🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
estamos no Coliseu dos Recreios em Lisboa hoje para conhecer a nova programação do Teatro Nacional Dona Maria seg por isso vamos estamos com o diretor artístico Pedro penim Pedro eu começo por te pedir se calhar um balanço deste último ano foi também o ano que marcou os 50 anos do 25 de Abril O que é que nos podes dizer que que eu posso dizer foi um ano de muita ativid diversa estivemos em muitos espaços ao mesmo tempo espaços também que não estávamos necessariamente habituados muitos deles espaços não convencionais fizemos espetáculos em ruínas em rios em associações em teatros também e acho isso tem sido para mim uma grande vantagem deste período sem Edifício é de poder experimentar para depois então pensar como é que esta Como é que esta programação pode acontecer em 2026 vamos manter a nossa presença por todo o território nacional em todas as regiões acho que isso passou ser imperativo eh na programação do Teatro Nacional não podemos dar um passo atrás em relação àquilo que fizemos com a odysseia Nacional portanto essa proximidade ela é absolutamente fundamental quando se pensa uma programação do Dona Maria e depois ao mesmo tempo a ideia de nos fixarmos em Lisboa neste caso em dois espaços eh que de alguma forma emulam aquilo que seria um um espaço que pode albergar criações de média dimensão e que neste caso será o teatro variedades um teatro municipal e depois uma sala estúdio a futura sala estúdio Valentino bar nos Jardins do Bombarda que será aquilo que seria corresponderia à nossa sala estúdio no edifício do recio uma abordagem mais experimental teatro variedade surge com com o mote de ser um Palco para a cidade portanto um espaço que acolhe projetos dos artistas que nos são propostas o parque maer é algo que faz parte de uma memória coletiva há uma energia muito interessante naquele espaço houve um dia que havia à mesma hora espetáculo nas três salas e de repente aquilo era uma multidão de gente mas de pessoas completamente diferentes a ir aos aos vários passos e portanto de repente sentimos ali uma Ok é é isto que que que que se quer no no parque maior a sala estúdio Valentim de Barros é um antigo telheiro deste hospital e o Valentim foi um dos nossos primeiros bailarinos com carreira internacional que chegou a ter aulas de dança no teatro Ana Maria i e que quer na Alemanha quer em Portugal foi preso e foi colocado no Miguel Bombarda porque no está novo ser homossexual era um crime e uma doença e portanto foi lá que viveu 40 anos e mesmo quando teve alta já não saiu porque a sua vida não tinha já ligação nenhuma ao exterior para acabar Pedro o teatro está bem vivo o que é que as pessoas que não pisam e se calhar o chão de um teatro estão a perder E porque é que se calhar devem regressar absolutamente regressar o teatro é uma arte do aqui e agora onde os temas mais importantes da nossa sociedade e se discutem é um é uma grande Ágora dessa discussão que é artística mas também pode ser política portanto não vir ao teatro na verdade é excluir da nossa vida essa dimensão participativa que a arte também também pode ter e o Teatro Nacional da Maria segunda tem dado a prova que com a proximidade com as populações eh consegue criar espetáculos que possam podem ter também essa vertente de participação e de pensamento