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O que é que verdadeiramente impediu que a Galiza se tornasse portuguesa Ora nós já falamos da construção do reino de Portugal num programa anterior Rui e das razões para termos crescido para Sul e não para Norte Mas é verdade que a Galiza sempre esteve ali mesmo à mão e
Tem ainda hoje a sua própria identidade que é uma coisa importante e E porque é que então a pergunta realmente é válida porque é que esse casamento nunca aconteceu nem sequer segundo sei chegou a ser ensaiado exato porque podia ter sido ensaiado nem se tentou não se
Tentou não não houve não houve não houve namor nem nem bem a razão pela qual a Galiza não é portuguesa é a mesma pela qual Portugal não é Galego digamos assim isso também podia ter aconte foi o resto da história existir e a Galiza ir hoje
Até ao Algar portanto haver uma Gal é um bom ponto o reino de Portugal o reino de Portugal já falamos aqui da sua formação tens mais a dizer do que isto tenho mais a dizer do que isto o o primeiro f de separação são esses nobres do entre Dorinho os nobres portugalenses
H E esses nobres portugalenses revoltam-se contra Dona Teresa que era a viúva do con Dom Henrique porquê Porque Dona Teresa que era filha também do emperador Afonso vi eh e que estava muito ligado a uma família galega uma família Nobre galega que era a dos travas ela pare parece ter tido a
Aspiração de ser rainha da Galiza quer dizer de querer ser rainha da Galiza estes nobres portugalenses portanto os nobres do Minho digamos assim e ressentem a influência do estrava e e e não aceitam a política galega digamos de Dona Teresa e apoiam Dom Alfonso Henriques ou ou até provavelmente Nós
Não sabemos mas até podem ter usado Dom Afonso Henriques precisamente para e lutar contra a mãe anular o poder da mãe no Condado Portugal o dom fonso Henriques consegue isso na batalha de São mamed em que derrota a mãe ao pé de Guimarães em 1128 portanto Portugal
Nasce por os nobres de Portugal não quererem submeter-se à influência dos Nobres da Galiza aliás nos anais de Dom Afonso Henriques que é um um documento de 11 18 85 quando se conta esta história diz-se que os estrangeiros os estrangeiros queriam apossar-se do reino de Portugal Isto é eles tratam os
Galegos como os estrangeiros ou até como uma nação estrangeira que se cria a poderar do reino de Portugal e o o José Matoso aliás que é o enfim a grande referência historiográfica do e sobre esta época eh diz que ele ele usa a mesma expressão que os nobres portugueses rejeitaram uma política de
Vinculação com a Galiza uhum isto não quer dizer que estes nobres portugueses não estivessem relacionados com nobres galegos eles estavam constantemente a casar com os outros e que os nobres galegos não continuassem a servir os reis de Portugal e a haver interesses quer dizer mas neste momento há aparentemente as fontes permitem
E imaginar que é uma espécie de separação entre estas duas entre este aquilo que poderia ter sido o sul da Galiza Mas de repente já não é bem o sul da Galiza pugal Foi mesmo fundado de costas para para a Gal é e a partir de 1139 aliás Dom Alfonso Henriques passa a
Intitular-se rei dos Portugueses e mais do que isso há um outro pormenor muito importante que para que José Matos chama a atenção na chancelaria de Dom Afonso Henriques Isto é portanto no na Enfim no seu à administração Onde guardavam os documentos o José Matoso nota que nos
Celos que nos celos que são usados para validar os documentos o termo que é usado é o termo Portugal isto é uma coisa curiosa porque a tradição era usar o o nome dos Reis uhum Dom Afonso etc e aqui é usado o nome de Portugal eh só
Mais tarde curiosamente só mais tarde é que se começa a usar o nome do rei e e e o o José matosa interpreta interpreta isto talvez como uma uma vontade de que terá existido portanto nos anos de eh 1120 1130 até aos anos 1140 de contrapor Portugal legaliza Isto é de afmar uma
Identidade portuguesa uma identidade de afmar Portugal como uma identidade separada quer dizer portanto e só é mais é a partir da década de 1150 que segundo G matus começa a ser usado o nome eh do Rei já Como Portugal portanto está establecido e não precisa da
Firmação não é portanto esse esse é um primeiro fator de separação Isto é há nobres em na terra Portugal há um há depois um chefe desses nobres que é o o filho do Conde Dom Henrique Dom Afonso Henriques que querem ser portugueses querem fazer qualquer coisa que se que
Chamam Portugal portanto Esse é um primeiro fator de separação agora temos aqui outros fatores de separação e além dele segundo fator de separação entre Portugal e Galiza a separação eclesiástica Há uma grande rivalidade entre o o Arcebispo de Braga e o Arcebispo de Compostela Compostela Santiago de Compostela é o grande centro
De peregrinação mas Braga tinha sido uma sede Metropolitana importante anterior e portanto o arcebispo Braga quer quer autonomizar não quer ficar submetido a Santiago de Compostela e trabalham também o arcebispo Braga trabalha também para uma separação em relação a Santiago de Compostela para uma separação eclesiástica que de facto só na altura
Tem uma grande dimensão não é fundamental é uma coisa importante quer dizer que é as igrejas os bisp não e não para a população toda quer dizer é as igrejas os bispados quando T de tratar um assunto acima do do dos seus enfim do
Do do de onde estão em vez de irem a a Braga vão Compostela ou então em vez de irem a Compostela passam ir a Braga quer dizer portanto em vez de irem aqui sair fora do reino de Portugal Ficam todos dentro do reino Portugal o que eu
Estava a perguntar é que Compostela que hoje em dia tem uma grande dimensão para crade era maior eraa maior do que era hoje era uma coisa era uma coisa que não era um enfim que não era feita era feita por grande devoção quer dizer havia muita gente que vinha da Europa aliás
Para Compostela onde estava o As Relíquias do apóstolo Santiago portanto Braga trabalha também para a separação já em 1147 147 o Arcebispo de Braga obtém a obediência dos bispos de Porto Coimbra lamigo e vieu que deviam obediência a Compostela mas ele obriga-os a dizer e
Enfim a a obedecerem a ele e e e em 1148 aparentemente atá a vida em Braga um Concílio de bispos portugueses uma coisa que não fazia muito sentido não havia razão nenhuma para aí mas é Basicamente já o arcebispo Braga que é aliás muito próximo do Alfonso henriqu a
Também a fazer uma espécie de reino Eclesiástico à parte de sancl uma Independência eclesiástica portanto Este é um segundo fator e depois há um há um terceiro fator de separação que são já aqui falamos dele e dele em naquela questão da reconquista porque é que Portugal avançou para Sul que são
Os reis de leão e Castela os os reis de leão e Castela guardam para si a Galiza eh O que é que isto qual é o significado disto o significado é que várias vezes durante o seu reinado Dom Alfonso Henriques faz avanços para a Galiza portanto passa além dos rios
Minho e Lima para território Galego em combinado com nobres galegos para ocupar territórios aí e o que é que LTE Mas então ainda houve uma tentativa de não houve tentativa de ocupar territórios que tem logo a reação imediata dos Reis leão e castelo de tal maneira que por
Exemplo a interpretação do José Matoso é que não havia de facto ideia nenhuma de conquistar território era mais ocupar territórios para depois negociar com os reis de leão e Castelo Isto é com o objetivo do fon Henriques não era ocupar territórios ou não era necessariamente ocupar territórios na
Galícia nunca foi toda a Galícia mas foi sempre alguns territórios mas era ficar com alguns castelos e algumas povoações para depois negociar com o reio para chegar a acordos para chegar a acordo aliá e a explicação é que o por exemplo o dom fons Herr também atacou Salamanca
Quer dizer não foi só para galí também atacou Salamanca em 113 mas a verdade é que o do José ris concentrou-se eh Na tentativa de conquistar as cidades do sul eh Lisboa mas curiosamente também badajos e o que é que acontece em badajos encontra imediatamente o rei de
Leão e castelo em 1169 que aliás até se alou aos muçulmanos para impedir que o dom Alfonso Henriques conquistasse e conquistasse badajos aliás em 1169 ele aprisiona mesmo Dom Afonso Henriques e e e obrigao para o libertar depois a devolver todos os todos os territórios que tinha conquistado na Galiza que ele
Tinha conquistado a Galiza S envolvidos e e Os territórios também a leste do guadiana que ele tinha conquistado portanto os reis de leão e de Castela são também um grande fator de separação entre Portugal e e e a galí e depois condicionam também a expansão do reino
De Portugal para Sul Isto é impedindo qualquer expansão para Norte e até para leste Porque estão ali sempre pros para reagir exatamente para reagir há um quarto fator de de depois de separação que é o que resulta da própria expansão do reino de Portugal para os para o sul
Nos séculos XI e no século XI eh no sul Os reis de Portugal aliás tomam-se até mais Independentes da nobreza Portugal porque entram numa terra onde predominam as comunidades municipais e depois as ordens religiosas como eh ordens religiosas militares como aos Templários portanto desde 1131 do Alfonso Henriques
Está sobretudo faz a sua base principal é Coimbra uhum ah já não é Guimarães é Coimbra Coimbra é então a maior cidade do reino de Portugal aliás é maior do que Lisboa ou do que Santarém Coimbra e e depois há uma descida para Sul crescente quer dizer à medida que se vão
Conquistando cidades no sul e e Este Reino começa a ter portanto os seus centros cada vez mais longe da Galiza quer dizer cada vez mais longe da Galiza e neste ter Portugal cada vez mais longe da Galiza apesar de tudo ainda predominam as elites guerreiras vindas
Do Norte e e o E porque é que nós sabemos que ainda predominam as as elites guerreiras vinda do vindas do Norte portanto do antigo Condado portugalenses passa a ser a língua falada a Sul em em Santarém eles impõem essa língua é uma língua que vem do
Norte portanto eles aqui no mas que não era falada portanto depois da reconquista não nem nem n Sul provavelmente era falado outra língua que não temos outra outra havia havia outra outra maneira de falar latim de que não há registo ou ou então falava S árabe quer dizer falava S árabe estava
Sobre domínio Muçulmano e a partir do momento em que o novo reino começa a est centrado em Lisboa e Santarém este português que é eh exportado para aqui portanto que vem para o quer dizer como aliás diz um um especialista nas línguas quer dizer os portugueses falam português como os brasileiros falam
Português quer dizer é uma língua que veio do que veio de outro sítio quer dizer e que veio para aqui quer di dizer aqui há uma há uma conquista por parte destas elites militares de Lisboa de Santarém de Évora onde impõe em português portanto aqui fala-se Português o Português é uma língua tão
Eh exótica em eh no sul de Portugal como no Brasil quer dizer é uma língua imposta também agora quando é imposta acontece também o que acontece no no ao português no Brasil quer dizer começa a desenvolver características diferentes e e o que acontece é que em Lisboa há uma maneira
De falar português e depois é uma maneira de falar português que está associada a partir de determinado momento à corte e portanto ao ao poder político no reino de Portugal portanto E e essa maneira de falar português começa a tornar-se a norma do falar português
No reino de Portugal Isto é e cada vez mais distante portanto da maneira como se fala português ou como se falava a língua na Galiza Mas também como já como a língua também era falada no Minho quer dizer começa-se a afastar portanto a pouco e pouco o reino de Portugal vai
Dendo a sua relação com a Galiza e se avançarmos até ao século 16 encontramos outro sinal da separação entre Portugal e a Galiza e nós no e portanto no século XII as fontes eruditas como por exemplo enfim fontes eruditas eclesiásticas como documentos produzidos no mosteo de Santa Cruz de
Coimbra etc e ainda dizem há um documento de 1162 ou 1163 que diz que Dom Afonso Dom Afonso Henriques foi rei de quase toda a Lusitânia e de parte da Galiza portanto Isto é curioso nesta neste documento ainda há memória é uma memória erudita eclesiástica de que o
Norte de Portugal faz parte da Galiza faz parte da Galiza Romana da galécia e que o resto de Portugal faz parte da Lusitânia Romana quer dizer faz parte de outra província portanto eles dizem que Dom fonso Henriques é rei de uma parte da Galiza e de uma parte da Lusitânia
Portanto isto no século XI Mas se nós avançar até ao século eh 16 nós no século X o que nós temos é as elites letradas em Portugal esquecem completamente a galécia e passam a dizer que Portugal Corresponde à província da Lusitânia eh por exemplo C hois nos Lusíadas estás
A falar para uma remissão para os romanos não a galécia Romana mas a Lusitânia Romana certo não a galécia romenia e a Lusitânia Romena portanto são duas províncias exato exato mas escolhem o século X ainda tem ideia em Coimbra que uma parte de Portugal faz parte fazia parte Gal da galécia Romana
E outra parte está na Lusitânia Romana no século 16 Camões imagina Portugal todo na Lusitânia Romana e passam os portugueses passam a ser os lusitanos Isto é há uma espécie de lusitan de Portugal Isto é esquece-se que Portugal começou na galécia quer dizer é uma que o reino começou de facto na galécia
Romano e que veio por aí abaixo e Portugal Isto é Camões deveria de facto ter chamado ao gelusia dos galegos quer dizer uma coisa Qualquer assim era mais correto ou os Gal os g era mais não os sim os mas mais os galaicos porque aquilo é mesmo
História Aliás o próprio Camis é de uma família de origem gala quer dizer mas não eles de repente para os portugueses eruditos no século X os portugueses são os lusitanos e portanto é na província da Lusitânia as suas origens passam a ser o viato Viriato não é da da galécia
É da Lusitânia da s da estrela portanto de repente esquece-se completamente a galécia esquece-se a Galiza está completamente esquecido e é como se Portugal fosse tivesse nascido e no Sul na Lusitânia não Portugal por acaso nasceu na galécia dizer mas já está esquecido finalmente há um há um quinto
Fator de separação óbvio que é e esse vem já não l não do lado de Portugal Mas do lado da Galiza que também se afasta de Portugal sim e o fica AD no reino leão e Castela depois no reino de Castela depois naquilo que vem a ser a
Espanha e Acontece uma acontece algo de importante na Galiza é que o O galego a partir do século X X até ao século X praticamente não é usado na escrita e na educação isto é torna-se uma língua meramente oral O que é usado na Galiza para na educação erudita quer dizer
Educação formal e na escrita é o Castelhano aquilo que depois nós chamamos o eh espanhol Portanto o Castelhano torna-se na Galiza a língua escrita e a l a língua da educação portanto a língua galega é sobretudo uma língua falada Rural uma língua eh sem uma literatura erudita como ao português
Não tem uma literatura como a literatura portuguesa portanto não tem eh não tem a evolução erudita do português no século X que de palavras vindas do latim e também vindas do Castelhano quer dizer eh evolui de uma de outra maneira passa a ter um léxico diferente é eh
Obviamente eh o português é a língua falada em Portugal por toda a gente na Galiza ainda hoje hoje em dia só metade da população mais ou menos é que fala Galego e fala com uma forte inflexão castelhana quer dizer porquê Porque na escola aprendeu em castelhano porque aprendeu a escrever em castelhano porque
Se educou em castelhano mas o que é que isto quer dizer isto quer dizer isto é que é o importante para nós isto quer dizer que apesar dessa familiaridade essa intimidade essa Boa Vizinhança que possa ter havido entre e o o norte de Portugal e a galisa o que
Acontece é que quando Por exemplo quando as autoridades fronteiriças do norte de Portugal querem contactar as aor quiseram no século XVI ou no século XIX contactar as autoridades fronteiriças do outro lado o que vão encontrar é funcionários públicos ou oficiais militares ou eclesiásticos da Galiza a educação é em
Castelhano quer dizer que falam Castelhano descrevem em castelhano e que foram e e portanto há uma tendência para os tratar como espanhóis como os outros espanhóis porque eles falam Castelhano falam espanhol como os outros espanhóis e como os outros espanhóis portanto é uma situação diferente obviamente das Comunidades rurais onde
Aí sim talvez pudesse haver uma um contactos e e contactos onde a proximidade linguística fosse maior mas isso era dos falares Rurais do falar do do do da maneira da fim da oralidade e não propriamente em zonas de Fronteira sim as pessoas falavam com muito entros Montes etc entendiam com com as pessoas
Do outro lado da Fronteira tinham maneiras de falar muito parecidas essa frira extremamente porosa e muito aberta não é a nível das pessoas educadas não quer dizer uns são educados em português outros são educados em castelhana Aliás a maneira como os reis de Portugal olham para o resto da península nunca
Privilegiou a galí Isto é os reis de Portugal nunca tentaram conquistar a Galiza e tornarem-se Reis da Galiza os reis de Portugal de facto quando quiseram ser mais do que reis de Portugal na pío Libéria que quiseram ser foi o Reis de Castela eh foi era em
Termos de Castela que eles pensavam quer dizer o no século XV no princípio do século XV o dom fonso V O Dom João II O Dom Manuel todos tiveram ideias de ser ou Reis de castelo ou ser pais de Reis de castelo Aliás o resultado disso foi a
Integração de Portugal na monarquia dos habsburgos 1580 mas aqui o que importa é que os reis de Portugal vem a Galiza como parte do rein do rein Castela do questão ao longo hist e do lado de Castela também se Portugal também não é ligado à Galiza
Isto é entre 1580 e 1640 os habsburgos tratam tratam Portugal como um reino separado e portanto nunca lhes des ocorreu Ligar penso eu juntarem à galí e a partir da restauração em 1640 o rein de Portugal estava a afastar de da Galiza portanto tivemos a descrevê-lo aqui mas também começou também a
Distanciar-se da Espanha por razões óbvias agora políticas e e militares Há uma grande relação diplomática e comercial com a Inglaterra e depois uma grande relação cultural com a França e o Frances substitui o Castelhano como a língua estrangeira principal e e em Portugal portanto há um grande uma
Grande frenamento da língua portuguesa a partir do século 17 do século XVI portanto um grande impacto do francês e a Galiza portanto é cada vez mais vista como parte da Espanha os galegos como espanhóis certo Rui mas mas ao mesmo tempo a figura do galego é uma figura muito importante nomeadamente na
Sociedade Portuguesa em Lisboa porque eu estou a falar obviamente de uma separação a nível político a nível da cultura erudita Mas isso não quer dizer que não houvesse ligações fortes entre Portugal o norte de Portugal e a Galiza e até as cidades portuguesas e a Galiza
Por exemplo eh os galegos são até ao século XX os estrangeiros mais numerosos em Portugal em Lisboa e no porto ah onde mai comunidade mesmo era maior comunidade mesmo eram eles empregavam assim serviços na cidade na Restauração padaria carreg eram carregadores eram moços de fretes eram aguadeiros eram
Criados no fim do século X cima profissões muito visíveis e de contacto exatamente por exemplo como donos de lojas de comércios etc no fim do século XV há um há um cálculo Mas penso que talvez seja um bocado exagerado mas vou dizer aqui de 40.000 galegos em Lisboa
Quer dizer uma cidade de 200.000 habitantes Isto estava quase 20% da população de galegos era demasiado mas mas eram muito importantes de qualquer maneira porquê Porque nós porque é que sabemos isso porque em 1801 há uma guerra entre Portugal e a Espanha e uma das coisas que o governo português e
Pensa é expulsar os espanhóis do território português ou seja eram vistos como espanhóis era eram não mas curiosamente mas a ideia é Portanto o governo Português pensou os espanhóis e os G eram espanhois eram para expulsos mas depois e isso é enfim isso é desistem da ideia porquê Porque a
Explicação é não isso iria afetar imenso os serviços em Lisboa que dizer eles eram tão numerosos que não podíamos expulsá-los queer dizer precisamos deles para fazer uma quantidade de coisas em e em Lisboa agora o que é que acontece o que acontece é que isso é é é que o
Portugal e a Galiza são a galisa está integrada num estado diferente quer dizer Portugal é um estado separado e os dois estados Portugal e a Espanha culturamultimédia a cultura da educação dos meios de comunica e por exemplo há estudos de opinião até de antropólogos que demonstram isso
Curiosos quer dizer por exemplo Em geral os galegos são eh sobretudo os nacionalistas galegos muito simpáticos para com Portugal declaram sempre retoricamente uma grande amizade para Portugal mas depois quando se lhes começa a a perguntar como é que eles veem os portugueses e como descrevam os
Portugueses O que é que acham que os portugueses são como é que os portugueses se comportam O que é que são os portugueses as respostas deles são iguais às os outros espanhóis quer dizer isto Eles veem os galegos veem os portugueses exatamente como os outros espanhóis vem como os os Castelhanos os
Catalães os vascos vem os portugueses isto tem a imagem que foi uma imagem criada dentro do Estado espanhol para ver os os portugueses