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Quem foram os autores dos Evangelhos presentes na Bíblia vamos descobrir Olá Malta e sejam bem-vindos a mais um episódio desta rubrica zuga religião hoje vamos continuar a analisar alguns factos que nos indicam que a bíblia e em particular o Novo Testamento são relatos fiáveis daquilo que aconteceu desta vez Vamos abordar a
Questão da autoria dos quatro EV que existem na Bíblia nas últimas décadas começaram a surgir algumas teorias de que os Evangelhos são na verdade documentos anónimos e que os nomes dos autores atribuídos foram acrescentados mais tarde Isto é extremamente relevante para a confiabilidade dos Evangelhos porque a probabilidade de um documento
Anónimo não ser fiável é muito maior vocês podem inclusive pensar nisto nos dias de hoje o que é costumam fazer quando recebem algum e-mail anónimo provavelmente eliminam antes que ele vos enete o computador com vírus informático certo bem o mesmo conceito se aplica a documentos antigos e aplicava-se também
Igualmente na antiguidade vamos voltar a chamar o nosso amigo especialista em textos bíblicos Bartman para nos explicar alguns dos argumentos desta teoria Vamos ouvir ey wies by people Who Knew ey witnesses the first Point to make is the rather that the gospels Don’t claim to be written by eyewitnesses they are All
Anonymous the titles in your gospels the gospel according to Matthew and so forth were added by later editors they were not there by the original authors second Point None of the gospels claim to be written by the Person whose name it Bears They Don’t claim to be written Eye
Witnesses and They Don’t claim to be written by people named Matthew Mark Luke and John those are later traditions that were added to the gospels These traditions do not start appearing for about a years some people think that There is an early Church Father named papus Who
Attests to the witness of Mark and Matthew but in fact there are very Solid reasons for Thinking that papus Who lived around the Year 120 to 140 is not referring to our Mark or our Matthew Temos vários problemas com aquilo que o nosso amigo acabou de dizer em primeiro
Lugar Existe um único manuscrito completo que tenha sobrevivido até ao dia de hoje que não tenha um título ou uma referência final ao seu autor e como vimos no último vídeo nós apesar de não termos um manuscrito original temos sim milhares de cópias do mesmo eles variam na forma como o dizem
Mas são unânimes na referência ao seu autor Ou seja todos os manuscritos do Evangelho de Marcos dizem que são de acordo com Marcos os de Mateus com os de Mateus os de Lucas com os de Lucas e os de João com João Mas isso não invalida que esses títulos não possam ter sido
Acrescentados depois certo como é que sabemos que isso não foram adições posteriores bem estes manuscritos vê de regiões completamente diferentes desde a Judeia até à Grécia e não diferem entre si ou seja para a teoria da edição posterior ser verdade tudo todos estes documentos teriam de vir da mesma fonte
O que tendo em conta as distâncias envolvidas parece muito pouco provável e mesmo que tenham vindo da mesma fonte considerando que estamos a falar de textos do século II Isso significa que a fonte seria muito provavelmente do século i ou seja contemporânea ao tempo em que os Evangelhos foram escritos logo
Muito provavelmente essa mesma fonte estaria correta para além disto nós temos pais da igreja dos primeiros séculos do cristianismo a concordarem unanimemente na autoria dos Evangelhos E mais uma vez estamos a falar de autores distantes geograficamente uns dos outros e que discordavam em vários outros aspectos das escrituras eles chegaram a
Discordar sobre a autoria da carta aos hebreus sobre qual dos Evangelhos é que teria sido teria sido escrito em primeiro lugar mas nunca discordam sobre quem são os seus autores aquilo que Bart refere e reforça de seguida é que no próprio texto o autor não se identifica bem mas aqui o nosso amigo
Está a ser intelectualmente desonesto Porque como ele bem sabe ou pelo menos deveria saber tendo em conta que é um Historiador bíblico isto é uma prática extremamente comum para documentos escritos nesta época existem centenas de exemplos de outros documentos em que o autor não se refere a ele próprio no
Texto como o caso do Historiador romano tácitos e até existem casos em que ele se refere a ele próprio na terceira pessoa como o próprio Júlio César no seu documento comentários da Guerra Civil um estilo de escrita aliás que é depois adotado pelo Evangelista João e por fim
O Último Desafio à autoria dos Evangelhos vem pelo facto de termos a sua atestação por outras fontes 100 anos após o texto ser escrito mas mais uma vez a desonestidade intelectual está muito muito forte neste Senhor porque tal como no exemplo anterior nós temos mais de uma dezena de
Casos semelhantes com a diferença que só temos a atestação da da autoria após mais de 100 anos da escrita do documento um dos exemplos é precisamente os trabalhos de tácitos que eu acabei de mencionar há pouco que apenas são atestados por São Jerónimo cerca de 300 anos depois deles terem sido escritos
Mas eu não vejo ninguém a questionar que á itos escreveu efetivamente esses documentos pois não porque é que será para terminar eu quero só fazer um pequeno exercício mental convosco vamos imaginar que esta teoria está correta e alguns conspiradores trataram de pegar em uns quantos documentos anónimos e
Vamos espetar aqui alguns nomes de autores para reforçar a autoridade dos ensinamentos lá escritos Imaginem mesmo que estão no meio deste grupo A decidir quem vão ser os autores Escolhidos Quem são os nomes que vos vê à cabeça com certeza serão alguns dos discípulos mais importantes certo e mais mencionados Pedro Paulo André
Tiago não não vocês vão ter uma ideia muito melhor começam por atribuir um dos Evangelhos a um coletor de impostos chamado Mateus que é uma das classes mais odiadas pela comunidade à vossa volta assim vocês garantem mesmo que as pessoas vão acreditar em você é certo depois atribui em outro a Marcos que
Nunca foi discípulo de Jesus E era apenas um intérprete de Pedro é sim discípulo e claramente um dos mais importantes de Jesus depois escolhem outra pessoa que não foi discípulo mas sim companheiro de viagem de Paulo um discípulo de Jesus que Originalmente os perseguia chamado Lucas e só no fim é
Que decidem atribuir um evangelho a um discípulo minimamente importante como João acho que conseguem perceber o problema deste tipo de plano certo no final do dia as evidências para a autoria original dos Evangelhos são bastante favoráveis como foi demonstrado aqui mas verificar que os factos vão de acordo com uma narrativa do
Cristianismo não faz propriamente livros voarem das Prateleiras nem traz convites para palestras pois não Barte como sempre deixo-vos na descrição algumas das referências que utilizei e se gostaram deste vídeo já sabem deixem o vosso like subscrevam o canal casa ainda não tenham feito até o próximo vídeo
1 comentário
Se a Bíblia tivesse a mesma ordem do Alcorão de "finalizar" os infieis, estes desertores da fé cristã não existiam. Às vezes os muçulmanos têm razão kkk