🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
Minhas senhoras e meus senhores Bom dia bem-vindos aos 108 oradores e moderadores aos 1500 participantes e assistentes e a todos aqueles que nos acompanham através do streaming para as Universidades na internet e na televisão hoje somos muitos hoje e à manhã vamos aqui procurar a liberdade em plena Liberdade
Como presidente do Conselho de administração da fundação Francisco Manel dos Santos quero expressar a todos o nosso compromisso com a liberdade e o pluralismo que gostaríamos que todos utilizassem hoje e à manhã para discutir e pensar o nosso futuro comum Este é para nós na Fundação Francisco Manuel dos Santos um momento muito
Important do nosso ano de trabalho hoje cumprimos a tarefa prioritária e primordial da nossa Fundação convidar os portugueses a debater livremente é para isso que existimos e certamente este encontro enche de orgulho a nossa Fundação existimos para prestar um serviço público a Portugal informar factos promover ideias
E fomentar o debate público é isso que hoje vamos fazer aqui hoje e à manhã para ser livre e ter opinião gostaria de saudar e agradecer a presença de todos em particular aqueles que vieram de longe para se associar ao nosso encontro gostaria de começar por cumprimentar o nosso fundador Alexandre
Soares Santos Presidente do Conselho de curadores da fundação Francisco Manuel dos Santos foi a sua visão estratégica e a sua preocupação com o futuro dos Portugueses e de Portugal que levou à GES da nossa Fundação queria também cumprimentar todos os demais curadores administradores órgãos sociais da fundação aqui presentes muito particularmente os
Administradores executivos António Araújo e David lóes e o diretor científico Pedro Magalhães que comigo partilham a honra e a responsabilidade de desenvolver a missão desta Fundação distingo também os parceiros da fundação nesta iniciativa a TVI o diário notícias a média capital rádios a Câmara Municipal de Lisboa a acenter a Jon
Martins assim como tantos outros apoios e colaborações devidamente referenciados na documentação que vos foi distribuída queria também cumprimentar o Centro Cultural de Belém nomeadamente o seu Conselho de administração que nos deu os espaços para esta procura e viagem da Liberdade depois do Liceu Pedro nundes em 2013 Voltamos ao centro cultural belé
Em 2014 uma casa em que a fundação se sente bem recebida É uma honra e um prazer para nós realizar o nosso encontro anual pela segunda vez aqui gostaria também de agradecer a todos os que com a fundação e na Fundação com enorme esforço dedicação e entusiasmo contribuíram para que este encontro se
Em particular o Jaime G administrador da fundação e comissário do encontro assim como o conselho científico que o acompanhou Desde o Primeiro Momento a Marina Costa Lobo Maria João Valente Rosa José Pena do Amaral José Tavares e o Gonçalo Almeida Ribeiro a qualidade e o mérito da Escolha dos 108 oradores e
Moderadores resulta do excelente trabalho que desenvolveram nos últimos 8 meses Agradeço também à comissão executiva do encontro dirigida por José Soares Santos administrador da fundação e a multilem na pessoa do Petre Castro a eles devemos a excelente logística que hoje todos encontramos aqui uma palavra muito especial à Teresa
Mourão Ferreira que mais um ano foi incansável na preparação deste encontro e neste ano muito especialmente em que ela levou a sério o tema do nosso encontro de Há dois anos e a gente está a ajudar a resolver o problema demográfico uma palavra muito especial de Justo agradecimento e referência ao
Anterior Presidente do Conselho de administração António Barreto ele fez da Liberdade a missão principal da nossa Fundação e o centro dos seus objetivos a construção da Liberdade faz-se num encontro de ideias no debate ideias e este não teria sido possível sem o dinamismo que António Barreto imprimiu à nossa Fundação nos primeiros
5 anos de vida minhas senhoras e meus senhores Este é o terceiro encontro da fundação depois da população e da Europa chegou a hora de procurar a liberdade uma procura absolutamente necessária num momento muito complicado para a sociedade portuguesa enfrentamos hoje aquilo que é na minha opinião o
Maior desafio dos últimos 40 anos um processo de empobrecimento relativo quando ao mesmo tempo impera o descrédito das nossas instituições públicas vamos pois discutir a liberdade num contexto em que Portugal precisa dessa Liberdade para decidir o seu futuro vamos debater a liberdade com a seriedade o Rigor a
Unidade intelectual que são apanágio do nosso projeto fundacional Vamos pensar a liberdade com participação largada de todos e por isso não estamos numa mera conferência académica estamos sim num encontro plural aberto Vivo e livre também por isso queremos evitar o lugar comum político Aia mera propaganda que tanto contribui e contribuíram para a
Desvalorização das ideias para o debate inconsequente e para esse descrédito absurdo das nossas instituições é por isso que na minha opinião a liberdade é hoje um tema pereno mas é também um mundo diferente e uma sociedade que se transformou muitíssimo nos últimos 40 anos a liberdade de 1974 será porventura distinta da
Liberdade 14 O que é a liberdade hoje mudou essa liberdade e se mudou para onde Vamos Este é o programa deste encontro certamente existem fundamentos sociais políticos jurídicos religiosos culturais económicos da liberdade de tudo isto vamos falar Claro está durante estes dois dias mas uma das condições
Para que este debate se possa fazer é a opinião informada de cada cidadão a opinião que se exprime sem medo e sem temor e esse é o nosso compromisso aqui hoje esse é o nosso encontro minhas amigas e meus amigos procurar a liberdade fecha com chave de
Ouro o primeiro ciclo de 13 anos dos encontros presente no futuro um compromisso assumido pela Fundação em 2012 assumiremos certamente novos compromissos com o debate público e com a sociedade portuguesa porque essa é a missão e o papel da fundação e continuaremos a trabalhar e permitam-me que diga muito
Particularmente com os mais jovens que são o futuro do nosso país porque acreditamos que a população a Europa e a liberdade foram e são temas fundamentais para construirmos um país melhor declaro pois aberto o terceiro encontro presente no futuro 2014 à procura da Liberdade tem a palavra o
Comissário do encontro Jaime G Muito obrigado muito bom dia a todos queria apenas dar-vos um sinal sobre o que é a ideia geral deste encontro discutir a liberdade em liberdade e com todo a liberdade princípio que tem um primeiro domínio de aplicação na escolha dos oradores representam correntes diversas
Todos os debates têm aqueles que sintonizam com perspectivas diferentes a aproximação à discussão dos problemas a ideia de liberdade Como surge Como se desenvolve a ideia de Liberdade como se enraíza ou não enraíza em Portugal na sua história cultural na sociedade no seu debate político e depois os desafios
Da Liberdade no mundo presente não só no país mas na sociedade global e por isso procuramos na comissão científica ao longo de meses elencar quem pudesse contribuir para discutir ideias trazer um contributo Sereno e consistente à discussão deste problema não temos nenhum propósito que não seja o de permitir a todos um melhor
Conhecimento da ideia de liberdade não somos prosélitos não somos cruzados não somos propagandistas e como tal queremos prosseguir a missão essencial da fundação através deste encontro que é a de conhecer melhor conhecer melhor pensar melhor para eventualmente poder agir melhor e é para mim um enorme prazer poder começar esta referência com Michael
Ignatiev que nos vai trazer aqui o seu contributo a sua intervenção e os tópicos para uma discussão que queremos ver alargada a todos penso que é a altura de Michael ignatiev possa também subir aqui para junto de nós iniciarmos esta primeira sessão da abertura da Conferência Muito obrigado a
Todos pela vossa participação muito obrigado pelo vosso contributo e sobretudo muito obrigado por terem correspondido da forma como corresponderam ao apelo para vir discutir connosco a ideia de liberdade em liberdade e com toda a liberdade Muito obrigado Bom dia bem-vindos eu cheguei esta manhã aqui à sala pensava que vinha para uma
Académica uma conferência académica pequena numa sala poeirenta e fiquei muito surpreendido que não era nada do que eu estava à espera e é um prazer enorme estar aqui e agradeço muito as amáveis palavr o meu desta manhã é a liberdade e o desafio do capitalismo autoritário vou falar durante algum
Tempo e depois vou pôr este dispositivo ridículo e vocês poderão fazer perguntas podão eu gostaria de responder em português mas não posso a liberdade é desafio do capitalismo autoritrio meu tema e gostaria de começar poros falar de algo que aqueles de v gostam do Sherlock holes tanto como
Eu sabem do que eu estou a falar o cão que não ladrava há um cão que não ladrava nesta história e o cão que não ladrava é Portugal Espanha Grécia e Portugal foram a segunda vaga da democratização nos anos 7 e os TR países Espanha Grécia e Portugal passaram por crises graves
Entre nos anos 2008 2014 como sabem a crise económica grave pode ser algo de terrível para a liberdade e as vossas instituições depararam-se deparam-se com um desafio enorme Neste período mas Nenhuma destas sociedades nem os espanhóis nem os gregos nem os portugues voltaram a regimes autorit ou soluções militaristas populistas eu sei
Que nalguns cafés de Lisboa alguém terá dito alguma vez ah Quem me dera que o Salazar voltasse ao governo mas isto não passou de conversa de café não foi para a rua e Portanto vocês são o cão que não ladou o cão do autoritarismo que não ladou a Espanha a Grécia e Portugal
Também nada disso aconteceu eu eu penso que uma importante Vitória para a Democracia para a liberdade perdão a democracia Liberal é resistente resiliente é forte nas na europae ocidental e do Sul nem não é em todo lado como no entanto iremos ver a seguir se forem aqui ao lado a
Espanha e virem o que está a passar neste momento na Catalunha vão constatar que há um outro significado da Liberdade que temos falar a liberdade enquanto autodeterminação Liberdade significa a autodeterminação de uma maioria e o que é que é a autodeterminação significa o sonho de podermos ser donos
Da nossa casa sermos mestres do nosso destino mas a autodeterminação de uma maioria pode ameaçar a ordem política de uma minoria e a autodeterminação de um grupo pode ameaçar a unidade Nacional de um país neste preciso momento em que estamos aqui os catalães estão e os espanhóis em geral estão deparados com escolhas
Difíceis e que a constituição torna ainda mais difícil um referendo ou referendos unilaterais escolhidos pelos catalães podem levar a uma secessão unilateral e uma secessão unilateral é uma receita para a guerra civil portanto se eu vos disser que a democracia na península ibérica está garantida se eu vos disser que a democracia está
Segura na Grécia não não quer dizer que possamos ser complacentes há sempre a possibilidade de um conflito entre a Catalunha e a Espanha sair do nosso controle enquanto canadiano eu tenho algum interesse nisso eu gosto que os estados se mantenham Unidos a não ser que haja violência e opressão que impeça os
Grupos de poder conviver juntos mas onde tem haver onde tem havido a liberdade conjunta ela deve ser partilhada deve ser continuada Qual é a solução para a situação de Espanha na minha opinião só há uma solução um referendo constitucional acordado por ambas as partes sim ou não ficam ou saem
A acordado Entre todos e depois concede-se a liberdade em Espanha por consentimento se não for concedida por consentimento a liberdade não vai sobreviver poderá ha aqui algum espanhol no Na audiência que discorde de mim eu tenho todo o prazer em discutir convosco a minha esposa está aqui ela sabe bem que
Eu muitas vezes estou errado deixem já agora fazer uma outra referência já que estamos aqui em Portugal vocês são os criadores for os criadores do império Global Império que desou em 1974 agora perante um quadro muito diferente há um Brasil que independente desde o século X é agora uma democracia H Moçambique a
Angola que se libertaram do colonialismo mas não se conseguiram encontrar a liberdade antes encontraram a guerra civil guerra civil que terminou já há uns 20 25 anos e estas sociedades estão agora a passar por um processo de crescimento mas ainda não encontraram a liberdade São regimes autoritários capitalistas no hemisfério sul
Descobriu-se que a liberdade e o petróleo não não misturam bem não vão bem um com o outro bom passemos agora então à aquele que será o cerno da minha intervenção eu chamaria esta intervenção introdutória uma tentativa para ion a problemática desta conferência numa perspectiva Global gostaria de vos falar do capitalismo autoritário capitalismo
Autoritário é são as democracias liberais ou são o principal desafio à e a dificuldade à democracias liberais no século XX são sociedades que são capitalistas em termos de funcionamento económico autoritárias na sua forma de regime político e nacionalistas na sua ideologia estou-me a referir naturalmente à China à
Rússia às repúblicas islâmicas na na fronteira sul do antigo Império soviético estou a falar de alguns estados africanos já referi aqui o caso de Angola e de Moçambique mas estou também a referirme muito mais próximos de nós ao país de onde vem a minha esposa Hungria aí em finais de julho
O atual primeiro-ministro triunfou com uma margem substancial e em favor de um modelo de sociedade muito diferente daquele que nós temos vdo a defender na Europa ocidental ele falou de democracia iliberal democracia maioritária e nós sabemos precisamente o que é que isso significa graças ao Victor orban sabemos
O que é que é o capitalismo autoritário vitalismo é o a democracia sem Estado um estado não é de direito sem sem Imprensa Livre tribunal constitucional mas que se chama assim próprio democrático porque qu em 4 anos as pessoas podem votar Esta é a forma de
Governo que a meu ver levanta os maiores desafios à liberdade no século XX não só na Hungria mas também na rumia E Agora Diz ter o apoio de quantoas pessoas Bom somos os habitantes da China e da Rússia 1,5 milhões muitos milhões de pessoas milhares de milhões de pessoas
Vivem em regimes que são de com uma economia de génese capitalista com uma política autoritária e com uma ideologia nacionalista não há uma separação de poderes não há o estado de direito não há a sistemas de controle não há imprensa e meio e comunicação social livre são muito diferentes dos regimes
Que conhecemos Durante a Guerra Fria e é importante sublinhar que há aqui algo de novo baixo do sol em vez de uma economia controlada em que o estado controlava a economia estabelecia os preços etc ET não agora temos o capitalismo desbragado em que nos preços dos bens petróleo G são determinados pelos mercados
Globais e vão buscar capital a ao Mercado Global em segundo lugar tem não um estado de direito mas um estado com algum um direito mas ou seja não há independência do poder judicial mas há alguma segurança da da propriedade e est esta forma de prão do Estado direito vem substituir o que
Antes era utilitarismo do Estado nalguns destes regimes Há até algum pluralismo formal político na Rússia há partidos há partidos que podem lotar pelo poder a única coisa é que o presidente do Presidente o partido do presidente ganha sempre H Imprensa Livre h social livre mas é sempre dominada pela aquela que é
Favorável ao presidente e o mesmo se verifica também na Turquia este tipo de governo capitalismo autoritário com algumas liberdades pessoais conjugadas com despotismo privado é algo de novo no Século XX e é como disse a maior ameaça à liberdade do mundo ocidental do mundo moderno É também um sistema que depende do Capital
Estrangeiro capital externo e esta pode ser uma fonte de vulnerabilidade aquilo que eu gostaria aqui de deixar claro o essencial que eu gostaria aqui de sublinhar é o contraste entre as liberdades públicas e privadas estamos a falar aqui de sistemas o capitalismo autoritário em que as pessoas têm a liberdade de propriedade
De acumular riqueza de transferir propriedade de lançar um negócio são liberdades importantes são as liberdades do capitalismo são vitais fazem são vitais para qualquer definição de liberdade para Além disso as pessoas até têm liberdade de viajar se deslocarem de saírem e de voltarem ao país eu penso que
Um uma das coisas que me levou a apreciar mais o mundo pós 199 foi estar numa estância turística com a minha esposa uma ilha das Caraíbas antigua estão em erro e de repente comecei a ouvir alguém a falar russo e vi pessoas com aqueles chapéus esquisitos que eles usavam no mar usam
No Mar negro com os fatos de banho pouco ortodoxo irem tomar banho e apercebi-me que pela primeira vez os russos estavam a viajar livremente para o estrangeiro Esta é uma liberdade extremamente importante mas não é uma liberdade pública a liberdade pública é a liberdade de voz de expressão participação pública das ONGs
Se organizarem se mobilizarem de criticarem a liberdade da sociedade civil estas sociedades a China a Rússia a Hungria a rumia a Turquia permitem aos seus cidadãos terem liberdades privadas liberdades capitalistas mas negam as liberdades públicas e Esta é uma negociação nova uma divisão nova uma forma de meter o governo autoritário
Permitindo algumas liberdades mas não outras e é uma fonte importante de estabilidade Para o Futuro aquilo queria aqui sublinhar é que nós temos que perceber a medida em que a globalização permiti oor fez com que este tipo de autoritarismo fosse possível porque a globalização expansão das liberdades de mercado
Globais criou uma classe média relativamente Ampla na China na Rússia na hungaria na Turquia na rumia e essa classe média de repente passa a ter umel e um interesse numat que passa por uma falta de liberdade pública essa classe média tem interesse na ordem e Estão dispostos a sacrificar as
Liberdades públicas para manterem Essa ordem e aqueles que querem a liberdade pública e podem querer que há milhões de pessoas que querem essa liberdade pública querem em Hong Kong liguem as televisões hoje de manhã podem ver os cidadãos de Hong Kong a manifestarem-se especificamente nas ruas de Hong Kong tal como vimos os
Moscovitas a manifestarem-se corajosamente em 2012 estes regimes estão a conseguir criar umas certas bolhas em que a liberdade pública se exprime mas que ficam isolados do resto da sociedade de uma forma que a liberdade e a mensagem e os os pedidos dessa Liberdade pública acabam por não se espalhar Hong Kong ficou
Completamente isolado da China continent chsa termos confrontar alguns dos mitos da globaliza em que todos acreditamos e penso que um deles oo da convergência a ideia decia económica Global ir criar uma classe média globalizada com valores interesses convergentes que todos vivemos eh num eh num aeroporto de
Partidas sabem como é a sala o lounge do do do aeroporto de Frankfurt Hit laun em que somos todos uma classe média global e isso produz uma convergência de valores e de interesses e ao produzir uma uma convergência de valores e interesses para esta classe média Global produz
Também uma convergência de regimes e isso parece-me ter sido uma ilusão pelo contrário a globalização o que me parece é que tens vindo a estabilizar num uma alternativa autoritária ao capitalismo Liberal para além desta convergência ou este mito da convergência há o mito do um só mundo a aliança mundial do mundo um
Mundo existe aliás uma existe uma uma fusão de companhias aéreas chamada a one world Esta é uma metáfora para uma certa ilusão de que a globalização da tecnologia e dos mercados irá produzir uma partilha de informação em todo o mundo e a partir dessas partilhas de informação teremos partilhas de
Valores eu penso que uma das coisas que mais nos chocou a todos e é muito importante é que o crescimento Global da internet não produziu um um mundo comum de informação partilhar a concia de interess a concia de valores a concia regime disil que temos asstir é uma autarquia aou
Seja sistemas de informação separados que estão isos uns dos outos não conseguiu perceber a medida em que Portugal é o limite do seu próprio mundo a Espanha é o limite do seu próprio mundo o Brasil é o limite do seu próprio mundo o Canadá o meu país é o limite do seu próprio
Mundo nós estamos muito mais em caixas de informação que são autarquico isoladas umas das outras do que este mito da convergência Global nos quer fazer quer Isto é particularmente importante em termos políticos em locais como a Rússia a China a Turquia a Hungria a roménia o meus exemplos de de Capitalismo
Autoritário já não há um controle estatal dos meios de comunicação social O que há é a venda dos meios de comunicação social Aos aos grandes poderes aos lobis do regime eles Depois fazem o que querem disso mas os resultados são que os regimes que têm uma enorme capacidade de criar as suas próprias
Realidades o Putin Putin criou a sua própria realidade ard One na Turquia criou a sua própria realidade quando criamos a nossa própria realidade estamos a criar a nosso grupo de apoiantes ao criarmos o nosso grupo de apoiantes estamos a perpetuar esse tipo de governo e tudo isto é inteiramente consistente com uma internet
Globalizada e estes estados são cada vez mais eficientes em fecharem as fronteiras à volta das suas sociedades em isolar-se do da livre circulação de informação e como é muito difícil imagina um um desafio gerado pela internet que est que estes regimes sejam postos em causa pela internet estes regimes regimes de Capitalismo
Autoritário depois acab acabaram por Criar o seu próprio mito as suas próprias ideologias nacionais são baseadas no no mito do de estarem cercados a Nato está a tentar cercar a Rússia os Estados Unidos osados estão a tentar cercar a China e Sueste asiático o mito do Cerco produz um um mito da vitimização
São regimes poderosos estáveis que acham que estão constantemente a ser vítimas de uma ameaça expansionista do ocidente esta sensação de vitimização pode produzir uma justificação para a agressão o cerco produz a vitimização a vitimização resulta em agressão e portanto há alguns riscos de conflito entre os Estados liberais Democráticos do Ocidente que foram
Bastante ingos na minha opinião é até perceberem em que medida é que estão defrontados com o novo tipo de regime concorrente e os riscos de conflitos que temos vindo a assistir em 2014 com possíveis alterações nas fronteiras europeias numa área em que a Rússia defende como sendo interesse na
Vit e portanto estamos a atender neste momento nos mesmo esta conferência sobre a liberdade Imaginem o que esta conferência Liberdade pareceria se tivéssemos a terés ter lugar em Kev em Kev não seria uma abstração em Kev seria uma discussão sobre se a democracia Liberal irá sobreviver irá prevalecer na
Ucrânia e nada está dado por garantido nesse local é mesmo na no extremo oriente países que pensavam que tinham um futuro democrático assegurado vem agora uma China expansionista que começa a mostrar alguns programas expansionistas para já em pequenos Ilheus no nos mares da China que ninguém quer nem está interessado mas depois
Vamos descobrir que era lá grandes poes umas aidas petrolíferas ou de gaj natural portanto estamos perante o mundo cada vez mais perigoso estamos num perante um mundo que há estados liberais Democráticos que foram vítimas dos mitos da convergência de um só mundo perante regimes que que se consolidaram estabilizaram regimes
Autoritários e que ainda assim acham que são eles as vítimas bom temos que ter algum cuidado em não pmos a China e a Rússia no mesmo saco ou a partir do princípio que isto é uma aliança de conveniência trata-se de duas grandes potências asiáticas que são rivais Desde há
Séculos que chegaram ao ponto de combater um com o outro em 1969 a possibilidade de voltarem a entrar em conflito não pode serir mas notem que a Rússia e a China acabaram de assinar cordos de energia entre si para 25 anos a Rússia aliás cedeu TM vindo a tomar decisões
Conjuntas T vindo a votar no mesmo sentido Por exemplo quando se tratou de derrubar regime ditatorial na Síria e tem vindo a em termos geoestratégicos estar sempre juntos em qualquer coisa que seja proposta pela Europa pelos Estados Unidos são rivais territoriais são aliados de conveniência que se juntaram para
Enfrentar e desafiar e O leviata Liberal que obviamente é os Estados Unidos Portanto nós estamos na guerra fria não acho que não não é aqui que eu estou a argumentar eu não vou de facto a tentar que voltem atrás e que vamos voltar à aquelas divisões estreis eh da Guerra
Global a a guerra Global está completamente H eh posta de parte devido às armas nucais mas são as são as guerras por procuração por exemplo na Síria na Ucrânia onde as grandes potências se enfrentam por procuração e que provocam uma grande estabilidade do futuro eu penso que aqui o que difere
Nesta situação da do período da Guerra Fria é a medida na qual estes regimes Russo e chinês hum precisam da globalização tanto quanto nós parece-me que é de facto um novo facto eh os níveis de interdependência globais tornam que os seus cálculos são muito diferentes agora no mundo em que os dois
Blocos o Mundo Livre e o mundo comunista H se enfrentavam precisam de Capital precisam de acesso aos mercados são alavancas que nós podemos utilizar e que temos vindo a utilizar no regime de sanções o que nós temos que compreender e é H algo muito simples de entender mas muito difícil de
Nós entranhar é que a ordem global é uma ordem plural a ordem Global não é um mundo no qual a história acabou e o capitalismo liberal triunfa em todo o lado é de facto um mundo onde nós encontramos dois posições diferentes relativamente em termos da modernidade por um lado é a democracia Liberal
Capitalista e o outro é o h capitalismo aut são os dois concorrentes para h a liderança do mundo e a tarefa da liderança é gerir esta ordem plural ou nós temos que encontrar maneiras de concordar em discordar nós não podemos convertê-los nós não podemos utilizar a força contra os outros mas sem dúvida
Nenhuma que temos que provar que a democrática os tipos de organização da Liberdade humana democrática e Liberal são melhores do que as deles a ordem Global vai depender de ir estes estas diferenças de opiniões mas não seguir para a guerra eu que gostaria de concluir porque eu queria
Ter tempo para a discussão ou aquilo que eu gostaria que levassem daqui da minha apresentação eu penso que é is que nós temos que pensar é que nós temos que arrumar a nossa casa nós temos que entender a medida em que nós temos que trabalhar na nossa
Própria casa temos coisas a fazer em casa não é de facto são os outros que vão ter investir mais na defesa se nós não queremos o domínio americano na Europa Então vão ter que pagar por isso é enfim não é nada complexo é exatamente alguma coisa que tem que ser entendido à
Partida mas nós temos um conflito entre liberdade privada e a liberdade pública os jovens aqui no público em todo mundo o mundo liberal e as taxas de participação na vida pública T vido em declínio de uma maneira muito constante desde que eu tinha 18 anos quando eu
Tinha 18 anos e o meu país Canadá 80% da população votava nas eleições federais agora a porcentagem é abaixo dos 70% isto acontece em todos os locais e por outras palavras há de facto um abismo que está a abrir-se nas nossas sociedades entre as liberdades privadas e a liberdade pública
As os jovens têm mais Liberdade privada do que alguma vez tiveram na história uma capacidade de trabalhar de viverem em qualquer local do mundo a capacidade de viver e trabalhar utilizarem as tecnologias que nem sequer foram imaginadas quando eu era jovem isto é uma oportunidade extraordinária mas
Parece que foi arrancada e de ou que veio em contraste de uma falta de participação na vida pública e temos também que inventar este problema da oligarquia nós encontramos eh temos que lidar H que lidar com o problema do domínio do do dinheiro eu ensinam uma universidade
E muitos dos dos vossos oratores ensinam também universidades Esta função das Universidades é termos a certeza de que as nossas oligarquias sejam mais abertas e e encontrem e lidem com a concorrência da seleção da meritocracia e eu sou professor da Harvard Mas eu não quero que a a Universidade de Harvard seja de
Facto uma reprodução sistemática de oligarquias baseadas na inteligência na riqueza se nós tivermos que ter elites eles têm que ser as elites Mais esclarecidas mais inteligentes que nós sabemos Criar e são elites que são verdadeiramente abertas aos talentos desde a parte mais baixa da sociedade ou seja uma sociedade que não seja baseada
No mérito vai ser muito dura relativamente em ou que não sabe encontrar os melhores em todos os os lados da sociedade os setores sociedade vai ser muito difícil de viver de facto se nós não lidamos nós não abordamos esta questão da oligarquia todos os portugueses todos os canadianos apente
Normais vão dizer esse sistema não é o meu sistema não é para mim h o acesso a esse sistema o acesso ao poder e à riqueza está completamente está completamente fechada e vamos ter um problema de estabilidade de ordem e de justiça que nós Eh vamos ter de enfrentar em virtude desta situação
Portanto nós temos um concorrente eh no exterior e temos um Desafio em nossa casa eu espero que esta minha apresentação possa ajudar-vos a centrar naquilo que nós vamos agora discutir nos próximos dias muito obrigada pela vossa atenção e agora vou pôr aqui os meus ouvidos de coelho diz o diz o orador Eh
Ou seja está-se a referir Aos aos aos escultores h de interpretação bem o que é que acontece agora com as perguntas Vamos ouvir perguntas é Há Há muitas pessoas que não sabem ISO uma pergunta é simplesmente uma afirmação interrogativa muito curta seguida pel um ponto de interrogação é aquilo que nós queremos é
Uma afirmação interrogativa muito curta com ponto de interrogação que eu não vejo rigorosamente nada eu preciso aqui de alguma ajuda perguntas por favor vá uma pergunta aqui deste lado não sejam tímidos por favor bom dia desculpe fazer-lhe a pergunta em português fiquei com a ideia a ouvi-lo que nos estava a chamar a
Atenção com o lindo exemplo do do cão do Sherlock Holmes que temos que ter uma grande humildade na maneira como analisamos os processos do implícito quando o nosso mundo tantas vezes nos engana com explícit será um pouco isso que nos quis dizer eu acho que a minha história dos
Chomes era simplesmente querer dizer que há muitos países com a um passados autoritários H se enfrentam H graves dificulades económicas podem voltar atrás e este passado autoritário é muito próximo e também na Grécia a mesma coisa e na Espanha também este passado de autoritarismo está muito próximo e Nenhuma destas sociedades
Voltaram atrás e eu queria dizer simplesmente que H os sociólogos poderiam ter esperado que e enfrentados com estas dificuldades económicas enfrentados com esta fragmentação económica enfrentados também com a crise eh poderia ter sido bastante tentador e seguir uma solução autoritária e utilizá-la como uma solução para
Portugal mas de facto não foi o caminho de seguido o caminho seguido de facto não foi perfeito eu não estou eu não estou de facto aqui a congratular as ações dos políticos atuais de de Portugal não não os senhores é que têm que decidir o que é que a vossa crítica
O senhor estou a dizer que que aquele cão autoritário com dentes afiados não mordeu e isto é algo de muito positivo aqui uma pergunta eu gostaria de dizer que quando eu estou eu responder estas perguntas não há Justiça nenhuma Isto É assim Isto é ocas
Eu não sei quem é que eu estou a apontar muito obrigada pela sua palestra eu gostaria dehe pedir se acha como nós no ocidente estamos a forçar a liberdade em todo mundo contribuir diir a existência de liberdade em todo o mundo é pode haver algumas implicações
Disto que me estava que me está a dizer na outra na pergunta eu sei que sou como um um promotor da Democracia americana mas de facto sou um canadiano e uma pessoa que humilde que ama de facto a paz e não a guerra mas e
Com Too o o devido respeito e eu eu não vejo eu não vejo Qual é agora o interesse de pedir desculpa de facto tudo bem eh Nós podemos ser humildes com a nossa liberdade Sim senhora muito bem sermos Humildes relativamente à liberdade ou seja honestos relativamente às dificuldades que encontramos eh
Centrados particularmente em organizar a nossa própria casa em viver eh à altura dos nossos compromissos a percebemos que em muitos aspectos as nossas sociedades não vivem à altura dos valores nós propomos e existe uma diferença entre isto que parece que revela grande honestidade e grande humildade e recusar a defender a
Liberdade quando as outras pessoas também as exigem seria uma grande ilusão por exemplo imagina como por exemplo os estudantes de Hong Kong que estão NS manções hoje se nós não lhes déssemos alguns sinais de apoio eles estão a lutar aquilo que nós também pela luta que nós também já travamos eles estão a
Lutar por algo qualquer estudante pode reconhecer ou seja o desejo de eleger os seus próprios e políticos sem serem forçados a nada e no sentido que isto é na medida em que isto é um valor Universal penso que nós os devemos defender agora o que é a questão crítica
E na resposta à sua pergunta é nós não podemos impor a liberdade num local onde ela não é desejada Mas onde a liberdade é objeto de desejo nós temos que apoiar Estas pessoas que a procuram e que a desejam Obrigada pelas palavras inspiradoras eh Graças a Deus não há um mundo de
Convergência convergência é uma ilusão mas a pergunta é esta existe uma possibilidade para pluralismo e simultaneamente uma sociedade civil global é possível conciliar iso se eu entender isto é uma ótima pergunta uma pergunta sobre se é possível ter uma sociedade civil global e que está relacionado também com com a
Pergunta anterior ao fim ao cabo uma sociedade civil Global Não tem qualquer sentido se nós quemos dizer que é de facto todos a promoverem as mesmas coisas o que nós estamos a tentar fazer é e nas instituições globais da sociedade civil as por exemplo as ONGs internacionais um exemplo é criar uma
Plataforma na qual nós negociamos a diferença em que nós partilhamos a diferença e em que nós ao fim ao cabo acabamos por respeitar a diferença em que nós compreendemos a sabedoria de diferentes e de diferentes valores para diferentes pessoas mas e voltando agora à resposta que eu dei ainda há
Pouco quando alguém está a ser espancado quando alguém está a ser Oprimido quando a liberdade de alguém está a ser negada nós temos que temos que nos levantar e defendê-la portanto é uma história de solidariedade e pluralismo não é simplesmente pluralismo mas solidariedade e eu tenho estado a ler a biografia do
Vavel o grande estadista checo e é importante recordarmos como era importante para os dissidentes checos na sociedade civil na na Checoslováquia Na Polónia na década de 80 receber qualquer sinal do outro lado um sinal de que estavam a ser ouvidos e fazia toda a diferente e para
O vaclav avel ele receber aquele apoio na Alemanha e ele ter tido apoio em França e vai fazer uma enorme diferença para os eh os estudantes que se manifestam em hongkong sentir que esta audiência aqui eh se preocupa com eles que quer que eles tenham êxito que quer
Que eles evitem violência e que evitem provocação eh desnecessária evitar catástrofe Ou seja que deem mostras de uma sabedoria política e o que eles aqu Elo querem pode não ser a mesma coisa com aquilo que nós achamos eles devem querer ou o que eles querem é aquilo que é importante e nós conseguimos
Reconhecer naquilo que eles querem algo que vai apelar à nossa solidariedade e ao nosso apoio muito obrigado Deu vários exemplos h não só de países que onde os cães ladrar ou cão Mas também de países que têm problemas de portanto províncias ou partes desses países querem ser independentes e diss
Que como canadiano preferia que os países ficassem inteiros a minha pergunta é o que é que pensa da Europa acha que a União Europeia é uma coleção de estados que há uns cães de vez em quando que ladram qual é a sua ideia da Europa tem uma ideia da Europa para ser
Até mais provocativo sor bem e de facto eu não vivo asações diárias que as elites políticas vivem com os rolamentos europeus Com interferência Europe Eu estava num tax ontem e ouv um estudante português a dizer-me que quando Portugal J União Europeia tinham que diminuir aot Pesqueira que estavam muito satisfeitos
Com a dimensão da frota Pesqueira E agora veram vocês veram o o custo o preço que custou H foi ter cortado na Frota Pesqueira que houve um retrocesso de 600 anos 16 séculos portanto todos os países europeus contam uma história semelhante de frustração mas eu como uma pessoa que
Estou de fora eu fico espantado com a força enorme que tem a união europeia nas crises Imaginem O que é que Portugal teria que ter passado se vocês tivessem a vossa própria moeda se tivessem sozinhos eu penso que a União Europeia provou durante esta crise esta capacidade de ser um absor de impactos
Por um lado de impacto Mas por outro lado obrigando-os a fazerem alterações que não queriam fazer e uma das lições relevantes que podemos TR da crise europeia é que a integração europeia obriga às elites a fazer coisas que elas não querem fazer e que são o
Que são a favor do seu país o greo é um ótimo exemplo há uma maneira em que de facto as restrições impostas pela Europa na Grécia Forçou a elite lidar comão fcar Forçou a elite grega a lidar com a corrupção obrigou a elite a tomarem a tomarem medidas que eles não
Podiam tomar de outra maneira e o que é curioso é que de facto depois elites dos países podem de facto culpar os outros ah olha a culpa é dos alemães é ótimo a a democracia precisa de válvulas de segurança deste tipo porque os políticos não querem assumir a responsabilidade
Muitas vezes é de facto uma válvula de segurança muito útil H culpar os outros eu penso que no seu todo eu penso que esta experiência europeia tem apoiado a democracia e se eu dissesse que os cães não ladv uma razão pelas quais os cães não ladv é porque os gaios não ladrar
Foi porque tem a união europeia isto não significa dizer que é plenamente democrática não estou a dizer que não preciso de reformas isto não quer dizer que que não existem de facto enorme recentimento em toda a Europa incluindo na própria Alemanha relativamente à natureza pouco democrática das instituições europeias eu espero que a
Europa já tenha eh ouvido este sinal deis relativa e relativamente à necessidade de ter mais democracia no futuro muito bom dia eu questiono-me se nós pegamos numa como referência no simplesmente comentário no sobre a situação espanhola mas o referendo espanhol Qual é a opinião sobre o facto de que as democracias
Limitam limitam a liberdade ou as opiniões mai Obrigada isto é uma ótima pergunta e eu pego nas expectativas dos catalães relativamente à autonomia enfim muito a sério assim como eu também levo a sério levo muito a sério as expectativas a ideia do Canadá é que nós temos de
Facto temos um país bilingo e esta de facto esta IMP penetração enfim é é faz parte de daquilo que que é o Canadá mas isto não responde à sua pergunta a minha ideia sobre esta questão da autodeterminação na Catalunha é que nós Pensamos se Nós pensamos no
Problema que há uma a maioria esmagadora a favor da separação da independência da Catalunha Nós não sabemos porque de facto não há processo constitucional que permite o referendo a minha recomendação de facto seria é essencial para o Parlamento espanhol e para os tribunais espanhóis encontrarem uma maneira dentro da constituição para
Poderem consultar o povo Catalão sobre o seu futuro não podem manter as pessoas num país contra a sua vontade as Fundações os fundamentos da liberdade é exatamente o consentimento e Mas o que eu gostaria de enfatizar e e eu tenho uma opinião fortíssima sobre ponto é Que Há muitas pessoas que acham que
Estão tanto catalões quanto espanhóis Assim como meu país existem pessoas que também são tanto do quebeque Mas também canadianos como na Escócia havia pessoas que ir eram tanto escocês quanto britânicos em igual medida e a minha objeção ao separatismo na Europa B é is no facto de que vai ser muito
Para as pessoas que TM uma lealdades divididas e eu suspeito que estas pessoas com lealdades divididas são de facto a maioria eu não sou contra a independência no caso em que tenha existido violência quando as pessoas foram obrigadas a manterem-se no estado à força onde houve uma opressão real onde houve brutalidade e
Eu penso que as pessoas eh vão fazer aquilo que tê que fazer e tornarem-se independentes e Vimos que isto aconteceu na Europa mas num caso como na Catalunha em que viveram e num regime constitucional que não é opressivo que lhes permitiu viver falar a sua própria língua e
Defenderem a sua própria cultura e em termos económicos desenvolverem as suas atividades o custo é que as pessoas há pessoas que vão ficar cortadas ao meio eh vai ser o custo desta Independência e a minha ideia de política é que há algumas opções que nunca devemos obrigar
As pessoas a fazerem e uma destas opções é que nunca devemos obrigar uma pessoa a escolher entre partes da sua alma se me perguntar porque é que eu tenho esta de facto esta opinião tão forte é exatamente Por isto não é que eu não eh simpatize com o desejo da
Catalunha de ter mais Liberdade mais autonomia dentro de um regime constitucional Não eu estou com aquelas pessoas que eu que eu conheço em Barcelona que sentem um bocadinho catalães outras vezes que sentem espanhóis quando o Barça ganha sentam-se mais catalães quando a seleção espanhola ganha na taça do mundo eles sentem-se
Mais espanhóis é este tipo de identidade que eu me estou a referir e é a identidade que vai ter que ser dividida ao meia nestes casos e o resultado de tudo isto é que O que é que esta Independência o o Artur M pode ser de facto um de facto uma
Grande figura política e de facto Será que isto justifica o caminho independentista penso que não muito bom dia H dias um texto que dizia quando há pobreza não há Liberdade quando não há Liberdade Não há cidadania quando não há cidadania não há democracia gostava que comentasse obrigado eu acho que esta esta questão
Muito relevante uma ade de direitos direito de votar é não tem qualquer sentido se nós sentimos que não faz não vai ter qualquer impacto na nossa situação económica e nós não podemos falar acerca de uma comunidade cidadãos que esteja dividida ent os muito ricos e os muito
Pobres tem de existir uma ligação Enfim no meu entendimento que é liberdade tem que haver uma relação uma ligação nesta ideia de igualdade cívica ou seja a igualdade dos cidadãos e igualdade social e nós temos de facto um um grande uma grande discussão sobre o que é que significa de facto a igualdade
Social e é aqui que os nossos partidos políticos têm opiniões divergentes Alguns alguns que pensam que é de facto é o governo é que tem que fazer que sejam mais iguais as condições da da das pessoas sociedade através da tributação e eu acho que nós pagamos um preço na
Liberdade Quando vamos pagar o preço à liberdade quando eu fazemos a ideia é conseguimos alcançar um ponto no qual Como eu disse no fim da minha apresentação em que já não temos sistemas autocráticos de promoção social existem desigualdades algumas pessoas têm muito mais éxito do que outros sem dúvida algumas pessoas ganham mais
Dinheiro do que outros algumas pessoas que têm mesmo mais dinheiro do que outras mas ninguém se sente excluído pelas condições em que nasceram e isto parece-me que é o aspecto mais importante e não é só importante para a democracia mas é incrivelmente importante para a Inovação Eu sou
Professor e aquilo que me assusta em todas as nossas sociedades Canadá Portugal é o número de seres humanos que nós desperdiçamos o número de pessoas que sentem que a sua vida acabou antes de sequer ter começado a pobreza não é simplesmente a falta de rendimentos é a ausência de esperança de oportunidades a
Ausência de autoestima de Orgulho e uma sociedade Liberal democrática se preocupa com a liberdade preocupa-se com este problema como é que nós podemos garantir que todas as pessoas que cada criança em cada escola de Lisboa se levanta de manhã e pensa Ah vou ser eu
Ser eu o melhor eu tenho tenho coisas a fazer ela pode ser mais rica o outro te pai tem um carro maior mas eu é que vou ser o primeiro-ministro de Portugal eu vou conseguir esta ideia de oportunidade esta esperança é isso que nós temos que criar numa sociedade portanto até este
Ponto eu concordo muito com aquilo que diz com com o seu comentário Bom dia eh sobre o ponto de vista mais abstrato sobre o ponto de vista mais abstrato e não lhe parece que as democracias ocidentais possam ser vítimas do seu próprio conceito de liberdade um exemplo eh qualquer
Comunidade islâmica pode construir uma mesquita em qualquer país ocidental e no entanto acho praticamente impossível construir uma igreja cristã qualquer país islâmico isso iso tem todas as consequências que se estão a verificar agora no médio Oriente E qual seria a sua opinião sobre esse assunto bem nós temos uma uma grande
Tarefa à nossa frente para assegurar-nos que cada pessoa que vem a Portugal é cada pessoa que vá eh que vá viver para o Canadá sente que tem uma oportunidade que tem esperança enfim que está relacionado também com a com a resposta anterior e eu creio profundamente isto
Relativamente à eh à à chegada dos muçulmanos muitas vezes eles ficam atormentados pelo facto de uma pequeníssima H minoria extremista lhes dá a todos os muçulmanos uma péssima fama e é muito importanto não é simplesmente permitir eu acho que nós temos que os encorajar a construir
Mesquitas O que é que nós temos que insistir por outro lado é um quid pro qu de aqui são as regras do jogo Esta é a nossa sociedade é assim que as coisas funciona temos igualdade de direitos para as mulheres liberdade de expressão e igualdade de acesso a educação homens
E mulheres portanto são muito bem-vindos venham para o nosso país fazem parte da nossa sociedade mas nós temos regras e tê que as cumprir eh eu sou muito integracionista neste sentido eu estou preocupada uma democracia em que nós de repente nós temos comunidades muito separadas que nunca interagem que nunca
Entram em diálogo e existe demasiado iso na Europa Mas o que eu posso dizer do do ponto de vista da da sociedade canadiana é que a fé islâmica e a comunidade muçulmana deu contribuições incalculáveis à nossa sociedade enriquece de uma maneira incalculável nos sociedades e sim noutros países os os regimes autoritários muçulmanos
Não permitem a construção de igrejas cristãs à perseguição de cristãos e nós temos que nos opor fortemente contra isto nós estamos a ver ainda nestes dias a exterminação deliberada de multiculturalismo otomano no médio Oriente Ou seja a Perseguição dos cristãos A Perseguição do iasis eliminação das uma forma antiga de
Tolerância multicultural que existia nas mãos de fanáticos salafistas e oad istas isto isto não nos vai fazer alterar a nossa integração a nossa incorporação daqueles que vem na nossa sociedade Eu sou filho de imigrantes portanto para mim eu é visto muito peito o meu pai escol Canadá com rigorosamente
Nada e eu já e eu já tive uma boa vida e eu defendo acerrimo a ideia de que a liberdade é indivisível que o minuto em que as pessoas tornam cidadãos do nosso país devem é uma questão de honra é uma questão de também estratégia eles têm
Que ser tratados como cidadãos de pleno direito por outro lado há também regras de Cidia que eles têm de cumprir muito obrigada l