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[Música] 28.7 e começa agora a conferência de imprensa da Rádio observador trago uma história levezinha quei na BBC sobre um grupo de amigos que todas as quintas-feiras à noite se junta para beber um copo sabem Há quanto tempo 56 anos adoro ainda tem força para levantar não o conserva conserva e m já já dizia o ministro da Agricultura não vinho água áu mais é que faz água é que estraga enferruja com 80 e poucos anos os amigos dizem não ter perdido mais do que duas dúzias de encontros desde 1968 portanto há mais de cinco décadas que se encontram para beber uma sagem e pôr a conversa em dia entre os bairros desculpa e mas é todas as semanas não vão de férias não se calhar há um que falta sim mas vão mant seja assim portanto há mais de cinco décadas que eles se encontram H entre os bairros ingleses sheffield e rotter ham que estão a uma distância de 20 minutos de carro encontram-se no mesmo bar e ficam quase sempre até fechar habitualmente só mudam de bar de nove em 9 anos começam a ficar cansados e depois querem coisas novas já são os donos do bar que ficam cansados deles ficarem até às tantas falam numa tradição inabalável que nem o confinamento durante a pandemia os impediu de de se verem de conversarem Ok deixaram se encontrar no bar mas migraram para os ecrãs onde passaram a reunir via Zoom e parece que gostaram Porque mesmo com o fim da pandemia o hábito continuou ainda fazem Zoom uma vez por mês isto porque não querem abandonar os amigos que são de longe e que não se podem juntar a eles no no bar com o passar dos anos o número de elementos Claro foi variando e não só diz um deles que o tema das conversas também mudou antes conversávamos sobre futebol e Sexo hoje é mais sobre próstatas e pensões disse um deles no goso mas há mais mudanças durante esta entrevista à BBC também revelaram que costumavam beber três canecas ao mesmo tempo mas hoje em dia são só duas duas canecas nada mal com 8 anos apesar de terem visões ideologias muito contrastantes dizem que nunca discutiram pelo menos se a memória não lhes falha jáque provavelmente já Se Esqueceram é é a história de uma amizade com mais de meio século está na BBC mas também está no público Olha eu trago eu eu vou também ao público melor notícia do dia é esta desculpa não Consegues bater não consigo não consigo até porque esta é uma notícia docinha mas se calhar assim com um travo amargo ag é agridoce É porquê Porque uma escrito que contribuiu para o mito da doçaria conventual que foi aí que se criaram muitos doces pode afinal ser uma falsificação eh este receituário de doces alegadamente produzido num convento feminino no século XVI e que está guardado na Biblioteca Nacional de Portugal poderá afinal ser uma falsificação que eh deu o suporte histórico eh a a esta ideia da doçaria conventual e esta foi a conclusão a que chegou uma investigação científica este manuscrito era dos poucos receituários que se conheciam do século 18 e agora a sua autenticidade é posta em causa os resultados preliminares da investigação foram apresentados na semana passada numa conferência precisamente na Biblioteca Nacional pela professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Isabel de romon Braga e pelo docente da escola superior de Educação de Coimbra João Pedro Gomes ambos com trabalho académico eh sobre história da alimentação e em particular de da doçaria portuguesa Isabel de Romão Braga tinha usado no passado aquele manuscrito para um livro sobre receita ários conventuais e já em 2015 pensou sem que o tivesse dito que haveria ali algumas coisas naquele pequeno livro que lhe pareciam estranhas mas que na altura ela entendeu como sendo pioneiras e ou seja estariam à frente exatamente do seu tempo e não como uma fraude mais recentemente João Pedro Gomes e quando estava a fazer o doutoramento dedicado à história da doçaria portuguesa pôs em causa a autenticidade do documento e Isabel de rmon Braga agradece diz que em boa hora o fez e após a a defesa da tese e eh de João Pedro Gomes em 2023 em que argumentou por exemplo que a ideia doaria conventual é um mito construído os dois investigadores avançaram para este ano para um trabalho mais detalhado então para eh confirmar para verificar a veracidade daquele manuscrito eh e João Pedro Gomes tinha conseguido aqui relacionar aquele documento com os manuscritos existentes entre os séculos x e e 18vi entendeu que o receituário era completamente dissonante com elemento que pareciam fora do seu tempo e que e outros que o tornavam no mínimo peculiar havia aqui algumas expressões anacrónicas por exemplo referências a Cacau em pó quando o cacau na altura só era utilizado em barre e apenas para bebidas a ralador de batata Ou rolo de massa também palavras fora do seu tempo o rolo de Então vai vir à internet verifique depois no YouTube porque o o rolo de massa na altura chamava-se Canudo e e não e não rolo de massa portanto este tipo de anacronismos indicava que seria então uma uma uma fraude os investigadores procuraram vários caminhos para averiguar a autenticidade do do manuscrito por exemplo através da tinta para confirmar se a tinta já era usada naquela naquela naquela altura e eh e houve outros e indícios de que seria não seria autêntico não teria sido escrito no século XVI como por exemplo eh a ver uma receita eh escrita à moda de Lucas rigou eh eh Lucas rigou que foi cozinheiro da rainha Dona Maria iira e que eh só começou a escrever eh ou só escreveu as suas receitas cerca de 60 anos após a data deste manuscrito como é que poderia haver um um um receituário ao escrito Ao estilo do Lucas rigot quando el antes de Lucas Rig podia ser ao contrário podia o Lucas rou ter imitado bem enfim eh eles H quase a certeza que não não não é um documento autêntico porque também eh era atribuída a autoria a uma AB deça eh que afinal não existia eh não não não há registros da existência dessa abadessa no no no convento eh e eh os investigadores acham que não terá sido eh o o o secretariado de propaganda Nacional do estado novo que na altura comprou o documento Ajá acreditam que eh seria teriam comprado a pensar que seria um documento autêntico mas de facto agora põe-se em causa não só a autenticidade deste documento mas toda a ideia todo o mito por trás da da doçaria conventual se calhar Não é bem assim não não trão um partido de ser um papo de anjo não exatamente uma barriga de fre uma barriga de freira ou qualquer coisa O importante aí é de facto vamos lá testar mesmo os doces não é sim se isso funcionar o que é que interessa é com o can da massa é que aquilo era feito lá nos Conventos não é quer dizer é uma boa história não éa Tima CL se se não é vero se não é verdade Então olha imprime-se imprime-se a lenda porque porque acaba já está enraizada É verdade e quando a história contada muitas vezes passa a ser verdade passa a ser passa a ser verdade passa a ser lenda é está no público não é leste leste no público é no no público his P esta história está no público deix Vamos andar aqui às voltas porque rotundas portanto então fica para amanhã