🗣️ Transcrição automática de voz para texto.
Isto é que é pluri direcional É mas não estamos a usar não estamos a usar mas é um belo micro meu que comprei de fita aqueles de fita isto isto capta podes cantar de um [Música] lado que é mais bright outro lado é menos bright põ num de guitarra ou põ um
Guitarrista a tocar acústico e capta vai ficar aquele som quente um gajo ouve nos discos do francinato pá é muito fixe Já gravei umas vozes com ele e é muito e é muito fixe por causa de um de um um no mesmo não não é noan é o mais recente é
Inspirado é inspirado mas são bons são bons agora os noan são uma fortuna não é este é uma fortuna Eu sei eu sei e os da RCA que eles têm o logo Zito da RCA custa surpresas engatou engatou para gravar o primeiro disco a solo em Cuba
Por causa da história dos mimos porque ninguém Ninguém percebeu O que é que este gajos Queria gravar em Cuba Cuba Tem pior su de Portugal para que é que esta merda e e ele diz-me assim eu sei que o Son não é melhor mas é mais quente assim
E eu assim ah Ok mas eu acho que ele disse isso mas ele quis ir lá basicamente por causa dos charutos sabes isso foi lá por causa dos charutos não e tinha Quest do Milanês também eu sei bolas esse disco ess Feiticeiro é assim um Marco é ele tinha a coisa de gravar
Com Milanês também mas o charutos imag o Luís numa altura Eu lembro que houve uma coisa estranha nos anos 90 meados dos anos 90 que foi um público muito jovem que se apropriou daquela ideia de acender um charuto eu próprio que nunca fumei um cigarro na minha vida
Eu nunca ao contrário os meus amigos todos eu nunca fui fumador nunca e cheguei aos 30 anos não nós nunca fumamos o que era bom para a nossa minúscula sala de ensaios no início era não não sermos fumadores amos três fumadores e nós éramos os únicos teu
Irmão o teu irmão e o Pedro Ares era eu tive uma reunião com eles em que fui várias vezes para uma varanda para para conseguir respirar e depois cheguei a casa e vomitei e pá porque mas nós eramos desadores passivos nós estávamos sempre à volta de pessoas
Que fumavam assimos outros eu e eu olha o Rui Ferreira o Rui Ferreira fumava um cinzeiro deste tamanho enquanto enquanto enquanto reunia comigo eu tirei os cinzeiros do gabinete e o Rui entrava com com com com o cinzeiro David preciso falar contigo e quando saí se dizer
Estava cheio pá er era e e nós os delfins quando começamos a viajar ainda ainda somava nos aviões agora é que nós eu lembro-me nos combois eu ia para a faculdade eu andava nas Belas Artes eu ia para a faculdade apanhava no monte Estoril pá entravas numa carroagem de
Comboio que tinha V só Cascais uma paragem já estava com uma nuvem depois houve uma altura que fazia umas carruagens para não fumador mas ISO já foi depois mas er vivíamos num tempoa fumaram nada eu eu eu eu aos 14 anos quando comecei a ir a festas para dançar
Fumava quatro cigarros só para por fim de semana para as miúdas miúdas eu nem sequer aprendia a travar o fumo para ficar co ainda hoje não sei travar o fum mesmo o charro não sei não trava horrvel trava eu nunca travei também não mesmo o
Charuto a coisa boa do charuto é que não se estava não é e eu lembro nos anos 90 isto é uma parte mas é engraçado porque vários músicos estavam lá começamos e havi uns amigos meus editores que S os romances com o Gonçalo belosa e o António levato Faria que tinham feito
Uma editora uma editora nova que era Oficina do Livro examente eu edito e eles Malta nova que toma conta do clube dos puros de Lisboa e começam a fazer eventos imagina eventos restaurantes onde não se podia fumar já mas podia-se mais charuto e toda a comida era era as
Receitas tudo era para acompanhar o charuto pá aquilo era incrível e tava lá olha el era segura Cabral e artistas cabrita Reis era um espaço de de Tertúlia porque o charuto é a Tertúlia enquanto que o cigarro é um atrás do outro estresse e tal o charuto sentas
Acendes e não vais a lado nenhum conversas Isso é Coisa boa claro que eu hoje não fumo xutos fumava anos 90 fumo um assim de seis meses mas é assim olha para uma conversa assim à mesa se tivéssemos aqui um ch não eu eu eu apanhei uma bedea de
Charuto uma vez estava em casa de um conhado meu que me deu um charuto e eu estava muito cansado e tava mas Car não tinhas comido nada não é e e não foi foi pá tive tive tonturas e tudo como uma bebedeira porque estava a achado tão bom
Não go cheiro tá no meio est no meio da perceb estava sentado no chão assim não sei quê est assim tão bem tão bem pá e de repente enjoado e eh não se apanhei uma bodeira de charuto portanto minha relação com o vcio é complicado olha vi vi mas o noso passado
Vai muito até lá atrás não é muit lá atrás os anos aquele a a década tinha havido o grande Boom no caso vocês estiveram no centro do grande Boom do rock português não é bem com aqueles portanto havia havia do outro lado ou seja da outra Editora que era a poligram
Já acho eu o Rui velos que foi não Rui velosão não ah Revelação vocês Claro do outro lado é não nós somos quer dizer eu acho que eu acho que não é exagero dizer que a nossa presença no no na explosão do rogo português assim dos nomes que as pessoas
Se lembram e quer dizer deve estar entre os 3/4 e os 4/5 quer dizer o HF ros sim GNR Lena da água depois António variações RC também rádio Macau mais tarde porque rádio Macau é como vocês entram em contraciclo portanto entram entram cen quando inclusive é uma as
Pessoas hoje não falam nisso mas quer dizer há há uma atitude de muitos meios de comunicação social contra o rock português portanto hav aquela e porquê qual lembra-se qual razão cado as coisas foram um bocado abaixo não em português havia ess essa história da língua acho que há várias
Questões quer dizer já é uma questão Portuguesa de de de de pouca reflexão e portanto quer dizer e há uma necessidade de consumir o que acabou de chegar e depois de enterrar depressa não é já foste e depois há uma questão também que é muito importante é que a explosão do
Rock português não é uma explosão sustentada porque no fundo havia artistas havia editoras com entusiasmos P peneira à com entusiasmo peneiras à parte nós mais do que ninguém e havia mas não havia um meio com com com som e portanto há muito maus espetáculos não havia estruturas e
Não havia estrutura não havia a qualidade do som era era era era era patética e o que é que acontece quando tens um sucesso muito grande eh sem essa sustentação o espetáculo que se leva para o país eram do ponto de vista sonoro francamente maus não é s os pe
Era maus os técnicos não havia técnicos ainda PS eram maus palcos eram maus era E tens uma outra coisa ainda e não e não havia condições mínimas muitas vezes garantias mínimas para os artistas portugueses na primeira parte do estrangeiro ia falar disso eu estava a falar que é uma questão importante como
Exposição mas ao mesmo tempo as pessoas Ah pá mas quer dizer era complicado eu a diferença do é pá quer dizer não havia ensaios não havia controle nenhum mesmo assim eu tava bocado lembrar-me queria falar era táxi táxi que era da pogr não é táxi fazem a primeira parte de clash
Em Cascais com havia er a primeira da primeira parte que havia uma um grupo ainda antes dos Clash que era pe Arbor explosions e os taxi fazem e lembro que eles Já conseguiram porque eles lits que passavam na rádio não é o o mesmo depois
Também com o com o Rui Veloso no espice no estádio do restel nessa primeira parte que eu estava lá na primeira fila fui aar dos pelá mesmo com o som mais baixo e com pouco tempo a s éa da primeira parte era tratada assim animal
Já Aquilo num pa já suava e as pessoas ficavam já uau isto afinal tudo isso teve um efeito muito positivo quer dizer e eu eu acho que conta-se pensa-se pouco no papel de um Ricardo Casimiro a favor do rock português o simples facto de meter artistas portugueses os chutes
Também fazem uma primeira parte faziam várias não é faz V faz fazem é muito importante para os artistas portugueses quase todos os artistas têm nessa nessa época uma primeira parte agora as queixas Eram todos os dias quer dizer e ao Princípio não eram bem recebidos né as primeiras vezes que os artistas
Portugueses faziam primeira parte para grupos estrangeiros eram quase sempre assobiados mas o Rui O Rui é logo bem recebido mas O Rui é logo bem recebido e e é 80 em setembro 80 corpo diplomático no no pavilhão de Cascais isso é an isso é an porque quando nesses grupos que já
Passam na rádio como rolos morreu e obviamente os cavalos corrida dosf e Rui Veloso as pessoas já conhecem aquelas canções há há uma um shi Mar também abriram lá no estádio rostel foi foi quem foi Roxy music Roxy music Roxy music era era não era não era mau
Era heróis do Mark inmon Roxy music não não é não não não não não é nada aliás eu lembro desse concerto os heris tocaram pronto e lá está e funcionou bem sim e os kingon fizeram um concerto incrível e depois a seguir vieram Rox music que também não foi mal mas Kim
Crimson Foi incrível a questão foi essa não é foi foi assim estás a ver e depois eles vieram mas no mínimo mas no mínimo pode-se dizer foi M foi muito equilibrado não foi aquela coisa que que que se espera de primeira parte segunda parte terceira parte mas olha ISO
Estavas a falar desse contraciclo que aparecem ainda nca antes nós os rádio Macau e depois nós aí par também não mas desculpa só interromper há uma questão também importante quer dizer há há há há há e quando as coisas correm bem H todos corremos o risco de nos convencemos que somos mais importantes
Do que somos hum e na realidade também há D parte alguma comunicação social na rádio sobretudo um convencimento eu estava nisto eu largo isto isto não tem importância nenhuma e portanto há pessoas que dizem quer dizer que tomam atitudes e eh são responsáveis lançamento deste completamente contra o
Artista o o artista a o artista B muitoo também já foi já não já foi e e depois aí quer dizer eu esta coisa peço desculpa de me gabar mas das duas editoras porque eh eh a a poligram tinham na altura os táxi e tinham os trabalhadores do Comércio e
O jafumega e depois Os Heróis do Mar de mar sim mas a a a poligrama acredita tão pouco na na em que o rock Vai voltar que deixam Os Heróis do Mar vir para nós e portanto Isto mostra exato foram para vocês quer dizer e é através dos heróis Madre de
Deus portanto quer dizer isto e e e há ali uma escolha absolutamente decisiva naquela altura mas eu lembro-me estar a vender 700 LPS do GNR a certa altura mas olha isso isso isso tem uma questão por trás que eu acho muito importante e que é e que e que não
Existe hoje em dia no espaço editorial que é essa história de de haver uma complicidade no crescimento da banda e da editora discográfica e dizer eu acredito para que este artista Isa um dia h de acabar por vender imagina GN onde acabar de fazer platinas e mas tinha que haver um acompanhamento e
Vender 700 não deitava a banda fora e tavas vender 1500 para o próximo 2000 ou 3000 Isso mudou hoje na indústria apost Long praz as editoras não não têm tempo não têm dinheiro não sai para fazer esse investimento ou também não tem visão neste momento eu não sei sabes que
E a indústria que existe hoje em dia sobreviveu uma crise na qual E no caso português mais de 80% as pessoas tiveram de sair portanto eu sou uma delas mas e acho eu pelas minhas contas são quatro em cada cinco pessoas que trabalharam NS editores tiveram que sair portanto os
Que sobreviveram pois olham para si mesmos como para si mesmos como Sobreviventes não é e e portanto é natural que tenha um um um medo encrustado por C de de de arriscar que nós não t tamos por um lado e por outro lado também as regras do jogo mudaram internacionalmente o que é
Que aconteceu aconteceu que no espaço de entre 2006 ou 2007 talvez ou 2006 2008 não sei os três maiores os patrões das três maiores editoras Sony em de Carvalho e Universal saíram saiu Carlos Pinto primeiro depois saiu eu depois sai o todo o que é que acon em todas em todas o
E diretor de marketing torna-se não aquilo É Que Nós chamávamos um managing Director mas um diretor geral um general Manager e o que é que se altera nisto perspectiva ao fundir-se num lugar hum aquilo que eram dois até aquela altura sim perde-se imensa imensa per autonomia perce autonomia portanto quer
Dizer passa-se a dar uma maior só parte do mercado e números e marketing Seal claro que isso vinha trás a questão do mar faz bem a falar em marketing porque eu já tinha essas discussões antes dentro da minha editora e e tinha colegas que eram mais focados
No Marketing e e e que me diziam Mas a gente não pode a gente tem que ver o que é que o mercado quer e eu sempre entendi o marketing numa perspectiva dialética ou seja o marketing tanto é editores eu continuo a dizer nós editores porque eu
Continuo a sonhar que levo diso para a rádio acontece à noite nos meus sonhos estou a falar com o Rui velos e estou a falar com o Pedro aleser diz um presidente da república nunca deixa de ser presidente da república exato mas então o que estava a dizer é
Que eu tinha essa discussão já a partir de 2000 ou ainda para mim o marketing são duas coisas quer dizer é simultaneamente também poder impor às pessoas uma visão e usar o marketing como ferramenta impor no sentido apresentar algo diferente algo novo é É uma é uma relação dialética quer dizer
Eu sou um editor eh eu não posso ignorar que o mercado quer de mim não não posso Ignorar as respostas do mercado Uhum mas eu também tenho que agir sobre esse mercado até porque senão é um circuito que tá condenado e e há uma coisa muito
Engraçada que eles em em lá para trás nos anos 80 ainda quando falava muit em em em marketing e em sondagens e não sei quê aconteceu eu Eu frequentei um curso no is queé e de que chamava gestão estratégica para pequenas e médias empresas é uma coisa que eu nunca me
Esqueci que era eh hum tivemos uma aula sobre era um curso muito variado e onde tive professores até o fé Rodrigues me deu uma aula e e mas era um curso muito variado onde eu aprendi a trabalhar no computador e pá isso 87 88
Não sei e e e e houve mal sobre sagem e ficamos todos fascinados e claro mas is se perguntar ó setor e mas ainda voltando ao marketing eu acho que nessa altura nos anos 80 e talvez em anos 90 as editoras faziam aquilo que eu chamam marketing de
Carreira não é claro em que investiam num grupo acreditavam num grupo e mesmo que esse grupo não vendesse muitos discos no primeiro álbum e até no segundo continuavam a apostar anualmente uma estratégia de marketing para promover esse grupo e muitas vezes era era o terceiro álbum que eles estavam an
Repente mais o príncipe quto se hoem exatamente hoje em dia não há esse não há essa paciência não mas não H esse não ess dá logo ou não dá a história que eu estava a contar eh que eu depois Viajei um bocadinho é é a seguinte eu fui ter
Com com o professor professor profon estava Interessado em fazer sagens e ele disse-me assim agora atenção nunca pergunta uma coisa uma pessoa sobre uma coisa que ela não conhece não é relevante a opinião de uma coisa e portanto eh quer dizer como hoje em dia
Nas rádios não é hoje em dia nas rádios com com o disparate dos Testes e às tantas estamos a testar ao mesmo tempo uma canção que é nova e com a qual as pessoas não viveram ao lado de uma canção que as pessoas já conhecem a não
Sei quanto tempo quer dizer isto leva toda uma dinâmica de de de consumo de bifo com batata frita é verdade por outro lado no que tu dizes no apostar a prazo é no apostar a prazo também que a editora se afirma quer dizer estamos todos à espera do que
É que o mercado nos diz acabamos por ser todos iguais e não criamos e não e não criamos uma uma uma uma uma diferença mas olha vamos regressar ao ao ano de 1 Oi 1987 nós tínhamos tido um percurso na Fundação Atlântica como sabes não é os
Primeiros dois singles 84 e depois 85 a casa da praia o tema que foi a Festival da canção e depois há digamos há um esforço nosso para conseguir eh dar um bocadinho à volta que foi aquele último lugar que era uma coisa que a gente obviamente queria porque queríamos era
Espalhafato e dizer que éramos os últimos que era música pop que o festival estava ultrapassado nacionalismo em últim ficamos em último mesmo eu fui ao festivar e e na altura na altura o s 8 85 é o festival do Jorge Fernando um do um badá que fica em segundo e ganhado lá
De Ferreira no liseu de Lisboa o primeiro festival sem orquestra em que há uma manifestação do sindicato de músicos à porta porque foi usado no playback instrumental n canções todas eu estava num camarote eu tive a torcer por vocês e Jorge F est a lar disso inclusive depois quando a fundação
Atlântica acaba não é que vai à falência o o a casa da praia já foi distribuído pela por vocês pela Val de Carvalho e eu a fundação e a fundação Atlântica nunca foi completamente uma editora ou seja era um selo porque o Francisco também estava lá não é a Fundação
Atlântica é um selo inteiramente financiado pela Valentin de Carvalho pois a fundação Atlântica era uma espécie de sucursal ou não não é b isso não B uma sucursal não a a fundação Atlântica era uma era uma Joint venture Uhum onde um lado dava dinheiro no estúdio de graça que era
Av e o outro lado dava as ideias exato Miguel sees Cardoso o Pedro Aires Miguel e o Pedro quer dizer fundamentalmente quer dizer o Chico Vasconcelos queria o meu primo que era a pessoa que decidia tudo de gravações o Chico queria absolutamente o o o Miguel
E o Pedro esta era a questão eh e e portanto o que é que aconteceu aconteceu é que eh é muito difícil manter o o o entusiasmo Inicial e na realidade acho que o único sucesso da fundação Atlântica to diz sucesso Ou seja que pagasse as despesas foi o distur do rtic
Nem a sétima Legião foi Não não do ruol que foi o único de dinheiro o e deu deu a sétima a sétima não não ninguém dá dinheiro naquela altura e e e e e e é uma coisa que é que que é engraçada que é eh as as três bandas que
Ficam para sempre são delfins sétima Legião eut fazem já tivessem um disco antes fazar e se eu me lembro bem se eu me lembro bem os Esses contratos tinham uma primeira opção que depois seria exercida pelo Valentin de Carvalho que entretanto cede a sua posição à Nova Joint venture
É m de Carvalho exato e a aquilo como acaba sem nenhuma não há sucesso e quer dizer e e e e desânimo a Valentin a m Valentin de Carvalho já demora a ir pegar naqueles artistas e e e eu acho que é quase simultâneo e delfins E sétima eh sendo que
Provavelmente delfins é primeiro porque H um Maxim não há não é o glória o glória do sétimo Legião que é o single com a letra escor sai sai primeiro que o vento mudou que era o Maxi o vento mudou e let isso que eu estou a dizer estou a dizer já sem Fundação
Atlântica é é o segundo é a casa da praia não a casa da praia é a Fundação Atlântica é Mas lembro que aora já não existia eois mas ela nunca mas ela nunca ex ela nunca existiu só que a questão é a questão é que é que era seu ol olha sa
Aqui o David dizer-nos que a fundação Atlântica n ex não existiu não não foi Mir percebo perce não era não era uma miragem tinha tinha boas ideias Mas o que eu o que eu estou a dizer é no fundo era um celo de produção não é era um celo de produção provavelmente
A vossa questão é uma questão interessante se vocês têm a sensação que um disco é e que o outro não é é porque provavelmente até certa altura a própria Fundação também assegura a divulgação de alguma maneira e a partir dessa altura que eu lembro que a casa da praia que
Era do festival o festival foi em Maio em maio ou Abril não me lembro mas demorou imenso tempo até ir para as lojas por causa desse embr do P dizer olha isto acabou não sei quê e depois tinha o selo e e o rótulo é Fundação Atlântica mas depois é distribuído pela
Valentim já H uns meses depois pois mas todos os outros tinham sido distribuído antes o pois também pent Mou também tambm também Aliás já é valv na altura porque também também havia essa essa portanto este E este aqui Isto é mais tarde Isto é mas antes deste não há não
Há um maxi da da do caminho da felicidade antes não não não este aqui foi foi o foi o álbum que nós fizemos começamos a gravá-lo em 86 87 este álbum nós vamos para Passe darcos sem Editora com com o nosso dinheiro guardado cinco dias e cinco noites parece quase cois do
Alvar cunhal né S cinco noites em passe de arcos o Carlos Maria Trindade como como produtor que apanhou um esgotamento coitado que já tinha vindo fazer o chutes e o celin do rádio Macau foi tudo seguida foi tudo seguido e e nós vamos para lá sem editora e gravamos e
Misturamos o disco sem Editora portanto sem ser mí cal que há uma intervenção importante do Jorge pego porque o Jorge pego começa a tocar as ba a Baia de Cascais ex em fita Eu Acho É eu acho que eu acho ele ele já teve aqui connosco eu
Acho que foi determinante para o Chico na altura o Chico Vasconcelos também eh eu lembro de ter lá tido uma reunião com ele e que ele dizia assim e pá eu eu até gosto de vocês e tal mas o nome Delfim está queimado não sei se e pá vocês já equacionam a hipótese
De mudar de nome e ou seja ass assinava se a gente mudasse de nome e e pá não a gente não vai mudar de nome então ficou assim águas de bacalhau quer dizer ficou assim pronto Não porque eu tenho a sensação não não quis editar o disco eu tenho a
Sensação que entre a canção do festival e e o e o libertação Há ali um contacto Há ali um contacto assim isso as águas de bacalhau exat e depois e depois depois oor P começa a passar a Baí de c na Rádio Comercial no TNT ele entra no
Top do TNT eí o e o Chico volta a ficar interessado e também acho que P também eu acho que o Jorge P também deu um toque mas há outra coisa mas o Jorge é uma pessoa extremamente importante n fal fal Jor O Jorge é extremamente importante o Jorge tem muita importância
Em em em em em ele tinha programa na rádio ele próprio disse aqui tinha um prama na rádio eu vi na televisão o top TT ainda tinha a parte dos jornais aquil tava em três não na televisão na televisão Ou viva a música sim mas ele tinha o top do
T An Era parcia o top lá no música e ele produzia videoclipes e tal nós fizemos música Nós fizemos o mas deixa de fazer o viv vocês já não apanham o jores com o viv à música na altura já não havia viv à música nesta altura o viv música acaba em
83 Ah então era outro programa é uma é uma é uma decisão e é uma decisão é é uma decisão estamos nessa Exatamente é uma decisão parva da R um programa de grande sucesso L que quando fomos gravar Nós já tínhamos isto gravado não é porque começou a passar Baí de Cascais
Mas depois o Chico do do fadigas logo no ataque mas antes disso antes da Rádio a seguir desculpa a seguir a rádio muito importante que é televisão é que nós vamos à televisão ou um programa do do Carlos Cruz que era da bota botil com do trê tocar com a
Fita tocar a be Cascais eu sei isto até porque a letra é diferente porque nós depois alteramos alteramos a letra nós vamos à televisão um programa da grande audiência na altura não havia canais privados não é tocar a Baia de Cascais e disse p Hoje seria impossível uma banda
Sem contrato sem nada só com uma bobine andar a tocar iso na altura na altura isso foi permitido e depois como é que foi o Chico vnos a tocar ao vivo o Chico dav tocar vnos a tocar ao vivo a gente tínhamos um repertório pequeno na altura
Porque as canções da primeira geração de delfins a gente deixamos destocar não faia muito mais sentido com estas canções desta desta nova linha musical então tínhamos poucas músicas então fazíamos uma outra versão e na altura tinha tinha saído o disco do António variações mas ele faleceu então aquele
Diz caiu em saque roto ninguém falava era quase Tabo falar o António variações e eu como eh acompanhei muito eh através do Pedro Ares a gravação desse disco adorava uma música que era a canção do engato mas a canção do engato tocava muito na rádio num programa onde
Trabalhava a TRS alar e eu portanto é uma aliás algumas vezes tivemos bocas da comercial já chega de António variações porque era um programa que era alogado pela Valentin de pela pela Valentin primeiro depois pela MB Carvalho era como é que chamava o programa vapor vapor música eh lro diso a casa da
Música Vou pôr que muda de nome para casa da música É isso mesmo Teresa e e e e e portanto eh quando o António aliás as pessoas não se esquecem de um as pessoas esquecem-se muito com com muita facilidade de uma coisa o as pessoas falam do António como se o António eh
Tivesse sempre sido difícil eh passar na rádio e foi muito fácil passar na rádio o primeiro Max o primeiro Sim lembro queou ver mesmo o lado b o povo flavas no rio passava passava na rádio passava muito e passava e passava da An bola que fazia o rock and stock até o António
Sala na na Renascença pelo contrário o segundo LP Pois foi extremamente difícil pois porquê Porque a SIDA fazia imensa impressão às pessoas e porque a homosexualidade desqualificado pois po portanto não se toca al criou-se um um um manto de silêncio quase e e e o e a
Canção do engate é a canção que que que que a Teresa e eu estamos a apostar no no no vapor naquela altura e e e vocês com com a vossa versão da da da da canção do engate fizeram muito pela manutenção do nome do António variações foi extremamente importante quer dizer
Porque então estes gajos que são putos V porque é que f não são exatamente e estão e estão a fazer uma versão e E ainda por cima uma versão extremamente feliz e e e há ali o Chic obrigou-nos aí gravar a música não estava gravada saiu neste disco sabia
Ele ouvi-nos a tocar ao vivo Ok e depois disse assim não você isto já tínhamos acabado o disco e ele já tinha ouvido a basc já estava convencido a editar o disco ok ok e disse olha eu edito o disco Mas vocês vão gravar esta música
Já amanhã ok nós fomos e foi uma música que foi gravada já depois do diso está feito mas tudo isso mas tudo isso são bons tempos ou seja e e e pronto fomos gravar um dia gravamos aquilo um dia essas decisões tomadas assim como a história de vocês poderem ir à televisão
Com uma fita com a fita quer dizer ou seja quer dizer são decisões em que há no meio disto considerações de caráter musical eu gosto é giro Bora ponho quer dizer não não é não havia nenhuma obrigatoriedade ou uma playlist ou alguma coisa qualquer não não não olha
Mas eram mesmo bons tempos porque quer dizer uma editó discográfica ter as suas instalações num Palácio nocas não quer dier isto não é para todos não é eu lembro que vinha de comboio subia a pé até aqui à Rua Cruz dos poiais não é sim Cruz do poiais 111 e entrava fascinado
Num escritório que er eram eram os marqueses vocês eram os marqueses Isto foi já com a join Fure Comi já é e que é possível alugar um espaço desses na altura as rendas em Lisboa não é o que é hoje não é um Palacete não e e foi comprado não foi
Lado com paláci foi comprado foi comprado isto era isto era era o o palácio alcáçovas Uhum E o senhor Conde e a senhora conessa de ALC sim viviam no anexo ai tinha lá eles viviam lá eles viviam lá e nós e nós e nós compramos e Aquilo tinha um jardim
Que era uma coisa Jardim lembro com com faz fotas vezes deção sim sim sim fazia fotografias no Jardim era enorme não é e era era era uma coisa razoavelmente tal maneira grande que havia três salas enormes que eram salas nobres onde eram onde eram desperdício fazer uma editora
De discos e o meu tio Rui Valentim de Carvalho eh pôs lá a mulher a Maria Nobre Fan com uma galeria de arte uma galeria de arte que teve uma época muito importante com Exposições importantes Jorge Martins Lapa eh Angelo palolo mas quer dizer pções realmente boas e e
Importantes e e e ao mesmo tempo muitos dos quadros que havia que havia lá eh eram da família porque não tinham onde pôr estamos a falar de quadros gigantes gigantes com com com 3 m de altura e nós fizemos uma festa de inauguração em em na primavera de 84 eh
O o António variações ainda era vivo Eu lembro dessa festa eu tive lá porque havia uma salinha com o Ricardo Camacho com cassetes da fundação Atlântica para as pessoas ouvirem boa não é ok ok ok aquilo era muito engraçado porque nós fizemos uma grande festa e fomos para o
Frágil eu lembro ver o António variações lá no frágil no no After Party não não Ant não foi Ai não então foi na outra noite que eu ouv estás estás estás noite tinha ideia tinha sido no num uma noite que a gente foi parar ao frágil com elá
Elá mas não essa eu vou dizer porquê porque porque quer dizer porque eu lembro-me bem de de de o António vem o António não veem nós não tínhamos a noção da gravidade da doença do antón já estava e portanto E o António não vem mas há um episódio desculpem esta
História vocês são capazes de aixar piada que é e havia as duas figuras enfim de de de respeito mais velhas h e a Hermínia que ainda era viva e o meu tio rivo de Carvalho foi buscar a Amália a casa a amlia entrou pela mão do pelo
Braço do meu tio e o Mário Martins fez o mesmo com a Hermínia Silva a Hermínia Silva que foi das cantoras mais extraordinárias da da da música popular portuguesa mas que tinha as suas coisas mal feiti não era só mal feiti e estava com ar desconfiado e e e
E entra e e havia uma exposição uma de fotografias de artistas pelo luí Vasconcelos e e e a e a Hermínia entra e estava assim com ar desconfiado se calhar também porque sentia que que aquilo era uma outra geração não é em relação em relação a ela e a certa
Altura havia um cavaleiro e que era da família do do condal casuas que estamos a falar de um de um de um quadro um retrato em cima de um cavalo eh e dava a sensação que o Cavaleiro eh era grande mais para o cavalo uma coisa
Parecida e e e e que tava lá em cima de cavalo estamos a falar de uma pintura que não sei podia ser do século 1 18 não faz ideia mas aquilo havia eh tinha e e e a Hermínia que dava assim desconfiada volta-se para o Mário Martins e diz
Assim então eu aquele quem é e o Mário Martins que tinha muita graça assim ó seu Don aquele é o António variações e responde só a min é que não me fazem cartazes tá lindo muito bom min que não fazem cartazes mas havia aqui uma uma equipa
Também por trás disto não é oi de ver se isto Ah não é há aqui uma equipa uma equipa grande não é não era só tarde É eu sei mas é mas Pronto já começou nesta altura uma equipa grande já tá ali o reininho muito novinho ali
No Meio do você isto é isto é o lançamento do do do do de um bestof do GNR em Isto é 90 Isto é 90 e tal e tá ali um homem muito importante para vocês como para mim que é o Rui Ferreira mas 90 e tal quer dizer o Rui Ferreira sai
Em 9 da da Valentim Rui Tá há 15 meses fora da da fora da mii o Rui Tá há 15 meses fora da mii e 15 meses 15 meses em que em em que quase todos os fins de semana eu estava com ele ia dizer volta pá volta e eu já
Tinha desistido e foi ele a chegar à conversa tá ali a três alares no meio o ainha Francisco Paula Freitas tá ali toda a o Paulo seco tá ali toda a gente João seco O João mas portanto isto já isto isto já já não isto já não é do
Vosso tempo na na na Emi está a inha o Pau Seco a Teresa eh o Rui Rui sim acho que somos e o chéri não pamos lá não não não o Teixeiro o Teixeiro éem 92 ah ok então tinha ideia que não tinha se calhar viol lá depois mas não o teixeir
É só entraem 92 o Teixeiro só o João ent o João entra o João entra Pedro Moreira Coitadinho que morreu que tá ali atrás e havia e havia uma uma pessoa que não está aqui acho nesta foto Marinha Doo Marinha do nosso tempo Sim há uma pessoa
Que é do nosso tempo além da Fátima roldo arte que fazia as capas que não tá aqui não porque a Fátima sai em em em sai na altura do Rui praticamente altura do Rui Ok H que era um tipo que eu conhecia de vista dos concertos em
Cascais no dramático Cascais pá e que estava sempre num num gabinete improvisado à porta do gabinete da Fátima que eu ia muito tratar das Capas com a Fátima ele que levava as fotografias e escolhemos o design e era um gajo tinha uns headphones e praticamente o que eu percebia a
Profissão dele era estar todo o dia a ouvir a picar a ouvir rádios a ver quantas vezes é que as músicas de Valentino passavam R era o peras não era era o peras antes antes de ver qualquer computador ou qual eu passava passava o dia todo a ouvir e tomar notas era a
Profissão dele posso posso contar a história verdadeira que muito embaraça este ex-patrão à vontade eh eu achava a gente achava que era uma coisa muito importante saber o que a rádio tocava não havia não havia maneira de saber hav maneira maneira a gente tinha operas e não sei quê tinha uma letra
Horrível e o Pobre Pérez estava estava todos os dias a tomar nota do que passava e a gente tinha tinha tinha fitas a gravar quatro bobinas em simultâneo e depois ele andava para para dar mais depressa e não sei que P eu acho que quase nunca li olhei para
Aquela PIS A letra dele não nunca porque dizer porque aquilo foi disparar uma decisão e portanto aquilo era tão sofisticado não serbia para nada não sabia para nada tens toda a razão o perz era ao ao pé da Fátima Eu lembro que ela era de um grupo de Malta de alguns músicos ali
Olha o o o o teclista de rádio Macau era pessoal ali das fontainhas pessoal que tinha um grupo era os poin vees depois onde o Ramalho onde onde o Manuel Ramalho também chegou a tocar e onde o Luis Valentim que depois foi tocado Macau era cantor e teclista do popin bej era
Lembrava depois passa por rádio radar kadafi também não o Valentim não não o o sampai o luí Sampaio é que é de radar C estava com vdo não o Valentim é do popolin bege e canta e que era assim um cantor romântico cantava chama de não estou a ouvira cantar chama de outono
Eles a fazerem olha primeira parte do randor em Cascais eles bem meio neor românticos com um violinista era uma proposta gira musical mas aquilo não vai lado nenhum e gravam e chegam a gravar po acho que tem um single Salv acho que tem que é o chama de tono exatamente que
É o single e tocam na primeira parte Duran Duran e depois o Valentim vai vai para Macau e Ramalho também de popolin Bees o Ramalho tinha tido faíscas corpo diplomático Street Kids não é E vai para assor Street Kids vai para popolin b e então lembro-me de pronto desse desse
Grupo agora já nem sei o que é que ia a dizer mas é estas a dizer quem andava quem andava Ah que era do grupo era daquele grupo que eu conhecia dos concertos encontrava e o peras vi estáem em 90 já não havia peras entretanto porque porque porque o serviço tinha acabado
Desculta ent ent mas era mas era boa pessoa mas olha nós saíamos da da Valentim na altura que a BMG e um bocado levados pelo Rui Ferreira que tá ali que parece a história que nos contaram sempre foi que a BMG quis os chutes e depois à última da hora o o Rodrigo
Marinho dobrou parado e os chutes não saíram da poligran e eles então viram-se para delfins nós estamos badho descontentes a nossa Progressão de carreira não estava a correr como nós queríamos não dizíamos que era culpa culpa de ou de B mas pá queríamos achávamos que devia haver alguma mudança
E é quando a gente sai e vamos vamos eu acho mas eu acho que há um erro meu comp nós quando tanto ten que falar nisto não sei qual foi o erro não gostaste as nossas maquetes não eu vou-te mostrar só este slide para Veres bem qual foi o teu
Erro completamente nós nós o que eu me lembro mais ou menos é nós não mas mas eu quero falar disso estás a ver porque é com os erros que se aprende temos tínhamos as maquetes dos alinhados do desalinhados e tu não gostaste daquilo e nós voltamos à estaca zero que
É não ter contrato nenhum fomos fomos corridos né basicamente então fomos gravar outra vezs quisemos sair quisemos sair e também não havia interesse em em gente ficar mas e fomos gravar os alinhados com o topin da Silva para o sem contrato nenhum foi a mesma foi como libertação fo Voltamos ao libertação
Voltamos ao tempo de libertação lá juntamos dinheiro lá fomos nós e depois o Rui Ferreira foi lá a ouvir já no seto na altura das misturas foi lá ouvir o e mesmo ao Estúdio foi lá on amo ouvir e lembro que ele ouviu ncho selvagem e
Disse assim a n selvagem tinha 3 minut não chegava a 3 minutos aquilo era verso era verso verso foi a última que nós gravamos era verso dois vosos o refrão e acabou e ele só me diz só dele dizer assim e pá esta música apetece ouvir outra vez várias vezes
Isto é um single não sei quê E foi aí que ela decidiu assinar eu eu eu eu eu tenho outras memórias pelo meio há uma noite gloriosa vossa nas noites longas se disse Santos ali nas noites longas o que é que a gente fez não é uma atuação são
Vossa nas noites longas numa noite em que não sei se chegam a tocar os heróis os heróis tocaram tocaram lá eu acho é que nós nós não chegamos a tocar on é que vocês tocaram nessa noite eu lembro que foi uma noite longa para mim porque é é uma noite em que
Sucessivamente eu mas foi nas noites longas ou que já foi noutro sítio eu acho nós não chegamos a tocar nas noites long fizemos nós fizemos uma noite long onde é que vocês atuam em 87 86 talvez não 87 77 Portanto o álbum já o álbum já
Já está cá fora então é é um é um ótimo Lisboa em Lisboa é um ótimo espetáculo que vocês dão num bar salvo erro Ocarina não no bairro Alto pode ser se calhar era no Ocarina Mas isso é antes antes lembra-te lá de um bar o Ocarina foi
Antes pá pá mas é possível tenha acon há um há um concerto ou lá Agora é a minha vez de fazer um curto circuito porquê Porque h eu a minha a minha memória é esta há uma noite muito longa em começa com um espetáculo do GNR talvez no rock rendez-vous pois H há
Um espetáculo vosso e depois os heróis é pá às 4 ou 5 da manhã nas noites longas e eu portanto meu cur circuito mas eu eu vejo-vos na mesma noite e e e e e e e uma das coisas que eu nunca mais o espetáculo foi muito bom mas uma das
Coisas que eu nunca mais me esqueço espet o fã número tou com problema de memória mesmo o fã número um era o teu irmão era o tó depois há uma coisa aqui muito importante também na na vossa história mas não só na vossa história na história da música
Portuguesa que é emergência dos dos empresários simim começaram a parer era era uma profissão que não existia não é era uma profissão que não existia e aliás e para o fim do rock português apareciam pessoas que a gente não des ligava nenhuma quando as pessoas diziam e eu sou empresário de não sei
Quem e a GES achavam pronto isto chatear gaj aqui a chatear o primeiro empresário de de de grupos rock que nós levamos ou rock ou perto do rock nós vamos a sério é o António Miguel com trovante depois logo a seguir é o António Cunha o teu
Irmão e e Vítor Silva depois com chutes também e uma morta mas mas o Vítor Silva era mais era era não era era el era ele tinha era 100% roupa também não tinha as lojas de roupa aquilo era mais uma carolice não é É mas o quer dizer mas mas o António
Miguel primeiro e depois o teu irmão mudam completamente as as as as as as regras do jogo e mudam a ponto também de queer de ganharem uma certa iniciativa quer dizer porque também na vossa coisa de ir gravar com o vosso dinheiro também é importante ter a assim uma pessoa com
Aquelas com aquelas e também com dinheiro porque o to também IMP claro claro claro mas é muito importante é muito importante e e mas depois eu lembro isto O que é Ah isso já é aqui de aqui há uns tempos quando J Ah claro já é mais recente é mais neste
Palco n aqui mas mas o que o que eu ia contar é que é que a gente separa-se delfins e e é antin de Carvalho em 90 a e essas coisas de Artistas com com editoras normalmente há uma fatalidade que é quando vende é imagem pública quando vende Com certeza que vende era
Difícil era não vender e quando não vende não vende por culpa da editora Claro qualquer jovem artista turco isso não é no nosso caso a história conta-se de uma maneira muito muito rápida que o gajo não acreditou e eles tinham razão é não vale a pena não vale a pena estar
Aqui não é evidente não é é absolutamente Evidente quer dizer e a gente olha para trás e na realidade o o o o outro lado existe volta a ter três ou quatro canções fortes tal como tinha acontecido com a libertação ainda tem mais o outro lado existe tem o aquele
Inverno o lugar ao sol a bandeira claro claro claro claro não não que dizer o outro também tem estrelas do rock ré além normalmente você vocês naquela altura tem uma média de três quatro por por por álbum que que que que que ficam e e e e p é claramente é claramente um
Erro há uma outra questão também que é vossa tem mosia e tinham razão em gravar no estúdio onde onde estivessem B pois nós não queríamos gravar em passar pois dizer mas mas o Valentim de trás e Valentim de Carvalho depois fez a transição portanto a ainda ainda e
Seguia uma uma uma filosofia integrada Claro hav investimentos no esto não sei qu e e e portanto e é uma é uma é fil integrada basicamente negócio familiar mas não apenas um negócio familiar is é da maneira como se chamasse filosofia integrada integrar não não é só um
Negócio familiar é também é também aquela coisa estava tudo ligado Tudo editor a loja de instrumentos onde nós fomos ao António Vasconcelos com essa história incrível nós ass assinamos contrato assinamos contrato na altura recebia um avanço Zito mas nós lembro que usamos esse contrato para para poder
Ir à loja na Avenida da Boavista comprar buscar amplificadores e a ama guitarras um microfone cizer para mim para nessa noite irmos atuar o Onic e Bobó na na no cajo na Ribeira portanto foi foi assim incrível estar os amplificadores não mas esque isso é o lado bom da da da
Estrutura integrada não agora desculpa não e era assim e o Pedro fazia-nos unss descontos incas lá na loja né porque nós pagávamos na loja António an P Pedro do esto o António o António eramos uma máfia de facto uma máfia não é porque que eu lembro que a gente compramos uns
Ficadores Yama na altura o baixo e guitarra e o teu microfone e ele era para já ele dizia assim Ah vocês pagam quando quiserem não pagando mas mesmo assim pagamos tipo 50% do valor que lá estava mas por termos contrato Depois temos assinado isso é o lado bom isso é
O lado bom da da da de uma estrutura integrada o o o o o lado mau é o o ao mesmo tempo uma certa quase obrigatoriedade depois de seguir al gravar ali por porque depois ali havia investimentos e não sei qu mas nosso problema não era o estúdio da vida emim
Na realidade er era o top queria voltar a gravar ele tinha mudado mas vocês mas vocês tinham razão e quer dizer e e aquilo que vocês queriam tinha mais a ver com novos tempo aliás aquele Max que nós gravamos ainda a última gravação a seguir outro láo Existe Nós dizemos pá
Não estamos satisfeitos com o o som com o lugar com a pressão temos que lugar ao sol é um grande tema mas não estamos satisfeitos queremos ir não vi ali um tempo Depois acabamos por ir fomos a na musos navar e eu não sei eu acho que na
Altura o to conseguiu negociar a gente pagar uma parte e a pagar outra para sairmos de passe darks e vamos a namus e gravamos o Maxi single do lugar ao sol que é quando torna o tema um éxito com e para mim que são uma das melhores
Gravações nó Lar a sol a somb flor gravado já Não M mas ainda esse maxil sai pela lro Teve teve várias coisas primeiro fizemos 89 tinha tinha a vantagem dos Max singles tinham melhor tinham mais som tinham mais nível porque tinham mais espaço né aliás naquela altura os Max
Singles soavam melhor na rádio porque tinham mais volume não é e eu lembro que eu e o toiro fomos lá para Fernando não era era o Fernando Ah o FR corte e fizemos aí uns quatro ou até ficamos satisfeitos não não fizemos ele e a gente ouvia aquil a gente ouvia
Aquilo diz pá isto não tá bem ó tá tem muito grave ou até não sei quê depois imos foi para aí ao quarto ao quinto eu lembro foi que aquilo gostava dinheiro não é fazer quarto stat só Paraí ao quarto ou quinto é que a gente ouviu
Aquilo pronto OK e que é certo é que aquilo na rádio foi um partiu tudo Claro claro olha David o tempo passa no instante nós temos de conversar contigo eu gosto muito também de te ouvir contar histórias oo muitas vezes Obrigado o David Ferreira a contar e pronto falar
Sobre música é bom ouvir alguém que sabe tanto falar sobre música Ainda É melhor não é e tu tás dizer aqui ainda continuas a chamar-te editor quando acordas de manhã está estás sempre o editor não é foi uma parte muito importante da tua vida e ligada a uma
Parte muito importante da indústria da indú não Não Quer dier Sou com sou com orgulho quer dizer e e quer dizer ainda fizeste assim umas edições Independentes aqui há uns anos eu lembro enar não sabia ser editor independente é tão simples como isso ou seja eu sou um perfecionista e portanto
Achei que sozinho conseguia fazer as coisas da mesma maneira e quer dizer de facto eh é uma é uma ser editor independente é uma bela maneira de perder dinheiro e e depois também e dar dor de cabeça e dores de cabeça dores de cabeça
E portanto eu fui um eu eu eu acho que fui um um editor grande muito razoável eh quer dizer pelos números sou capaz de ter tido a a melhor mistura de de de de de bons números nas cotas de mercado e ao mesmo tempo na Rent porque normalmente é muito difícil
Manter duas coisas eu acho acho que fui peneiras à parte razoavelmente competente como editor foi uma lástima não sabia fazer aquilo agora agora agora quando eu digo que me sinto editor sinto-me editor questionando muitas vezes coisas que que fiz mal feitas essa questão da da da da da da da
Do negócio familiar da estrutura integrada é uma coisa que muita coisa naqueles anos 80 naqueles anos 80 mas se vai tornar mas começa-se a tornar obsoleta Hum porque porque o que é preciso é que o ar circule e portanto se um artista quer trabalhar com o técnico
Tal quer o artista é que sabe como queam existir mais estúdios que não havia anent estúdios novos abru o éo se alterou tudo se alterou tudo se alterou completamente e e e e e e h quer dizer eu olho para trás e penso assim não eles
Aqui tinham razão por isto não e ali tinham razão para aquilo portanto quer dizer na minha história muito teimosos não é não não não e essa rão tou-se um bocado confrontacional até mas mas e eh se um dia fizer umas memórias se houver um capítulo acerca
Dos delfins eu posso pôr o título as orelhas de burro e são as minhas não tenho uma ideia Tenho uma ideia melhor és o nosso convidado para dia 6 is alti Arena para a comemoração dos nossos 4 anos de canções um grande espectáculo e começas o livro lá começas no futuro o
Livro est cado volas atrás eas o resto da hist Muito obrigado fo vamos continuando encontrarnos conversar sobre grandes músicas