🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
senhor Ministro tal como o senhores antecessores é sempre um ministro que vem duas vezes em audições e portanto enquanto Ministro do orçamento e mas Recordar que hoje está aqui com Ministro com tutelas e é sobre uma das suas tutelas que eu tenho uma pergunta para lhe fazer uma das tutelas que tem a autoridade tributária e aduaneira e frizo aduaneira porque é nesse âmbito que lhes trago uma pergunta é uma pergunta que tem uma preocupação de segurança nacional é uma pergunta que tem uma preocupação com aquilo que é a segurança de infraestruturas críticas do de Portugal Recordar que o governo anterior seguindo uma diretiva europeia bloqueou o a tecnologia de origem chinesa no 5g mas depois decorreu um processo de concurso para a aquisição de scanner chineses para os para para os nossos Portes marítimos nomeadamente para de Lisboa de uma e parece que esse concurso foi ganho por uma empresa chinesa que é no Tec e este que é o ponto de situação que eu preciso de saber já perguntamos ao Ministro noo estrangeiro já perguntamos ao Ministro de defesa ninguém responde e pronto é o ministro da tutela quem vai ter que assinar o contrato é a autoridade tributária e a Du aneira e portanto o senhor Ministro és tem que responder o contrato já foi assinado não foi assinado se já foi assinado já tá em execução porque é preciso garantir que que este contrato não é executado e não só garantir que estes que este contrato exado e que estes scanners vão ser instalados nos nossos Portes marítimos como também ir mais além e garantir que os scanners da ntec que já estão no porto de leixões e no porto de Setúbal são retirados é uma questão de segurança nacional é uma questão de segurança das infraestruturas críticas que nós temos em Portugal é inaceitável perante aquilo que é o artigo 7º da lei da Inteligência Nacional da República popular da China e seguirmos aquilo que é o caminho que a Bélgica a Estónia para além dos Estados Unidos já seguiram eh que é não permitir ter as nossas estruturas críticas eh com tecnologia chinesa porque sabemos bem Onde é que a informação vai parar Muito obrigado senhor Deputado Rodrigo Saraiva eh Há de facto em curso um um procedimento concursal que de resto já foi não sei se o contrato já foi celebrado e objeto de adjudicação nós temos conhecimento desde logo porque implicou a reprogramação o reas colamento doss gastos porque o o o procedimento concursal Demorou mais do que era eh expectável e portanto obrigou a esse reescalonamento que foi autorizado há relativamente pouco tempo quanto à segurança dos equipamentos enfim não sei se a pergunta é exatamente para a secretaria de estado dos assuntos fiscais porque é um tema de segurança o que julgo saber ou da informação que chegou estes equipamentos não permitem qualquer filtração de dados e portanto nessa medida a segurança estará assegurada obrigada h
2 comentários
Os chineses ganharam ou não o concurso publico? e agora não querem honrar o resultado desse concurso? esse é o nivel de honestidade e respeito pelos processos administrativos, pelos contractos e pelos mercados que podemos esperar da IL: zero respeito. zero honestidade.
e querem tecnologia de que país? de portugal? e portugal tem essa tecnologia? e que garantias têm que a tecnologia dos outros países também não envia os dados para as agências de inteligência desses países? Vão mas é dar uma volta grande, sua cambada de hipócritas inconsistentes.
É URGENTE uma MIDIA com Jornalistas de Direita. TODO O JORNALIXO mente descaradamente e manipula sem qualquer vergonha. É uma vergonha.