🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
está de volta o encontro com a belesa aqui na rádio observador Sempre disponível em podcast para ouvir quando quiser e sempre com o Martim Sousa Tavares Olá Martim como estás Olá quando quiser e onde quiser on quiser cada um ouve onde quer Não ouça é depressa não é porque depressa e bem não há quem é verdade verade ou há ou há Será que há eu tinha um amigo que ouvia podcast sem 2.0 a velocidade isso aquelas pessoas que ouvem mensagens do WhatsApp bem tu fazes isso isso mas uma mensagem ainda tem 10 segundos agora podc meia hora ele quer quero o 2.0 é doentio doen 1.5 Ok mas o 2.0 é doen vamos lá falar sobre isso quem é que falamos hoje este senhor que tem nome de jogador de hóquei no gelo Dimitri sakovic Então hoje estamos hoje estamos em camaradas Ok estamos em Moscovo 1927 estamos em tavarish hoje posso dizer priviet onde tudo é socialismo anticapitalismo essa coca-cola coca-cola para o chão Deb an des vodca camarada estão a ver é nesse nesse M que estamos na naquela Fúria revolucionária o Lenin morreu há pouco tempo Stalin já se já se consolidou naquela luta entre corvos e às tantas no teatro em Moscovo há uma peça um Teatro Musical há uma Peça uma dança que é um Fox Trot que vem dos Estados Unidos já sabemos mas até aqui nada de mal que é nada menos do que o t for two do Vincent yans que vem do do musical no no na net que é um tema clássico T for two two for te não sei se conhecem pronto é muito bonito e toda a gente acha aquilo americano tipo a música começa a tocar e eles todos olha mas depois Alguém disse ah mas isto é uma coisa Americana e eles Ah então já não gosto então exato ão bu feio mau porco mau mas em segredo todos a adorarem esta música is de repente pega no ouvido das pessoas então andava tudo a condenar mas ao mesmo tempo olha toca lá aquela aquela americana Eles não sabiam como é que a música se chamava ya como aquilo era um um um Fox Trot um Trot chamaram-lhe o taii Trot e não que ela viesse do Taiti mas porque na peça eram os marinheiros portanto talvez eles viessem do Taiti e assim não não se dizia o que era e a verdade é que toda a gente adorava Sobretudo o jazz e Moscovo destes anos mas era muito raro porque os músicos americanos não podiam ir lá os discos também eram poucos e não chegavam portanto todos os pequenos indícios de jaz ou assim eram absorvidos pelas pessoas e depois ouviste não não ouvi não tenho não não conheço não li não sei de nada bom passados uns meses h de esta esta peça estar em cena com esta música o Dimitri sakovic que é o compositor de quem nos ocupamos hoje que é um um grande grande compositor do do século XX estava com o maestro Nicolai malc que era também um grande Maestro o compositor na altura era no 20 tinha 21 anos e ele era um prodígio era um génio tinha o vida absoluto tipo tu deixas cair uma moeda ao chão e ele diz isso é um fáil est tinha ouvido absoluto ouvido absoluto que é qualquer frequência uma buzina de um carro uma moeda a bater no chão tinir de um copo ele identifica de qual é mes aquele naqueles testes auditivos então ele acertava nos piis todos todos todos todos Sim sim e ele entre muitas outras coisas tinha isso e ele era capaz de ouvir uma música Ela ficava lhe na cabeça ele sentava só piano e tocava da aquela música do princípio ao fim Há Há muitas testemunhas dele fazer isto ao ponto de há um livro sobre ele que conta uma história incrível que é pregaram uma partida a um compositor que era o compositor ia mostrar uma peça nova que tinha acabado de compor então Estavam todos assim na sala numa sala de estar e o chocovit estava atrás Dea porta fechada na sala ao lado e esse compositor tocou a peça dele e todos muito giro muito bem agora vamos vamos chamar o Dimitri sakovic que também escreveu uma peça nova e o gajo senta-se tocou exatamente a mesma peça que o outro tinha acabado de trazer e ele ficou extremamente desconcertado como é que isto aconteceu Então isto era o chocovit e este compositor o malc fez-lhe Um Desafio que era Aposto que não és capaz de ir para uma sala só com papel e caneta e orquestrar aquela música lembras do te Trot do início ao fim em uma hora orquestrar significa chegar ali e não só escrever a música toda mas transcrevê-lo para a orquestra atribuir aos vários examente vários inst em uma hora e o sov passados 45 minutos disse já posso sair é que já está Já fiz e fez uma orquestração desta peça que é maravilhosa a peça em si é é muito simples é sempre a mesma melodia e portanto o que lhe dá piada é cada vez que volta a melodia tocá-la num instrumento diferente ou numa cor diferente e o o Art Tatum por exemplo o pianista tem uma versão incrível no disco piano Star Here em que ele toca aquela melodia sempre e é sempre diferente com um acompanhamento diferente com uma figuração diferente É extraordinário e no fundo na orquestra é arranjar aqui várias cores para isto e o sokovic fez isto de pressa e bem portanto há quem coisa engraçada ele dá esta música a ouvir toda a gente adora e agora já se pode porque já não é música americana agora é o nosso camarada camarad sakovic até que alguém diz ah ah ah Calma lá que isto é aquele original que eu ainda me lembro portanto os próprios sakovic teve que renegar teve que renegar a sua sua música dizer ah não eu afinal não eu estava bêbado quando escrevia aquilo e a peça foi destruída o a partitura mas o maestro foi muito rato o que é que ele fez a partitura sim senhor para o fogo para destruir mas ele guardou as partes instrumentais tipo a parte do violino a parte de não sei quê e depois muito mais tarde é possível juntá-las todas tipo peças de LEGO e voltar a ter o todo com todas estas pecinhas do Puzzle ele no fim da vida passou as partes todas a um jovem Maestro e é já nos anos 80 já teve que vir o kusov etc que alguém vai juntar as peças e a e esta música Volta a poder ser ouvida Portanto vamos ouvir passou a história como Trot opos 16 de dmit sakovic Imaginem que este Rapaz tinha 21 anos sentou-se numa sala com papel e caneta e em 45 minutos escreveu isto que vocês vão ouvir [Música] [Aplausos] [Música] ah [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] não tá mal não é minut já passei esse tempo parado no carro e não fiz nada Sim eu estava aqui Enquanto estávamos a ver esta canção estava aqui a divagar umas coisas sobre a vida dele ele tinha um ar e e uma atitude também meio obsecado não era de os génios normalmente não é o sakovic é igual ao Harry Potter sim tão igual tão igual que se procurarem sakovic no Google a quinta imagem que o Google sugere é o Potter com varinha mágica e está lá e é aquela coisa did you mean Harry Potter sabes que engraçado estava que a ver também que ele teve uma doença e lixad dissima não é que é a a LS sim sim a esclerosa mefica exatamente lateral me e ele perdeu a mão direita ou função da mão direita e mesmo assim não deixava ninguém escrever as suas composições tinha que ser ele a fazer tudo mesmo já tando deitar era era um tipo incrível música muito boa mesmo por acaso num concerto recentemente dirigi uma uma peça dele que é que adoro e são são muito intensas muito é um bocado como a Lopes graça foi um tipo também muito eh ele do outro lado não é repressão Soviética eh sofreu imenso e o catálogo dele também tem muita coisa que foi para a gaveta outras que que era para viver para ganhar a vida tinha que ser muito bem gostei muito de o conhecer e a sua his ele também gostou de de passar por aqui ele teve que ir embora mas disse que não queria deixar de agradecer esta esta presen olha e assim fechamos o encontro com a beleza no que de Novembro diz respeito aí vem o Natal e vamos ver o que é que nos traz o encontro já descongelador em modo já tá alum tempo vamos lá até para a semana mar obg