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Eu como muitos muitos da minha idade andei na catequese e e não só na catequese enfim um pouco por todo lado nos filmes que nós vemos aqueles filmos show a Bíblia tudo isso nós temos uma narrativa uma história que é contada que é uma história incrível que é uma
História incrível e bem contada e bem contada uma história Anunciação o caminho de Belém para de Nazaré até Belém os Tudo cheio a ida para o estábulo a vinda dos pastores da vaca do burro depois os reis magos a seguir o massacre dos Inocentes a fuga
Para o Egito O Regresso a Nazaré Ora bem esta história é compósita primeiro que tudo só uma umor nós como enfim a cultura católica não nos põe a ler a Bíblia põe-nos a ler resumos da Bíblia exatamente portanto os protestantes é que têm por ábito ler a Bíblia se nós
Indo à Bíblia na Bíblia no Novo Testamento há quatro Evangelhos eh nenhum deles foi escrito exatamente foi contemporâneo de de de de Jesus Porque Jesus não deixou obra escrita digamos assim e outros deixaram mas ele não eh o os Evangelhos até foram escritos alguns anos depois Portanto o primeiro
Que foi o de Mateus terá sido escrito por volta de espera aí que eu tenho aqui a data não quero enganar-me portanto à volta de 60 anos depois depois do de Lucas e o de Marcos eh à volta de não sei se estou aqui a confundir Mateus e
Marcos é sempre um problema que eu tenho eh não estou tou a dizer estou estou a dizer bem eh eh Portanto o de o de Lucas e e e e Marcos não o de Mateu perdão mar primeiro de todos é o de Marcos primeiro de todos é o de Marcos e terá sido
Escrit À Volta do ano 70 portanto estás a ver em princípio S sete décadas depois sete não é sete décadas depois porque relativamente à morte será quatro décadas depois quatro décadas depois quatro décadas depois os de Mateus e de Lucas terão sido já escritos no fim do
Primeiro século portanto anos 80 anos 90 portanto c seis S décadas depois o que indica que provavelmente os seus autores nem sequer estariam vivos n teriam sido contemporâneos de de terá sido escrito com base em relatos com base em relatos com base na tradição oral o mesmo e o o
De João ainda mais tarde não é eh os Evangelhos inclusivamente não se sabe se estes nomes correspondem ao nome das pessoas portanto porque o o o os nomes foram dados mais tarde foram dados mais tarde e não eram os únicos também há uma coisa que maior parte de nós
Temos pouco consciência disso agora já temos acesso aos Evangelhos não gnósticos portanto a Aos evang aos outros Evangelhos portanto que há mais Evangelhos não é portanto há mais documentos dessa época relatando o que se passou com Jesus Cristo eles foram traduzidos pelo Federico Lourenço portanto esteve a traduzir a Bíblia e a
Seguir do grego não do do grego mas atenção é de onde deve ser deve ser traduzida porque não não te percas na história se quiser já já vamos já vamos falar do grego volta lá hist Não não devemos avisar os ouvintes que isto é um tema que nos apaixona
Tanto a m comoos Manel fernes portanto e o evangelho de Mateus traz sido escrito pensar nos judeus e portanto e já vemos isso porque é um dos Evangelhos que fala portanto desses quatro Evangelhos só dois que é o de Mateus e o de Lucas é que falam do nascimento de
Cristo os outros falam só da parte posterior da vida dele que é a parte mais importante do ponto de vista da da do cristianismo a parte mais importante de todas é a paixão e a ressurreição mas as parábolas a os ensinamentos vêm todos mais tarde não é portanto partir dos 30
Anos mais ou menos que ele já era homem feito e e o o o evangelho de Mateus que é um dos que relata o que se passou parece ter sido feito muito a pensar em converter o judeus e por isso é aquele onde há mais referências que nós podemos
Interpretar como sendo a tentativa de aplicar as escritas profecias judaicas as profecias anteriores portant do Messias explicar que é o messias Messias explicar que é o messias portanto não é dito Dessa forma não é feito dessa forma mas há vários pontos ali que t a ver com
A fazer coincidir aquela forma como se conta a história com aquilo que era prisão do Messias o Evangelho de Lucas que é o outro que fala do Nascimento E terá sido escrito para os gentios para os não judeus e e tem outra outra outra outro enfoque mas em relação a estes
Dois estes dois Evangelhos que contam só para teres uma ideia assim de algumas diferenças gor se entra em grandes detalhes num eh a família sagrada família está em Belém vive em Belém São pessoas de Belém até por causa de uma questão que tem a ver com a tal profecia que é José
Portanto o pai de Jesus o pai não biológico digamos assim durante a coisa José teria que ser descendente de David e o a criança tinha que nascer em Belém porque era isso que diziam as profecias portanto eram de na no no outro no evangelho vem de e Nazaré de Nazaré
Nazaré fica muito longe portanto fica enfim hoje em dia não é muito longe mas na época seria 90 Km mais ou menos à volta disso portanto vir de Bur P de burro 90 Km não é ainda por cima uma mulher grávida quase no fim da gravidez
Não era nada Óbvio portanto Isso é uma das coisas que logo é é discutível é discutível sees vieram para um receno é uma das coisas que se Escute o tal sensos não o tal sensos o tal sensos Porque aqui quer dizer viajar para o sensos não era obrigatório fazer com
Trend a esposa não era eh não era muito lógico sequer fazer e depois há contradição entre quem encomendou o censos que era um governador da Síria cujo o tempo do Governo da Síria não coincide com o rei Herodes portanto aquilo as coisas não batem logo certas e
E fazia de Maria uma vítima da burocracia e logo logo logo nessa altura ex examente exatamente portanto neste outro evangelho em que eles vêm Nazaré que aparece a história do estábulo Uhum agora outra dúvida é é um um estábulo é uma Gruta Exatamente é um estábulo é uma
Gruta a ideia da Gruta só apareceu no século no século i e como provia de um santo que era da região e portanto sabia que na região havia muitas grutas eh eu já esve em Belém não sei se não ainda não a Eu já estive em Belém e em Belém
De facto tá lá o o local mitológico a Basílica da Natividade a Basílica mas dentro da Basílica dentro da Basílica está quer dizer dentro tá a gruta está a gruta portanto isto não sabia Depois há outra coisa que era em que altura que teria sido o censos por exemplo é uma é
Um tema também de discussão Porque se o sensos para funcionar não deveria ser no inverno no inverno seria mais difícil as pessoas movimentarem-se portanto não faria muito sentido e se fosse no inverno problema da data se fosse no inverno também não era normal que os pastores tivessem no campo e vissem uma
Estrela e viessem atrás da estrela até eh ao presépio digamos assim portanto aliás há uma coisa curiosa que é o burro e a vaca não estão em nenhum dos Evangelhos são omissos os e o Papa B 16 referiu com grande polémica numa numa obra que fez e na altura deu até deu
Grande deu grande polémica essa obra portanto estamos a falar de Jesus de Nazaré que é uma obra é basicamente teológica é uma discussão teológica sobre a figura de Jesus muito a responder a teólogos e islâmicos muçulmanos porque é uma coisa que eu também não sabia Jesus o nome de Jesus é
Parece mais vezes no Corão que o nome maé é um profeta do é um profeta é um profeta é um profeta do Islão portanto não tem o caráter sagrado que tem no cristianismo mas o seu nome é citado mais vezes que que é citado o próprio
Nome Maomé uma coisa não deixa de ser e curioso portanto é uma é uma mesmo no Islão é uma figura importante portanto é é é é muito é muito relevante e portanto voltando aqui aos pontos que não batem todos certos na história os rismos quer dizer os os não falam em Reis macos
Falam em sábios do oriente sábios do oriente e portanto não há nenhuma indicação segura de que seriam realmente Reis e aparecem mais aparentemente para confirmar a ideia da profecia porquê Porque o Messias é o Rei dos Judeus e daí a questão do massacre dos Inocentes
E Herodes que era o rei não queria que houvesse rivais e Herodes era um rei terrível não é só para ter-se uma ideia quando Herodes morreu queria que toda a gente os chorasse como ele não tinha a certeza que iam chorar por terem amor a ele deu
Uma ordem que depois não foi cumprida pela filha para matarem dezenas de pessoas para todas terem razão verdadeira para chorar para chorar portanto estás a ver o tipo de de grau de loucura o grau o grau de loucura aliás havia uma coisa que dizia assim Herodes não era judeu mas tentava imitar
Os judeus e portanto não comia carne de porco hum os judeus também não comem carne de porco tal como os muçulmanos então havia um ele matou tantos filhos tantos dos seus filhos para não ter rivais que havia um provérbio parece parece que alguém enfim um Imperador ou
Um governante Romano terá dito antes de ser porco de de Herodes porque ele não ia matal não ia com El do que filhotinha mais garantias de sobrevivência mais garantias sobrevivência lá bem o tipo de pessoa queer bem independentemente disso para ser rei Era preciso ser anunciado com algumas
Coisas mitológicas daí a ideia da estrela que guia que é uma coisa que aparece em muitos aparece noutras religiões antes portanto não é original daí também o o ouro ência mirra o ouro talvez não fosse ouro fosse um produto Dourado Digamos que estavam Associados a à Realeza
Portanto a esse ponto e tem significados também de tudo isso tem significado com a finitude da do ser humano Bom enfim ess os três presentes dá outro programa finalmente só para só para dar uma ideia o problema da data que é uma quiser eu penso que já referi que herotes estava
Vivo e erotas morreu no ano 4 anantes de Cristo e se temos com alguma segurança porque há talvez a a história mais detalhada da da da região nessa nessa nesse período é feito é escrita por um judeu josefus que é aquele judeu que feito D uma forma um traidor e que conta
A guerra a guerra de 66 portanto há há uma guerra muito é quando é destruído o templo não é portanto e entre é uma revolta Judaica e em 66 uma volta muito violenta é também onde ocorre o Episódio de maçada não é do circo de maçada e do
Suicídio coletivo dos J Deus de de de maçada e quem relata Essa guerra é o josefus e o josefus também tem referências A H A Herodes naturalmente e nós temos algumas segurança sobre quem é que ele quem é ele seria portanto há há Fontes históricas sólidas portanto biológicas e e e
E escritas portanto em princípio se ele nasceu com com herotes poderá ter e nascido uns anos antes nascido uns anos antes eh Muito provavelmente também não terá sido à gerer horas do dia 25 não foi o primeiro bebé do do dia 25 do dia 25 porque a data 25 de dezembro só é
Fixada muito mais tarde Portanto o o nós sabemos que enfim que os Evangelhos que fazem parte da Bíblia o calendário tamb o calendário também não devia ser muito sim o calendário não era igual ao nosso mas apesar de tudo apesar de tudo ela é fixada mais tarde uhum já para um papa e
É fixada e a 25 de dezembro aparentemente enfim não havia nenhuma certeza há um argumento um bocadinho ingenioso para o 25 de dezembro tem a ver com a data que era atribuída à morte Portanto que seria 25 de Março Ora se ele só para fazer bater as coisas certas
25 de Março dia da morte vamos vamos andar para trás e vamos pensar que eh ele também foi concebido num dia 25 de Março uhum e portanto eh 9 meses depois é 25 de dezembro panto enfim é um argumento um argumento engenhoso eu acho aqui algum alinhamento cósmico ou Divino
Alinhamento exatamente eu acho que a razão principal e é uma razão inteligente e que funcionou foi eh a igreja a igreja ter noção de que num mundo que já era cristão então havia tradições do solstício de inverno uhum muito fortes portanto no Império Romano nas zonas enfim não cristianizadas o o
Sol de inverno é objeto de celebrações de festas portanto coisas que eram pagãs e e a igreja podia tentar Contrariar essas celebrações mas se calhar o mais inteligente era apropriar-se delas adaptá-las adaptá-las e apropriar-se Delas Portanto o solstício de inverno é costuma ser 22 de dezembro 25 de
Dezembro certo e portanto e isso funcionou bem portanto nós temos hoje em dia Muitas coisas que associamos ao Natal que se formos escavar um pouco nas suas origens formas de comer formas de festejar muitas coisas escavamos um bocadinho na sua origem encontramos festas pagãs até a forma de enfeitar
Algumas Aras forma de infetar muitas coisas dessas agora bem só porque enfim já me estou a estender um bocadinho que orora chamar a atenção para um ponto que é o seguinte bem qual é a importância disto ser da história ser esta ou não ser esta portanto eh primeiro ponto os
Evangelhos são fixados bastante tempo depois não é portanto os quatro Evangelhos que conhecemos não Como já disse não eram os únicos quatro a sua escolha é feita à posterior até e batizá-los com nomes é feita à posterior portanto eh correspondem de alguma forma a um esforço de ter uma uma narrativa
Única eles terão sido escritos com base na tradição oral naquilo que eram as memórias que existiam naquela naquela naquela região e portanto é natural que se pensarmos uma tradição oral décadas depois que é quando é é feito este relato eh percebemos que não tem que ser
Muito rigorosa tem e e e e que há neles uma preocupação sobretudo eh no que no que vai à procura da da da da digamos da confirmação da da mensagem do Messias de da história bater certo com aquilo que eram as profecias eh judaicas portanto aqui não há H nada de
Extraordinário orora diz-se H mas está bem mas e a Bíblia eh ão que a bíblia conta não não é verdade muitos foram ensinados a dizer que havia uma uma verdade bíblica exatamente verdade bíblica olha e apesar de não falar do novo testamento Testamento seu recentemente um livro que
Nós de um autor que nós até entrevistamos aqui no no no no observador chama-se ele é um padre Jesuíta especialista em estudos bíblicos Francisco Martins a bíblia tinha mesmo razão as histórias de Israel e o Israel da história pant mas é basicamente antigo testamento é é um livro bem
Interessante eu não li todo mas Li ali pedaços permite cruzar arqueologia com o que nós sabemos e percebemos que inclusivamente algumas das tradições bíblicas tem a ver com as tradições daquela região uma região que vai do Egito à Babilónia portanto não é só Palestina digamos assim ou a ou a
Galileia e a Judeia E e essa zona toda que fica ali e naquela naquela zona portanto isto quando nós o entrevistamos o Francisco Martins ele foi feita uma pergunta e ele deu uma resposta que eu achei particularmente interessante mas mesmo particularmente interessante que foi a ideia de que a
Bíblia de alguma forma é histórica sem ter que ser histórica porque é uma consagração de parábolas e de mitologias que TM fundamento na história e que podemos comparar com quê com os ladas tem uma construção literária Os Lusíadas nós sabemos que aquilo que que o camones relata aquele relato heroico não é
Aquele relato heroico tem tem raízes históricas aquilo passou-se mais ou menos assim mas não é história Uhum mas não é história e nós podemos ir mais atrás podemos ir à ineida podemos ir à eliada do do Homero e perceber que aquilo que tem fundamento histórico portanto é olha é ficção histórica agora
Tanto na moda não é pronto mas com um lado mais mais heroico e mais mitológico e que tem o valor não de e quer dizer o valor da figura de Jesus Cristo não é apenas saber se ele foi ou não concebido e partir de uma virgem não
É coisa que aliás de resto não é impossível não é impossível e não é preciso haver inseminação artificial não vou entrar agora em detalhes mas eu agora ia prar por ti Manel Não não vou entrar não vou não vou entrar em detalhes eh portanto nós estamos a uma
Hora da da da emissão que permita isso portanto eh mas não não eh Aliás já agora só uma só uma um pequeno parênteses a própria figura de Jesus e a figura de Maria aparecem no mais tarde no talmud e também em textos judaicos eh muito irritados e muito maliciosos em que tudo
É Tratado de forma portanto porque a ca altura os judeus não aceitaram Jesus Cristo e e eu f queem não aceitasse mal digamos assim e e esses textos que H enfim tá talvez alguém pense associar um antisemitismo existem mas não são recomendáveis e e tudo e tudo isso
Depois contribuiu para essa ideia de de que ainda hoje perdura n alguns setores que os judeus são os assassinos de Jesus não é e tudo isso alimentou uma série de ódios e ajudou é verdade é verdade eh nós quando vemos a história melhor e conhecemos a época percebemos que não
Terá sido exatamente assim não é e que estamos num período estamos a falar enfim as datas são o que são mas se falarmos em 33 e a DC não é depois de Cristo estamos a uma geração da grande revolta Judaica que é 66 tal que eu falei há pouco do
Josefas e foi uma revolta que acabou com a destruição do templo porque os romanos e enfim não sei se tu nunca Já percebi que não tiveste nunca naqueles territórios mas não infelizmente ainda não ainda não mas quem foi alguma vez amassada maçada é um sítio mítico dos
Dos judeus porque foi o último local da Resistência maçada é um um sítio quase inacreditável de ver como é que lá se pode chegar portanto é uma é uma fortaleza que era uma pequena povoação no alto de um uma montanha vai-se de teleférico para teres ideia vai-se de
Teleférico e quando nós estamos lá disos mas como é que os romanos conseguiram entrar aqui dentro como é que chegaram cá como é que cá conseguiram chegar e depois vamos ver a história e eles construíram durante meses meses um Dick com terra tiveram que trazer para ali are Terra nunc mais portanto uma
Verdadeira uma coisa gigantesca centenas de que estamos a falar dezenas de metros de altura centenas de metros de altura para para que as suas legiões pudessem chegar à Muralha porque nem sequer conseguiam aproximar-se da Muralha portanto tão alto tão alto aquil estava portanto estamos a falar dessa dessa
Dessa dessa revolta que acontece pouco tempo depois da morte de de de de Jesus Cristo portanto não que tenha que tenha havido eh e que haveria seguramente nessa época naquela região eh portanto figuras que de alguma forma traduziam a insatisfação é muito natural até porque o cristianismo tal como o
Conhecemos hoje é basicamente não é uma é uma coisa é basicamente uma criação de Paulo não é uhum e Paulo é que no caminho para damasco e vê luz tem tem a revelação e depois é o grande evangelizador e é o verdadeiramente do qu aliás as primeiras os documentos mais antigos do novo
Testamento não são os Evangelhos são algumas epístolas portanto eh e eu acho que isto tudo é é sempre muito fascinante sendo que aquilo que eh quer os teólogos quer os estores cristãos gostam de sublinhar é que o importante de facto é a figura não é
Saber se não é os não são os detalhes históricos O importante nas parábolas não é saber se houve ou não houve multiplicação dos pães ou houve ou não houve alguém andar por cima da água é o sentido que isso possa ter na mensagem e na transmissão da mensagem de Dek