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k [Música] [Aplausos] [Música] como é que é pessoal bem-vindos a mais um grande das Malhas eu sou o Fest Nelson Esta é a vaca e hoje temos o nosso convidado muito especial o Francis Alô obrigado de Franc Obrigado pelo convite por estares aqui [Música] connosco Ok já cá Estamos eh Francisco mais uma vez obrigado por estares a fazer isto conosco vou começar pela pergunta que é sempre a mesma pergunta de toda a gente é ainda te lembras da primeira coisa que aprendeste a tocar na guitarra não me lembro muito bem mas tenho algumas ideias de pá Dev ter passado pelo smoke on the também no processo augures mas lembro-me de uma coisa dos hip se lembrasse não é [Música] piada B pá e eu quando eu aprendi a fazer os Power cords fiquei e pá Vera aí que isto é interessante eh curiosamente H eh falávamos há bocadinho em off não sei se te lembras que eu comecei como todos os putos comecei querer ser Pat trista pá mais pintto e tal e e depois estamos no liceu e no intervalo qualquer de nas aulas o pessoal foi para o Jardim lá em frente do Liceu e estava lá um gajo um puto estamos a falar de putos de 11 anos com uma guitarra pá tocar montes de cenas e não sei quê E rocadas e houve um gajo lá que lhe perguntou aí que me ficou assim mas o que é isto um gajo na brincadeira até no gozo se calhar sabe como é que são os putos um bocado cruéis perguntou-lhe e e pá toc a o malhão e o gajo boa hoje seria fácil mas na altura o gajo os acordos de malhão na boa e eu fiquei assim p o gajo não sabia o gajo foi lá buscar de ouvido e tal fiquei curioso e conhecido Que passado pouco tempo e a minha mãe faz uma viagem à madeira com com com familiares e vem de lá com uma guitarra e artesanal deixa-me contar-te que os trastes eram lâminas não eram assim redondinhos estás a ver eram umas coisas de cobra ou uma coisa Qualquer assim que tu fazias um deixavas L metade do dedo e foi aí que eu comecei a tocar passado uns tempos fiz qualquer coisa do tipo e disse mãe fiz uma música e e pá e depois foi foi andando H montes de coisas também das rocadas e não sei quê mas a primeira coisa que me puxou depois para os solos foi outro amigo meu já H uns anos mais tarde que me toca uma folada desgraçada uma coisa que se calhar nem lembras que tu andavas de se é que andavas já uma coisa chamada popcorn ai foi um sucesso do caraças desculpa a música das pipocas das pipoca e eu vejo o gajo a tocar aquilo e o gajo ensina-me ISO era qualquer coisa não [Música] sei lembras-te e eu L é infelizmente pronto Lembro Aquilo foi massacrante e eu o poder de poder fazer uma uma uma um sol estás a ver eh e depois levei com Carlos Santana em cima e pronto e a tua vida quando o gajo começa a a cantar com a guitarra disse espera aí que isto tem mais assunto acabaste de nos falar no no no Carlos Santana não é e de queres-me dizer assim mais dois ou três nomes na altura que tu achastes que era assim na altura eu estou-te falar de quando era puto percebes porque o Santana tinha uma uma coisa especial para mim que me saltou assim às orelhas que era as guitarras faziam sol e não sei quê os acompanhamentos já mas os sols eram solos rocada que eu gostava mas o Santana cantava com a guitarra fazia melodias com a guitarra e foi e isso acho que começou por aí a e o bichinho da da música instrumental e não sei quê E o rock que o Santana também o que é que eu havia muito e Black Sabbath e e o Ryan hip era a minha banda de eleiç primeiros álbuns imenso eh e pá e depois comecei depois comecei a andar para a frente comecei a levar com o Emerson Len Palmer e com cois depois esbarrei no Steve a e ainda lá estou não há como fugir o homem é um génio e e pá pronto e depois se começamos a a fazer coisas bandas e tocar para bandas e a guerra uma guitarra nunca mais larguei ah queres desenvolver sobre isso tipo os teus primeiros projetos de banda é pá e o que é que vocês tocavam na altura tocavam tocavam os vossos originais ou andavam tamos não tínhamos tínhamos bandas de chamadas de festas estás a ver que tocávamos R hip Black saot L zepplin aquelas coisas todas rocadas do e da altura que a Malta gostava depois umas coisas mais arrojas Santana e tocava S uma Pati houve um gajo Dea festa uma feira qualquer um estávamos no palco e vieram dar os parabéns porque eu eu em vez de fazer o que o pessoal todo fazia que era a parte Inicial e depois quando entra a parte mesmo a es galhar a segunda parte da música o pessoal começa a improvisar e eu tirei Aquele nota pronta até ao fim e vieram lá uns gajos assim pá Parabéns meno e tal fizeste aquilo tudo e pá eu gostava daquilo também tenho uma boa memória desse desse concerto precisamente estás a ver aquela malha do do sambati t e o baixo uma nota ao lado o vá sim o baixo tem uma nota ao lado no meio do Silêncio p e pronto e continuar subindo depois já uns anos mais tarde h estava a tocar com banda qualquer que não me lembro pá com sempre sempre a tocar com com amigos e um dia Veio um amigo meu de veem me dizer e pá há uns gajos que tem uma al um pessoal que mora ali no restelo algesia e não sei quê tem ali uma banda de festas e e ão precisar de um guitarrista se calhar terias lá eem não sei quantos disse tá bem é pá muito boa fui lá e e quem é que era a banda era uma banda chamada a outra banda com o Pá o líder sei que aquilo não tinha ldas mas pronto era o irmão do caro o irmão mais velho o Edmundo eh com com um gajo que era o pels nos tinha uma clá nova aquela eh aquela aquelas acho que é clavia nova que chama aquilo que tem cordas de guitarra lá dentro como o stiv and de [Música] cá não é clav nova que se qualquer mas acho é tipo um cravo elétrico quase né faz aquele S sim é pá Mas e a banda era fixe o baterista era o puto Calu eh e tinha um baixista que depois adoeceu e foram buscar o cal foi buscar o tinj na altura nos chutes e um dia convida-me e entrei para a banda E começamos a fazer fazemos montes de festas estás a ver ganhamos boeda papel e pois Sintra e a redor sempre e tocávamos música que ninguém tocava porque tocávamos os éxitos de altura mas rocada peros por defeito se calhar do Calo e meu andávamos a levar aqui para a rocada o ping Flu acho que não sei se ficamos alguma coisa mas era zepin e pá tudo o que fosse para partir sempre eh e depois o c um dia convida-me para para ir ver um concerto da banda dele com o Zé Leonel num barco Aquele barco que faz a h atravessia para o Barreiro Isto foi numa passagem de ano que eles fizeram com convidados os chutes fazer um concerto ao longo do Tejo eh para fazer a passagem and ali pá Eu quando vi o zelel em palco e aquela secção rítmica do baixo do tin e o baterista Calu E o Zé pá pronto e o Zé Pedro certinho certinho com com muito peso eu disse p grande banda e passar uns tempos depois convidaram-me para entrar mas isso já a história é conhecida portanto já tinha interesse por fazer umas malhas de guitarra e só instrumental nunca me apeteceu cantar e eu fazia cores nos shuts e fiz cores com os S Legião fiz várias coisas H mas não gosto de cantar eu gosto de música instrumental pronto e sempre fiz Mesmo durante o juto já estava a fazer umas umas ceninhas Ah e pá e depois o facto daquilo deu muit TR Castro tocar com com com aquele pessoal e a banda estava um bocado dispersa quando eu entrei porque pá era uma banda punk e como disz o o Zé P tinha uma uma frase muito gira e com termos de altura dizia e ensaiar eu dizia pá temos que ensaiar porque eu eu vou te explicar eu sou um prego do caraças eu toco mas tenho que tocar 3.000 vezes qualquer coisa para aquilo sair não há aqueles gajos muito bons que tocam logo à primeira como é que é já está como tu por exemplo é é pronto é é convém dar graxa ou ou caga Não mas é verdade é verdade que eu já vi garras e se não é ali ali já está eu não temho que tocar tal até aquilo sair h e e pá e e todo o traquejo estás a ver com tocar com os chuts e est ali à volta de daqu aquela secção rítmica potentíssimo estás a ver eh achamos que podíamos fazer uma um badinho melhor e quando eu falo em ensaios eu já te vou dizer o que é que Pedro me disse fala ensaio pá temos que ensaiar repetir isto que que que é para ver se isto para ver se eu consigo tocar Isto mais que uma vez e o o Zé P dizia assim ensaiar é careta eu não há nada comir para cima do pal e e agora dizer um palavrão mas não posso e partir aquilo tdo e não sei quê E o Zé Leonel também estava um bocado por aí mas di pá Mas se a gente tocar duas vezes a mesma música conseguimos é que tinha aqui qualquer coisa para meter se calhar tu podias fazer uma coisa um bocadinho melhor e que não fizeste na altura e depois fazes mas já não tens a outra se Malta sear e Talis começamos ensaiar pá e a coisa começou a não sei se foi por causa dos ensaios que José Leonel saiu não foi Estou a brincar ah saiu chateou se lá com o chate eu-eu depois mais tarde mas pronto veio-se embora e Fi com muita pena minha porque o gajo foi o animal seão ritmica era irrepreensível era e ainda é o baixo e a e a E o Zé Pedro embora não fosse nunca um Virtuoso de guitarra mas ele era certinho de ritmo e pá aquilo estava mesmo na batata percebes e aquilo cois depois o Zé Lionel era era um animal era uma fera no palco aquilo era era só luz isso par eu continuei já tinha feito os meus instrumentais e pá e depois quando saí e achei tinha vontade já na altura tinha mostrado coisas ao Tim e ele até me lembro quando editei o primeiro álbum stileto o TIM dizer e pá isso é aquelas ceninhas que tu mostrava muito fixe e tal não sei o quê portanto já tinha uma umas cenas eh é pá simples achei que podia talvez ouvindo como é que Mike Oldfield e não sei quê disz assim pá Espera aí eu posso arranjei dois dois gravadores de cetes E então eu faço um bhado qualquer e depois a seguir solo uma melodia depois achei Espera aí depois solo já tá ali se passar para ali outra vez ainda meto mais qualquer coisa e depois para aqui outra vez lá com o sopro das C à terceira passagem é só s então tens pronto não é mas foi uma ideia e foi por aí que eu fiz umas maquetes em casa que levei à Rádio Comercial e não que vou contar a história toda que é um bocado longa e a ceta do lado meimon é que o António não foi o António sgio foi o António Macedo me chama para um programa chamado mon na música passar as maquetes gravadas em casa pronto gostou passado uns tempos estava-me a chatear entre aspas a dizer pá se eu não queria gravar pá poligram gostou daquilo que ouviu convida-me e então fui falar com eles eles são tudo bem dme duas semanas para para gravar isso eu duas semanas me não dá que eu toco tudo to com os instrumentos todos congas baixo não sei quê mas não consigo no mínimo preciso de qu de semanas pá não temos não temos hipótese eh não temos hipótese de quatro semanas e não sei quê no me dis estudo a Valentim soube e também mandou uma escada pá venho gravar PR a gente eles têm tinha tinham um estúdio de gravação próprio então puseram-se sticar para as três semanas e então Acabei por gravar para o stilet para a Valentim os temas eram tema do stilet por exemplo os horizontes eram coisas que começavam se eu me lembro muito elaborado estás a ver to mais um bocadinho depois se quiseres cortas só para tu Veres O que é [Música] que bem e volta aqui e depois evolui e depois começas a meter coisas por cima até teve direito a gaita de F do do palinho AB no baix eh Ricardo Camacho tem teclas e pá meter layers estás a ver e começar a criar coisas e a fazer mini sinfonias tou fazer e estou ag tenho uma noção que se calhar não não o meu conhecimento da música portuguesa e interesse tenho muito às vezes não sei tudo mas dá-me ideia que foste a primeira pessoa primeiro música em Portugal a fazer discos orientados principalmente para a guitarra ou seja guais instrumentais instrumentais o quero dizer é a guitarra não é um instrumento só de acompanhar um vocalista com o ocasional sol mas o sol de guitarra é a voz do disco dáme ideia que foste a primeira pessoa a fazer isso em Portugal Pelo menos eu penso que sim eu penso que sim não sei não penso que sim na altura sei que quando eu andava a fazer o s depois o rota dos Ventos havia uma série já de de músicos que apareceram a fazer discos instrumentais mas noutra área eu lembro do António eh António Pinho do jaz hum Pinho não é ton Pinho Vargas Tonio Pinho Vargas peço desculpa eh António Pinho Vargas a fazer pronto nas teclas nano os dias fez o saxofonista que ainda trabalha comigo também trabalha comigo dá-me o privilégio de vez em quando tocar num num tema meu uhum eh uma pessoa excelente um saxofonista é Fabuloso também fez um um álbum chamado aladas salvo erro H instrumental mas na área já do jaz depois houve O Pedro Caldeira Cabral a fazerem guitarra portuguesa mas mais tarde e o rqu que apareceu também aar o Carlos paredes né o Carlos paredes fazia isso com a guitarra Portuga não CL pronto Carlos paredes é esse estamos a falar do cé guitarra na guitarra elétrica não é sim sim sim eh o caros paredes pronto veio daquela área já do do e naquilo não é fado mas pronto tinha aquela conotação muito bom muito bom os teus temas costumam nascer da guitarra acústica e depois trans pões para a elétrica ou não tens um método sequer de às vezes é pá o o instrumento isso é importante a pergunta é importante é interessante porque o próprio instrumento inspira-me e acho que nos inspira ou seja se tiveres a tocar numa acústica a coisa leva-te para um lado se tiveres a tocar numa elétrica vão sair outras malhas diferentes masca de Ferro por exemplo já ouviste falar já ouvi falar ou falar são coisas diferentes eh se tiveres a tocar eu não toco piano mas pronto consigo dar uns acordes de de teclas aquilo evolui para outro lado uns Car pézinhos evolui para outro lado e e as coisas o próprio instrumento leva-te para estás a ver é ofereceram-me aqui h H há pouco não há muito tempo há uns 2 anos uma guitarra Portuguesa que eu tenho esperança que um dia uma guitarra Portuguesa que eu espero um dia aprender a tocar aquilo minimamente eh e um bancho também acho que viste sim e qualquer um dos dois ainda tá e em aprendizagem també mais mais uns 50 anos e coisa h e pá e porque na guitarra portuguesa sim perceber nada daquilo como guitarrista a tentar e saíram mais dois temas porque o próprio instrumento que leva a coisas diferentes são escalas diferentes são afinações diferentes e leva-te para coisas guitarra de 12 cordas vão para uma que é faz um trastejar [Música] desgraçado is é o danças of God feito em 12 cordas não não tras seja tanto h e e pronto OK pessoal chegamos à aquela altura do programa em que vai aparecer aí um rapaz uma joia de moço e muito bem parecido para vos contar uma [Música] história pois é pessoal nesta Temporada do grandas malhas temos um desafio para vocês queremos ouvir os vossos dotes de guitarristas um júri de guitarristas conhecidos da nossa praça escolherão a sua malha preferida teremos lembranças para os escolhidos e para um em especial esta guitarra uma guitarra rids Custom made feita pelo João Oliveira da clínica da guitarra cliquem no link aqui em baixo para perceberem como é que podem participar ia dizer a a parte da tua carreira a Sol h e voltando um bocado atrás eh não sei se ti Pará dizer alguma coisa sobre a tua colaboração com outros projetos lembra-me dosf por onde passaste lembro do sétima Legião com quem colaboras também recentemente e e recentemente tocaste ao vivo com eles toquei só um tema só um tema e pá eu estava a sair de uma cena de covid e o Pedro Eu é que me propus porque aquilo era 40 anos de carreira do sétima e uma homenagem a Ricardo Camacho que é o meu irmão eh de espírito e eu disse e pá e eh eu tenho que ir tocar o 7 de Maros e pá e o Pedro disse-me o 7 de Maros não 7 de Maros mais aquilo que eu toquei h no mar de outubro o jogi foi mais uma coisa de uma passagem muito rápida porque eu tinha saído do chutos porque houve complicações e vi-me embora pronto acabou h e e depois passado uns tempos o António Manuel Ribeiro eh telefona-me a convidar para jantar a almoço talvez almoço não sei e eu disse tá vamos conversar e depois diz-me pá estamos a precisar de um segundo guitarrista para para para tocar com o Renato que me pareceu bastante interessante ideia que eu adoro o Renato Renato Gomes um guitarrista do caraças gosto imo e mais a seg S ritmo AGF é fabulosa Ok vamos chamar os nossos macaquinhos amestrados vamos chamar vamos chamar pronto OK pessoal foi mais uma edição do grande das Malhas com o nosso convidado super especial desta semana o Francis Francis muito obrigado eu sou o Fest Esta é a mula tivemos a produção do Nuno calado a imagem do Big campan o som do Miguel Lima e hoje muito especialmente vamos ter na bateria o Kiko Powers e no baixo a Len thunders para tocar Um clássico do Francis que vocês vão já reconhecer [Música] he [Música] [Aplausos] m [Música] k [Música] m [Música] h [Música] h [Música] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] a i