mas mesmo passados estes 4 anos continuam a fazer sentido infelizmente dado o contexto político português neste momento faz cada vez mais sentido fazer este espetáculo eh e tu quando ouvires vais perceber porquê que eu também não não quero mesmo spoil e é um espetáculo que sendo spoil pode ser pode perder pode perder um bocadinho da sua eu não sei nada do que se passa eu aliás eu quando estava eu disse que era autoexplicativo porque eu ia começar a ler uma frase do da sinopse do da da da peça e pensei não não quero sim não quero mais é mas a sinopse não não revela muita coisa na verdade ou seja revela revela o que há para revelar que é pronto o que o que de certa forma já está no título também sim hum mas mas sim é um é uma sorte muito grande e é um é um gosto enorme continuar a fazer este espetáculo e espero que ainda continue e que dê para fazer mais vezes em Portugal principalmente bem pelo menos mais uma que é para eu conseguir ver sim sim simo Isto assim não interessa olha Eh tu tens alguma vontade de fazer um Blockbuster eh um filme um Blockbuster um bom Blockbuster um bom Blockbuster Tenho tenho sim sim eu adoro eu eu crescia ver o blockbusters e e o meu pai apresentou-me vários blockbusters e quando eu era quando eu era mais novo e Pronto acho que também foi a partir daí que surgiu a minha vontade de seguir Esta área de tentar ser ator eh portanto sim fazer um Blockbuster tipo comédia romântica ou super heróis é tudo estava de experimentar um bocadinho de tudo não sei se em Portugal seria possível alguma dessas duas mas ol Ach mas eu acho que pode ser divertido pode ser eu adorava ter um superh herói português eu também adorava eu adorava Eu acho que eu acho eu acho que nós não temos ou temos eh Que eu saiba não se calhar o mais próximo disso terá sido o capitão Falcão um filme que foi feito há uns anos com o Gonçalo addington mas era de guerra não era o capitão Falcão é aquilo era assim uma coisa meio e tipo uma uma espécie de distopia daquilo que era ah os revolucionários do do do não sei se era do 25 de Abril mas era havia assim uns Fatos e o Gonçalo ading tinha uma espécie de máscara bem não passou passou-me a lado eu lembro-me disso mas essa essa parte do filme pass É eu estou a dizer isto mas eu não vi o filme Na verdade era só pronto era o que eu pressupunha por causa das imagens e da daquilo a ser assim uma coisa de ação sim H bem Tem que ver estou aqui a dizer que não existe nenhum super-herói português e afinal meu Deus temos com salvado ten com e se calhar é uma ofensa se calhar é uma ofensa eu estar a dizer que aquilo é um um filme de superherois porque se calhar não é ess não é essa a intenção Mas foi o que me pareceu que se aproximava um bocadinho mais disso sim eu acho que se nós tivéssemos um filme heris era tipo sobre o Zé do telhado sabes sabes a história do Zé do telhado que é tipo o Robin dos Basco português olha em 2019 criaste juntamente com Eduardo Molina e João Pedro Leal o texto e a peça Parlamento elefante certo 4 anos depois já falamos aqui dela escreveste ensinaste e protagonize a black Face uhum tu achaste que estavas à altura não percebe o que é que eu estou a dizer não não tou a dizer que não estavas mas eu eu tenho a certeza que provável provavelmente se calhar há sempre Aquele momento em que tu vais duvidar um bocadinho de ti porque escrever uma peça ensenar e protagonizar é o chamado muita fruta sem dúvida eh se eu achava que estava à altura não e ainda hoje acho que não estou e e acho que o processo é mesmo esse também é é eu ir descobrindo ir descobrindo o que é que é isto de ter uma identidade criativa ou artística porque eu ainda sinto que estou numa fase em que estou um bocadinho só a a assumir muito as minhas inspirações e as minhas referências e de certa forma a imitar um bocadinho as pessoas que me inspiram os artistas que me inspiram isso é muito interessante e mas estou de certa forma à procura de qualquer coisa que eu possa mesmo achar que seja completamente minha ou ou ou um sítio em que eu sinta que que tenha confiança de me assumir como um um criador ou um artista ou qualquer coisa assim porque neste momento ainda me sinto um bocadinho eh pronto um um um inspirado apenas um um inspirado que Pronto tem tem algumas ideias e quero trabalhá-las mas ao mesmo tempo como não como não encontrei ainda uma metodologia fixa ou uma uma forma de fazer e que eu me sinta totalmente confortável vou vou me inspirando em modos de fazer de outras pessoas e vou criando essa essa linha também para mim mas mas sim h a questão do estar à altura eu acho que também depende muito das pessoas que tens à tua volta e que de certa forma também verade pronto alimentam essa essa motivação e essa e essa inspiração às vezes um simples não tu és capaz Vai então tu és ótimo sim sim sim ou engado ou vai mais longe nesta piada tipo não não podes ir mais longe tipo tá-se tu mostrava sim sim h hum especificamente no Black Face eu tinha pronto tinha o Bruno UCA a fazer o apoio à criação e ator cantor criador performer incrível também e que era a pessoa que estava sempre de Fora a a ver aquilo que eu estava a fazer e a dizer-me pronto a a emprestar-me a sua sensibilidade para para levantar o espetáculo e a Gisela Casemiro que fez que fez apoio à dramaturgia e ou seja era a pessoa a quem eu mostrava texto com mais medo e do que ela pudesse dizer e mas ao mesmo tempo a pessoa que me fez também perceber que eh todos os caminhos que eu imaginava eram possíveis de seguir e mais fundo e e pronto a Gisela também sendo uma escritora dramaturga e atriz incrível eh pronto também me ajudou muito a ter essa a ter Vontade de continuar basicamente a não chegar a meio do processo e dizer ya isto Isto foi má ideia portanto vamos só encostar a coisa para o lado bem seria horrível e seria horrível até porque já havia uma deadline e uma data de estreia e tudo e tudo mais quanto tempo é que tu demoraste a escrever tu começaste a ensinar a a a experimentar como é que aquilo suava em palco e antes de acabar o texto eh não Eu tentei eu fiz um esforço máximo para acabar o texto antes de começar os ensaios Ok mas porque porque o período de ensaios foi assim meio esp passado tinha intervalos pelo meio por causa de disponibilidade da equa e disponibilidades minhas também porque tinha digressões do Catarina lá fora e então tinha que gerir muito bem a coisa eh mas o que eu fiz foi estive um ano e ainda durante a pandemia estive um ano um ano e meio em pesquisa exaustiva só e solitária né sozinha em casa e e depois comecei a chamar as pessoas com quem eu queria trabalhar e entretanto o festival Alcântara soube da existência deste deste projeto que eu tinha na gaveta e combinamos uma reunião e eles disseram muito amavelmente que queriam produzir o projeto e queriam e queriam abraçar a ideia por e portanto foi um uma enorme sorte e eles saberem da existência da coisa e estarem interessados na altura não passava e de uma sinopse de uma página com uma imagem H claro que eu já tinha uma pesquisa já muito avançada e já coisas que eu sabia que queria transformar em em texto para o espetáculo mas pronto o período de escrita mesmo começou começou um bocadinho antes de eu chamar as pessoas que fui experimentando umas coisas h e depois era a ansiedade de mostrar né mostrar e mas pronto no no no geral Eu acho que o processo teve assim foi um processo de 2 anos do desde do momento em que eu tive a vontade ou a ideia de fazer este espetáculo até ao dia de estreia da coisa foram dois anos mais muito B qual é que foi o teu maior medo no ali no meio [Música] hum meu maior medo foi não chegar às pessoas ou e não que as piadas não conectasse porque era era suposto de ser uma coisa inspirada no standup Comedy que é um formato que eu consumo há muito tempo e que gosto muito e que queria muito experimentar e em palco sozinho nunca tinha feito nada sozinho e sozinho em cena não é é que for uma série de primeiras vezes ya o chapéu é que é demasiada coragem de uma só vez sim era um risco muito grande por isso é que eu precisava de ter amigos muito próximos eh por pertes H eh Sim foi foi foi uma primeira ve foem que vulnerável isso ainda torna a coisa ainda mais bonita não é sim foi foi muito bonito o processo Justamente por isso que é eu perceber que as pessoas que estavam comigo no processo hum estavam completamente Ok com todas as minhas complexidades e todas as minhas dúvidas e todas as minhas questões e o trabalho que fizemos Foi mesmo pronto muito delicado né porque estamos a falar de um tema horrível com imagens que se encontram eh enfim imagens e canções e frases e tudo do mais horrível que se possa imaginar E às vezes era difícil tratar o tema com humor havia dias em que pronto se calhar não nos apetecia tanto rir sobre aquilo que estávamos a fazer ah Hum e havia dias de grande frustração e de muita raiva né de e de e de pensar se seria se o humor seria mesm forma certa de agarrar neste tema mas mas acho que foi Acho que foi porque porque gosto muito do formato e gosto muito de fazer coisas com humor h e também já vi muito bom humor feito sobre coisas horríveis e sobre sobre a morte sobre pronto vários várias questões traumáticas para as pessoas que estão a falar eh portanto esta situação que B traumática para mim achei que também fazia sentido fazê-la de uma forma bem disposta bem humorada e algo musical também que é uma coisa que eu gosto também pois é que é uma é que é mesmo é muito engraçado e eu não consegui ver também também é possível que consigas eh Ok eu tenho que começar Tenho que começar a notar tudo aquilo que eu tenho estar atenta e mas metia sátira metia stand up metia música metia monólogo metia a Ti no meio do palco metia a ti atrás do palco metia a ti atrás do texto é uma loucura é uma loucura é uma loucura e no dia em que o estree como é que tu te estavas a sentir tip ficaste a casa dormiste para sempre ou não conseguiste dormir devido à adrenalina já Olha já nem me lembro mas sei que 5 minutos antes de do espetáculo começar eu queria fugir do teatro e nunca mais ch a e porque estava estava mesmo a questionar-me e estava a questionar tudo tudo tudo é aquele momento em que cai a ficha podia só cair depois do espetáculo acabar mas não a a ficha decidiu cair e 5 minutos antes do espetáculo começar já nenhuma das pessoas da equipa estava comigo já estavam todas na plateia ou na Régi eh só tava pronto pessoal da equipa do teatro muito simpáticos mas eu aliás voltas com o coração a 200 batimos por por minuto ou qualquer coisa assim H em Pânico literalmente em Pânico mas ao mesmo tempo sempre a tentar servir-me dos meus mecanismos para me convencer de que pá tinha funcionado tudo até ali não havia razão para para nas próximas na próxima hora e meia a coisa não funcionar também e e pronto depois foi foi só foi só incrível esse momento deve ser daqueles em que nós precisamos de alguém que nos deu uma chapada sabes os ser só uma pessoa contratada para naquele momento fazer assim concentra-te tu és capaz tu és o maior ya tive de ser eu próprio ao espelho tipo vá lá não tipo vá não chores e vai se vai correr tudo bem mas 5 minutos depois de entrar em cena a coisa boa ainda bem a calma olha Black Face vai entretanto ganhar um documentário sim vi ontem no teu no teu Instagram sim fiquei feliz porque achava que pronto nãoc iia ter a oportunidade de ver eh como é que vai ser este documentário O que é que vai ser onde é que se pode ver então este documentário parte de uma de uma grande generosidade do Everton areno que é que para mim foi uma das maiores descobertas E deste processo do Black Face eh é a pessoa que faz o vídeo do espetáculo e é a pessoa que me ajudou a escolher as imagens e a organizar as imagens e e é a pessoa que passa as imagens no espetáculo enquanto eu estou a fazer o espetáculo acontece a comigo em cena e uma grande televisão tipo uma destas Hum e sou eu a comentar as imagens ou as imagens a comentarem o que eu estiver a fazer ou o que eu estiver a dizer e o Everton hh Pronto foi uma pessoa que eu conheci no processo porque não tinha uma pessoa para fazer o vídeo eh E então eu e o Alcântara decidimos fazer uma open call e pronto pronto assim que conheci o Everton tivemos um um clique ali muito muito imediato de termos as mesmas referências de termos as mesmas e gostarmos das mesmas coisas rirmos das mesmas coisas H as nossas séries preferidas serem muito parecidas H E o nosso humor acima de tudo o nosso humor ser pronto ser assim muito muito próximo e desde muito cedo ele ele manifestou um interesse em fazer um registro do processo de trabalho Gir à parte de tudo o resto que já havia para fazer eh e pronto eu achei assim uma malqui a dizer PR pá tu é que sabes H Claro que sim vamos a isso e e fomos registando ele foi registando vários momentos do processo ensaios gravações de voz Office e músicas eh sessões de estúdio H momentos de lazer momentos em que estamos só a trocar piadas uns com os outros e na galhofa ele foi fazendo um registro disso tudo E no fim quando o espetáculo est triou eh em em em novembro do ano passado no no TBA tivemos um tempo depois para respirar e depois desse tempo ele ele chamou-me e disse vamos ter uma conversa vamos ter uma conversa de balanço sobre tudo sobre tudo o que acabou de acontecer né sobre este último ano Sim estou a imaginar com um cafezinho e sobre exato vamos ter uma conversa ya E então pronto sentamos noos no no espaço Alcantra que é um espaço simbólico para nós porque foi onde onde onde a peça nasceu uhum eh e onde foram filmados alguns vídeos do do espetáculo também e sentamo-nos lá e ele pôs uma câmara à minha frente e fez-me perguntas sobre o processo e pronto É é assim uma espécie de é um é um revisitar de tudo aquilo que o processo foi ao mesmo tempo que eu me estou a lembrar de como o processo foi e passam imagens de como o processo foi e há um bocadinho assim uma reflexão muito simples mas muito honesta sobre sobre o que é que o black Face significa para mim e para nós ha e pronto fico muito feliz que que o meu grande amigo Everton harian tem agora um o seu documentário um ano depois de estrearmos o espetáculo o documentário dele estreia agora no Que bonito trabalho de equipa estreia no Alcântara eh sim é só como é que é o festival Alcântara festival Alcântara sim acho que esse é o nome oficial ok que é um festival de teatro cinema tudo é um festival de teatro e dança e artes perform Artes performativas h no geral mas também passa mas também tem encontros workshops eh conversas e Mas é para toda a gente não é específico para atores é para toda a gente é para to portanto começa dia 15 de novembro e vai até dia 1 de dezembro duas semanas ex vale muito a pena V É sim e vai estar pronto é um festival que se espalha pela cidade em vários espaços da cidade incluindo o espaço deles que é o espaço Alcântara em em Santos pá no fundo acontece imensa coisa em Portugal Eh agora por exemplo estamos a meio do Doc Lisboa e Temos esta este festival de Alcântara e às vezes passa-nos um bocadinho ao lado não é se calhar se nós não tivermos mesmo dentro do do meio e no sentido de não não não temos agora se eu conhecia este festival através de ti Uhum mas se calhar tu já o conhecias há mais tempo Porque e no teu meio e de no teu ciclo círculo aliás as pessoas e já o conhecem portanto é interessante Isto é muito interessante nós temos que falar mais sobre as coisas sim é um festival que já acontece há há bastante tempo na verdade e acho que po eu tenho andado completamente distraída se calhar toda a gente em Portugal conhece e eu não eh não eu eu diria que ó obviamente não há não não será toda a gente que o conhece mas também é daquelas coisas que parece que agora se não seguires a página certa no Instagram ficas ya e existe essa infoexclusão né porque não é uma coisa que se veja H muito publicitada nas ruas dizer que o festival vai começar porque lá está eh se calhar há mais há mais meios para um festival como o DOC Lisboa ter esse esse tipo de divulgação e etc hum o Alcantara apesar de ser um festival incrível H certamente que ainda haverá muito público a conquistar também tamb é isso nós estamos aqui a fazer também a falar sobre sobre ele e é incrível e vem coisas do mundo inteiro portanto vale mesmo a pena olha estavas a dizer por acaso uma coisa interessante que é sen não não seguires a página certa acabas por perder algumas coisas como é que é a tua relação em relação é a tua relação com as com as redes sociais bastante pacífica hoje em dia há uns anos talvez não fosse tanto porque eu sentia um bocadinho esta pressão de pronto partilhar o máximo de conteúdo para para ganhar o máximo de visibilidade Hum mas entretanto já é já é muito livre para mim é pronto tenho a conta aberta enquanto Me apetece e e vou publicando o que me apetece também e seja trabalho seja outra coisa Qualquer mas mas sim uso muito uso muito para saber do trabalho de outro as pessoas isso é um facto e acho que muitas pessoas sabem do meu trabalho através através daquilo também da Claro quando digo quando digo rede social digo Instagram não é e sim ah não vais para para o scroll infinito do tiktok não não não não manm longe não aderia ao tiktok parece E se o Instagram já é overwhelming acho que o tiktok ainda é mais é perigosíssimo porque só a coisa dos reels do Instagram e o algoritmo funciona tão é tão bom conhece o tiktok estás o tiktok conheço mesmo eu acho que é mais assim tiktok sabe perfeitamente quem é que eu sou então eu per bem ok ok é muito é muito interessante como aquilo funciona H Ora bem vamos um bocadinho falar sobre só o teu percurso tu estudaste na escola superior de teatro e cinema qual é que foi a música que cantaste eh para as provas sim acho que se chamava porque me não vês Joana lembro era era essa sentiste confortável a cantar e acho que sim Acho que sim eu eu eu fui para as provas do conservatório H as os meus amigos reclamam Quando eu digo conservatório fui para as provas da estc e muito na desportiva sim porque eu não sabia bem se era aquilo que eu queria fazer eu tinha tinha acabado de descobrir da existência daquela escola tipo sei lá três meses antes das provas qualquer coisa assim porque não sabia o que é que havia de fazer depois do secundário E então eu acho que isso me ajudou a não ficar a não ir para as provas nervoso Ok eu não estava de todo nervoso porque eu tinha a certeza absoluta porque eu não ia ficar ali porque nos meus grupos eu via pessoas que Pronto já estudavam teatro já faziam teatro há muitos anos e eu só tinha ido ao teatro com a escola secundária Ah mas sempre tive interesse em em Performance em fazer coisas para um público porque fazia isso na escola em Pequenino quando vivia em Moçambique h e de certa forma sempre me foi sempre me foi dito que eventualmente e nasceste para isto pois não sei não sei bem como é que as pessoas diziam mas era era qualquer coisa do género pá devias experimentar qualquer coisa de palco sim sim H porque pronto eu diverti-me imenso quando havia situações e por exemplo com a escola secundá áa de irmos à à antiga fil aos pavilhões da fil e de repente havia uma peça de teatro interativa falada em inglês em que eles chamavam pessoas do público e as pessoas da minha turma empurravam sempre para essas coisas e eu diverti-me muito acabava acabava lá em cima a vestir umas perucas e a fazermos umas palhaçadas e pronto eu diverti-me muito e acho que as pessoas pronto pelo menos o meu círculo de amigos divertia-se muito a ver isso também e isso inspirou-me a tentar h e pronto foi e foi foi foi assim um golpe de de sorte também eu entrei nos asteriscos ou seja nos nas vagas que tinham sobrado dos outros cursos da escola do curso de produção e de design de cena e no primeiro dia de provas eu não sabia que era preciso um monólogo para o segundo dia de provas Hum E foi tudo acontecendo assim muito aos trambolhões e aost trações eu fui entrando assim mesmo e eu entrei entrei na estc pronto assim como como quem cai à entrada de um de um portão porque tropeçou numa peça ca assim ol lá cheguei e agora e depois pronto apaixonei-me logo por aquilo Claro Sabes eu estava-te a perguntar a música porque eu também fiz as provas e para brasc super teatro e cinema e eu não sei cantar hum e tive que cantar o milho verde Ok à frente de toda a gente eu acho que essa é das mais difíceis na verdade se bem me lembro foi das piores experiências eu acho que nunca tive tanta vergonha como tava sabes quando tu estás com tanta vergonha que a voz me que nem te Sai tu queres falar mais alto e e a voz vai para dentro para ya ya ya ya percebo completamente Ai foi horrível eu só de pensar nisso fico fico fico quente com picos ya é possível que eu também me tenha sentido assim mas mas eu lembro-me de escolher aquela música em específico da Joana eh por achar que era mais simples sim eu ouvir aquilo e pensar Ok isto é fácil para já é tem uma letra que não é muito difícil acho que o milho verde também não mas mas eu lembro-me de ouvir colegas a cantar o milho verde h e pronto e daquilo ser muito pronto muito difícil de de manter e de eu achar pá se calhar foi escolha completamente se calhar devia ser assim um uma coisa mais simples não é que todas sei lá se calhar aquil é muito difícil pá de cantar cantar aquelas músicas é muito difícil principalmente para para quem E como eu não nasceu com o dom pois eu também não sei pá eu não nasci com o dom também mas uma coisa era certa eu eu gostava de cantar eu olha Marco não funciona assim eu adoro cantar essa foi a prova que se em que se calhar eu me diverti mais Justamente por isso que er tipo Pronto fala de voz se calhar Isto é tudo só é só cantar e não sei quê depois quando percebi que envolvia coisas de texto também e já fiquei com medo mas tu sais sais da da escola superior teatra cinema e fazes um um estágio logo foi que começaste a ir diretamente para para o Teatro eh sim eu fiz o estágio no Teatro Nacional Dona Maria I entre 2015 e 2016 ou seja assim que acabei o a stc fiz fiz o estágio H Tive a felicidade também de de ser de ser um dos Escolhidos para estágio mas antes de acabar o o conservatório eh antes de acabar a escola já tinha trabalhado em em algumas coisas a partir para aí do segundo ano eh conheci o João Pedro mamed que já trabalhava muito nos artistas Unidos e que tinha acabado de fundar a companhia os processos Uhum E esses foram assim os meus primeiros trabalhos hum ou seja com pessoas que eu tinha conhecido por acaso na escola e que eventualmente tinham visto coisas que eu fazia na escola e criou-se ali uma espécie de comecei a criar assim uma espécie de de rede a comecei a fazer amigos basicamente E por acaso eram pessoas que estavam com projetos em mãos e projetos a surgir e deu para começar já a experimentar o meio profissional aí mas foi no Teatro Nacional no estágio que pronto que mais pessoas me puderam ver a trabalhar também tive muita sorte de no primeiro ano do dos Estagiários eh convocados pelo Tiago Rodrigues nesse primeiro ano havia muita havia muitas Produções era o primeiro ano do Tiago Rodrigues à frente do Teatro Nacional H houve muitas Produções portanto eu fiz muitas coisas diferentes no espaço de um ano comecei por fazer as tragédias reescritas e ensinadas p pelo pelo Tiago coisas com as comédias do Minho conhecia Paula Diogo F lí cula o João Pedro Vaz ou seja de repente uma série de pessoas já com com muito trabalho feito com muito trabalho feito e muitas provas dadas no teatro português eu tive a oportunidade de as conhecer ali em contexto profissional isso foi uma Claro criaste a tua rede criaste a tua comunidade Sim foi uma sorte gigante e pronto conhecer aquelas pessoas e aprender também com elas Eu sinto que foi uma espécie de quarto ano de escola Ok eh já assim numa forma mais intensiva que é e ensaios uma peça de manhã ensaios outra à tarde e se for preciso trabalhas à noite ainda fazes outra fazes espetáculo à noite uhum hum não acho que não chegava a ser tão agressivo e de vez em quando só sim e mas pronto havia muitos momentos em que estava a ensaiar uma uma peça durante o dia e à noite a fazer uma peça lá no no teatro e depois leituras ensenadas e visitas guiadas ensenadas também pelo teatro deu para fazer de tudo e experimentar várias coisas O que foi muito muito fixe Tu viste muitas peças já fizeste também muitas peças Já leste muitos textos H Há alguma peça barra personagem que te tenha Torn do melhor pessoa que tu Tenhas aí no top of mind por teres eh feito parte da vida daquele personagem ou por teres visto uma certa determinada peça eh tornou-o melhor pessoa ou não Ou melhor ator hum eu acho que houve coisas que eu fiz H que por ter conhecido exato houve coisas que ou coisas que eu fiz onde conheci certas pessoas ok que me fizeram hum olhar olhar a profissão olhar o mundo olhar a vida de forma diferente e E foi com elas que eu se calhar teri aprendido a pronto organizar Aqui um bocadinho mais tipo a minha a minha personalidade acho eu no início no início do meu percurso eu fiz pronto eh foi-me possível trabalhar com pessoas já com bastante experiência hh e isso ensinou-me acho eu a olhar para a profissão eh sem Romantizar hum o trabalho do ator sem Romantizar a personagem sem Romantizar os conceitos H do do glamor ou da beleza ou da ou do Fantástico que é fazer teatro fazer teatro é fantástico sim mas realisticamente também é muito difícil e é precário e não é por teres mais experiência H ou mais anos de de de de trabalho feito que que o ano a seguir está tá garantido ou que o mês a seguir tá garantido portanto de certa forma foram Estas pessoas que eu conheci que me aprenderam a olhar para a coisa de uma forma mais realista e e a não tomar as coisas por garantidas Hum e espetáculos que eu tenha feito que me transformaram ou que me fizer T Talvez o Catarina Talvez o Catarina e a beleza de matar fascistas eu sinto que foi um processo que me fez que me fez crescer muito e nem sei especificar bem em quê mas imagino que na atenção na atenção H pelo que se passa no mundo e na e no país e nas pessoas também H acho que acima de tudo foi isso e e pronto há há vários processos de trabalho em [Música] que em que sai pronto em que é fácil sair sair um bocadinho mais eh um bocadinho mais humano talvez eh e e tenho tido muita sorte nisso nas pessoas que vou conhecendo Hum e portanto ya Acho que todos os processos em que tive eh ajudaram-me a perceber muitas coisas e muitas vezes a perceber o que é que eu não quero fazer né ou como é que eu não quero ser também pronto também acontece h e acho que a jornada é essa é é perceber perceber o que é que me interessa o que é que não me interessa e de que forma é que isso se pode alimentar h para que a coisa continua a fazer sentido feis muito engraçado porque e nós estamos a conversar já para aí há 40 minutos e a quantidade de vezes que já disseste que tu és uma pessoa com sorte mas é verdade ver eu calculo que sejas uma sou com sorte mas a a sorte também vemer com as pessoas que sabem agarrar sim sim portant também é uma é uma uma Olha estava a faltar a palavra que eu queria utilizar uma é uma sabes quando uma quando o sapateiro faz a sua eh arte sim que não é arte Ofício um ofício ex ex tu dominas o ofício da sorte Parabéns Marco Obrigado parabéns por isso Olha já falamos muito sobre influências aqui disseste do standup falaste sobre e visões que tens com com o realizador que fez o o documentário do do Black Face quais é que são as tuas influências neste momento onde é que te vais inspirar hum aquilo que te não sei aquilo que te fez criar uma visão estética sim e cinema norte-americano Ok H independente e H é o que eu verdade seja Dita é o que eu consumo mais desde muito muito jovem H [Música] teatro teatro português e também des comecei a ver teatro português H desde com maior regularidade quando quando comecei a estudar hum muitos muitos espetáculos de standup eh que vejo que vejo em serviço de streaming e coisas que algumas coisas já fiz americanos sim principalmente americanos algumas coisas que tive a oportunidade de ver ao vivo também H em festivais de teatro e lá fora etc hum séries estás a ver o quê agora agora não estou a ver nada mas acabei de ver Shogun Ah sim sim sim sim ya e impressionou-me sim é incrível ganhou uma série de prémios não foi ganhou ganhou muitos pré que é uma série japonesa com de repente aparecem lá portugueses exato exato exato e a serem mal falados Claro Exatamente porque será H mas sim foi a última série que vi e que me inspirou imenso também achei achei mesmo brutal hh mas Pronto agora pegando um bocadinho na coisa de do do Everton de quem eu falei há bocado e do Black Face nós percebemos que uma das grandes referências que tínhamos em comum era a série Atlanta que é do Donald Glover H pronto teve a sua última temporada há dois ou TRS anos e pronto É é assim é uma série que me inspirou muito para muita coisa e em termos de escrita em termos de acting e há ali várias coisas que o Donald Glover ch cambino é capaz de ser dos artistas mais completos que nós temos Sem dúvida hum nesta arte contemporânea é inacreditável a forma como ele se mexe para mim é é o físico dele sim ele ele em tudo aquilo que faz aquele tudo que em tudo aquilo que ele faz ele deixa uma marca física no no que faz o corpo dele acompanha seja a cantar a dançar a representar e é viciante olhar para ele é muito incrível portanto sim apro Imagino que já Tenhas visto Atlanta vi o primeiro episódio eu eu não sou muito séria porque eu ok ok ok mas pelo talento dele sim sim sim s seja na escrita e no acting pá vale muito a pena e e sim Acho que o que me inspirou mais nessa série foi justamente a escrita porque pronto é uma forma livre de escrita que eu gostava de pronto É um tipo de liberdade e de criatividade que eu gostava muito de praticar também eh e em Portugal e não se fazem nunca se fizeram séries daquele género em Portugal eh uma espécie de afr surrealismo como é dito por alguns críticos hh mas também uma coisa muito muito focada na realidade cultural eh e nas diferenças culturais e na forma como elas se casam ou não se casam numa sociedade hh e ninguém está imune a ser gozado nessa série uhum ninguém nenhuma pessoa seja de que estrato social for seja de que etnia for é é inacreditável eu gosto muito mesmo muito bem ora e estamos quase a terminar queria-te só perguntar uma coisa no outro dia estava a ver uma uma mesa redonda com jennif uma série de atriz Jennifer Aniston Nicole Kidman Sofia Vergara eu hum e elas AAS começaram a falar de mentiras que tinham colocado no seu CV eu queria saber quais é que são as tuas se tu no teu CV disseste bem eu sou ótima andar de cavalo eu tenho uma relação ótima com cavalos mentiras no CV [Música] e eu já não pego no meu CV há algum tempo e tá tá a precisar de ser atualizado Mas isso é uma ótima notícia bo é bom é bom sim é sinal que não preciso de pegar nele examente mas se calhar no início quando quando fiz e quando quando estava mais empenhado em pronto ter uma folha A4 interessante sobre o meu trabalho deve ter posto assim deve ter dado um bocadinho mais Import a coisas que não foram assim tão que não foram assim tão importantes Ah e acho houve uma altura em que eu dizia que e falava um francês médio tiveste francês até o 9 ano quando não falava coisa nenhuma Sim era tipo na minha cabeça era eu consigo decorar textos em francês portanto vou pôr aqui que fal francê tenho um ótimo sotaque francês exato exato exato Não interessa se não perceber o que que eu estou a dizer ora terminamos agora aqui hã este CPA este Episódio só para relembrar se ouviram isto manhã clenem termina hoje uhum no São Luís em Lisboa eh portanto se puderem passem por lá se calhar ainda conseguem um bilhete que ficou esquecido algunes no na caixinha dos bilhetes do do São Luís tu és a minha sugestão de hoje Marco Mendonça que sugestão é que tu tens para quem está a ouvir neste momento Hum já deste uma ótima que foi o Atlanta o Atlanta exato Ah foi uma série e Tu disseste que dava para sugerir pessoas sim qualquer coisa H Ok Então se calhar se calhar hoje Vou sugerir H Gisela casimir uma pessoa de quem eu já falei hoje aqui também e que fez o o apoio à à dramaturgia do espetáculo Black Face hah tem livros de poesia e de de crónicas e de ensaios e de e está e está prestes a lançar novo trabalho também agora H é uma escritora incrível e pensadora incrível também e ativista e pronto é é uma pessoa que me inspira muito e que e que Pronto tem já tem muito material para para se conhecer hum incluindo podcasts também há conversas muito interessantes dela em podcasts e e pronto é uma pessoa que eu admiro muito e que vou recomendar sempre e em qualquer em qualquer contexto em qualquer situação Gisela casimir que coisa bonita muito obrigada mar obrigado eu Catarina um passo à frente do mainstream mais uma vez tá feito