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[Música] bem-vindos aos 10 anos de observador nascemos há 10 anos e rádio H 5 assinalamos esta década com uma série de entrevistas especiais em que procuramos os bastidores dos momentos mais marcantes de cada ano eu sou o João perío todo de fotografia e eu sou a Patrícia Reis escritora e curadora da exposição 10 anos do Observador para este Episódio convidamos à apresentadora Silvia Alberto que teve um papel importante em 2018 o ano em que Lisboa foi palco do Festival da eurovisão a cada conversa associamos uma fotografia e portanto Silvia Alberto o que é que tu vês nesta fotografia hum vejo um dos primeiros momentos de descompressão eh na eurovisão quando terminamos finalmente o que para nós foi uma longa epopeia quer dizer as epopeias à partirda são todas longas mas foi uma epopeia e e eu creio que houve aqui uma descarga emocional muito grande porque nós vivemos Olha ainda não imaginam como à distância do tempo olhando para esta fotografia ainda me emocion engraçado Foi espontâneo agora queres só descrevê-la acho que tem a verdade tem tens na portanto na parte da frente tens e em Primeiro Plano A Daniela rá com a Filomena cautela estão a dar um beijo estão abraçadas e e eu e a Catarina estamos a partilhar alguns comentários íntimos imagino E estávamos estamos as quatro braçadas portanto a paz neste caso eu em plano de fundo com a Catarina e Nós já tínhamos estado as quatro a Celebrar o encerramento mas eu acho que é uma fotografia que cuja assinatura é só nós eh sabemos o o dur que foi o dur que foi só nós sabemos a história que aqui contamos juntas e o que é que passamos juntas durante este mês e portanto e e o quanto isso eh nas nossas vidas individuais aí e diferentes e distintas como a Daniela a viver do outro lado do oceano hum sem sermos amigas de casa sem termos essa esta intimidade não é da vida privada eh este momento é muito íntimo era muito nosso não é tanto é que tu que a fotografia é do João é do João o deves ter captado justamente quando ninguém estava olhar para nós porque eu não me recordo e desta deste momento depois lembro-me de ver essa fotografia publicada mas no momento as nossas emoções portanto eh passavam muito além não não me percebi que estavas lá lembras-te lembras-te deste momento lembro-me perfeitamente nós estamos da nossa bolha sabes era uma bolha Este foi no final eh salvo erro de uma final ou de uma de uma semifinal sim h e eu estava na parte de trás do palco e e lembro-me que saem as quatro apresentadoras ao mesmo tempo e um momento anterior a este é quando o c Silvia descrevi há pouco tão as quatro abraçadas eh muito agarradas uma umas às outras e depois dividem-se em Parelhas e depois as Parelhas voltam-se a misturar outra vez para irmos a outro rosto ao outro rosto exatamente e e foi o foi esse momento momento de complicidade e é a final por causa do guarda-roupa do guarda-roupa exatamente e portanto esta Foi mesmo a final foi mesmo o fim desta desta etapa Esta é uma das 80 fotografias que estará na exposição e na sociedade de Belas Artes em Lisboa entre 7 de novembro e 7 de dezembro H Silvia Alberto é uma das apresentadoras que esteve envolvida nesta mega operação não foi fácil já disseste que não foi fácil porque é que não foi fácil não foi fácil porque existia H portanto uma colaboração não é um Portugal dava os meios produzia eh uma produção RTP e mas sempre agrilhoado sempre partilhada e pela ibu pela eurovisão eh portanto e de início ao fim há uma negociação do que é que pode ou não pode ser eh inclusive é até uma negociação doss elementos que que são a identidade do nosso país e que a própria Estação quer ter presente não é por exemplo e os zos e os elementos que pode visualmente podes ou não podes ter e querer ser no palco a ebio discute e uma ao mais ínfimo detalhe este espetáculo durante todo um ano não é a partir do momento em que o país ganha começa se a preparar a edição do ano seguinte e do ponto de vista da apresentação porque aquilo que que sobre o qual eu posso falar ah do texto A até à ao tempo para cumprir aquele texto e tudo era medido os nossos improvisos eram estudados e os improvisos em quando estávamos a a bater texto e umas com as outras e coisas que nós considerávamos que eram interessantes acabaram até Muitas delas não não aparecer porque não tiveram aprovação superior Mesmo que às vezes tivessem aprovação ao nível da equipa criativa de conteúdos de Portugal eh e desse ponto de vista depois também nós éramos quatro apresentadoras e e três ocupavam o palco e dividiam maioritariamente esse texto essa fatia do do bolo do texto e a Filomena fazia a Green room e e eu creio que a Filomena tinha ali Sem dúvida um espaço de manobra eh maior que lhe permitia eh criar ainda que ela depois tem ten ensaiado até exaustão essas criações espontneas improvisos não eram não existem Ok não existem não existe nenhum improviso o parece numa emissão em direto um improviso uma pergunta tirada da da cartola improviso só se o único improviso que poderia existir numa emissão desta dimensão seria termos algum problema técnico e e termos que encontrar uma alternativa como por exemplo ir a Green room E pedir a Filomena para ocupar aquele espaço enquanto resolvia o problema técnico por ser uma emissão em direto mas trabalha-se para que os problemas não não apareçam Ou pelo menos não pareçam estar lá eu lembro-me que nós tivemos um problema efetivamente que uma invasão de palco uma invasão de palco roubaram a Suri o microfone não é um ativista ou P do ativista e e de facto havia um do ponto de vista da segurança houve um trabalho feito que não foi visível e ainda bem mas estava tudo assegurado para que não fosse visível imagino quem é que e é mito ou é verdade que as emissões tinha um delay e que era muito difícil de ver essas Invasões de palco olha não te sei responder não te sei responder mas normalmente quer dizer eu sei que a televisão Americana trabalha muito com esse delay eh nunca ouvi falar de certo há uma mudança grande de planos que porque eu estava lá e eu assisti essa invasão do palco ao vivo mas puxei para trás quando cheguei a casa e essa invasão do palco não se vê e na emissão em direto É extraordinário o tempo de reação de um produtor e de um realizador sim e é uma produção nada Tuga não é muito germânico não M militarizado sim assim nós quer dizer a produção é é os meios são nossos não é s os nossos produtores São Sem dúvida mas eh a planificação é é tanto que eu acaba por ser a assinatura deste projeto acaba por ser a própria eurovisão da ibu e não dos países que recebem neste caso é RTP eu acho que se sente SIM neste caso RTP eu acho que para mim e se calhar é uma cura uma posição crítica mas eu acho que é o efeito da globalização tal e qual não é porque é uma missão que serve aquele propósito e portanto o país tem ali um os postcards tem ali direito a alguns momentos qu fizeram a proposta aceitaste logo não não Patrícia não se diz que não ah ainda bem que me convidaram fico muito feliz não sou Persona não sou mal agradecida não é verdade eh eu recordo-me perfeitamente que estava em Espanha e estava numa caminhada quando Deus dado me ligou a a dizer que apresentar eu fiquei mesmo muito feliz eh Foi a única vez na vida que estive eh frente a frente com 250 milhões de pessoas a assistir barade nunca voltarei a ter essa essa plateia e tu e tu eras fã da eurovisão eu já acompanhava a o o projeto Festival da canção numa das suas muitas renovações uma delas aconteceu comigo eh e depois mais tarde com a filoma eh que agora tem o estemunho desta última década pós eurovisão mas eu eu comecei não sei se em 2007 eventualmente a apresentar os festivais da canção e com isso e apresentase este ano não foi eh apresentei com a Catarina Os 60 anos da RTP que eu acho que os astros estavam alinhados não é o salvador ganha numa emissão especial a emissão dos 60 anos de aniversário da RTP no Coliseu dos Recreios e e portanto eh se calhar já estava a começar ali a ser escrito que o nosso percurso ia ser diferente não é eh nesse ano porque essa missão também foi grandiosa e eh disseste logo que sim sempre acompanhasse eh sim comecei a acompanhar desde que comecei apresentar o Festival da canção e apresentei muitos festivais da canção e a melhor canção de sempre portanto edições comemorativas a primeira edição em HD que que nós fizemos no campo pequeno hh que foi também um projeto maior e portanto a partir daí eu já já acho que apresentei 10 edições e tantas ou mais mais do que o elá climac e comecei a a fazer os comentários também eh nas Box que vocês viam depois no documentário da eurovisão são as Box onde est cada um dos eh jornalistas os correspondentes de cada país e eu fui várias vezes fui do soldor algumas emissões que que que fui que fui fazer esses comentários Inclusive eu fiz a partir de Lisboa quando nós não marcamos presença no no local h e e comecei como toda a gente quer dizer a eurovisão não existe no nosso mindset na nossa cabeça até vir para o nosso país até vir para cá não é e no meu caso ela não existia para mim até eu ter visto ao vivo e ter percebido que era um espetáculo como o super bow impressionante e com uma dimensão avassaladora e com uma organização e inacreditável como é que era possível não é eu lembro na Dinamarca de cada delegação ter o seu Autocarro elétrico e depois esse autocarro acabava por ser transformado em várias viaturas para pequenas deslocações para outras reportagens eh todo o serviço de catering para aquelas super centenas de pessoas era completamente eh tinha cuidados de separa de separação de lixo de qualidade do daquilo que era servido portanto essa experiência em Copenhaga foi Alucinante não não direi que a nossa não esteve à altura porque esteve a nossa esteve mas eram experiências diferentes era algo que tu nunca tinhas visto aqui acontecer não é até porque não temos ainda eh essa tradição tão tão trabalhada mas a parte do super Ball Como dizia que é é um dos espetáculos mais vistos do mundo eurovisão também é um dos espetáculos mais vistos do mundo claro que há uma grande diferença estar a apresentar para 250 milhões de pessoas ou estar a apresentar para para só para o nosso país eh como é que no momento em que nos dizem ao ouvido estão no ar para 250 milhões de pessoas o que é que sente primeira vez ah Sinceramente não se pensa nisso estás a dar voz à quantidade de ensaios que que tiveste Ou seja é porz foi para isto que nós trabalhamos os ouvintes têm percebendo isto e todas as emissões que vão que passaram em direto foram sempre ensaiadas até à exaustão ao ao segundo portanto e Havia duas emissões durante o próprio dia antes do espetáculo à noite como tal eu Eu recordo que até o guarda-roupa eu tinha um vestido do Story ters em formato vermelho e assim em formato balão que era pesadíssimo e a Catarina nesse dia quando eu usava esse vestido usava um vestido azul que tinha Anas que lhe cortavam imensa pele se ela usasse demasiado e se se os braç Jasse E então não eram propriamente vestidos confortáveis naquele caso não e eram pesarosos nesse porque quando chegamos à noite não é já tínhamos tiddo dois espetáculos com com este guarda-roupa portanto quando tu dizes Ok como é que ia falar para 250 250 milhões de pessoas é executar aquilo que nós foi para isto que nós trabalhamos e agora vamos finalmente e fazer acontecer havia uma grande adrenalina eu não lhe não lhe chamaria nervos porque o estava tão ensaiado que era pôr em prática e desfrutar finalmente desfrutar é possível desfrutar Claro que sim até porque a plateia e depois Depois do ensaio já estar já estar o texto está tão batido é que há ali uma particularidade grande para não estar sempre a repetir me eh eu não sou melhor das entrevistadas por isso é que eu gosto tanto de entrevistar H há ali uma particularidade uma particularidade grande nós estamos a trabalhar numa língua que não é e a minha língua Nativa no caso da Daniela rá tinha bastante mais facilidade porque praticam inglês diariamente a primeira vez que eu vi o inglês o meu inglês ah tivemos que gravar para perceber como é que efetivamente soava e convém trabalhar um inglês o mais neutro possível para ser entendido por toda a Europa porque há há também outros outros países que não falam inglês que não tem inglês como língua Nativa e portanto eu quero que ser entendida tanto na Georgia como H em Montenegro como não é e E então desde logo trabalhar a qualidade e da neutralidade do inglês que é que é falado e por isso eh esse ess seram um dos exercícios não é com os nossos coaches e os nossos professores de inglês para para que maior número de pessoas não tivesse dificuldade tempo antes é que começaram a preparar durante um mês tivemos ensaios de texto de de colocação de voz de correção de pronúncias eu lembro-me de contar e e lembro-me de de vocês as quatro antes de entrarem em palco tinham punham sempre um lápis na boca sim para para trabalhar punham um lápis na boca e tentavam eh eh bater texto batiam mesmo o texto que iam que iam dizer em cima do palco durante largos minutos com lápis atravessado nos lábios mas no caso da Silvia não deve ser uma coisa muito original porque ela estudou dramaturgia sim mas já tinhas feito esse T não não porque eu eu estudei dramaturgia como dramaturgista ou seja e eu fiz pia alguém para fazer a minha formação exatamente eu estava pôr o era pôr o lápis era pôr o lápis se houvesse necessidade não é ISO o senador me pedir eu na verdade eh não tive experiência como atriz não é eu fiz estudos teatrais meramente eh meramente não porque é um curso interessantíssimo extinto mas interessantíssimo e mas eu lembro-me que mas ajuda a ter essa perceção da representação já tinha era feito terapia da fala ainda Nos Tempos da SIC para a minha correção do zeles que é e até hoje me acompanha porque em termos em dias de maior cansado já não já não esse é um mito já Lula Lula é um mito mas na verdade mas porque fiz terapia da fala com 19 anos a trabalhar para a Sic na altura e é claro que quando estou cansada eh ou quando estou desfocada e feliz tenho tendência a entrar na minha zona de conforto e portanto perder os elos outra vez mas é só nestas circunstâncias agora ali na eurovisão fazíamos os ensaios do dos textos eh numa sala depois passávamos para as coreografias e os momentos em que amos ter de coreografia com os bailarinos de até fazer stage houve uma série de ensaios ainda em sala eh diariamente e antes disso havia a preparação da língua estrangeira para a g Silvia soube quando que ia apresentar esse o telefonema que estava em Espanha eu acho que foram dois meses ou três foram no início do ano no iníci foi muito pouco tempo acontece em maio e eu sou janeiro fevereiro creio creio talvez não não esteja enganada espero portanto foi muito intenso foi mesmo muito intenso em termos de e daquilo que nos era solicitado sem sem dúvida eh mas eu acho que houve muito companheiro ismo também muito profissionalismo eh nós tínhamos os os camarins frente a frente e víamos noos umas às outras se quiséssemos abrir as portas para podermos também conviver e e foi um um desses momentos em que eu sinto que houve no feminino e verdadeira solidariedade e força uma força esta há pouco olhava para olhava para esta fotografia e é é ela tem essa para mim essa dualidade que é a fragilidade por um lado e a força eh por outro que ela para mim pode simbolizar as duas coisas H foi mais fácil ou mais difícil por teres a Catarina fortado a a filma na cautela e a Daniela Ará eu eu acho que partilhar o palco requere química e e eu sei que e a química é algo para mim inato não é Ou se tem ou não se tem e não sabíamos se se ela ia ser espontânea ou se teríamos que trabalhar e eu acho que no meu caso já tinha percebido que iava muito bem com a Catarina aliás tínhamos apresentado na edição do do festival de canção juntas e tinha corrido bastante bem eh acho que o que a mim o que me sufocava mais era mesmo os partilho do texto era termos eh textos tão limitados e tão pequenos para dividir por tantas apresentadoras é é se me disseres que uma dupla era suficiente para apresentar eurovisão sim calhar era um apresentador dois eh fariam como Aliás a Petra por exemplo é uma apresentadora muito conhecida de de fez várias vezes apresentações de eurovisão e a Petra sempre apresentou sozinha e sempre entregou muito bem é mais fácil não tens que gerir tantas emoções não é não tens que não tens que negociar todas as em todas as situações a todo momento estamos à conversa com a Silvia Alberto Vamos fazer um curto intervalo e já voltamos para o podcast 10 anos de observador mas antes deixamos uma pergunta para responder depois do intervalo que é um espetáculo desta dimensão seria uma experiência a repetir já voltamos [Música] estamos de volta bem-vindos é um Este é o podcast que celebra o nosso aniversário e que explora alguns acontecimentos e protagonistas da década fazendo uma antevisão do que será a exposição 10 anos observador que estará patente na sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa entre 7 de novembro e 7 de dezembro a nossa convidada é Silvia Alberto e Cá estamos nós João a pergunta que deixaste se este espetáculo desta dimensão gigantesca seria uma experiência a repetir para a Silvia o mais interessante neste trabalho é eh poder ser desafiada no trabalho da apresentação e e e até passar por momentos de de superação de verdadeira superação respondendo à tua pergunta era impossível dizer que não eh por muito eh que tenha sido para mim um mês H eh muito difícil de gerir Até porque eu estava grávido e não sabia e eu acho que portanto do ponto de vista hormonal e andavam aqui muitas emoções a saltos não é eu não estava na na total posse das minhas faculdades estava meio nabada com tudo aquilo eh mas eh portanto é pós a eurovisão que sabe que que sabes que estás eu sei sim imediatamente fui de férias e soube que estava grávida foi aliás ainda até hoje era a piada com a Catarina Como como é que foi possível fazer um um filho no pior mês das nossas vidas não é mas eh mas eu acho que estes momentos de superação estes momentos difíceis são aqueles que deixam marca que deixam memória e este é memorável portanto as experiências e mais traumáticas também podem ser aquelas das quais vamos tirar maior proveito não é não não é não não não temos sempre que sofrer para aprender mas fo não foi tudo um mar de rosas não não foi dada um mar de rosas não é nada para mim não para mim foi mesmo difícil foi mas foi trabalho foi trabalho eh durante um mês disciplinado e do início ao fim eh e e portanto no final quando quando o projeto terminou eu acho que ninguém repetia a manhã Claro ninguém repetia à manhã exatamente mas mas claro que se daqui a do anos voltar então não Claro que sim claro que sim eh Há pouco Tu disseste que fizeste dramaturgia não é estudaste dramaturgia também disseste que o curso tinha acabado coisa que que eu acho particularmente Triste sim sim é um curso distinto porque a dram liturgia em si e nunca acaba não é Ou seja de quando um projeto teatral está a decorrer eh implicitamente Há uma busca pelos poros sentidos por aquilo que vamos querer comunicar por eventualmente uma narrativa h e portanto sempre existe conteúdo Onde existe conteúdo e busca de sentido existe a a dramaturgia a figura dramaturgista é que nem sempre está presente como tal Porque o esta figura a às vezes está dissimulada no ator no ensinador que também são criadores de sentido constante quando tu foste para este curso já sabias querias televisão eh já estava a fazer televisão mas sabias que querias continuar a fazer televisão H Tomei mais ou menos essa decisão porque eu eu faço eu estudo Artes assim muito rapidamente até o 12º ano eh portanto cumprindo o meu currículo eh de secundário e depois tive ali tinha ali duas portas abertas aos persuasivos e iria para e para letras e provavelmente para direito eh mais tarde era uma das portas ou o bado artístico que que o teatro e o teatro amador sempre esteve presente h eu fazia parte dois grupos de teatro da escola e outro fora da escola do Edward f h vi na voz do operário e portanto eh eu achava que queria ser atriz a verdade é essa Eu quando faço pela primeira vez provas à escola superior teatro e cinema eu achava que iia ser atriz aos 18 anos e não entrei e e e é muito faz todo o sentido com a o facto de ser uma pessoa muito racional e de ter muita dificuldade depois em soltar-me e o trabalho do ator é de uma grande disponibilidade emocional e e de uma grande entrega de Uma grande liberdade com o seu corpo físico também com as suas limitações e e Isso foi o que eu pude observar enquanto dramaturgista eu nunca teria sido uma boa atriz eu eu estava bem mais confortável mais segura eh do lado de quem eh ajuda o ensinador a encontrar os momentos que foram criados nesta improvisação e que dão uma cena eh estas palavras que foram improvisos vão ser transformadas em texto hã Este texto se calhar fazia sentido trazê-lo à Cena aos dias de hoje e com que outros texto é que hoje vamos confrontar Este era o trabalho do dramaturgista isto era Prime interessantíssimo eraa um Foi um momento de beber conteúdo porque eu estava a fazer reportagem na Sic e reportagem de entretenimento suave eh e estava a ficar muito muito cansada e na altura precisava de voltar a estudar que não tinha iniciado então a formação de atores porque não tinha entrado ainda tive em línguas e literaturas modernas na vertente português latim hh e tive meio ano mas eu estava a fazer rádio Estava a fazer televisão tudo ao mesmo tempo e e claro que correu mal e como tal mais tarde nasci que pedi para eh para ter tempo para estudar para para poder entregar qualquer coisa de novo tinha que ter tempo para também eh encontrar aqui para ler para escrever e foi isso eu tinha popias bíblicas eu tinha teatros de guerra eram assim disciplinas com nomes que apetece fazer nomes sonantes não é mas deu-te mais valias para o teu trabalho de apresentadora assim comunicar que é aquilo que eu faço diariamente e construir narrativas contar histórias de pessoas e e o meu papel é enquanto apresentadora papel eu não deixo ser uma atriz eh enquanto apresentadora é claro que o papel faz é aqui um hum faz parte de mim não é e e é mais fácil de identificar quais são as nuances e que eu utilizo na apresentação H Mas porque porque são não sou eu no meu todo não é é uma parte é uma parte de mim que identificamos como a figura da apresentadora voltando atrás na na na eurovisão com zero probabilidade e e zero espaço para improviso a Silvia Alberto foi a Silvia Alberto a apresentar eurovisão acho que não acho que não eu eu eu hoje dia à distância não me reconheço e no papel Portanto acho que fui uma executante servi aquela causa eh E espero ter E espero ter servido bem por isso é que te digo entre uma matriz é é curioso porque há um grande contraste com a que eu vi a ascensão da Filomena cautela dá-se com com a eurovisão não é com aquela liberdade que ela teve de improviso naqueles momentos que criou que eram fantásticos mas se tu compararespiar são mesmo muito diferentes a minha tratou-se de cumprir aquele papel de palco e e ser irrepreensível quanto a mim H mas não se tratou de de ser especial e o único e o grande momento da minha vida que eu acho que não sei teríamos filmina diz-me tu foi o grande momento da tua vida e agora ela responderia se foi ou não porque eu tenho mais ou menos essa a emoção com que fala da desse período não é ela h deixa-me a mim ante ver que ela de facto viveu com com paixão e eu não Vivi com paixão eu vivi como como dramaturgista seno certo com sentido profissionalismo com sentido profissionalismo sim sim sim sem dúvida é uma boa pergunta essa é uma boa pergunta uma das coisas que Tu disseste há pouco foi que não gostavas muito de estar desse lado que preferes entrevistar pessoas Hum o que é que tu gostarias que fazer que pudesse ser então esse teu momento Green room enquanto apresentadora não sei responder a essa pergunta e acho que a forma mais honesta de de responder é justamente assumir que H tu já fizeste coisas muito diferentes Já sim é assumir que a minha a minha função enquanto apresentadora é justamente eh transportar da melhor maneira e transmitir da melhor maneira e o ao este conteúdo Ou aquele conteúdo o conteúdo e E servir as várias dinâmicas as no maior número de possibilidades e de apresentação e adaptar-me às circunstâncias que me forem colocadas e propostas e eu nunca tive grande vontade nem ambição de de ser diretora de de programas de sim de de conduzir e decidir o fil condutor de um canal ou de um programa ou de um programa em específico h não acho que como dramaturgista se calhar é um erro não não seguir esse caminho fala se calhar bem com interesse mas nós acabamos de mudar a vida a silv criativa criadora dos meus próprios formatos eu acho que em televisão acarreta uma responsabilidade que eu não quero ter acarretam eh porque porque tê que ser eficazes e também tê eh discussões outro tipo de discussões que já não estão no plano criativo como as as audiências ex ter ou não ter publicidade RTP neste momento está a viver um momento particularmente difícil não é como é que tu vez o futuro H com com a expectativa de que h não se mude radicalmente e nessa temática em específico acho que já não é a primeira vez que este tema eh surge e e da primeira vez acabou por não se consumar a minha expectativa é de que continuemos só no plano das ideias e de que esta estratégia ainda não se implemente pelo menos Porque para mim acho que é importante ter um serviço público de de televisão como é importante ter serviços públicos e nos mais diversos quadrantes seja e dos trans Portes à saúde à educação e eu coloco a comunicação no mesmo no mesmo patamar de necessidade pública e creio que que que corremos riscos quando eh de facto se tentam fazer transformações que podem que podem melindrar a relevância de uma estação pública para o seu público eh e uma televisão que não é vista é uma televisão que perde completamente a a competividade e o interesse de existir e a comunidade em si não é per da comunidade em si não é eh agora se rtp2 é um projeto que trabalha para um nicho e que eh esses nichos merece ter uma alternativa e merece ter essa alternativa merece ter o um produtos para poder consumir Com certeza que sim eh essa oferta está lá e eu acho que deve ser mantida H Há certos serviços que eu acho que que são obrigatórios não é eh porque por muito que eu não gosto de ver reality shows eh eles têm uma fatia eh de população e de espetadores que que é muito relevante e que não pode ser esquecida e tem que se perceber porque é que essa fatia continua a ir buscar esses formatos não é eh mas não é por causa disso e que alternativas é que se podem oferecer que não sejam exatamente os mesmos projetos e que vão buscar fatias de público igualmente eh significativas h quando nós olhamos para o futuro da televisão isso estamos aqui à conversa eu não sou especialista e a minha perspectiva muito pessoal eu creio que eh nós estamos no no olho do furacão a Vários vários níveis e não só do ponto de vista do da Ascensão não é dos consumos de de conteúdo digital como por outra parte também as dinâmicas em que a forma como a televisão hoje em dia é vista eu para opresso espectadora da RTP Play muito mais do que se calhar da RTP e é inevitável o mundo mudou a maneira como as pessoas vem televisão mudou eu não deixo de ver o conteúdo mas eu escolho horas sim agora Em que suporte no iPad no no telemóvel no no computador na televisão mas há coisas que não nas quais não se que eu acho que são áveis e que não se podem mexer eu não gostaria de perder o a final da de do campeonato europeu eh num horário específico em que toda a gente vai ver nós não vamos ver a final do campeonato europeu e na RTP Play Vamos ver depois os melhores momentos vamos rever porque não podemos estar lá mas mas Há certos momentos em que é importante continuar a existir ir uma grelha e horários para certos eventos que são especiais e que são agregadores e onde as comunidades vão se vão juntar tu tens a experiência da televisão privada e da televisão pública hum o serviço público é obviamente importante para ti acabaste teu dizer não precisamos de repetir Hum mas a televisão privada também tem o seu espaço Eu imagino que tu reconheça que isso também é necessário existir não é ah como é que achas que hoje em dia tu Consegues casar uma uma realidade e outra uhum H imagina tu tens uma sobremesa vegan E tens uma sobremesa ah tradicional uma mousse de chocolate e por muito que tu comas a sobremesa vegan eh tu depois comeres e uma moça de chocolate vais dizer é que é imparável não é a mesma moça não é eu eu continuo a gostar mais da moça tradicional e depois podes fazer o trabalho muito bem mas eu vou insistir porque eu quero deixar a sobremesa tradicional e quero ser mais saudável eu vou começar a comer a sobremesa vegan todos os dias e ao fim de um tempo tu vais voltar à aquela mousse e ela já não te vai saber da mesma maneira E vais dizer se calhar eu agora prefiro a m vegan porque o meu corpo já se habituou e portanto é tudo uma questão de á mesma coisa do café com ou sem açúcar sem açar exatamente o processo do café eu acho que é muito mais aditiva Sem dúvida não é tanto é que que move massas e a privada e mas no tempo na linha do tempo eu eu consumo um produto que tem outro tipo de de substância e que me deixa sedimentos deixa resíduos deixa algo para pensar para dizer para contar amanhã e e portanto Esse é é eu não sei como é que Imagino que vocês são pessoas muito interessantes mas é como ir ao cinema ver outra vez aquele Blockbuster e amanhã nós já nem nos Lembramos de ninguém nem dos atores ou saberes que o Sunset Boulevard é um filme que te marcou e que tu não vais esquecer e que vais relembrar E vais escrever 20.000 vezes então é um bocadinho isso eu sei que às vezes Isto pode parecer até um bocadinho pedante Porque já já já ouvisse inclusiv do do do par do Rodrigo que é Ah sim ocupar um nicho que depois ninguém vê do Rodrigo Anes e que isso não é não era uma uma postura muito muito inteligente Ah está bem mas também O Grande Desafio acho que das privadas é esse é ocuparem esse nicho e que toda a gente queira ver e isso é que seria mas pronto também podemos argumentar que eles não estão aqui para para educar nem para informar não é já o serviço público e que estaria supostamente supostamente está e mas quer mas mas vamos dizer que o Mendes não faz o seu papel C no Preço Certo ou que a Tânia não é Ou que que aqueles programas têm que desaparecer Nunca na vida esse não é esse não é um ess não seria não estariam a refletir h o nosso país e as nossas pessoas e as nossas gentes portanto esses programas têm que existir porque esse é o Portugal que existe também não é é e não nos podemos esquecer disso sim sim ainda podemos é claro o Portugal está transformação e e e é mutável não é as nossas cidades estão tão diferentes não é São organismos vivos Lisboa já não é o que era há 10 anos atrás eh quanto mais há 20 e e portanto é claro que se calhar eu retrato da nossa população e daquilo das suas necessidades vai ser diferente daqui a a 10 anos estamos a falar da Gralha mas mas a RTP fez um papel fundamental na nas séries da RTP Play nos concursos num audiovisual inacreditável enquanto serviço público ten um investimento eu eu convido qualquer pessoa a expar projetos da RTP Play e de facto a diversidade de programação que oferece eh a mim apetece-me B apetece-me esticar para ver não e é possível ir procurar projetos que só passaram ali não é e e e e essa é uma das vantagens do digital é poder ir buscar um projeto rtp2 sem conotações se é de rtp1 de RTP ou da rtp2 é um projeto não é e interessa-me ver a conteúdo mas acho que é esse preconceito contra a rtp2 Ah não achas olhou perguntar assim eu quem como é que é o slogan quem vê quer ver seja onde for exatamente outro slogan que é culta e adulta euo não consigo perceber muito bem mas pronto não vamos falar sobre isto estamos mesmo mesmo mesmo na reta final a Silvia Alberto foi a nossa convidada mais uma vez muito obrigada por teres aceitado o nosso convite são tão prontamente e teres tido esta conversa tão incrível tão generosa obrigada a vocês por terem convidado nós nós gostamos de ti nós olha e parabéns parabéns 10 anos o próximo episódio fal femos sobre outro acontecimento que marcou o país ou o mundo no ano de 2019 eu sou J perfiro fotojornalista editor de fotografia do Observador eu sou Patrícia Reis sou escritora e jornalista e curadora da exposição 10 anos de observador e este é um podcast obrigado [Música]