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[Música] hoje vamos conhecer João azinheiro arquiteto e galerista Don de uma galeria já famosa na Invicta com fortes ligações ao Brasil onde tem uma espécie de filial apostada na divulgação dos Artistas Nacionais no Forte mercado brasileiro e dos brasileiros no nosso país e depois de 15 anos no porto a cubic Gallery desceu até Lisboa na zona do Beato mantendo a relação Estreita com artistas dos dois lados do Atlântico ação à distância é a exposição inaugural aqui em Lisboa uma coletiva de 14 nomes que tá patente até ao fim de novembro e que deixa bem claro essa relação entre os dois lados do Atlântico Olá João azinheira e bem ajas por ter serado este meu convite bem-vindo aqui ao observador onde aliás és muito amigo de um colega meu o João Miguel Santos o homem das viagens e afinal és tu que vieste do Porto e e e a viagem fizeste tu hoje mas é aqui para este espaço do convidado Extra h a tua primeira paixão João foi a música tu tens várias És um homem de Paixões a tua primeira foi a música eras novinho tiveste uma banda e tudo tenho várias paixões uma delas foi a música aliás aproveito para agradecer o convite e muito obrigado hum é um prazer estar aqui sim H sim a música de facto foi um grande um grande estímulo à minha criatividade enquanto enquanto um jovem eh com 12 anos menos talvez Eh claro que tinha uma guitarra em casa que meu pai tocava enfim tal como a arquitetura o meu pai também desenhava e e não era arquiteto e e aliás não era um desejo dele que eu que eu fosse arquiteto talvez era mais Engenheiro Ele gostaria gostava muito que eu fosse Engenheiro ele era Engenheiro ele era engenheiro mecânico Então tinha tinha esse lado mais das das áreas mais mais científicas e não tanto artísticas digamos assim exatamente eu declinava sempre para o lado mais artístico e foi foi engraçado porque as minhas irmãs tenho duas irmãs mais velhas que e foram tentaram a sua a sua parte musical muito muito muito cedo e que não não resultou em nada mas quando eu quando eu quando era mais jovem eu eu iniciei naturalmente sem o meu pai me obrigar e sem e foi foi uma coisa foi muito impactante na altura lembro-me perfeitamente Onde é que tu aprendeste isso ou na rua com os meus amigos a e à televisão e foste com 12 com 12 anos eu comecei com amigo meu fizemos uma banda Os dois portanto eu nasci no Barreiro e nessa altura eh tínhamos muitas bandas de garagem aquelas coisas claro que com 12 anos não não era uma banda de garagem era uma banda de quarto não é e e produz produzíamos umas coisas chava a tua banda João pem não sei se po dizer isso po não era a sigla era de JC porque e passo a explicar de Jesus Cristo as iniciais de não não tinha não tinha propriamente porque talvez era através era mesmo as iniciais dos nossos nomes Ok o João e do César Carlos mas mas foi engraçado porque isto foi o António Sérgio não sei se é uma uma figura que foi bastante importante que entrevistou atenção não que entrevistou e que pediu o número antes de mim Talvez serja a pessoa que mais importante que foi certamente não estou a brincar mas o António Sérgio pá disse Vocês não tem nome tinhamos o programa Luz da ribalta era o programa dele o não el o lança chamas ah lanças chamas é isso é isso mas o luz da ribalta segue pass por lá É no seguimento e que foi tivemos um sucesso enorme gravamos imenso na altura o Júlio zid era a pessoa que dirigia o o grande L Isidro Não exatamente e que tivemos um sucesso enfim tinha Passi dos alegres e aqueles programas que lançava tantos talentos também não sei quê E e nós gamos as músicas que tínhamos originais e foi foi um sucesso de verão vá depois acabou por seguir claro que depois criamos uma banda com mais elementos com mais dois elementos baixista Aquela banda tradicional que durou até entrarmos na universidade e aí houve uma grande decisão de cga Band ou não exato outos estudos exat estudos foi mais isso e daí foi para a arquitetura foi então out outra paixão foste para a lusíada h tiraste arquitetura aqui em Lisboa e depois raste ao Porto para para exercer a tua engraçado assim tinhas o melhor das duas escolas sim eu eu rumi bem foi uma quase como a vida levanos a isso como sabemos as coisas Às vezes acontecem sem nós trilharmos trh por arquitetura João não arquitetura Eu sempre tive um Fascínio por arquitetura aliás eu acho que já vem de Infância construção eu tenho desenhos antigos com 7 anos que são construções de túneis coisas assim surreais minha mãe guarda ainda carinhosamente é isso é bom um dia vai dinheiro sim certamente faz exposição nas tuas Galerias Já tens três faz não faço eu não faço por te anos anónima anónima podia ser um etr exatamente mas mas sabe que eu tenho uma coisa que eu com s anos ganhei um prémio desenho sete não 8 anos boa e fui receber o prémio com os meus pais e com a família a câmara municipal com o presidente da Câmara toda a gente ISO aqui Lisboa ainda ainda não ainda ainda lá em no Barreiro barre Ah sim sim e muito engraçado e eu feliz da vida porque ganhei um prémio e sabe qual é que foi o que é que eu recebi de prémio um bilhete para Lisboa quase foi o meu quadro emoldurado portanto foi uma moldura basicamente isto isto é grande Isto foi grande mas quiste tu mã tem lá acho que sim eh mas mas isto foi a grande decisão de pelo menos penso agora de eu ser galerista e não não artista exato porque largaste tudo e fazer uma função de ajudar o artista de ajudar o artista a ser a ser alguém ser respeitado porque é há uma Há uma grande não é é que é que toda a gente diz pá artista Olha aquele artista não h o artista nós em portugas pejorativo ainda continuamos a a colocar desconsiderar destratar Mas é verdade isso engraçado estás a falar nisso porque eu percebo que é desde Pequenino Então porque eu vejo o teu percurso e vejo algumas coisas que Tu fizeste até hoje e de facto Tu és um um galerista muito especial João com um carinho único pelos artistas tu enquanto eu não os promover não isto para mim é a paixão da vida este G tem que ser valorizar o trabalho dessa gente não não cai lá fora pô-los lá fora a serem conhecidos nas feiras internacionais nos mercados internacionais nas Galerias lá fora sempre lutaste muito por isso e depis os lado de fora também cá pronto sim eu acho que essa essa é muito Gir isso esse cuidado Claro acho é um cuidador de artistas quase totalmente porque nós vemos temos essa experiência eu acho que que os galeristas Não só eu os meus colegas galeristas e com todo respeito de todos os que fazem Este trabalho quase de Formiga não é que invisível que todos nós fazemos esse trabalho diário e e às vezes não é tão respeitado por ou não é visível pelo público não é H é essencial eu digo isto com uma grande certeza e com 15 anos de experiência vejo que eh o Mundo Mundo das Artes o galerista ainda Uma Peça Fundamental e que foi evoluindo e foi foi se ajustando aos novos tempos hoje em dia não enfim temos de todo o tipo de galerias umas com mais pujança financeira outras com menos mas cada uma a seu jeito vai fazendo o o que o que lhe o consegue não é como intermediário entre o público e entre os clonadores e e tu fazes essa ligação muito bem feita tu és muito cuidadoso com isso é muito eu acho que essa essa experiência na arquitetura na arquitetura que que me levou à Porto ao Porto que que estávamos a falar H pouco eh fez-me na gestão de porque eu tava tava do lado de gerir mais atelier não é de gestão de atelier gestão de obra gestão de relaçõ estavas no teu próprio Atel num próprio tu tinhas projetos ias fazendo coisas também não é também também tive quro depois começaste a co existir com a parte da da das galerias e das Artes sim eu fui para o porto repar fui muito sem Grande Primeiro não tinha muita gente no porto muitos amigos não é porque estava Tinha alguns amigos da área da arquitetura mas não tinha relações de Infância por exemplo então quando cheguei sozinho no porto com 24 25 anos comecei a ter as minhas relações e a tentar criar eu lembro perfeitamente a primir Claro a primeira a primeira exposição que participei foi no clube literário do Porto em que fiz uma exposição que era o sítio onde ele frequentava quando saía do trabalho ia para o clube literário que já não existe ia ler eles tinham um espaço Na cave toda preta assim meti-me sei que fiz com uma artista uma uma uma exposição Eu não sou curador mas ajudei essa artista a fazer uma exposição isão e foi foi foi enfim foi foi gratificante para mim porque aquele resultou chamei os meus amigos e tal eh nunca eu pensava atenção nunca pensei em ser galerista não tinha essa pretensão estava na no teu futuro nos seus planos não até que já há 10 anos dedicaste exclusivamente então dedicaste exclusivamente a esta Esta função de galerista sim eh pronto essa depois essa passagem para foi foi foi muito foi uma transição esses quatro primeiros anos sim porque kob galery e a tua galeria lá na rua da Restauração no porto ali Eh estamos a falar na zona marginal não é junal Fang isto começa em 2009 2010 por aí portanto e ainda tiveste 5 anos em que coexistir coexistiram os trabalhos no teu atelier próprio e na galeria ainda fazia as duas coisas S Sim foi um momento de de transição porque eu quando comecei com a galeria que era um espaço de projeto inicialmente eh fiz algumas exposições e e quando eu comecei a fazer Exposições logo comecei a ver que os meus amigos artistas daqueles que eu conheci em Lisboa que estavam a estudar Belas Artes uhum não não queriam vir para a galeria ou não nem os convidava nem os convidava porque ele já tin ou já tinham Galerias ou eu sentia-me diminu é eu sentia-me diminuído porque não não tinha não era galerista então achava que pá que não tinha essa criar um nome tinhas que criar ainda substrato e como é que isso se faz então é com a experiência eu eu comecei eu vou vou dar o meu mote como eu comecei não é exatamente Porque eu só isso queremos ouvir hoje apr aprendendo Claro mas eu tentei fazer o quê eh tinha uma franja de artistas eslovacos que vinham estudar para o porto ah os erasm Erasmos Ok e que a maior parte deles tinham tinham amigos também na Eslováquia grandes artistas que queriam sair do do país internacionalizar port exatamente tal como Nós também gostamos não é e e eu acho que foi uma ideia que que trouxe imenso frutos eu conheci tinha na altura uma namorada que era artista que deu um mote também essa à construção da cubi que foi essencial para o nome vem de onde João como é que nasceu kubic galeria é o n Gir e que fica no estes dois capas que fica no ouvido Sim foi um porquê Porque era um cubo de facto era e o lugar da cubic onde existe atualmente estava era era uma antiga Drogaria e tinha uma série de faturas e de papéis antigos lá espalhados porque aquil teve imenso tempo fechado cheios de metros cúbicos de areia metros cbic havia a palavra cubic Soave em todas em todos os lugares ah e para Além disso o espaço de facto era um cubo é a primeira sala na altura quando quando surgiu a cubic era um cubo tinha praticamente tinha as dimensões corretas Mas também ninguém era pouco ninguém ia com FIT métrica clar não ninguém mas quem quem entrava perspetiva era um Cub era que estavas dentro um cubo e de facto cubo bem já havia galeria já havia White cube inclusive portanto não havia razões e o cubic foi como eu tinha essa esse o outro lado como como tinha surgido essa essa relação com o outro lado da da Europa não é porque Eslováquia checo Eslováquia era eraa do outro lado a Áustria não é tinham ali uma eu Pensei bem porque não até para internacional digamos ass e ficou k Keller surgiu assim mais ou menos foi isto não teve assim um grande quando tu apareceste em em 2009 com esta galeria H João o timing foi Foi estranho porque estavas a viver um grande uma crise brutal ninguém apostava em arte mesmo em Espanha e aqui perto foram muito anos Dolorosos para toda a gente H em em 2010 Vais à primeira feira de arte qu temporá em Lisboa e depois o Just Mad Madrid e arco Madrid arte Rio no Brasil São Paulo passaste a fazer umas viagens constantes ao Brasil já também há uma década isso lançou de facto as tuas ideias para consolidar o teu projeto consolidou acho que a palavra é essa Claro com sempre um risco muito grande não é nós nós galeristas temos um risco associado gigante mas também com esta com esta luz não é sim e com a luz de de acreditar que vem algo melhor e que que é possível a esperança não é a esperança é sempre diria que eu acreditando no artista e no trabalho artístico isso é um passo gigantesco tu acreditares que tens um artista ali à tua frente que tem capacidade tem mão e que mão e que e consegue fazer aquilo é um grande risco é um risco gigante Mas é uma para todos mas é delicioso ver que atinge sucesso eu eu filo enfim de uma maneira como como disse muito naturalmente É verdade que quando surgiu a galeria eh em 2009 ainda de espaço de projeto em 2010 realmente a cubic galery surs com esse nome de galeria e aí comecei comercialmente a fazer as a fazer transações não é de venda de arte representação de artistas eh foi importantíssimo o o o Mário tachira da Silva que é uma pessoa que eu gostaria de frisar e que foi muito homar aqui homenagear claro que já não não está presente não é e mas mas ele foi de facto ele quando quando acabou a galeria ele fechou no porto onde iniciou o Mário da módulo e eu liguei foi a primeira pessoa que liguei e disse Mário vou abrir a galeria no porto e ele dis João tu és maluco eu acabei de fechar a galeria por essa razão é que eu vou abrir porque falta-nos aqui alguma coisa que nos e que tem essa vida que o Mário era uma pessoa que para quem eu conhece era uma pessoa muito especial trazia algo novo sempre todos os artistas dele são artistas que estão hoje enfim muito conhecidos passaram pelo Mário era uma personagem importante tal como também o Pedro Oliveira que é meu colega de bairro que também foi um foi sempre um amigo hoje ho em dia consideram um amigo importantíssimo das Artes P ele é um é um é um senhor uma uma pessoa que também quem o conhece e sabe é uma pessoa muito especial na minha vida e e deu-me todas as as enfim que não há curso de galerista não é então deu-me empiricamente não sei se é a palavra sim sim com experiência e com foi essa com prática né exato foi um foi vê-los aos dois e a outos ou enfim a outos tu tu fazes lembrar o o o Carvalho com com o inar que também não é muito longe da do teu espaço aqui ali em marvila também a mesma coisa abriu em plena pandemia e quando t a gente a fechar Galerias e sempre de vender não sei se sa se iam ficar um ano ou dois ou três sim e elá abrir a galeria e também convidei para falar disso como é que tu fazis abrir uma galeria agora em outubro do ano tá tudo fechado os ches não vão sequer va quem é que vai à tua inauguração tu e mais quem e ele não mas é há alturas em que a pessoa sabe que tem que apostar e e não pode a arte não vai morrer não pode morrer por causa disto a gente tem que mostrar que existe vamos agora virar um CMO online não sei quê quer dizer Enquanto isto tá assim e de facto assim foi e vingou pronto e vai vai tem seré nasceste num altura também difícil sim Total assim nos anos nasci até que depois e e nestes anos todos mais de 40 exposições em em nos seus 14 anos que vocês têm T esta coisa engraçada do cubículo também com capa que é engraçado com dois capas também o cubículo que é que é o que é uma uma uma montra anexa digamos assim não é como tu dizes Mont a montra já tem quase 10 anos é impressionante porque e já passaram muitos arst í é que tá é uma Galeria 24 horas não é é uma vitrine no fundo é uma é um que não é é uma coisa nova já existe lá fora já enfim mas que temse vindo a diluir aqui no porto que o que tem acontecido tem S sei lá já passou a Fernanda fragateiro o Emanuel Nassar o Artur lecher que nós representamos também já fez e vários outros artistas mais novos eu conc tento conciliar sempre o que está na programação da kubic com os com com com outro artista e às vezes sim às vezes convidavam um curador eu eu eu acho que por exemplo acho que é é muito importante a galeria ionar não só a nossa escolha porque a nossa escolha é de facto enfim é a nossa programação são os artistas que nós representamos mas também convidar e ter essa amabilidade de convidar curadores pessoas da área que por exemplo para esta exposição que está a inaugurar aqui em Lisboa convidei a Luísa a Luísa a Luísa Duarte e o o Bernardo não é o Bernardo José de Sousa que são dois curadores e enfim para esta ação à distância estação que abriu em 3 de outubro aqui a tua Lisboa Sim esta esta aqui no Beato a abertura da Cuba que Marco é um Marco realmente muito importante para para a vida da cubic não é e para e para para a nossa para a nossa caminhada tuis agora dividido entre a cama no Brasil digamos assim já já vamos explicar depois o o porto e Lisboa andas sempre agora de um lado para o outro assim eu ando sempre de um lado para o outro isso é ou então vai e depois de vez em quando As feiras lá fora e lá vais tu Claro temos ISO não podes aixar ir não é sem não tem que ser agora próxima será será pelo menos será a arco Madrid e que já que vamos estar presentes mas Mas é isso a minha vida é essa andar sempre de um lado para outro também já era antes era por causa da arquitetura agora tens o protesto da galeria de gostas e viajado João azinheiro temos que fazer aqui um brevíssimo intervalo e já voltamos à conversa até já até [Música] já estamos a conversar com João azinheiro arquiteto e galerista fundador e diretor criativo da cubic Gallery uma galeria portoes que depois de abrir uma delegação em São Paulo acaba também por inaugurar um espaço aqui em Lisboa no Hub criativo em que se está a tornar o ação à distância uma coletiva de 14 nomes é a exposição inaugural que pode ver até ao fim de novembro eu estou a dizer isto até ao fim de Novembro mas já vi num sítio na net que estava até janeiro de 25 e ISO foi engano ou não não pessas é propositado mes se calhar vais prolongá-la um bocadinho é isso a ideia Sim Estou Tá bem estou estou a tentar prolongar inicialmente o v presso falava em novembro de certo pronto mas então vão prolongar um bocadinho até janeiro do ano que vem não é fica tá bem vamos porque ações que vão decorrer nesse durante o mês de novembro que inicialmente não estavam previstas e vai vai alongar o espao desposição nos porque porque é assim eu tenho um espaço de escritório fabuloso e tenho um artista que é o valta Ventura que vai eh vai editou agora um livro e que vai fazer um lançamento e eu conciliei essa essa relação m e e este espaço escritório fos tem que ir conhecer isso é lá é lá no no Beato meso s Ok muito bem então As feiras também é são muitíssimas importantes e eh em 2010 foi já expliquei que foste a primeira e depois foste para Madrid para Viana Buenos Aires Miami São Paulo H é É engraçado porque tu e é uma das tuas missões solidificasse digamos assim a presença Internacional e a rede de Artistas com com que trabalhas numa perspectiva de representação de família é muito engraçado porque são palavras tuas se nós estamos bem o artista está bem se nós estamos mal o artista está mal e portanto ser galerista é muito mais João do que ser um amigo é é é muito é pá eu acho que diria que é uma Tem que haver uma confiança muito grande por isso é que é a questão da família porque na família nós nós confiamos não é pelo menos maior parte das vezes que não seja disfuncional S exatamente mas enfim mas tu és muito cuidadoso tu foste a Itália levar quadros não esqueci disto do do herani Reis Batista artista havia uma dona de Patrícia sandret Portanto tem uma tem uma colecionadora tem uma Fundação sandret em torim e tu queria um quadro dele já não estava disponível e Tu pegaste em quadros dele e foste aar a- e mostrar-lhe para vender para projetar aquele aquele artista exra foi uma história incrível prova do te carinho sim eu eu fiz uma feira em Santander uhum e de facto Santander em agosto Julho final de Julho tem uma feira muito engraçada enfim e conhecia a Patrícia sandretto como conhecia outros colecionadores mas a Patrícia ficou uma das mais influentes colecionadoras de arte na Itália ela é famosíssima em toria amiga amiga até hoje e ela convidou-me gostou muito do do o artista que que seus na altura e ela disse João eu gosto muito deste artista aliás gosto muito da tua galeria que ela teve a ver o tive a ver o site ontem à noite que quando fores a torim por favor vai-me visitar e não eu claro leva quadro dele foi mais ou menos eu gosto muito desta série e tal ela deixou entre aberto claro que nós galeristas temos de ser mais rápidos que a própria sombra não é que E aí foi não marquei no dia a seguir marquei um vô para Tourinho e mandei uma mensagem dizer e era a altura do Natal lemb à porta e foi quase isso foi quase Patrícia est aqui ela ela tou-se de rir recebeu-me maravilhosamente bem na sua residência e disse João hoje vem jantar aqui a casa que eu tenho aqui uns amigos tinha uma apresentação inclusive também de um livro eh porque era à altura de Natal de italiano Tu não vais perceber patavina do que que ele vai dizer e Mas vais aar e depois tive depois no dia seguinte no dia seguinte vamos falar de trabalho e foi assim no dia seguinte no pequeno almoço não é falamos levei E vendi o Hernani que entrou na coleção que é um artista que eu prezo muito Hernani Reis Batista é isso mas outro e ela ficou com enf com uma grande foi muito foi muito engraçada essa ess approach não é é muito engraçado porque também tens dest lado com o Brasil não é o primeiro Teste este convite da da Maria baró uma uma galerista famosa e e que tem que tem um um um olhar muito muito curioso sobre arte e o design e convidou-o para fazer a programação na galeria dela durante se meses e foi assim que tudo começou est ligação com o Brasil eu nunca tinha estado em São Paulo devo dizer conhecia São Paulo de revistas do nimer da vontade de ir conhecia conhecia o Rio de Janeiro aliás nós conhecemo-nos eu e a Maria Bar baró conhecemos porque tínhamos um artista em comum que era o Ricardo Alcaide Uhum E que fez uma exposição no porto venezuelano residente em São Paulo e na altura eu estava Justamente na arte rio estava do lado do nesta feira da Feira da estava no no meu stand Era perto do stand da Maria e achou maravilhoso o meu stand e foi lá e ela disse-me pá João eu preciso eu aliás O Ricardo é que disse João eu quero-te apresentar a Maria porque ela precisa de um diretor para a galeria de São Paulo e eu acho que Tu És a pessoa maravilhosa tu oportunidades que caem no colo é impr louco não foi louco foi muito louco porque na altura eu tinha a arquitetur não estava tão bem mas estava tinha um um seguro não é tinha ainda tavas nas duas coisas depois extia um arquitetura e fo e foi a que eu tive que decidir bem se eu quero a vida que eu quero é isto é mais e fui na tentativa de aprender foi foi na tentativa de ganhar um bocadinho mais mundo não é e Conhecer o Brasil que eu deve também não tenho não tinha qualquer relação até então e comecei a não ser da música do keitan foso do Gilberto Gil da Maria Betânia enfim de todos esses grandes íconos Claro da Música Popular Brasileira de certamente e Fi e fui conhecer o Mercado de Arte é pujante não é impressionante é uma grande diferença e é um mercado gigantesco não é são 200 milhões de pessoas quer dizer não tem nada a ver não é Nossa escala Não não é Nossa escala embora temos dizer também que esses 200 milhões eh temos uma pequena percentagem consumo não ainda assim ainda assim é muito maior do que a nossa percentagem de consumidores de arte contemporânea que hoje em dia tá cada vez pior diria eu aqui em Portugal se não fosse os tem vindo a diminuir nestes último pós-pandemia continua a diminuir quer dizer deve ter melhorado um bocadinho depois não é mas melhora melhora porque também temos mais estrangeiros a a viver em Portugal a comprar casa e a adquirir e a interessar-se pela cultura Portuguesa e brasileiraa obviamente mas claro e e mas mas eu diria que mas notas que o mercado está fraco em comparativamente ao que os meus colegas galeristas diziam fim dos anos 90 anos 2os anos 20 Sim e tu vês isso em casa Porque Por exemplo eu tenho colecionadores que os os pais eram grandes colecionadores têm coleções incríveis e os filhos não não têm essa apetência alguns também será será errado estar aqui a generalizar não sim sim claro maser em geral a perceção do mercado geral as pessoas têm outras coisas eras muito contestado por tantas vezes ir ao Brasil em plena crise estamos a falar entre 2014 e 2019 sempre foste muito contestado mas Levaste a tua Avante isso é que tem graça em galeria não tens bem uma galeria mas é um pequeno espaço não é este pequeno espaço este espaço cama não é cama quer dizer colaboração entre as gentes do mercado da arte que é uma uma tem uma parceria com quatro Galerias é este o cama agora até por acaso tá tá de cama porque nós tá de cama porque nós houve um dos nossos diretores um dos nossos Associados nós éramos quatro eh que foi convidado para ser diretor de uma galeria uma grande Galeria em São Paulo e acabou por sair dessa desse espaço nós tin um dos vossos parceiros sim um nossos mas nós continuamos eu continuo com uma pessoa lá em São Paulo e que está enfim acabamos de ter uma exposição incrível do Sérgio Fernandes um artista aqui de Lisboa que inclusive conheci em São Paulo na pivô na residência pivô E fiz uma exposição dele que acabou em 30 de agosto portanto é muito recente nós vamos ativar com uma nova exposição em ou seja o espaço que eu quero dizer que o espaço físico Como disse bem não existe neste momento ele é Itinerante Mas comecei antes do cama eu acho que é mais elevador Acho que foi o grande a grande experiência que tive foi com a galeria luí Lu Trina sim aí sim eu acho que foi um é uma das galerias mais importantes do Brasil não é que já foi fundada Faz fez 50 anos este faz faz faz esteo 50 anos primeira galeria brasileira Air a arte basel mais importante feira Suíça Suíça do calendário das Artes e que e h trabalhou por exemplo com o Julião Sarmento é um dos nomes com com com trabalhou a Luísa cina a luí penso que fez chegou leor Antunes chegou a fazer ela trabalha com Leonor antú c o cildo Meireles realmente O Jão lançar mes é representado por pelo pela for da loia Gabriel agora e com a nossa querida Mariana pimenta que é a diretora aqui em Portugal mas o O Julião Sarmento Aliás a última exposição que vi do Julião e ainda ele vive Óbvio foi lá em São Paulo no galpão da fortes enfim isto para dizer que a Luísa de facto é uma galerista é mais que uma galerista a Luísa é uma instituição e que continua ainda há pouco que tive com ela aqui na inauguração do cam ela estava enfim não tá tão fresca como mas continua eh feroz na sua atividade galería outro géo mas tá bem esta ligação como tu dizes do do Brasil Aos aos artistas portugueses devia ser mais Intensa como tu dizes não não é não pode ser só as novelas nós temos que é um mercado completamente as artes plásticas é uma coisa que que eles também são muito pujantes e deviam trocar mais connosco e ver mais este intercâmbio não é tu esforça-te por isso faz faz a tua parcela eu acho que esforço-me e e como como volto a repetir que não não sou o único já houve houve o Zé Mário Zé Mário também fez um trabalho importante eh da galeria graça Brandão mas mas há uma série de de de insides de várias Galerias que têm feito esse esforço não continuamente eu diria eu posso dizer que continuamente eu acho que assumo esse papel de facto nós temos tido ao longo dos 10 Anos últimos 10 anos temos tido uma programação consistente de artistas eh brasileiros de referência não é alguns deles o Emanuel Nassar lei da Catunda Artur lecher são Ana prata que agora acaba de entrar na na Luís cina tamb filip cip coh que está na and a própria Manuel Manuela Medeiros que foi uma artista que eu lancei fiz uma individual que entrou na nara ros agora que é outra grande galeria enfim temos uma série de Ana Ana a Ana agora esqueci-me do nome mas enfim temos uma série de de artistas o Cristian botans também já tiveste com o Cristian foi no foi nessa altura é É engraçado porque a tua presença no Brasil e e eles cá mas a tua tudo lá esta tua ligação também é importante porque H é uma coisa importante que tu falas a questão do papel das feras internacionais é muito importante lá também podes pôr artistas que ficam mais pertos do mercado da Argentina e do Brasil porque esses esses galeristas e esses clores depois visitam uns aos outros na América do Sul e é importante parais Expor os nossos artistas também é importantíssimo para sobretudo para colocar os nossos artistas em coleções para começar a divulgar esses artistas estás numa coleção da Patrícia sandretto há outro colecionador que vai olhar para essa coleção vai se interessar pelo artista acho que é fundente Fundamental e eu diria que as As feiras de de arte são fundamentais para abrir caminhos não são imediatas não é não são imediatas infelizmente vocês já participaram em mais de 30 cubical impressionante sim é impressionante eu México Colômbia Brasil Estados Unidos na Áustria na Espanha na Inglaterra é é impressionante Faz esse trabalho muito se eu tivesse é se tivesse mais mais colones talvez e mais dinheiro conseguiria certamente era o que eu fazia eu eu devo dizer que que o financiamento também acho que é uma coisa que as pessoas ficam pá o João deve ser milionário Não não sou e mas deve ser só com as viagens só rica em ideias como diz o outro R ideias não eu tento tento ao máximo e mas Consegues equilibrar as coisas João e e conseguir viver e sobreviver com com compras aqui umas conas Às vezes pode ser complicado Depende das alturas não é depende eu acho que temos que finan uma fase complicada agora Pou há poucos anos não é sim Total mesmo no covid foi uma fase complicadíssima que ligarte muito ao online e não sei qu que remédio sim online fizemos o cama surgiu de facto Nessa altura nós estávamos a fazer uma feira o cama Surgiu uma coisa incrível que estávamos a fazer uma uma feira paras como é que se faz pá tem que ser com com já com grande trabalho a minha sorte foi que tinha alguns colecionadores que conheciam o nosso trabalho acreditavam que isso também é importantíssimo acreditar ter a porta aberta ser pessoas honestas nós somos a pessoa que compra sabe que mesmo que não Valorize porque eu não eu não digo que a arte vai valorizar não digo ó pá compra isto porque que amanhã vai ser mais caro não posso dizer a um erro acho que S um erro porque senão eu também estava só comprava aquilo que era não é mas mas ainda assim eu eu é muito flutuante Este mercado também é uma coisa que não se sabe é muito um bocadinho incerto não é é um bocadinho incerto porque os Players são diversificados n nós não podemos e não é como os Estados Unidos que os colecionadores têm uma um papel fundamental nas compras que acontecem para o museu não é e depois há aquela coisa dos Leilões é uma coisa estranhíssima de repente o basqu é é é é uma pessoa que vende milhares de milhões eate o record de artistas contemporâneos e as pessoas pensam e há uma grande franja de população que nem não consegue não Ader sequer não não mas mas os leões é outra história eu acho que a também não sou mais correto para falar de leilões Embora tenha a minha visão muito muito azeda sobre o caso mas acho que os leilões estão já tiveste mais experiências em leilão de comprar coisas que depois prendeste profundamente eu vou dizer que eu não por exemplo Eu não compro Eu não compro múltiplos é uma é um princípio que eu tenho Ok mas que no outro dia mas no outro dia compr múltiplos é como serigrafias ou assim o 14 de 26 sim acho Prefiro comprar um original que seja um artista mais novo mas prefiro dar um artista que vivo que está a começar perir comprar um artista sei lá Maria dorão ou agora este os artistas que estou a ter uma exposição agora o Pedro Linhares enfim é um é um dos 14 que estão agora na Não este este está no porto na ação okas noos mas o Linhares é português não este Pedro Linhares este Aliás a exposição que eu estou o Relicário não é é o Relicário é do Pedro L tá tá no porto até 17 de novembro é brasileiro brasileir pronto é a primeira exposição individual dele que vocês têm lá imagens e signos orora mais explícitos uma Ana grebler é é curadora Pronto está lá na cúbico Porto do Pedro Linhares começou em 21 de setembro eh mas os leilões é assim um bocadinho os leilões É acho que é uma área é outroo mas é mundo à parte e depois também temos que ver que os DIT dita muito o gosto às vezes se calhar mais do que devia Dita é muito é eu eu acho que esta conversa tinha que ser outra João peço desculpa mas é mesmo porque repar é uma dinâmica é outra coisa não é os leilões não são são no fundo é alguém que quer vender um quadro que tem ou que já não quer não é e e vai tentar pôr em mercado para ganhar mais possível e ou muitas vezes também para especular os próprios artistas que aconteceu e isso é é notório é para especular o valor de alguns artistas que ainda estão vivos portanto eu não vou entrar por aí porque não de especulações não gosto de falar bem E então exposição ação à distância portanto tá desde 3 de outubro aqui na cubic Lisboa e eh e vai até janeiro de 25 Já percebemos de 2025 curadoria de Bernardo José de Sousa e de Luísa Duarte é uma seleção de 14 artistas a maioria deles representados já pela pela tua galeria e vocês têm que é 18 nomos no teu portfólio ou que tu tens agora sim para Já estamos com 18 queremos se calhar aumentar um bocadinho porque até temos alguns artistas que tão enfim que estão a fazer projetos que não tão propriamente a a a fazer aar ou a criar sim a criar ão a fazer projetos de outro âmbito e também Queremos queremos aumentar um bocadinho Aliás com dois espaços também temos que ter um bocadinho mais de de ação não é temos que que aumentar um bocadinho os artistas e faz também quero aumentar mas quero como aumentar com princípio com calma até para para não deixar de ter essa questão de família não é Ou seja tem que ser próximos então eu não posso também ter ex 30 ou 40 artistas não faz sentido sim como ter 18 filhos não ligas aem nenhum Exatamente é muito engraçado agora estava a pensar no na tu tu és uma pessoa muito pausada a falar e muito calma parece que faz as coisas todas com muita há coisas que tiram do Sério João muitas Mas tu és no se muitas não muito poucas Ah bem pareceu mas tu não por és velejador que é muito engraçado tu tu orgulhasse de conhecer a nossa costa toda porque fizeste um Há dois anos Um percurso pela costa toda portuguesa mas quer dizer o quê 2000 e tal quilómetros é um bocadinho de 100 mil ah milhas pronto ão éem menos 1970 milhas mas é mas é mas foi de facto essa experiência eu tinha uma desde criança tinha essa essa vontade e talvez porque fazer vela de de não de chegar até Vila Real de Santo António onde o meu avô foi foi Capitão foi da Marinha que eu nunca eu nunca eu nunca conheci portanto eu tenho uma costela da família que é ali da zona de Castro Marin pelas fotos Ah tá bem isso é a terra templária também ser guadiana para sim exatamente então eu eu chegar chegar a Vila Real de Santo António do barco para mim foi uma coisa foi compl foi reviv estee 100 anos depois um sonho de família foi foi foi complementar uma coisa que eu tinha foi foi sei lá foi uma emoção muito grande e partiste onde do Barreiro Não não eu parti do porto não é eu tinha foi de leixões eu fiz toda a costa e depois no ano seguinte fiz a subida até até Espanha até a Baiona e onde fiquei uma semana de barco aí fui levei um advogado a b a Bordo não é eram só os dois não era tripulação totalis e e para baixo vim com com a minha advogado bord por causa porque é teu amigo ou foi por causa não fosse alguma complicação na FR exatamente foi mais por isso pel dejar não precisava não sabia nada de ela assim este estas estes passeios grandes que tu dás e qual foi assim a coisa mais o momento mais difícil ou a coisa mais estranha que te aconteceu tempestades tubarões orcas não as orcas foi realmente foi se calhar um momento mais apanhaste algumas que se cruzaram com vocês apanhei tava sabia que estavam ao Largo da Costa não não Em que zona foi foi quase ao pé de sines ali entre sesimbra até Sinos percurso eu tentei chegar mais perto da Costa possível porque sabia que elas havia referências enfim havia amigos na WhatsApp e aquelas coisas descrições cruzadas e confusas desde ataques aproximações só e acabou há dois anos atrás estávamos a falar numa altura muito inicial dos primeiros ataques das orcas não havia assim muito ten grandes convidados que falam ataques é uma tretas as orcas não fazem mal nenhum não não fazem mas é uma Mas é uma é uma tensão para quem tá a Bordo levar umas pancadas no lem derrubar o Lem e tu ficas um bocado à Deriva portanto e se tu o que dizem é que se tiveres muito próximo da Costa ou seja H uma milha menos talvez Eh que que às vezes também não há condições para o fazer as a coisa elas não atacam muito perto da Costa e é uma das enfim será uma coisa territorial Tás en acho que é uma que dizem o c é uma brincadeira Houve alguma que passou de umas para as outras que é o lem parece uma parece uma não é o Lemo do barco parece uma como é que se chama uma um um mola mola um um pelua não parece uma foca parece uma alguma coisa para elas brincarem e tentam criar ali alguma alguma brincadeira enfim e passou aquilo passou de umas para as outras bem não sou mais específico mas eu sei que eu não gostava de evitar ao máximo já tenho relatos de amigos meus que que sofreram danos irreparáveis não é e tiveram que sair do barco sim H aqui até perto de sesimbra uma viagem de fim de semana aquelas coisas é que o Que dizes O Que dizes sempre num barco é que pode ser assim a viagem mais fantástica da tua vida ou pode ser pode ser o terror não é um desastre sim um desastre completo porque H um momento que te lemro dessa dessa travessia que tivestes lembro tenho uma imagem muito engraçada a passar o cabo de sagr não é OK e eu estava São Vicente mesmo o último ali estava era pá sei lá final de tarde já com o sol a pôr cheguei a Lagos às 10 horas foi foi muito meu barco também não é muito grande não eu por acaso já o vendi mas para já eleum agora não tem est estou muito nem quero falar muito sobre ISO mas mas eu lembro que de e a minha mulher estava no estava em baixo e ela cada vez que vinha a cima dizia olha pá parece S num Ela olhava e via uma onda por trás não é porque as ondas estavam eram maiores que eu portanto ela perspectiva também uminho ela diz a parece que estou num num jogo 3D sei lá parece aquelas coisas meu Deus e ela estava-se ia para baixo tomava mais um um cumprimento põ jog um vomida e eu estava ali feliz da vida a durar aquele balance aquela enfim são incrível incrível é ótimo acabar nesta neste neste tom de de de evasão porque de facto a arte para ti também é um bocadinho isso e e e é um bocadinho a tua vida toda esta parte da da das galerias hã João Ziro quero agradecer muito a tua disponibilidade em vir aqui uma conversa muito tranquila e muito bonita com esta tua apetência que é uma coisa que eu tiro muito de ti este homem tem estes est estes artistas são todos filhos dele gostava tenho a ideia que são teus filhos que são que são tu cuidas deles com com muito carinho e é muito engraçado que nos ouve então deixa esta sugestão para para para ver esta exposição ação à distância uma coletiva na cubic Gallery nova aqui em lisou aberta este mês de outubro no mês no mês de outubro logo no princípio do mês na calçada Dom Castão número 4 porta 45 ali OB Beato que se está a transformar um tal como marvila um um we criativo muito muito importante terça a sábado das 3 às 7 Se não me engano é vosso horário ex 2 às 7 das 2as às 7 Então já sabe aqui à tarde depois do almoço Fale a pena estar este pulo à cubic Gallery do João azinheiro bem AAS pela tua desidade João obrigado próxima muito obrigado [Música] obrigado se gostar 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